Menu

EUA batem boca enquanto China implementa conceito de Força Cibernética

Enquanto os EUA debatem a criação de uma Força Cibernética independente, a China fez do seu equivalente funcional, a Força de Apoio Estratégico do Exército de Libertação Popular (PLA-SSF), uma pedra angular do seu programa de modernização militar. Este mês, o grupo de reflexão dos EUA Fundação para a Defesa das Democracias (FDD) divulgou um relatório apelando […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Captura de tela/CNBC

Enquanto os EUA debatem a criação de uma Força Cibernética independente, a China fez do seu equivalente funcional, a Força de Apoio Estratégico do Exército de Libertação Popular (PLA-SSF), uma pedra angular do seu programa de modernização militar.

Este mês, o grupo de reflexão dos EUA Fundação para a Defesa das Democracias (FDD) divulgou um relatório apelando à criação de uma Força Cibernética dos EUA para melhorar as capacidades nacionais de guerra cibernética.

O estudo destaca a necessidade de abordar a escassez de pessoal e as ineficiências na atual estrutura militar que dificultam o recrutamento, a formação, a promoção e a retenção eficazes de talentos cibernéticos.

O relatório do FDD traça paralelos entre o estabelecimento da Força Cibernética dos EUA com a Força Espacial dos EUA e a Força Aérea dos EUA. Observa que todas as três iniciativas foram impulsionadas pela necessidade de adaptação aos domínios de guerra em evolução, nomeadamente aéreo, espacial e ciberespaço.

O Comando Cibernético dos EUA (US CYBERCOM) enfrenta uma escassez de pessoal qualificado devido à abordagem operacional fragmentada do Exército, Marinha, Força Aérea e Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA.

O relatório inclui um estudo baseado em 75 entrevistas que destaca o estado sombrio da prontidão da força cibernética devido a questões de recrutamento e sistemas de promoção mal concebidos para operações no ciberespaço.

O relatório da FDD recomenda o estabelecimento da Força Cibernética dos EUA como um serviço independente, semelhante ao modelo da Força Espacial dos EUA.

Argumenta que um serviço cibernético dedicado é a única solução para superar os problemas sistémicos que assolam as capacidades de defesa cibernética dos EUA.

As propostas alternativas centram-se em abordar a escassez de pessoal cibernético nas forças armadas sem estabelecer uma nova força independente.

Em um artigo de War on the Rocks de maio de 2021 , David Barno e Nora Bensahel argumentam que, embora o ciberespaço desempenhe um papel essencial nas forças armadas e na sociedade dos EUA, apesar de sua importância, a defesa cibernética, a dissuasão e as capacidades ofensivas do país carecem de coordenação e exigem a criação de uma Força Cibernética unificada.

Um relatório de setembro de 2023 da Comissão Ciberespacial Solarium (CSC) dos EUA afirma que a China e a Rússia conduziram operações de espionagem visando o governo dos EUA e indústrias-chave, incorporando malware em infraestruturas críticas, potencialmente facilitando futuras atividades maliciosas.

Além disso, observa que os grupos criminosos expandiram as suas atividades de ransomware e roubo cibernético, representando ameaças significativas tanto para os setores público como privado.

O relatório do CSC afirma que a implementação das suas recomendações de um relatório anterior de 2020 foi fragmentada, com apenas cerca de 70% delas a serem implementadas ou em vias de implementação.

Estas recomendações visam reformar a estrutura do ciberespaço do governo dos EUA, reforçar as normas e as ferramentas não militares, melhorar a segurança cibernética, trabalhar com o sector privado e preservar o ciberespaço como um activo militar.

Tal como acontece com o relatório do FDD, Barno e Bensahel afirmam que uma Força Cibernética dos EUA promoveria a inovação e a flexibilidade na formulação de estratégias, tecnologias e doutrinas de guerra cibernética. Comparam-no à formação da Força Aérea dos EUA, necessária para aproveitar plenamente o potencial do poder aéreo em operações militares.

Mencionam também que a criação de uma Força Cibernética dos EUA poderia beneficiar os militares, ao recrutar e formar eficazmente peritos cibernéticos provenientes de um conjunto de talentos mais diversificado.

Barno e Bensahel observam que isto também poderia levar ao desenvolvimento de planos de carreira especializados e programas de formação mais adequados aos requisitos específicos das operações cibernéticas.

Outros argumentam que a estrutura existente do CYBERCOM dos EUA pode ser suficiente para uma revisão significativa e que a criação de uma Força Cibernética dos EUA poderia resultar em ineficiências. Em um artigo de agosto de 2021 sobre War on the Rocks , Jason Blessing argumenta que uma ampla reorganização militar pode levar à ineficiência e à desmoralização.

Blessing argumenta contra a noção de que o ciberespaço é independente dos domínios marítimo, aéreo, terrestre e espacial, enfatizando as suas complexas intersecções e interdependências com outros ambientes operacionais.

Ele diz que o Comando Cibernético dos EUA está actualmente apto para integrar capacidades digitais com capacidades cinéticas, que os EUA deveriam concentrar-se em alcançar uma maior eficácia com a força existente e que estabelecer um novo serviço seria uma perda de tempo, energia e dinheiro.

Jaspreet Gill menciona num artigo da Breaking Defense de setembro de 2023 que um serviço cibernético separado pode representar desafios na compreensão das necessidades de combate dos serviços militares que realizam várias missões habilitadas por tecnologias específicas para esses conjuntos de missões.

Gill observa que o Departamento de Defesa dos EUA (DOD) está estudando os desafios do gerenciamento de operações cibernéticas como um campo de carreira que abrange vários serviços para determinar se deve consertar o sistema existente ou adotar um novo.

Blessing e Gill concordam que ter uma Força Cibernética dos EUA separada pode levar a dificuldades na integração das operações cibernéticas com funções militares tradicionais, uma vez que as operações cibernéticas muitas vezes complementam e melhoram as capacidades existentes, com uma Força Cibernética dos EUA separada, resultando em desafios de coordenação e eficiência operacional.

Além disso, Blessing aponta a potencial redundância de ter o CYBERCOM dos EUA ao lado de uma Força Cibernética dos EUA, particularmente no que diz respeito à estrutura de comando, foco operacional e alocação de recursos.

Enquanto os EUA debatem se devem estabelecer uma força cibernética independente, a China prevê papéis mais proeminentes para o seu PLA-SSF.

Num artigo deste mês para o South China Morning Post (SCMP) , Amber Wang observa que o PLA-SSF chinês tem uma gama mais ampla de responsabilidades que incluem capacidades de guerra espacial, cibernética, eletromagnética e psicológica, bem como fornecer apoio de inteligência a todos ramos militares e auxiliando em operações conjuntas.

Wang diz que o PLA-SSF está fortemente integrado com a inovação tecnológica civil, particularmente no desenvolvimento da IA, para melhorar as capacidades militares da China. Ela observa que esta integração é fundamental para a modernização do ELP e para as estratégias de “guerra inteligente” para preparar a força para o futuro.

Wang afirma que o desenvolvimento do PLA-SSF reflecte a resposta da China aos complexos desafios geopolíticos e a sua procura de vantagens assimétricas sobre potenciais adversários.

Ela observa que as atividades do PLA-SSF em apoio aos exercícios militares em torno de Taiwan e aos avanços nas capacidades espaciais e cibernéticas podem ter implicações significativas para a dinâmica regional do Indo-Pacífico.

No entanto, ela salienta que o calcanhar de Aquiles do PLA-SSF pode ser a sua dependência de equipamentos de alta tecnologia, especialmente chips de IA de alta qualidade sujeitos aos controlos de exportação dos EUA.

Reportagem publicada originalmente na Asia Times

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes