Milton deixa rastro de destruição na Flórida, com milhões sem energia e voos cancelados; veja os detalhes da tragédia e os esforços de recuperação
Pelo menos quatro pessoas morreram no Condado de St. Lucie, Flórida, quando tornados associados ao Furacão Milton devastaram a área, disseram autoridades nesta quinta-feira (10).
Mais de 3 milhões de residências e empresas em toda a Flórida ficaram sem energia após a tempestade, agora um furacão de categoria 1, ter atingido a costa como uma tempestade de categoria 3 extremamente perigosa perto de Siesta Key.
Milton está atualmente se movendo para o nordeste da costa da Flórida. No entanto, a tempestade ainda está produzindo ventos com força de furacão e chuvas pesadas, informou o National Hurricane Center na quinta-feira.
Meteorologistas alertaram que “há um risco de tempestade com risco de morte ao longo da costa”, desde o centro-leste da Flórida até o sul da Geórgia.
Biden e DeSantis discutem esforços de resposta após Milton atingir a Flórida
O presidente Biden conversou com o governador da Flórida, Ron DeSantis, na manhã de quinta-feira e “reiterou que fornecerá todo o apoio necessário ao estado” para acelerar os esforços de resposta e recuperação, segundo a assessoria de imprensa da Casa Branca.
De acordo com o comunicado, DeSantis agradeceu a Biden pelo apoio federal e planeja avaliar os danos causados pelo furacão Milton ao lado de Deanne Criswell, da FEMA. Criswell deve informar o presidente após as avaliações.
Condado de Pinellas suspende ordem de abrigo no local
As autoridades do Condado de Pinellas suspenderam a ordem de permanência em casa emitida anteriormente, mas ainda pedem que os moradores fiquem em casa, se possível, e tomem extremo cuidado ao dirigir.
“Um grande número de semáforos estão inoperantes devido às quedas de energia generalizadas no Condado de Pinellas,” informou o gabinete do xerife em uma publicação no X. “Cruzamentos com semáforos inoperantes devem ser tratados como uma parada de quatro vias. Fique atento aos trabalhadores que estão limpando os escombros.”
Biden pede para moradores afetados ‘ficarem dentro de casa e longe das estradas’
O presidente Biden pediu às pessoas nas áreas da Flórida afetadas por Milton que “fiquem dentro de casa e longe das estradas” enquanto os esforços de resgate e recuperação continuam, reforçando mensagens semelhantes de autoridades estaduais e locais.
Guindaste de construção desaba em São Petersburgo
Um guindaste de construção desabou no centro de São Petersburgo na noite de quarta-feira, enquanto o furacão Milton atingia a costa, causando graves danos a um edifício de escritórios que abriga várias empresas, incluindo o Tampa Bay Times.
Não houve relatos de feridos, segundo o jornal.
A Fox 13 de Tampa Bay informou que o guindaste caiu de um prédio em construção há cerca de dois anos, que seria o edifício mais alto de São Petersburgo.
Mais de 3,3 milhões estão sem energia na Flórida
Na manhã de quinta-feira, mais de 3,3 milhões de residências e empresas na Flórida estavam sem energia. Durante uma coletiva de imprensa, o governador Ron DeSantis anunciou que 600.000 interrupções de energia já foram restauradas desde que Milton atingiu o estado na quarta-feira.
DeSantis destacou que os condados de Hillsborough, Hardy, Manatee, Pinellas e Sarasota sofreram “interrupções significativas” e que mais de 50.000 eletricistas estão prontos para continuar restaurando a energia.
Mais de 2.200 voos cancelados
Mais de 2.200 voos foram cancelados na manhã de quinta-feira devido ao Furacão Milton, de acordo com o FlightAware.com.
No Aeroporto Internacional de Orlando, 92% dos voos foram cancelados. No Aeroporto Internacional de Tampa e no Aeroporto Internacional do Sudoeste da Flórida, em Fort Myers, 90% e 96% dos voos foram cancelados, respectivamente.
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!