Menu

QAnon, à deriva após a derrota de Trump, encontra nova vida no Twitter de Elon Musk

The Washington Post – O incentivo do proprietário do Twitter, Elon Musk, aos memes e queixas de extrema direita injetou nova energia no conjunto confuso de teorias da conspiração conhecido como QAnon, um movimento marginal que o Twitter e outras redes sociais uma vez baniram por ser muito extremista. O bilionário espalhou teorias falsas sobre […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Um apoiador de Donald Trump segura uma placa QAnon do lado de fora da propriedade do ex-presidente em Mar-a-Lago, em Palm Beach, Flórida, no mês passado. (Giorgio Viera/AFP/Getty Images)

The Washington Post – O incentivo do proprietário do Twitter, Elon Musk, aos memes e queixas de extrema direita injetou nova energia no conjunto confuso de teorias da conspiração conhecido como QAnon, um movimento marginal que o Twitter e outras redes sociais uma vez baniram por ser muito extremista.

O bilionário espalhou teorias falsas sobre o ataque violento ao marido da presidente da Câmara, Nancy Pelosi, aos seus 120 milhões de seguidores e apelou ao processo criminal do especialista em doenças infecciosas Anthony S. Fauci. Ele lançou acusações infundadas sobre adultos sexualizando crianças, ajudando a incitar uma multidão online furiosa contra Yoel Roth , um ex-executivo de segurança do Twitter que Musk elogiou em outubro por sua “alta integridade”.

E na terça-feira, ele tuitou uma mensagem com um emoji que muitas pessoas interpretaram como dizendo “siga o coelho branco”, possivelmente remetendo a “Alice no País das Maravilhas” ou “Matrix”. Mas muitos adeptos do QAnon viam o coelho como uma piscadela para um dos seus ícones fundamentais, um indicador secreto partilhado numa das primeiras profecias online do QAnon, conhecida como “gotas”.

Musk zombou da sugestão de que o tweet poderia ser interpretado negativamente, mas não ofereceu nenhum esclarecimento. Entre os promotores do QAnon, porém, a mensagem era clara: Musk estava falando com eles.

Uma conta amplificadora de QAnon no Telegram com 118.000 seguidores, conhecida por espalhar uma alegação falsa de que combatentes russos tinham como alvo “biolaboratórios dos EUA” na Ucrânia, disse que o tweet era apenas seu mais recente flerte com a ideologia QAnon.

“Elon chamou Fauci por criar [covid-19], [está] convocando a mente coletiva desperta, está abrindo o caminho para que 2020 seja anulado e Trump reintegrado… e agora ele está citando Q diretamente”, disse o relato. “Elon é um Anon”, acrescentou o relato, usando o termo que os discípulos do QAnon se autodenominam.

Logan Strain, um pesquisador de teoria da conspiração que usa o nome de Travis View no podcast “QAnon Anonymous”, disse que os “apitos conspiracionistas” de Musk galvanizaram um grupo que foi fragmentado depois de 2020, quando grandes redes sociais, incluindo o Twitter, começaram a banir contas QAnon e Trump. perdeu a Casa Branca.

“Ele está respondendo e validando uma galeria de conspiradores de direita… [e] analisando uma lista de queixas da extrema direita de uma forma que certamente os energizou”, disse Strain. Para os crentes do QAnon, “o que eles consideram um importante campo de batalha na guerra de informação acaba de se abrir novamente”.

Os devotos do QAnon passaram anos argumentando que Trump estava vencendo uma cruzada secreta contra uma conspiração satanista global que culminaria nas execuções em massa dos principais democratas e de outras elites do “estado profundo”. Online, eles dissecaram milhares de profecias enigmáticas de alguém conhecido como Q, que afirmava ser um agente ultrassecreto do governo, mas muito possivelmente era apenas um administrador do fórum de mensagens marginal 8kun.

Musk nunca apoiou explicitamente o QAnon, e alguns de seus aliados mais próximos dizem duvidar que ele acredite em algumas das coisas mais selvagens que diz online. Uma pessoa do círculo íntimo de Musk, que falou sob condição de anonimato para discutir as opiniões de Musk, disse que ele usa as afirmações apenas para ganhar a moeda mais valiosa da Internet: a atenção. “Ele quer estragar tudo”, disse a pessoa.

Mas nos círculos QAnon, a ambiguidade e a negação plausível de Musk têm sido vistas como uma forma estratégica para ele empurrar subtilmente o seu dogma para o mainstream. Uma conta que não impulsiona o QA com 165.000 seguidores no Truth Social , a rede social de Trump, escreveu na segunda-feira: “Nesse ritmo, Elon está no ritmo para começar a postar quedas de Q para milhões de normies e não há nada que alguém possa fazer para impedi-lo”.

Questionado sobre sua opinião sobre o QAnon, Musk respondeu por e-mail: “risos”.

O Twitter tem sido durante anos um dos espaços online mais significativos do QAnon – um campo de batalha influente no qual Q queria “soldados digitais” para travar uma guerra de informação. Antes de o Twitter proibir o movimento conspiratório, os crentes do QAnon o usavam não apenas para tecer teorias sobre a influência secreta de Q nos eventos mundiais, mas também para recrutar acólitos para a causa.

Desde o lançamento de sua aquisição da empresa por US$ 44 bilhões, Musk se tornou tão popular nos círculos QAnon que alguns o consideram, e não Trump, como a figura salvadora que esperavam para inaugurar “a Tempestade”, um momento quase bíblico. em que a cabala que dirige o governo americano, a mídia, a indústria tecnológica e o sistema educacional seria vencida através de execuções públicas.

Em 2017, Q escreveu que o acerto de contas brutal seria anunciado primeiro no Twitter por alguém dizendo: “Meus compatriotas americanos, a tempestade está sobre nós”. “Q nunca diz que será do POTUS [Trump]”, escreveu um postador de um grupo QAnon no Telegram, aludindo a Musk. “Q disse ‘Olhe para o Twitter’. Oh dia feliz.”

Musk já foi retratado como um herói da esquerda americana, um inovador focado no ambiente que prometeu usar a ciência e a engenharia para enfrentar as grandes petrolíferas e salvar o mundo através de empreendimentos ambiciosos como os foguetões reutilizáveis ​​da SpaceX e os carros eléctricos da Tesla.

Mas, desde então, Musk tornou-se um dos trolls mais proeminentes da Internet, provocando os seus inimigos com mensagens extremas e memes obscenos que muitas vezes se enquadram nas mensagens da extrema direita.

Musk, que afirmou não ser “convencionalmente de direita nem de esquerda”, conversou e brincou no Twitter com proeminentes influenciadores e comentadores de direita, por vezes expressando indignação pela forma como foram tratados pela “turba acordada”. Musk disse que o “vírus da mente desperta” – um termo vago que geralmente se refere à defesa liberal, à justiça social e ao politicamente correto – está “empurrando a civilização para o suicídio” para que “a humanidade nunca [alcance] Marte”.

Ele também fez eco às causas da extrema direita, inclusive dizendo que Fauci deveria enfrentar punição criminal por mentir ao Congresso e financiar pesquisas sobre doenças infecciosas “que mataram milhões de pessoas”. As afirmações de Musk carecem de evidências reais , e a Casa Branca disse que os ataques de Musk estão “divorciados da realidade”. (“Meus pronomes são Prosecute/Fauci”, Musk tuitou no domingo, em um ataque à identidade transgênero, que ele também criticou.)

Depois que o QAnon foi banido do Twitter, seus apoiadores migraram para o serviço de mensagens Telegram e para plataformas menores de direita, como o Truth Social, onde podiam discutir teorias falsas sobre vacinas contra o coronavírus que controlam a mente e algoritmos comunistas de fraude eleitoral sem se preocupar com regras de moderação de conteúdo. .

Desde a aquisição de Musk, porém, ele pressionou o Twitter a restabelecer contas anteriormente banidas sob uma política de “anistia geral”. O site já trouxe de volta Trump e um grupo disperso de proponentes do QAnon, misóginos, nacionalistas brancos e outros provocadores de extrema direita.

Os influenciadores online que usam o QAnon para ganhar dinheiro com os seus seguidores estão ansiosos por usar Musk para preencher um vazio de poder na extrema direita, disse Marc-André Argentino, investigador de extremismo na Universidade Concordia. A influência política de Trump tem sido difícil, e Q, que desapareceu por 18 meses depois que apoiadores de Trump invadiram o Capitólio dos EUA em 6 de janeiro de 2021, tem postado apenas esporadicamente desde então.

Musk não se encaixa perfeitamente no molde QAnon. Ele tuitou na terça-feira que é “geralmente pró-FBI” e disse no mês passado que não iria restabelecer a conta no Twitter de Alex Jones, um teórico da conspiração condenado a pagar mais de US$ 1 bilhão em danos às famílias do tiroteio na escola Sandy Hook. , que Jones chamou de farsa.

Mas, como Q, ele muitas vezes enquadrou os acontecimentos atuais como espetáculos titânicos de grandeza apocalíptica. Musk concordou na segunda-feira que o mundo está enfrentando um “evento de despertar em massa ou colapso total da sociedade” e tuitou que comprar o Twitter é uma forma de combater o “vírus da mente desperta”, que deve ser “derrotado ou nada mais importa”.

Os proponentes do QAnon celebraram amplamente o impacto de Musk no Twitter, incluindo o cache “Arquivos do Twitter” que mostra como os funcionários da empresa tomaram decisões de moderação de conteúdo e a súbita dissolução de Musk na segunda-feira do Conselho de Confiança e Segurança do Twitter, para o qual especialistas em direitos civis contribuíram desde 2016.

Musk disse que os conselheiros do conselho mereciam “vergonha” por serem cúmplices enquanto “crianças eram traficadas”. Ele também destacou ex-funcionários do Twitter para serem condenados, incluindo Roth, que fugiu de casa esta semana após enfrentar ameaças violentas.

O comportamento errático de Musk fez com que alguns anunciantes lutassem pela saída, e o preço das ações da Tesla despencou quase 50% este ano, custando a Musk o título de pessoa mais rica do mundo.

Mas ele ganhou de outras maneiras. No Twitter, ele agora conquista uma média de 200.000 seguidores todos os dias.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes