Menu

Brasil e França fortalecem laços com assinatura de 21 acordos bilaterais

Em uma cerimônia realizada no Palácio do Planalto, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e o presidente da França, Emmanuel Macron, concretizaram a assinatura de 21 acordos visando aprofundar a cooperação bilateral entre os dois países. Os acordos abrangem uma ampla gama de áreas, incluindo a criação de um centro de pesquisas […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Em uma cerimônia realizada no Palácio do Planalto, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e o presidente da França, Emmanuel Macron, concretizaram a assinatura de 21 acordos visando aprofundar a cooperação bilateral entre os dois países.

Os acordos abrangem uma ampla gama de áreas, incluindo a criação de um centro de pesquisas da biodiversidade amazônica e a cooperação jurídica em matéria penal, além de uma parceria entre o Parque Amazônico da Guiana, na Guiana Francesa, e o Parque Nacional das Montanhas de Tumucumaque, localizado nos estados do Amapá e Pará, no Brasil.

Os líderes também trocaram condecorações, com Lula concedendo a Macron o Grande Colar da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul e Macron entregando à primeira-dama Janja da Silva a insígnia da Ordem Nacional da Legião de Honra no grau de Oficial.

Nos discursos, ambos os presidentes enfatizaram a importância desses acordos para reforçar a cooperação e o diálogo entre Brasil e França, destacando o papel dessa parceria na promoção de um desenvolvimento sustentável e na superação de desigualdades estruturais.

Um dos destaques entre os acordos é a formalização do Centro Franco-Brasileiro de Biodiversidade Amazônica, também conhecido como Universidade da Amazônia, que visa fomentar pesquisas colaborativas entre instituições de ensino e centros científicos.

Este acordo, iniciado durante a presidência de Lula em 2008, também prevê o envolvimento de empresas na geração de recursos para financiar as atividades de pesquisa, com benefícios estendendo-se às comunidades locais.

Além disso, foi estabelecida uma parceria entre os parques amazônicos dos dois países, que visa criar um corredor florestal protegido de mais de 7 milhões de hectares, contribuindo significativamente para a conservação da biodiversidade.

Outras áreas cobertas pelos acordos incluem financiamento para transição ecológica e energética, bioeconomia, agricultura, digitalização, inteligência artificial, direitos humanos e igualdade de gênero.

A cerimônia marca um momento significativo na relação entre Brasil e França, com ambos os países reafirmando seu compromisso com a cooperação mútua em prol de objetivos comuns de desenvolvimento sustentável e integração global.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Paulo

30/03/2024 - 11h21

https://www.metropoles.com/brasil/mtst-publica-imagem-de-cristo-com-frase-bandido-bom-e-bandido-morto. Desrespeito, blasfêmia, deboche, vilipêndio, cometidos pela “esquerda viva” em plena Sexta Feira Santa, quando se comemora o maior dia da cristandade, quando Cristo se imolou pela humanidade. O que esperar desse tipo de gente? E ainda querem governar a cidade de São Paulo?

Bom Sábado de Aleluia a todos!


Leia mais

Recentes

Recentes