Menu

Cade analisa impacto na concorrência com potencial fusão entre Azul e Gol

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) está avaliando os possíveis efeitos sobre os preços das passagens aéreas decorrentes da potencial aquisição da Gol pela Azul, conforme relatado pela Folha de S. Paulo. Baseando-se em precedentes como a compra da Webjet pela Gol em 2011, que levou a um aumento nos preços, autoridades expressam preocupação […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) está avaliando os possíveis efeitos sobre os preços das passagens aéreas decorrentes da potencial aquisição da Gol pela Azul, conforme relatado pela Folha de S. Paulo.

Baseando-se em precedentes como a compra da Webjet pela Gol em 2011, que levou a um aumento nos preços, autoridades expressam preocupação sobre as consequências de uma nova fusão no setor aéreo.

Um estudo de 2023 do Departamento de Estudos Econômicos do Cade indicou um incremento de 7,68% a 16,42% nos preços das passagens da Gol após a integração com a Webjet, evidenciando os potenciais riscos de escalada de custos para os consumidores em caso de uma união entre Gol e Azul.

A Gol, que busca reestruturar sua dívida em processo de recuperação judicial nos EUA, e a Azul, visando ampliar sua atuação no mercado nacional, são o centro das atenções neste debate.

Cleveland Prates, professor da FGV e ex-conselheiro do Cade, destacou que, embora uma fusão possa trazer benefícios em termos de eficiência operacional, é fundamental ponderar seus efeitos na concorrência e no preço dos bilhetes aéreos.

O Cade considera essencial a manutenção de um mercado competitivo, avaliando medidas como a abertura a novas companhias aéreas e a gestão de programas de fidelidade e slots em aeroportos estratégicos, como Congonhas e Santos Dumont.

Para aprovar a fusão, o conselho pode exigir medidas compensatórias, tais como a alienação de programas de fidelidade ou a redistribuição de slots, visando preservar a dinâmica concorrencial no setor aéreo brasileiro.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes