Menu

Grave! Bolsonaristas usaram o ‘Twitter files’ para turbinar fake news sobre “ditadura” no Brasil

O conflito entre Elon Musk, proprietário do X (anteriormente Twitter), e o governo brasileiro intensificou-se após o empresário norte-americano indicar resistência em cumprir ordens judiciais. O Supremo Tribunal Federal (STF), por meio do ministro Alexandre de Moraes, iniciou uma investigação sobre Musk decorrente de suas declarações de potencial desobediência a requisitos legais sobre a entrega […]

2 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

O conflito entre Elon Musk, proprietário do X (anteriormente Twitter), e o governo brasileiro intensificou-se após o empresário norte-americano indicar resistência em cumprir ordens judiciais.

O Supremo Tribunal Federal (STF), por meio do ministro Alexandre de Moraes, iniciou uma investigação sobre Musk decorrente de suas declarações de potencial desobediência a requisitos legais sobre a entrega de dados de usuários e a suspensão de contas sob investigação.

Essa medida veio após o governo, liderado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, enfatizar a soberania do Brasil e rejeitar violações de sua integridade nacional.

A origem da disputa remonta a publicações no X, envolvendo alegações de pressão por parte de autoridades brasileiras para acesso a informações sigilosas dos usuários, reveladas pelo jornalista americano Michael Shellenberger.

Essas alegações, conhecidas como “Twitter files”, foram amplamente divulgadas por personalidades e políticos alinhados a ideologias de extrema direita, tanto no Brasil quanto internacionalmente, reforçando a narrativa de uma suposta deterioração da liberdade de expressão sob a administração atual.

A situação ganhou ainda mais visibilidade internacional com o compartilhamento por influentes figuras globais de direita, argumentando uma inclinação autoritária do Brasil sob a liderança de Lula e Moraes.

Esse episódio culminou em uma série de eventos e declarações que atravessaram fronteiras, fortalecendo a aliança entre o bolsonarismo e outros movimentos de extrema direita ao redor do mundo.

No cenário nacional, a controvérsia reacende debates sobre a liberdade de expressão, a transparência judicial e a soberania do Estado frente a corporações internacionais.

A investigação em curso contra Musk e as ações do STF representam um momento significativo de confronto entre poderes globais e a jurisdição brasileira, destacando a complexa dinâmica entre política, justiça e a esfera digital.

Com informações do Globo

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Marcosmag

10/04/2024 - 07h03

A punição a Musk deve ser exemplar. Ele quer colocar um fantoche no governo do Brasil assim como fez na Argentina. Nós vamos impedir este “farinheiro” fascista de dominar o nosso país.

Natalia

09/04/2024 - 18h33

A que ponto chegou o Brasil hein…? Passando vergonha mundo afora mais uma vez. Terceiro mundo puro indo para o quarto


Leia mais

Recentes

Recentes