Menu

Lula quer inaugurar a era dos trens no Brasil

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva está desenvolvendo um conjunto de normas destinadas a revitalizar o transporte ferroviário de passageiros no Brasil. O alicerce central para essa iniciativa é a ideia de conceder a construção e operação de ferrovias específicas para o transporte humano e não apenas para cargas e commodities, como […]

13 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
INSTITUTO LULA

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva está desenvolvendo um conjunto de normas destinadas a revitalizar o transporte ferroviário de passageiros no Brasil.

O alicerce central para essa iniciativa é a ideia de conceder a construção e operação de ferrovias específicas para o transporte humano e não apenas para cargas e commodities, como é atualmente. Este movimento visa complementar o Marco das Ferrovias existente.

Em uma ação participativa, o Ministério dos Transportes colocou a Política do Transporte Ferroviário de Passageiros em consulta pública, com um prazo final para contribuições até 9 de janeiro de 2024. Ao todo, mais de 200 sugestões já foram recebidas, com expectativas de que o decreto presidencial final seja publicado nos meses seguintes.

Vale destacar que o plano do governo federal não se limita a concessões. Há também uma estratégia para redirecionar investimentos de contratos de ferrovias de carga existentes para apoiar projetos de transporte de passageiros.

Isso pode incluir a renegociação de concessões atuais para adicionar responsabilidades de trens de passageiros. Além disso, investimentos públicos serão considerados para áreas menos atraentes para a iniciativa privada.

Porém, apesar disso, a maior preocupação da pasta dos Transportes, chefiada pelo ministro Renan Filho, do MDB, é tornar os projetos atraentes para os investidores nacionais e estrangeiros. Pensando nisso, o modelo de concessão proposto pelo governo Lula permite que as operadoras explorem comercialmente as áreas das estações e propriedades adjacentes, incluindo a venda de naming rights de trechos e estações.

A tarifação dos serviços será regulada pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), com preços de passagens estabelecidos para manter o equilíbrio econômico-financeiro dos contratos.

Além das concessões, o governo considera permitir que operadores privados construam e operem rotas não previstas pelo Estado através de um regime de autorização. Este modelo não envolve leilões ou tarifas fixas pela ANTT, mas exige o cumprimento de padrões mínimos de serviço.

No cenário atual, apenas as ferrovias EFVM (Vitória a Minas) e EFC (Carajás) realizam transporte regular de passageiros no Brasil. Estas linhas, concedidas a Vale na era da privatização, operam rotas específicas, com trajetos variando entre 13 a 16 horas.

A política proposta não faz distinção entre trens de média ou alta velocidade, deixando essa decisão para os investidores. É bom lembrar também que os projetos históricos de trens-bala e outros trens de passageiros ainda não se concretizaram. Um exemplo é o projeto Rio-São Paulo, que permanece sem avanços significativos há décadas.

Em contrapartida, o governo do Estado de São Paulo está avançando com o projeto dos Trens Intercidades (TICs), que visa conectar São Paulo a Campinas e outras regiões importantes do estado. De acordo com o Ministério dos Transportes, o leilão para a primeira linha está marcado para 29 de fevereiro, sinalizando um marco para esse projeto considerado ambicioso pelo governo.

Apoie o Cafezinho

Gabriel Barbosa

Jornalista cearense com pós-graduação em Comunicação e Marketing Político. Atualmente, é Diretor do Cafezinho. Teve passagens pelo Grupo de Comunicação 'O Povo', RedeTV! e BandNews FM do Ceará. Instagram: @_gabrielbrb

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

gabriel

18/01/2024 - 23h14

E continua dando tudo pra iniciativa privada de mão beijada. Governo pica mole do krl

Patriotário

12/01/2024 - 15h19

Esse bosta n’água, o pianca mole, não tem remédio.
Ele tem desvio em seu caráter de ameba. Fala que é isento mas não cita e nem critica nada do bozo que não seja citando Lula, pra enganar quem venha ler comentários. Esse é o objetivo desse panaca, desse estrupício, desse ASNO.
Perguntem ao abestalhado onde está escrito, em que página foi descrita prova contra Lula.
O ameba não saberá.

Rogerio

12/01/2024 - 12h28

Vai tomar seus remédios Edson, ninguém se importa com suas merdas.

EdsonLuiz.

11/01/2024 - 13h05

Pedro Wilson
■Fiquei intrigado em como alguém pudesse ter lido o que escrevi abaixo e voltei para tentar entender.
=>Ao reler, vi que não escrevi nem mesmo uma vez “PSDB” e também não escrevi nem mesmo “Fernando Henrique”.

■■■Nem uma vez escrevi “Fernando Henrique”

=》Eu concluí que você, Pedro Wilson, leu do jeito que quis e sempre lerá do jeito que quer, por ser mais um dos doutrinados políticos deste Brasil.

Um bolsonaristazinho doutrinado, quando ele lê “governo Fernando Henrique” seu cérebrozinho de doutrinado acaba lendo “Fernando Henrique”, acaba lendo “tucanos”, acaba lendo “PSDB”… Ele só não vai conseguir ler de forma correta o que está comunicado, porque não consegue ler nada de forma correta por ser doutrinado.

Com um petistazinho doutrinado acontece a mesma coisa que acontece com um bolsonarista::
■Quando um petistazinho doutrinado lê “governo Fernando Henrique” seu cérebrozinho de doutrinado vai ler “Fernando Henrique”, vai ler “tucanos”, vai ler “PSDB”… Só não vai ler de forma correta, porque não consegue ler nada de forma correta por ser doutrinado.

■■■Pedro Wilson::
O “Edson Luiz” escreveu sempre…
…”governo Fernando Henrique”.

E é assim que deve ser lido (Por eu, não sendo fundamentalista de esquerda ou de direita, não gostar de culto ao personalismo.
■Aliás, Pedro Wilson, você consegue identificar se alguém é ideologicamente de esquerda ou se ele é um doutrinado de ultra-esquerda que esteja se dizendo “de esquerda ou um charlatão quando ele pratica ou não pratica culto à personalidade.

Também a consistência da formação política você consegue identificar assim::
■Cultua personalidades=> Tem baixa formação política ou é charlatão.
■Não cultua personalidades=>Aumenta a chance de ter formação política consistente e não ser charlatão.

Abraço, Pedro Wilson!

EdsonLuiz.

11/01/2024 - 12h35

Pedro Wilson::
■■Eu jamais fui tucano!
Eu nunca sequer votei no PSDB, nem ao menos votei em qualquer candidato a vereador pelo PSDB que fosse.

O que eu descrevo aqui ou onde for é apenas análise baseada em fatos e em dados, tentando ao máximo escrever de um modo que mais pessoas entendam., embora teclando rápido na terrinha desconfortável de um celular.

João Ferreira Bastos

11/01/2024 - 10h46

Miguel precisa ddtizar o sitio urgentemente que continua infestado de ratos

Paulo

11/01/2024 - 09h37

Não seria reinaugurar?

Pedro Wilson

11/01/2024 - 07h07

Descobri agora lendo o comentário anterior (do Edson Luiz) que depois de tudo que houve com o PSDB e com seus nomes mais “promissores” (Aécio que o diga) que ainda existem viúvas dos tucanos.
Estou sem acreditar até agora!!!!

Patriotário

10/01/2024 - 23h17

Cadelas desvairadas ficam sonhando com um trem entrando em seus túneis ocos, as safadas antiPT, sem um pingo de vergonha na cara , pra mentir, falsear, enganar, elocubrar, como viciadas na canalhice e mau caratismo.
Eu aviso sempre, malucas direitistas de bostha. : comprem um bom estoque de hypoglós que o fim está próximo.
Não adianta vir aqui e ficar com conversinha fiada, nós comentários. O trem vai entrar, bem fundo !!!!

William

10/01/2024 - 21h40

Lula é um pilantra que entendeu que no Brasil há uma massa imensa de ignorância a ser explorada de mãos cheias para ter poder e dinheiro, Lula é uma perfeita merda ambulante.

Vejam se aprendem alguma coisa ao invés das asneiras de sempre: https://www.instagram.com/reel/C14LhW1ukmt/?igsh=MWpvZ3hrM2xoZm90ZA==

EdsonLuiz.

10/01/2024 - 13h21

■■■■■■O BRASIL DO PT ::
UM TREM DESGOVERNADO

O Brasil nunca esteve bem!

Porém, tudo que já está mal, pode piorar:: o PT, a partir de 2007, descarrilhou o Brasil.

■■A partir de 2007, que foi quando Lula e o PT abandonaram as políticas que herdaram do governo Fernando Henrique Cardoso, políticas que vinham dando certo para estabilizar o Brasil e que o 1° governo do PT, no Lula1, manteve essas políticas, mas que depois, a partir do Lula2, abandonou::
■A partir deste momento em que abandonaram as políticas que vinham dando certo e implantaram as políticas do próprio PT o Brasil, que já vinha mal, DESCARRILHOU !

O BRASIL SOB O PT É UM TREM DESCARRILHADO!

Lula e o PT gastaram uma fortuna entre 2007 e 2016 dizendo que iam reindustrializar o Brasil.
■O que fizeram foi provocar a MAIOR RECESSÃO da história da nossa economia, levando a aumento de inflação, alta de juros, muito desinvestimento e muito desemprego.

Com o PT, chegou um momento no Dilma1, em 2014, que não havia dinheiro nem para pagar o Bolsa Escola (também programa do governo Fernando Henrique que o PT mudou o nome* para Bolsa Família para dizer que foi o PT que tinha feito o programa contra a fome, e não foi).

*E, mais grave do que ter mudado o programa contra a fome de nome para dizer que fez o programa::
=>Quando o governo FHC criou o programa, o PT votou CONTRA.

DEPOIS QUE O PT
DESGOVERNOU O TREM

■■■Depois que o PT desgoverno o Brasil, passou a faltar dinheiro para tudo e o PT passou a aumentar a dívida para ter dinheiro para fãzer alguma coisa.

Todo mundo sabe no que dá fazer as coisas pegando dinheiro emprestado:: passou a faltar dinheiro para tudo e o OT teve que mandar a Caixa Econômica pagar a descoberto o programa Bolsa Escola.
■■■Ter em alguns meses sacado a descoberto na Caixa Econômica para pagar o Bolsa Escola (por justiça o nome do programa contra a fome deveria ser este sempre, e não Bolsa Família ou Auxílio Brasil) por não ter dinheiro em Caixa e depois falsificado o orçamento levou ao impeachment de Dilma.

Depois o Brasil desceu a ladira de vez e como tudo que está mal pide piorar, veio Jair Bolsonaro.

O trem que levou Bolsonaro para o Palácio da Alvorada foi o trem desgovernado do PT.

Natailia

10/01/2024 - 11h22

E o trem bala da Dilma ? kkkkkkkkkkkkkkkkk

bandoleiro

10/01/2024 - 10h11

Jà existia isso do governo anterior.


Leia mais

Recentes

Recentes