Menu

STF suspende julgamento sobre eleição no Rio de Janeiro após pedido de vista de Dino

0 Comentários🗣️🔥 O Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu o julgamento que definiria a forma de eleição para o novo governador do Rio de Janeiro, após um pedido de vista do ministro Flávio Dino. A corte analisava se o substituto do ex-governador Cláudio Castro deveria ser escolhido por eleição direta ou indireta, mas a decisão foi […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagem gerada por IA pelo Flux Pro (fal.ai), a partir de prompt do Cafezinho. 09/04/2026 20:11

O Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu o julgamento que definiria a forma de eleição para o novo governador do Rio de Janeiro, após um pedido de vista do ministro Flávio Dino.

A corte analisava se o substituto do ex-governador Cláudio Castro deveria ser escolhido por eleição direta ou indireta, mas a decisão foi adiada.

O debate foi interrompido após o voto do ministro Luiz Fux, que divergiu do relator Cristiano Zanin ao defender a eleição indireta, enquanto Zanin argumentou pela realização de um pleito direto.

Flávio Dino propôs que o julgamento só seja retomado após a publicação do acórdão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no processo relacionado a Cláudio Castro.

Com a suspensão, o desembargador Ricardo Couto de Castro permanece interinamente no comando do governo do estado até que a questão seja resolvida pelo STF.

O pedido de vista foi apresentado por Dino durante a sessão realizada no dia 9 de abril, conforme registros da corte.

No cerne da discussão, o relator Cristiano Zanin, responsável pela Reclamação 92.644, sustentou que a vacância do cargo de governador, resultante da cassação do diploma de Castro pelo TSE seguida de sua renúncia, exige a realização de eleições diretas.

Para Zanin, a escolha indireta pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) não seria adequada.

Por outro lado, Luiz Fux destacou obstáculos práticos para um novo pleito, como os elevados custos envolvidos e a proximidade do término do mandato, sugerindo que a condução interina do Executivo e uma eventual escolha no âmbito da Alerj seriam mais viáveis.

Em sessão anterior, Fux já havia votado pela manutenção de uma liminar que suspende trechos da lei estadual sobre eleição indireta para governador e vice, flexibilizando o prazo de desincompatibilização para candidatos.

Zanin acompanhou Fux na manutenção da liminar, mas divergiu em relação ao formato da votação na Alerj, defendendo que o processo seja realizado de forma aberta para assegurar maior transparência no procedimento.

Essa divergência entre os ministros reflete as diferentes visões sobre como equilibrar aspectos legais e práticos na resolução do impasse político no Rio de Janeiro.

A decisão do STF terá impacto direto na condução do governo estadual, definindo os rumos políticos de uma das unidades federativas mais importantes do país. Enquanto o julgamento não é retomado, a interinidade de Ricardo Couto de Castro segue como medida temporária.

Mais detalhes sobre o caso podem ser encontrados no portal oficial do STF, que acompanha os desdobramentos do processo.

Com informações de metropoles.com.

, ,
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes