Menu

Deputado Rogério Correia denuncia contratos milionários, trabalho escravo e crédito abusivo ligados a Romeu Zema

50 Comentários🗣️🔥 O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, durante evento público. (Foto: diariodocentrodomundo.com.br) O deputado federal Rogério Correia (PT-MG) protocolou representações à Procuradoria-Geral da República (PGR) e ao Ministério Público do Trabalho (MPT) contra o governador de Minas Gerais, Romeu Zema. As denúncias foram encaminhadas também ao Banco Central, ao INSS, à Senacon e […]

50 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, durante evento público. (Foto: diariodocentrodomundo.com.br)

O deputado federal Rogério Correia (PT-MG) protocolou representações à Procuradoria-Geral da República (PGR) e ao Ministério Público do Trabalho (MPT) contra o governador de Minas Gerais, Romeu Zema. As denúncias foram encaminhadas também ao Banco Central, ao INSS, à Senacon e a outros órgãos de fiscalização para ampliar o escopo das investigações.

As ações abrangem contratos milionários na área de educação, casos de trabalho em condições análogas à escravidão e práticas abusivas de crédito consignado direcionadas a aposentados e pensionistas. Segundo reportagem do Diário do Centro do Mundo, Correia alega que há indícios suficientes para justificar apurações federais.

O primeiro caso envolve contratos de material didático no valor total de 848,8 milhões de reais, firmados com a Fazer Educação — antiga Sudu Tecnologia Educacional. O deputado questiona a modalidade de contratação por adesão a atas de registro de preços, além de possíveis falhas no planejamento pedagógico e na justificativa dos gastos. Ele destaca que o valor elevado e a repetição de padrões em outras unidades federativas exigem intervenção imediata dos órgãos de controle. A empresa já responde a investigações por irregularidades em licitações em diversos estados.

Em outra frente, Correia solicita ao MPT que investigue a responsabilidade do Grupo Zema no caso de 22 motoristas de um centro de distribuição em Araxá. Os trabalhadores teriam sido submetidos a jornadas de até 19 horas diárias, configurando possível trabalho escravo. Para o parlamentar, a gravidade das denúncias exige apuração célere e rigorosa, com responsabilização dos grandes grupos empresariais para coibir abusos e proteger os direitos dos trabalhadores.

A terceira representação mira a Zema Financeira, acusada de práticas abusivas em operações de crédito consignado e portabilidade de empréstimos para beneficiários do INSS. Correia alerta para o assédio comercial contra idosos e famílias de baixa renda, além do risco de endividamento excessivo e descontos automáticos nos benefícios previdenciários. Ele exige fiscalização rigorosa do Banco Central e do INSS sobre os métodos da financeira vinculada ao grupo do governador.

Ao divulgar as denúncias, Correia afirmou que Zema apresenta uma imagem de gestor eficiente, enquanto indícios apontam para a priorização de interesses privados em detrimento do patrimônio público. O deputado reforça a necessidade de investigações completas para proteger recursos públicos e populações vulneráveis.

A iniciativa de Correia amplia a pressão institucional sobre a administração mineira e o conglomerado empresarial associado. Os órgãos acionados agora devem avaliar as evidências apresentadas e definir os próximos passos nas esferas penal, trabalhista e administrativa.


📨 Inscreva-se na Newsletter de O Cafezinho

Receba nossas análises e as principais notícias diárias do Brasil e do Sul Global.


Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Fátima!

04/05/2026

Eita!
Bolsonarismo é uma doença grave, eles podem cometer crimes bárbaros e tem sempre um…que vai dizer, e o PT? Que patético….

Cecília Silva

03/05/2026

Ricardo Menezes, a diferença é que trabalho escravo não é briga de partido, é crime. Enquanto você fica de mimimi político, tem gente sendo tratada como mercadoria em Minas. Zema que se explique, e rápido.

Ricardo Menezes

03/05/2026

Mais um petista chorando as pitangas porque o Zema não entregou o estado de bandeja pra eles. Se tem trabalho escravo, que investiguem, mas duvido que esse deputado tenha a mesma pressa pra denunciar as falcatruas do PT em Minas nos governos passados. Enquanto isso, o empreendedor mineiro segue sufocado de imposto e burocracia, pagando a conta dessa novela.

Carlos A. Mendes

03/05/2026

Ana Costa tem razão: o PT erra muito, mas isso não desqualifica a denúncia. Se os contratos são suspeitos e tem trabalho escravo no meio, é obrigação investigar, independente de partido. O que me preocupa é que ninguém mais olha pra gravidade dos fatos, só pro escudo partidário.

Gabriel Teen

03/05/2026

Zema e PT brigando, e o povo mineiro é que vai pagar a conta de novo, que surpresa hein

Ana Costa

03/05/2026

Luan, você está desviando o foco da discussão. O PT tem seus problemas, mas isso não invalida uma denúncia sobre contratos milionários e trabalho escravo em Minas. Se a acusação for falsa, que Zema apresente os documentos e prove — simples assim. O que não dá é transformar toda investigação em guerra de narrativas enquanto os fatos ficam em segundo plano.

Luan Silva

03/05/2026

Rogério Correia denunciando trabalho escravo? O PT que mantém acordo com Maduro e ditadura cubana quer dar lição de moral? Vai pra Cuba, Zema faz o L nunca mais.

    Luizinho 16

    03/05/2026

    Luan, vai chorar no zap do teu coach, aqui é sobre trabalho escravo, não sobre sua fanfic de Cuba.

Miriam

03/05/2026

Olha, a Sandra Martins tem razão: o assunto é sério demais pra virar ringue político. Trabalho escravo e contratos milionários suspeitos deveriam ser investigados com rigor, independente de quem está no governo. O que me cansa é ver todo mundo escolhendo lado ao invés de exigir apuração técnica e punição de verdade.

Padre Antônio Rocha

03/05/2026

Sandra Martins, a senhora tem boa intenção, mas esse “não importa o partido” é um perigo. Trabalho escravo é fruto de uma sociedade que trocou Deus pelo lucro e a moral pelo relativismo. O que me assusta é ver um governador que se diz liberal e moderninho se envolvendo nisso. Cadê a família, cadê o valor do trabalho digno? Enquanto não voltarmos aos mandamentos de Cristo, esses escândalos vão se multiplicar, seja com Zema, seja com qualquer outro.

Sandra Martins

03/05/2026

Gente, acho triste ver essa briga de partido em cima de um assunto tão sério. Trabalho escravo é pecado e crime, não importa se é governo do PT ou do Zema. O que me preocupa é que, enquanto uns usam a denúncia pra atacar e outros pra defender cegamente, quem sofre é o trabalhador. Espero que a justiça investigue de verdade, sem esse toma-lá-dá-cá político.

Francisco de Assis

03/05/2026

Pois é, o povo alienado ainda defende esse Zema que trata trabalhador que nem escravo. Enquanto isso, o PT do Lula tá aí fiscalizando e denunciando, como sempre fez. Quem tem coragem de chamar isso de lacração é porque nunca precisou de um salário digno na vida.

Mariana Santos

03/05/2026

João Santos, seu argumento do “e o PT?” é o mesmo que justificar não apagar um incêndio porque o vizinho deixou o fogão aceso outro dia. Trabalho escravo e contratos suspeitos no governo Zema não viram “lacração” só porque o denunciante é do PT — viram crime a ser investigado, independente de partido. Se a esquerda errou no passado, a gente cobra; agora, se a direita erra hoje, a gente também cobra. Ou o negócio é fingir que eficiência neoliberal justifica exploração humana?

João Santos

03/05/2026

Pô, o Lucas Moreira falou bem. Trabalho escravo é crime, não tem essa de esquerda ou direita. Agora, esse Rogério Correia do PT querendo lacrar em cima do Zema… cadê a mesma pressão quando o PT tava no poder? Bandido tem que ser preso, seja de qual partido for.

Lucas Moreira

03/05/2026

Mais um capítulo da novela “culpa do neoliberalismo” segundo a turma do PT. Trabalho escravo é crime e ponto final, mas meter o Zema na reta sem provas conclusivas é cortina de fumaça pra desviar do desastre fiscal que o PT deixou em Minas. Se for condenado, que pague; enquanto isso, cadê a mesma pressão nos contratos suspeitos de estatais federais?

    Cristina Rocha

    03/05/2026

    Lucas, seu comentário é um exemplo clássico do que a teoria política chama de “falso equilíbrio seletivo”. Você começa concordando que trabalho escravo é crime, mas imediatamente desvia o foco para um suposto “desastre fiscal do PT” e pede “provas conclusivas” contra Zema, como se a denúncia do deputado Rogério Correia fosse um mero exercício de retórica partidária. Ora, a existência de contratos milionários com indícios de irregularidades e a constatação de trabalho análogo à escravidão em fornecedores do governo não são “cortina de fumaça” — são fatos concretos que emergem de investigações. O que você está fazendo, ao pedir “provas conclusivas” antes mesmo de qualquer investigação aprofundada, é aplicar um padrão de exigência que raramente se vê quando o alvo é a esquerda. Cadê o mesmo ceticismo quando surgem denúncias contra gestões petistas? A história recente mostra que, na prática, o que vigora é uma assimetria: para os adversários, exige-se o ônus da prova plena; para os aliados, vale a presunção de inocência até o contra-ataque.

    Quanto ao “desastre fiscal do PT” em Minas, vale lembrar que o estado enfrenta uma crise estrutural que antecede qualquer governo específico — é a materialização de décadas de política fiscal irresponsável, agravada pela Lei de Responsabilidade Fiscal e pelo pacto federativo que sufoca os estados. O governo Zema, com seu discurso de “gestão eficiente”, prometeu romper com esse ciclo. No entanto, o que vemos são contratos suspeitos, precarização do trabalho e um endividamento que continua crescendo. Não se trata de “culpa do neoliberalismo” como um mantra vazio, mas de constatar que o modelo de gestão baseado em terceirizações, cortes de direitos e parcerias público-privadas não resolveu a equação fiscal — apenas transferiu o custo para os trabalhadores e para o erário, como demonstram as denúncias. O neoliberalismo não é uma “novela”, é um projeto político que, na prática, aprofunda as desigualdades e fragiliza as instituições de controle.

    Por fim, você pergunta “cadê a mesma pressão nos contratos suspeitos de estatais federais?” — e eu te respondo: ela existe, sim, e é feita diariamente por movimentos sociais, sindicatos, auditorias internas e pelo próprio Ministério Público. A diferença é que, quando se trata de estatais federais, há uma estrutura de controle mais consolidada, fruto de décadas de luta por transparência. O problema é que, no caso de Zema, a denúncia não vem de “adversários políticos”, mas de um parlamentar que apresentou documentos e testemunhos. Se você realmente se preocupa com a justiça, deveria apoiar a investigação em todos os casos, sem tentar relativizar um crime gravíssimo como o trabalho escravo com o argumento do “mas o outro lado também faz”. Isso não é isenção, é conivência seletiva.

Mateus Silva

03/05/2026

O Renato Professor e a Célia Carmo acertaram em cheio. Não se trata de “política como sempre” — trabalho análogo à escravidão é a face mais brutal da acumulação primitiva que o discurso neoliberal de Zema tenta esconder atrás de planilhas de “eficiência”. Enquanto a esquerda mineira não articular uma crítica de classe a esses contratos milionários, vamos continuar vendo o “novo” virar o velho com maquiagem de gestão. Que a PGR e o MPT não arquivem essa denúncia como mais um inquérito para inglês ver.

Célia Carmo

03/05/2026

Renato Professor, fechou com propriedade! O Zema é a cara do neoliberalismo que explora e ainda posa de bonzinho. #ForaZema #TrabalhoEscravoÉCrime

Bia Carioca

03/05/2026

Renato Professor, cirúrgico. O falso equilíbrio é o refúgio de quem quer normalizar o anormal. Zema vendeu uma imagem de gestor técnico e eficiente, mas esses contratos e o trabalho escravo mostram que o “novo” é o velho de sempre com uma camisa de botão. Enquanto a esquerda briga, a direita empresarial vai sucateando o estado e tratando trabalhador como peça descartável.

Fernanda Oliveira

03/05/2026

Renato Professor, você está coberto de razão. Falso equilíbrio é a muleta de quem não quer se aprofundar nos fatos. Trabalho escravo é crime, e misturar isso com “política como sempre” é um desserviço. Que venham as investigações, e que a justiça olhe para as provas, não para os partidos envolvidos.

Renato Professor

03/05/2026

Pedro Silva, você tem razão em desconfiar de todo mundo, mas seu “ambos os lados” é um falso equilíbrio que já virou muleta. Trabalho análogo à escravidão não é “toma-lá-dá-cá”, é crime previsto no artigo 149 do Código Penal. Se Zema for condenado, não dá pra equiparar a um deputado que protocolou a denúncia. Isso é o básico do Estado de Direito, não partidarismo.

Pedro Silva

03/05/2026

Pois é, mais um capítulo dessa novela. O Zema chegou falando de gestão e eficiência, mas no fundo é o mesmo toma-lá-dá-cá de sempre. E o Rogério Correia, que também não é nenhum santo, aparece de paladino da moralidade. Tá tudo uma bagunça, ninguém presta.

João Batista Alves

03/05/2026

Pois é, Cíntia, triste mesmo ver um homem que se dizia de bem, defensor da família e da moral cristã, se enredar nessas tramoias. O problema não é ser empresário, é perder a alma e o temor a Deus no caminho, achando que tudo se justifica pelo resultado. Trabalho escravo é uma chaga que o Evangelho condena, não importa o partido ou a bandeira.

Mariana Ambiental

03/05/2026

Cíntia, você tocou no ponto central: o discurso da eficiência virou licença pra desumanizar. Enquanto a esquerda briga entre si, a direita empresarial vai normalizando trabalho análogo à escravidão e chamando de gestão moderna. Agroecologia e justiça social são o caminho, não esse neoliberalismo selvagem que trata gente como insumo descartável.

Cíntia Alves

03/05/2026

Cara, eu já esperava esse tipo de denúncia, mas ver o nome do Zema nessa sujeira é triste. Ele se vendeu como o gestor eficiente, mas na real é só mais um empresário que acha que estado é empresa e trabalhador é custo descartável. O PT também não é santo, mas trabalho escravo em contrato milionário é nível “tapa na cara do eleitor”.

Capitão Tavares 🇧🇷

03/05/2026

Mais um “empresário de sucesso” que chega no governo e o que a gente descobre? Contrato bilionário, trabalho escravo e crédito podre. Esse país tá entregue a uma quadrilha de terno e gravata enquanto o povo passa fome. Forças Armadas precisam urgentemente passar o Brasil a limpo, porque a PF e o STF tão mais preocupados em perseguir patriota do que prender ladrão de colarinho branco. Selva!

Mariana Oliveira

03/05/2026

É impressionante como a discussão nos comentários escancara um problema que a teoria política e os estudos raciais e de gênero tentam demonstrar há décadas: a naturalização da exploração quando ela é mascarada por um discurso de eficiência e gestão. O Sgt Bruno e o João Silva já apontaram a contradição central — o governador que se vende como “liberal moderno” entrega contratos milionários com suspeita de trabalho escravo. Mas eu gostaria de aprofundar um ponto que bell hooks chamaria de a “falácia da meritocracia branca e empresarial”. Quando um gestor público trata o estado como extensão de seus negócios privados, sem prestar contas às populações mais vulneráveis, ele está reproduzindo uma lógica colonial de exploração que sempre tratou corpos negros e pobres como descartáveis. Trabalho escravo não é acidente de percurso — é sintoma de um projeto que hierarquiza vidas.

A resposta da Adriana Silva é um caso clássico do que Kimberlé Crenshaw descreve como “cegueira interseccional”: reduzir a denúncia de exploração trabalhista a um xingamento partidário vazio (“faz o L”) é ignorar que o trabalho escravo atinge desproporcionalmente pessoas negras, migrantes e em situação de vulnerabilidade econômica. O governador pode não ser “comunista” — isso é um espantalho ridículo — mas o fato de ele ter sido eleito como empresário “bem-sucedido” e agora aparecer em contratos suspeitos mostra como o mito do self-made man esconde privilégios de classe e raça. A PGR e o MPT precisam investigar com lupa racial e de gênero: quem são os trabalhadores escravizados nesses contratos? De onde vêm? Qual a cor da pele? Quantas mulheres estão nessa condição? Sem esses recortes, a denúncia vira apenas mais um escândalo de corrupção genérico.

O Ahmed El-Sayed toca num ponto delicado ao sugerir que o Estado laico e mínimo abre brecha para a ganância. Discordo da solução dele — não acho que a resposta seja “trazer Deus de volta à gestão pública”, porque isso historicamente serviu para justificar escravidão e opressão de mulheres e LGBTQIA+. Mas ele acerta no diagnóstico: o neoliberalismo desregulamentado, vendido como “eficiência”, sempre tratou o trabalho como mercadoria e o trabalhador como insumo descartável. A diferença é que, enquanto Zema terceiriza serviços públicos para empresas de fachada, quem paga a conta são as trabalhadoras domésticas, os entregadores de aplicativo, as costureiras em condições análogas à escravidão. A academia já demonstrou exaustivamente — cito aqui a própria Crenshaw em “Mapping the Margins” — que políticas públicas “neutras” sempre beneficiam quem já está no topo da hierarquia.

Por fim, acho que precisamos ir além da mera indignação seletiva. O Marcos Andrade de Niterói tem razão ao comparar gestões, mas a comparação não pode virar disputa de “meu prefeito é melhor que seu governador”. O que está em jogo é um projeto de país que trata o serviço público como balcão de negócios. Enquanto a esquerda não articular uma resposta interseccional — que una denúncia trabalhista, recorte racial, crítica ao patriarcado e enfrentamento ao capitalismo predatório —, vamos continuar vendo esses escândalos se repetirem com outros nomes e partidos. O trabalho escravo em Minas Gerais não é um deslize ético do Zema; é a ponta do iceberg de um modelo que precisa ser desmantelado por completo. E isso exige mais do que representação na PGR: exige que a gente pare de tratar exploração como “erro de gestão” e comece a chamar pelo nome: violência de classe, racismo institucional e misoginia estrutural.

João Silva

03/05/2026

O Sgt Bruno foi cirúrgico. Enquanto a Adriana repete bordão vazio, o governador que se elegeu como gestor eficiente entrega Minas para o atraso mais absoluto. Trabalho escravo em pleno século XXI não é erro de gestão, é sintoma de um projeto de poder que trata o trabalhador como custo descartável. Paulo Freire já dizia: não basta denunciar a estrutura desumana, é preciso anunciar uma nova — e essa turma do “Estado mínimo” só anuncia mais miséria.

Sgt Bruno 🇧🇷

03/05/2026

Adriana, tu é o tipo de eleitor que acredita em papai Noel. Zema comunista? O cara é empresário quebrado que só sabe privatizar e entregar o estado. Trabalho escravo em contrato milionário não é “comunismo”, é safadeza pura. Selva!

Adriana Silva

03/05/2026

Faz o L, vai pra Cuba, Zema é comunista disfarçado de empresário!

    Marcos Andrade Niterói

    03/05/2026

    Adriana, comunista disfarçado é o Zema que se elegeu como liberal e entrega Minas Gerais para o atraso fiscal e trabalho escravo. Aqui em Niterói a gente sabe o que é gestão de verdade com Rodrigo Neves — túnel, metrô, mobilidade —, não esse teatrinho de empresário quebrado.

Ahmed El-Sayed

03/05/2026

Carmem, respeito seu ponto, mas discordo que o problema seja só falta de punição. O cerne é que o Estado laico e mínimo abre brecha pra ganância desenfreada. Quando tiramos Deus e a moral religiosa da gestão pública, o que sobra é lucro a qualquer custo, inclusive escravidão. O secularismo radical corrói os freios éticos, e os contratos suspeitos do Zema são prova disso.

Augusto Silva

03/05/2026

Silvia, querida, com todo respeito à sua mãe, mas confundir corrupção com política de recuperação fiscal é igual achar que inflação alta é culpa do preço do pão francês. Enquanto Zema terceiriza a fiscalização e fecha os olhos para trabalho análogo à escravidão, a dívida de Minas só cresce e o serviço público definha. Se for pra comparar, compara os números: no governo PT o estado tinha investimento e emprego; hoje tem contrato milionário suspeito e gente sem direito trabalhista.

Silvia Ramos

03/05/2026

Minha mãe sempre dizia: “A boca fala do que o coração está cheio.” Esse deputado do PT, que tanto critica o governador, devia lembrar que o Brasil inteiro viu o que aconteceu quando eles estavam no poder — corrupção, desemprego e família desestruturada. Trabalho escravo é pecado, sim, e quem faz isso merece a justiça de Deus e dos homens. Mas enquanto ficam nessa briga política, quem paga a conta é o povo que só quer paz e honestidade.

Carmem Souza

03/05/2026

Cláudio, concordo que o discurso de “gestão eficiente” vira cortina de fumaça, mas acho que a gente precisa tomar cuidado pra não demonizar toda iniciativa privada. O problema não é o Estado enxuto, é a falta de transparência e de punição pra quem desrespeita o trabalhador. Trabalho escravo é pecado e crime, não importa o partido.

Cláudio Ribeiro

03/05/2026

A Cecília tocou num ponto nevrálgico: a retórica da “gestão eficiente” sempre serviu como biombo para desregulamentar e terceirizar a fiscalização, que é justamente o que permite a reprodução dessas relações de trabalho análogas à escravidão. É o Estado mínimo para o direito do trabalhador e Estado máximo para socorrer o capital em dificuldade, como vimos nos contratos suspeitos.

Cecília Ramos

03/05/2026

Luciana, você tocou no ponto certo: enquanto o povo sofre no transporte e na carestia, esse pessoal que prega “gestão eficiente” tá enrolando contrato suspeito e deixando trabalhador virar escravo. Isso é fruto de um projeto que tira o Estado da fiscalização e entrega tudo ao mercado, e a Bíblia é clara: quem explora o pobre insulta o Criador. Cadê a indignação das igrejas que apoiaram esse governo?

Luciana Santos

03/05/2026

Mais um capítulo dessa novela. Enquanto a gente pega ônibus lotado e paga passagem cara, eles tão aí se enchendo de dinheiro público. Trabalho escravo em pleno 2025? Isso é coisa de gente que acha que pode tudo. Cadê a fiscalização que nunca vem?

Rubens O Pescador

03/05/2026

Roberto Lima, o agro produz sim, mas cadê a comida barata na mesa do povo? No tempo do Lula e da Dilma eu criava meus porcos e comprava mantimento sem aperto. Agora o Zema faz contratos suspeitos e o trabalhador mineiro vira escravo de verdade. Quem viveu sabe a diferença.

Letícia Fernandes

03/05/2026

É curioso observar como a discussão nos comentários rapidamente se desvia do cerne da denúncia para uma disputa moral entre “nós” e “eles”, como se a existência de trabalho escravo contemporâneo em Minas Gerais fosse apenas um argumento retórico para ser usado contra ou a favor de um governante. O que me parece patológico nessa dança ideológica é a recusa em enxergar que a figura de Romeu Zema, assim como a de qualquer governante burguês, não é a causa, mas sim a expressão mais visível de uma engrenagem que transforma corpos em mercadoria descartável. O trabalho análogo à escravidão não é um desvio de caráter individual; é a realização mais sincera da lógica do capital quando encontra Estado cúmplice e fiscalização capenga.

Lucas Andrade tocou num ponto crucial ao lembrar que o maquinário de exploração segue intacto, mas acho que podemos ir além. A denúncia do deputado Rogério Correia, embora necessária no plano imediato da luta política, corre o risco de ser capturada pelo que Gramsci chamaria de “reforma moral e intelectual” superficial: troca-se um gestor por outro, mantém-se a mesma estrutura de crédito abusivo, terceirização criminosa e precarização que alimenta o chamado “empreendedorismo” de miséria. Enquanto a esquerda institucional perder tempo provando que Zema é corrupto, a burguesia mineira já está desenhando o próximo candidato que fará o mesmo com outros métodos.

O que me causa uma pena quase clínica é ver a direita, personificada aqui no Roberto Lima, reagindo com o reflexo pavloviano de defender o agro e atacar o PT, sem perceber que está defendendo justamente o modelo que transforma trabalhadores rurais em devedores eternos do sistema financeiro. O “agro que produz” que ele exalta é o mesmo que usa crédito rural subsidiado pelo Estado, sonega direitos trabalhistas e depois culpa o “comunismo” quando alguém ousa pedir um salário digno. É a mesma estrutura que, em nome da produtividade, naturaliza jornadas exaustivas e condições degradantes.

Por fim, acho sintomático que a Lurdinha tenha trazido a teologia para o debate. Ela não está errada ao chamar atenção para a hipocrisia dos “fariseus” do poder, mas comete o erro de achar que a solução está na conversão individual dos maus governantes. O problema é estrutural, e a estrutura não se converte. Enquanto acreditarmos que a salvação virá de um governante bom ou de uma igreja que abençoe o capital, estaremos apenas trocando a cor da camisa de quem administra a mesma máquina de moer gente. A denúncia contra Zema é importante, mas se ficar só nela, vira mais um capítulo da novela eleitoral que nunca termina.

Marina Costa

03/05/2026

Roberto Lima, você sempre caindo no mesmo papo de que “o PT só denuncia na véspera de eleição”. Trabalho escravo é pecado aos olhos de Deus, não importa o partido. Se Zema tem culpa no cartório, que pague por isso, e se o PT também erra, que seja denunciado igual. O que não pode é passar pano pra corrupção só porque o político é de direita.

    João Carlos da Silva

    03/05/2026

    Marina, seu raciocínio ético faz falta nesse debate: a denúncia de trabalho escravo não é moeda de troca partidária, é violação estrutural de direitos que o Estado deveria coibir independentemente de calendário eleitoral. O que me preocupa é que, ao reduzir a discussão ao “pecado” individual dos políticos, a gente perde de vista o sistema que legitima essas terceirizações predatórias e a financeirização do crédito que o Lucas apontou.

Roberto Lima

03/05/2026

Carlos Oliveira, o problema é que o PT sempre aparece com essas denúncias na véspera de eleição, mas nunca mostra os próprios podres. O Zema pode até ter erros, mas enquanto esse bando de comunista fica fazendo teatro, o agro produz e o Brasil cresce. Cadê a denúncia contra o Lula e o pessoal dele que encheu o país de corrupção?

    Lucas Andrade

    03/05/2026

    Roberto, essa dicotomia entre “agro que produz” e “comunista que faz teatro” é justamente a armadilha que o capitalismo tardio adora: nos distrai com a moralidade dos agentes individuais enquanto o maquinário de exploração segue intacto, produzindo trabalho escravo e crédito abusivo nos dois lados do balcão.

Lurdinha Deus Acima de Todos

03/05/2026

Gente, pelo amor de Deus, vão fechar as igrejas e ninguém tá vendo? 😱🙏 Zema e esse povo tudo fariseu, só pode ser o capiroto solto no Brasil! 🇧🇷🔥

Carlos Oliveira

03/05/2026

Pois é, Cecília, bonito discurso contra “Estado inchado”, mas cadê a indignação quando o governo Zema terceiriza serviço público pra empresário amigo e ainda deixa trabalhador em condição de escravidão? Enquanto isso, a gente aqui na rua, motorista de app, sem direito a nada, vendo o dinheiro do povo virar propina disfarçada de contrato. Cadê o “enxugamento” que tanto prometeram?

Cecília Alves

03/05/2026

Mais um show de horrores do Estado inchado que a esquerda adora. Se Zema realmente fez contratos suspeitos, que seja investigado e punido, mas duvido que esse deputado petista tenha a mesma energia para denunciar os conluios sindicais e as mamatas do próprio partido. O problema não é o governador, é o sistema que permite que políticos de todos os lados usem o dinheiro do contribuinte como se fosse privado.

    Clarice Historiadora

    03/05/2026

    Cecília, sua análise ignora que o “sistema” que você critica foi desenhado justamente por governos que prometiam enxugar o Estado e acabaram criando esses mecanismos de captura. O problema não é o tamanho do Estado, mas quem o controla e para quê.

    Julia Andrade

    03/05/2026

    Cecília, você toca num ponto central que merece ser aprofundado para além do “os dois lados são iguais”. Quando você diz que “o problema é o sistema”, está absolutamente certa — mas a pergunta que fica é: que sistema é esse? Porque o que vemos em Minas Gerais não é um desvio genérico de “políticos de todos os lados”, mas um padrão muito específico de governança que se repete em estados governados pelo chamado “novo gerencialismo público”. A terceirização selvagem, os contratos milionários com organizações sociais sem transparência real, o crédito consignado abusivo para servidores — isso não é fruto de um “sistema” abstrato, é a materialização de uma agenda que reduz o Estado a uma máquina de transferência de recursos públicos para o setor privado sem controle social.

    Sobre a acusação de que deputados petistas não denunciam “conluios sindicais”, acho importante lembrar que sindicatos são organizações de trabalhadores que, ao contrário de empresas contratadas pelo Estado, têm seus dirigentes eleitos pelos próprios associados e prestam contas em assembleias abertas. Não é um sistema perfeito, longe disso, mas comparar a captura privada de recursos públicos via contratos superfaturados com a gestão sindical é um falso paralelo. Um contrato de R$ 200 milhões com uma OS que não tem sequer um conselho fiscal com participação da sociedade civil é estruturalmente diferente de uma negociação coletiva que, por mais problemática que seja, está inserida num marco de direitos trabalhistas e fiscalização judicial.

    O que me preocupa no seu argumento é que ele acaba funcionando como uma cortina de fumaça: ao generalizar a crítica para “todos os lados”, dilui-se a responsabilidade específica de quem está no poder agora. Quando Zema foi eleito, ele prometeu exatamente romper com o “sistema”. Mas o que vemos são os mesmos mecanismos de sempre — só que com roupagem moderna, discurso de eficiência e menos transparência. Se o problema é o sistema, como você diz, então precisamos perguntar: por que governos que se apresentam como antissistema reproduzem as mesmas práticas de captura, só que com novos atores? Talvez a resposta esteja no fato de que o “sistema” não é uma entidade metafísica, mas um conjunto de relações de poder que beneficia quem já está no topo — independente da sigla partidária.

    Lucas Pinto

    03/05/2026

    Cecília, você toca num ponto que é quase um mantra do senso comum conservador: a ideia de que o “Estado inchado” é a raiz de todos os males e que a esquerda seria hipócrita por não denunciar os próprios. O problema é que essa análise, embora pareça equilibrada, opera num vácuo histórico e conceitual. Você naturaliza o “sistema” como uma entidade metafísica, pairando acima das classes e dos interesses materiais. Quando você diz que “o problema é o sistema”, está fazendo uma concessão retórica, mas na prática esvazia o conceito de qualquer conteúdo político. Qual sistema? O capitalismo neoliberal, que desde os anos 1990 vem terceirizando serviços públicos, fragilizando mecanismos de controle e transformando o Estado num balcão de negócios para a iniciativa privada? Esse mesmo sistema que o Zema, com seu discurso de gestão eficiente, aprofunda ao entregar estatais e contratos bilionários para empresas sem licitação adequada?

    O “Estado inchado” que você critica é uma abstração conveniente. O que temos em Minas, e no Brasil, não é um Leviatã gigantesco e ineficiente por acaso. É um Estado desenhado para servir ao capital, com setores inteiros sucateados (saúde, educação) enquanto áreas estratégicas são privatizadas ou entregues a grupos específicos. Quando Rogério Correia denuncia trabalho escravo e crédito abusivo ligados a Zema, ele não está fazendo “show de horrores” — está apontando a engrenagem real do sistema: a exploração da força de trabalho e a financeirização da miséria. Dizer que “os dois lados são iguais” é uma forma de paralisia analítica que beneficia justamente quem está no poder. O PT, com todos os seus erros e contradições que merecem crítica feroz, ao menos pautou a expansão de direitos e o controle estatal sobre setores estratégicos. Zema e seus pares pautam a redução do Estado ao mínimo para o pobre e ao máximo para o empresário amigo.

    O “sistema” que você menciona não é uma fatalidade. É um campo de disputa. E quando você desvia o foco da denúncia concreta de Zema para um “ambos os lados” genérico, você está, conscientemente ou não, fazendo o jogo de quem quer despolitizar o debate. Gramsci já nos ensinou que o senso comum é o terreno onde a hegemonia se consolida. Repetir que “todo político é igual” é a fórmula perfeita para que os políticos que servem ao capital continuem operando sem resistência organizada. Se você quer realmente entender o sistema, precisa parar de tratá-lo como uma abstração e começar a olhar para quem ganha e quem perde com cada contrato, cada terceirização, cada denúncia abafada.


Leia mais

Recentes

Recentes