Menu

‘Estamos no limite’: palestinos aterrorizados pela violência dos colonos israelenses

Multidões de colonos israelitas atacaram recentemente aldeias palestinas na Cisjordânia, aumentando os receios das pessoas pela sua segurança. Os palestinos na Cisjordânia ocupada vivem com medo enquanto colonos israelenses armados atacam suas famílias e suas casas em atos de violência vingativos que podem arrancar centenas de palestinos de suas terras, disseram os moradores. A última […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
m.z.gaza

Multidões de colonos israelitas atacaram recentemente aldeias palestinas na Cisjordânia, aumentando os receios das pessoas pela sua segurança.

Os palestinos na Cisjordânia ocupada vivem com medo enquanto colonos israelenses armados atacam suas famílias e suas casas em atos de violência vingativos que podem arrancar centenas de palestinos de suas terras, disseram os moradores.

A última ronda de violência contra os colonos começou pouco depois de um rapaz israelita de 14 anos ter sido encontrado morto no assentamento ilegal de Malachei HaShalom, uma área onde os palestinos estão proibidos de entrar.

O exército israelense disse que o menino foi morto em um “ataque terrorista”, mas não forneceu provas. Desde então, o exército tem apoiado os colonos israelitas que atacam aldeias palestinas, ferindo e expulsando muitos.

“Estamos aterrorizados… A maioria das pessoas está tentando sair da cidade ou [ir para] outros países se tiverem outras cidadanias”, disse Hind*, um jovem de 25 anos que vive em Deir Dabwan, a leste de Ramallah.

Violência generalizada

Os recentes ataques dos colonos fazem parte de uma onda mais ampla de violência que se intensificou desde a guerra devastadora de Israel em Gaza. A guerra, que começou em resposta ao ataque surpresa do Hamas aos postos militares e comunidades israelitas em 7 de outubro, matou quase 35 mil palestinos.

Os colonos armados e o exército israelita também mataram 460 palestinos na Cisjordânia ocupada desde 7 de outubro, ao mesmo tempo que desenraizaram centenas de pessoas das suas terras.

“Eles estão atacando civis e deslocando palestinos do rio para o mar. Eles estão tentando nos aterrorizar e nos expulsar de qualquer maneira”, disse Hind.

Em 13 de abril, colonos israelitas lideraram um ataque em grande escala à aldeia de al-Mughayyir, onde mataram um homem palestino e feriram outros 25.

Desde então, os colonos atacaram mais cidades e aldeias perto de Ramallah, incluindo Bukra, Deir Dubwan e Kfar Malik, todas próximas do posto ilegal de origem da colônia de 14 anos.

Abbas Milhem, diretor executivo da União dos Agricultores Palestinos, disse à Al Jazeera que os agricultores tentam resistir simplesmente permanecendo nas suas terras.

Um agricultor foi raptado em Kfar Malik em 14 de abril, continuou ele, e os colonos também entraram na cidade de Ayn el-Helwa para destruir tendas, roubar cabras e expulsar famílias.

“Os agricultores estão apenas resistindo com o peito nu diante dos colonos que agem como criminosos porque estão atirando para matar.”

A violência representa o risco de agitação em massa que pode levar a uma violência ainda mais mortal contra os palestinos, disseram especialistas e residentes à Al Jazeera.

Omar Shakir, diretor da Human Rights Watch para Israel e Palestina, disse que os ataques de colonos contra palestinos são uma forma de violência sancionada pelo Estado.

Ele acrescentou que, embora alguns países ocidentais tenham imposto sanções a alguns colonos na Cisjordânia, é necessário fazer mais para responsabilizar as autoridades israelitas.

“É importante não nos concentrarmos apenas nos indivíduos que cometeram a violência, mas também nos funcionários que criaram a cultura de impunidade para os colonos e, em alguns casos, facilitaram a violência armada dos colonos”, disse ele à Al Jazeera.

O Ministro da Segurança Nacional de Israel, Ben Gvir, um colono e supremacista judeu, desempenhou um papel significativo no incentivo a ataques contra os palestinos. Pouco depois de 7 de outubro, distribuiu espingardas semiautomáticas e outras armas aos colonos e aos israelitas de extrema-direita.

Estas armas, disse Milhem, estão sendo usadas agora para abater palestinos.

“O plano é esvaziar as terras dos agricultores palestinos, aumentando os seus ataques. Os ataques saltaram de dois por dia antes de 7 de outubro para cerca de 12 a 13 ataques por dia”, disse ele.

Passando despercebido?

O aumento da violência dos colonos está passando despercebido devido à guerra em curso em Gaza e ao recente impasse entre Israel e o Irã, de acordo com Omar Raman, especialista em Israel-Palestina do Conselho de Assuntos Globais do Oriente Médio, um think tank em Doha, Catar.

“Não deveríamos diminuir o que acontece lá, apenas foi ofuscado pela devastação total em Gaza. Mas os colonos e soldados israelitas estão agindo com abandono imprudente, atacando pessoas e propriedades”, disse ele à Al Jazeera.

“Há também uma preocupação genuína [entre os palestinos] na Cisjordânia de que o que acontece na Faixa de Gaza possa se estender a eles se [Israel] tiver um pretexto para o fazer.”

Hind, de Deir Dabwan, disse que não sai de casa há dias e vive aterrorizada por si mesma e por sua família. Ela sente que os palestinos não têm nada para protegê-los.

Na verdade, os palestinos são frequentemente criminalizados por se defenderem de ataques de colonos sancionados pelo Estado.

Temem ser detidos pelo exército israelita e pela Autoridade Palestina, que coopera com Israel em questões de segurança e resultou numa repressão de ativistas e opositores políticos considerados ameaçadores.

Desde 7 de outubro, Israel prendeu mais de 7.350 palestinos de toda a Cisjordânia ocupada, muitos sem acusação formal, capturados por escreverem mensagens inócuas nas redes sociais que expressam simpatia pelos palestinos em Gaza ou por hastearem bandeiras palestinas.

Embora as detenções generalizadas tenham aterrorizado os palestinos na Cisjordânia ocupada, Hind disse que as pessoas têm mais medo de encontrar colonos.

“Todos os dias [os palestinos] saem de suas casas e pensam: ‘Talvez seja a minha vez [de ser atacado]’”, disse ela à Al Jazeera.

Ponto de ebulição

Hind acredita que uma revolta palestina poderá explodir se a violência dos colonos persistir.

“Isso pode acontecer a qualquer momento”, disse ela.

A revolta palestina foi a Intifada de Setembro de 2000, após o colapso de um processo de paz apoiado internacionalmente, descarrilado em grande parte devido à contínua expansão ilegal de colonatos por parte de Israel na Cisjordânia ocupada.

Quase 5.000 palestinos foram mortos na Intifada, em protestos ou confrontos com o exército, e cerca de 5.000 casas foram demolidas.

Apesar do medo da repressão, Milhem, que dirige a União dos Agricultores Palestinos, espera que a impunidade dos ataques dos colonos israelitas acabe por conduzir a uma nova resistência palestina.

“Se as coisas continuarem como estão, os palestinos não terão outra escolha senão revidar”, disse ele à Al Jazeera.

“Estamos à beira de uma explosão.”

Publicado originalmente pela Al Jazeera em 15/04/2024

Por Mat Nashed

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes