Menu

Lula vai pra cima de Bolsonaro em reunião ministerial

Na abertura da primeira reunião ministerial do ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva detalhou as descobertas de investigações conduzidas pela Polícia Federal sobre uma possível conspiração para um golpe de Estado, liderada por Jair Bolsonaro e aliados após as eleições de 2022. Lula criticou a gestão anterior por sua falta de empenho nas […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
RICARDO STUCKERT/PR

Na abertura da primeira reunião ministerial do ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva detalhou as descobertas de investigações conduzidas pela Polícia Federal sobre uma possível conspiração para um golpe de Estado, liderada por Jair Bolsonaro e aliados após as eleições de 2022.

Lula criticou a gestão anterior por sua falta de empenho nas políticas de governo e acusou o ex-presidente de incitar ódio e desinformação.

Referindo-se aos eventos de 8 de janeiro de 2023 e a evidências obtidas em dezembro anterior, Lula afirmou que depoimentos de indivíduos próximos ao governo Bolsonaro e líderes das Forças Armadas revelaram uma convocação explícita para um golpe.

O presidente enfatizou que, inicialmente, as alegações de golpe pareciam insinuações, mas agora existem provas concretas de que o país enfrentou uma ameaça real de ruptura democrática devido às eleições.

Segundo Lula, a tentativa de golpe não se concretizou principalmente devido à falta de apoio dentro das Forças Armadas e à alegada covardia de Bolsonaro, que teria hesitado em levar adiante seus planos.

Lula acusou Bolsonaro de tentar orquestrar o golpe enquanto estava fora do país e de financiar manifestações pró-golpe. Ele criticou a tentativa dos envolvidos de negar as ações, afirmando que agora há certeza sobre a tentativa de golpe e destacou a resiliência do povo brasileiro diante dessa ameaça.

“O governo anterior, como vocês sabem, nunca se preocupou em governar esse país, nunca se preocupou com a economia, com políticas de inclusão social. Ele se preocupava em estimular o ódio entre as pessoas, mentiras – e continua do mesmo jeito”, disse Lula.

“E nós hoje temos mais clareza do significado do 8 de janeiro [de 2023], porque a gente já sabe o que aconteceu no mês de dezembro. Hoje a gente tem clareza, por depoimentos de gente que fazia parte do governo dele ou que estava no comando das Forças Armadas, de gente que foi convidada pelo presidente para fazer um golpe”, prosseguiu.

Então se há três meses, quando a gente falava em golpe, parecia apenas insinuação, hoje nós temos certeza que esse país correu sério risco de ter um golpe em função das eleições de 2022″.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes