Menu

Datafolha: tem espaço para jogo

Datafolha e nela a aprovação do governo se manteve estável, porém fica claro que o problema não é apenas entre massas radicalizadas pelo bolsonarismo ou algo que o valha. A pesquisa mostra que a avaliação negativa cresce diretamente por conta da aprovação positiva, indicando que sim, eleitores que não possuem percepções políticas cristalizadas estão sim […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Datafolha e nela a aprovação do governo se manteve estável, porém fica claro que o problema não é apenas entre massas radicalizadas pelo bolsonarismo ou algo que o valha.

A pesquisa mostra que a avaliação negativa cresce diretamente por conta da aprovação positiva, indicando que sim, eleitores que não possuem percepções políticas cristalizadas estão sim descontentes com o governo e que há sim uma massa do eleitorado que o governo pode e deve trabalhar.

Algo parecido quando olhamos os extratos entre os evangélicos, eleitores que avaliaram o governo de maneira regular passaram a avaliar negativamente o governo, isso reforça, inclusive que não é agradando pastores com isenções fiscais e medidas distantes do cotidiano deste público que irão mudar o cenário de maneira favorável ao governo.

Medidas voltadas para questões sociais certamente podem ter muito mais impacto com esse grupo d que o que o governo vem tentando atualmente e que ao concentrar o dialogo entre pastores e não entre os fiéis, acaba por apenas piorar a própria situação.

Porém, se há algum índice que possa mostrar o impacto da comunicação do governo na população, certamente é o que mede a percepção em relação as vitórias e derrotas do governo. 44% acreditam que o governo é mais vitorioso enquanto 42% creem que o governo é menos vitorioso. O governo nos últimos meses logrou diversas conquistas na economia e até mesmo no Congresso Nacional, que hoje é um território hostil ao governo. Mesmo assim, quase metade da sociedade vê o governo como um grande perdedor. É com este número que a comunicação deve se preocupar.

Por fim, é possível perceber que as pessoas ainda estão otimistas com o governo, por isso é incorreto jogar a baixa aprovação do governo na conta do bolsonarismo ou até mesmo dos evangélicos e da doutrinação exercita por seus pastores, quase 50% dos cidadãos acreditam que Lula fará um governo ótimo ou bom daqui para frente.

Isso sinaliza que sim, o governo tem espaço para passar o teto dos 50% de aprovação desde que acerte a sua comunicação, e isso não passa apenas pelo ministro Paulo Pimenta que hoje comanda a Secretaria de Comunicação Social (SECOM), passa principalmente pelos ministros que precisam atuar de forma mais integrada ao governo, mais próximos da sua base, principalmente parlamentar e principalmente: passa pelo governo deixar de gastar energia com pautas que em nada impactam a aprovação mas que consomem espaço de outras iniciativas que poderiam ser mais difundidas.

Os próprios evangélicos se mantiveram com poucas variações e hoje um dos extratos em que Lula mais perde espaço é entre os homens. Para isso, serão necessárias mais análises e informações, porém não basta se comunicar bem, é preciso fazer a informação chegar onde importa e as ações governamentais gerarem impacto na ponta.

A população ainda não teve percepção sobre o impacto de tais medidas. A expectativa positiva está aí para provar que o governo tem espaço para jogar, é só arrumar o time em campo.

Apoie o Cafezinho

Cleber Lourenço

Defensor intransigente da política, do Estado Democrático de Direito e Constituição. | Colunista n'O Cafézinho com passagens pelo Congresso em Foco, Brasil de Fato e Revista Fórum | Nas redes: @ocolunista_

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes