Neste semestre, roteiros turísticos operados por agências como a Pinto Lopes Viagens integram os biomas da Amazônia e do Pantanal em uma única rota comercial. A viagem percorre ecossistemas estruturados para observação de fauna, conectando a região norte e o centro-oeste do Brasil. O trajeto prevê atividades em reservas naturais que abrigam 698 espécies de aves catalogadas.
Estruturas ribeirinhas no norte
A expedição de campo inicia em Manaus, com acesso ao Parque Ecológico do Janauari e navegação até o encontro das águas dos rios Negro e Solimões. O roteiro utiliza complexos hoteleiros como o Uiara Amazon Lodge, que opera com instalação flutuante sobre as águas dos rios locais. Durante os deslocamentos no Lago Salvador, guias apresentam exemplares da flora amazônica, como a árvore Samaumeira, que atinge 70 metros de altura.
Expedições no centro-oeste
Na etapa sul da viagem, a base de operações concentra-se na Pousada Aguapé, localizada na cidade de Aquidauana. A propriedade organiza atividades terrestres e fluviais dentro dos 150 mil quilômetros quadrados que compõem o Pantanal brasileiro. As saídas de campo documentam os recursos biológicos do ecossistema local e dividem-se em três modalidades:
- Safáris fotográficos para observação de 80 espécies de mamíferos da região.
- Navegação para registro visual das 260 variações de peixes fluviais.
- Focagem noturna realizada em veículos de tração nas quatro rodas.
O deslocamento rodoviário avança para a cidade de Bonito, situada no estado de Mato Grosso do Sul. Os excursionistas realizam flutuação ao longo de 2,5 quilômetros nas correntezas dos rios Olho d’Água e da Prata. O programa geológico inclui a Gruta do Lago Azul, acessada após uma descida de 300 degraus que termina em um lago com 80 metros de profundidade.
As atividades de ecoturismo no centro-oeste terminam no Buraco das Araras, uma cavidade rochosa de 500 metros de circunferência e 100 metros de profundidade. O fim da operação turística ocorre no Distrito Federal, cidade planejada inaugurada em 1960. O grupo percorre os edifícios governamentais assinados por Oscar Niemeyer antes do voo de retorno.


Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!