Menu

Ataques dos EUA apenas pioram a situação no Oriente Médio

Os ataques aéreos dos EUA complicam o Médio Oriente; Dilema consequência da hegemonia beneficia complexo militar-industrial As tropas dos EUA lançaram ataques aéreos na sexta-feira, atingindo pelo menos 85 alvos no Iraque e na Síria, em retaliação a um ataque de drones no fim de semana anterior que matou três soldados dos EUA. Os EUA, […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
REUTERS

Os ataques aéreos dos EUA complicam o Médio Oriente; Dilema consequência da hegemonia beneficia complexo militar-industrial

As tropas dos EUA lançaram ataques aéreos na sexta-feira, atingindo pelo menos 85 alvos no Iraque e na Síria, em retaliação a um ataque de drones no fim de semana anterior que matou três soldados dos EUA.

Os EUA, num dilema de “responder sem agravar a situação”, estão a pagar o preço pelo seu caminho de dependência militar, que é resultado da hegemonia dos EUA e do seu complexo militar-industrial.

O governo dos EUA e vários meios de comunicação tentaram descrever a retaliação de sexta-feira como “contida”, enfatizando que os ataques foram direcionados e curtos, e “longe de serem a maior dor que o Pentágono foi capaz de causar”, como disse a CNN.

O presidente dos EUA, Joe Biden, disse que os alvos dos ataques aéreos de sexta-feira eram instalações usadas pelo Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC) do Irã e “milícias afiliadas”.

Ele disse que a retaliação “continuará no momento e local de nossa escolha” e também reiterou que não busca um conflito mais amplo no Oriente Médio, mas que os ataques às tropas dos EUA não podem ficar sem resposta.

Os EUA telegrafaram a sua resposta durante dias, com altos funcionários dos EUA informando sobre a sua natureza, a sua gravidade e até insinuando os seus alvos, segundo a CNN.

Envolver-se em ataques excessivos contra os militantes iria enredar ainda mais os EUA na teia da crise do Médio Oriente, um pesadelo que o país faz questão de evitar repetir.

Mas, ao mesmo tempo, uma resposta fraca representaria o risco de acusações de constrangimento e fraqueza no cenário global, disse Liu Zhongmin, professor do Instituto de Estudos do Médio Oriente da Universidade de Estudos Internacionais de Xangai, ao Global Times.

Liu observou que o caos crescente em todo o Médio Oriente está a tornar-se cada vez mais desfavorável para Biden à medida que as eleições presidenciais se aproximam.

No entanto, não importa quão “cuidadosamente” os EUA tentem agir, os ataques retaliatórios irão acelerar o círculo vicioso e complicar ainda mais as actuais tensões no Médio Oriente, disseram analistas.

A presença longa e dominante dos EUA no Médio Oriente habituou-se a si próprio e até à comunidade internacional a uma abordagem militar para afirmar a chamada liderança dos EUA, que o país não consegue pensar ou agir alternativamente de uma forma que possa arrefecer a situação, eles disseram.

A erupção multifacetada dos conflitos no Médio Oriente, desde os conflitos iniciais na Faixa de Gaza até à crise do Mar Vermelho, e os últimos ataques, causou dores de cabeça à Casa Branca, tendo ao mesmo tempo um beneficiário – o complexo militar-industrial dos EUA, Li Haidong, professor da Universidade de Relações Exteriores da China, ao Global Times.

“A tendência da política dos EUA de servir o complexo militar-industrial não mudará; é uma desgraça para o país e para o mundo”, disse Li.

As vendas de armas dos EUA no exterior aumentaram 16 por cento, para um recorde de 238 bilhões de dólares no ano fiscal de 2023, com exigências crescentes devido a grandes conflitos militares globais,de acordo com um folheto informativo do Departamento de Estado dos EUA divulgado na segunda-feira.

Ao mesmo tempo que perdem gradualmente o controlo do Médio Oriente, os EUA não podem deixar de culpar a China por qualquer situação adversa que encontrem.

Um artigo do New York Times de 26 de janeiro, contendo declarações como “a aparente indiferença da China em relação à crise do Mar Vermelho reforça o papel dos EUA como potência predominante mundial”, pretendia retratar uma China “irresponsável” como tendo que confiar nos poderosos EUA na a fim de salvaguardar o seu comércio através do Mar Vermelho.

A administração Biden tem defendido a Pequim que deveria ajudar a acalmar os ataques Houthi, informou o meio de comunicação americano Politico, citando um alto funcionário dos EUA.

Aqui, os EUA estão novamente a pensar com uma mentalidade hegemónica, mas a visão da China sobre as relações e conflitos internacionais nunca é de pressão ou coerção, disseram analistas.

Contar com a China para pressionar o Irão, que os EUA alegam estar por trás dos militantes, ou quaisquer partes envolvidas é uma noção excessivamente simplista, porque a China não está em posição de pressionar qualquer parte, disse Liu.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Wang Wenbin, quando solicitado a comentar sobre os ataques mortais de drones às bases militares dos EUA, disse:

“Esperamos que as partes relevantes permaneçam calmas e exerçam moderação, intensifiquem o diálogo e a comunicação, evitem entrar em um ciclo vicioso de vingança, e evitar uma nova escalada de tensões na região.”

Os analistas observaram que a agitação no Médio Oriente resultou principalmente do conflito israelo-palestiniano e que um fim rápido dos conflitos directos em Gaza ajudaria a aliviar as tensões generalizadas.

A China está disposta a trabalhar com todas as partes para realizar uma conferência de paz internacional mais ampla, autorizada e eficaz o mais cedo possível, formular um calendário e um roteiro concretos para a implementação da solução de dois Estados e apoiar a Palestina e Israel na retomada da paz.

Texto publicado originalmente no Global Times

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes