Quatro pessoas morreram em decorrência das tempestades que atingem o estado de Pernambuco. De acordo com o governo do estado, uma mulher e o filho, de 6 anos, foram soterrados na região metropolitana do Recife. Em Olinda, uma mãe e seu bebê também morreram em um deslizamento de barreira.
Até o momento, a Defesa Civil de Pernambuco registra 422 pessoas desabrigadas e 1.068 desalojadas. Além disso, 342 vítimas foram resgatadas.
O órgão informa que tem oferecido serviços emergenciais e já entregou materiais de ajuda humanitária — 150 colchões, 300 lençóis e 38 kits de limpeza — ao município de Goiana.
O governo federal, por meio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), já reconheceu a situação de emergência e mobilizou equipes da Defesa Civil Nacional para dar suporte técnico às regiões atingidas pelos temporais. A pasta informou que, além de Pernambuco, o governo apoiará o estado da Paraíba, que também tem sofrido com as chuvas nas últimas 48 horas.
Como agir
Em períodos de chuva forte, os órgãos de defesa civil orientam evitar áreas de risco, como encostas, barreiras, margens de rios ou locais com histórico de deslizamentos, assim como regiões alagadas, que não devem ser atravessadas a pé ou de carro.
Em situações de risco, deve-se procurar abrigo seguro fora das áreas comprometidas ou buscar o abrigo indicado pela Defesa Civil do município. Durante tempestades com relâmpagos, áreas abertas devem ser evitadas.
A população pode solicitar ajuda por meio dos seguintes telefones:
- Defesa Civil: 199
- Bombeiro Militar: 193
- SAMU: 192
- Polícia Militar: 190
Alertas
O cidadão pode se cadastrar para receber alertas da Defesa Civil local sobre a possibilidade de ocorrência de desastres e de eventos adversos. O serviço é gratuito e pode ser acessado pelo WhatsApp, no número (61) 2034-4611, ou por meio do link de inscrição. Após o cadastro, basta iniciar a conversa com o chatbot enviando a mensagem “Oi”.
Fonte: Agência Brasil


Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!