Menu

Taiwan garante que produção de chips foi normalizada

A empresa disse na sexta-feira que sua receita anual não seria afetada pelo enorme terremoto de 3 de abril, dissipando as preocupações de um impacto no fornecimento global de semicondutores. “A TSMC mantém sua orientação de receita para o ano inteiro de crescimento percentual de baixo a meados dos anos 20, dada na conferência de […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Um smartphone com o logotipo TSMC (Taiwan Semiconductor Manufacturing Company) exibido é colocado na placa-mãe de um computador nesta ilustração tirada em 6 de março de 2023. REUTERS/Dado Ruvic/Ilustração/File Photo

A empresa disse na sexta-feira que sua receita anual não seria afetada pelo enorme terremoto de 3 de abril, dissipando as preocupações de um impacto no fornecimento global de semicondutores.

“A TSMC mantém sua orientação de receita para o ano inteiro de crescimento percentual de baixo a meados dos anos 20, dada na conferência de investidores institucionais de janeiro”, a maior fabricante contratada de chips do mundo.

Taiwan desempenha um papel descomunal na cadeia global de fornecimento de chips e o maior terremoto do país em pelo menos 25 anos, na quarta-feira, alimentou preocupações de uma possível interrupção.

Além da TSMC, a ilha também abriga a UMC, Semicondutor Internacional Vanguard e Fabricação de semicondutores Powerchip.

Além de certas linhas de produção em áreas que sofreram maior impacto, os equipamentos nas fábricas de Taiwan foram totalmente recuperados até sexta-feira, disse a empresa.

A TSMC disse que estava fazendo uma avaliação completa do impacto e comunicando as atualizações necessárias aos clientes.

Na quinta-feira, a empresa retomou os trabalhos em suas obras após uma pausa de um dia para fiscalizações.

Relembre o caso:

O mais recente e maior terremoto em Taiwan nos últimos 25 anos teve o potencial de interromper a produção de semicondutores na ilha, trazendo prováveis repercussões para a indústria global de tecnologia. O papel de Taiwan na produção desses chips avançados, fundamentais para tecnologias de ponta como inteligência artificial generativa e os mais recentes smartphones e veículos elétricos, é vital.

No epicentro deste terremoto de 7,4 de magnitude que sacudiu a costa leste de Taiwan, edifícios desabaram, pelo menos sete pessoas morreram e mais de 800 foram feridas. O verdadeiro impacto deste desastre ainda está sendo avaliado, com a TSMC, principal fornecedora de chips da Apple Inc. e da Nvidia Corp., movendo pessoal para fora de algumas áreas para avaliação de danos. A United Microelectronics Corp., uma rival menor local, também paralisou algumas plantas e evacuou instalações em Hsinchu e Tainan. Qualquer interrupção na produção de chips pode potencialmente perturbar um processo que exige semanas de isolamento ininterrupto em um ambiente a vácuo, especialmente para a produção dos semicondutores mais sofisticados.

O papel de Taiwan na indústria de tecnologia é inquestionável, sendo o maior produtor mundial de semicondutores avançados, incluindo os processadores utilizados nos mais recentes iPhones e os chips gráficos da Nvidia que treinam modelos de IA, como o OpenAI’s ChatGPT. A TSMC tornou-se o eixo da indústria tecnológica, pois detém a liderança na produção de chips complexos. Taiwan é responsável por cerca de 80% a 90% dos chips de maior qualidade, tornando-se praticamente insubstituível na indústria.

O setor de Inteligência Artificial é atualmente o mais quente no mundo da tecnologia, e líderes como Sam Altman da OpenAI e Jensen Huang da Nvidia já alertaram sobre a escassez de chips necessários para o treinamento de novos serviços de IA. Qualquer interrupção, mesmo que breve, na produção de alta qualidade da TSMC pode causar repercussões.

Por décadas, a TSMC optou por concentrar suas instalações de fabricação na ilha, garantindo que engenheiros pudessem trabalhar juntos para aprimorar máquinas e compartilhar conhecimentos. Isso permitiu à empresa ultrapassar concorrentes como Intel Corp. e Samsung Electronics Co. Com preocupações crescentes de segurança nacional e interrupções na cadeia de suprimentos causadas pela pandemia da Covid, o TSMC começou a diversificar geograficamente, construindo fábricas de chips no Japão e nos EUA.

Taiwan, no entanto, ainda enfrenta desafios. A ilha é propensa a terremotos devido à sua proximidade com a convergência de duas placas tectônicas. Além disso, é um ponto de tensão política, com o Partido Comunista Chinês considerando a ilha uma província rebelde e jurando sua reunificação à China continental.

Os riscos de um conflito militar são significativos. A Bloomberg Economics estimou o custo de uma guerra por Taiwan ao redor de $10 trilhões para a economia global, equivalente a cerca de 10% do PIB global, superando os impactos da pandemia da Covid e da Crise Financeira Global.

Com informações de Bloomberg

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes