Menu

CNJ: Lava Jato fez negociação espúria com os EUA para garantir milhões da Petrobras

Um relatório da corregedoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), divulgado por Andréia Sadi, do G1, revela irregularidades na 13ª Vara Federal de Curitiba durante a Operação Lava Jato. O documento, elaborado pelo corregedor nacional de Justiça, Luís Felipe Salomão, expõe uma “negociação paralela” entre os procuradores da Lava Jato e autoridades dos Estados Unidos, […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
DIVULGAÇÃO

Um relatório da corregedoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), divulgado por Andréia Sadi, do G1, revela irregularidades na 13ª Vara Federal de Curitiba durante a Operação Lava Jato.

O documento, elaborado pelo corregedor nacional de Justiça, Luís Felipe Salomão, expõe uma “negociação paralela” entre os procuradores da Lava Jato e autoridades dos Estados Unidos, relacionada a uma multa de US$ 853,2 milhões imposta à Petrobras pelo governo americano.

Segundo o relatório, 80% dos recursos da multa, que totalizam R$ 682 milhões, foram destinados ao Brasil e depositados pela Petrobras em 2019.

A juíza Gabriela Hardt, então à frente da 13ª Vara, determinou que o montante fosse aplicado em uma fundação controlada por membros da Lava Jato. Essa decisão foi posteriormente contestada pelo ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF), que bloqueou os recursos.

O documento critica as ações da Lava Jato, caracterizando-as como uma transformação do combate à corrupção em um benefício para interesses privados, em uma prática que Salomão classifica como “cash back”.

Além disso, o relatório aponta que a cooperação internacional que possibilitou às autoridades americanas investigar irregularidades na Petrobras não foi conduzida conforme a legislação brasileira, e as informações obtidas pelos Estados Unidos não foram devidamente compartilhadas com as autoridades brasileiras.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes