Menu

Governo Lula lança Desenrola 2.0 com uso do FGTS e juros mínimos de 1,99% ao mês

62 Comentários🗣️🔥 Cédulas de real sobrepostas por um mapa do Brasil e elementos da bandeira nacional. (Foto: metropoles.com) O governo federal prepara o lançamento do Desenrola 2.0, programa de renegociação de dívidas que utilizará recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para aliviar o endividamento das famílias brasileiras. Segundo informações do portal […]

62 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Cédulas de real sobrepostas por um mapa do Brasil e elementos da bandeira nacional. (Foto: metropoles.com)

O governo federal prepara o lançamento do Desenrola 2.0, programa de renegociação de dívidas que utilizará recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para aliviar o endividamento das famílias brasileiras.

Segundo informações do portal Metrópoles, até R$ 4,5 bilhões do FGTS poderão ser liberados para viabilizar os acordos, beneficiando principalmente consumidores de baixa e média renda. A chamada faixa 1, destinada a quem possui renda de até dois salários mínimos, terá descontos expressivos em dívidas negativadas.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou que os descontos podem chegar a 90% do valor devido. A estratégia combina abatimentos significativos com condições de crédito sustentáveis, visando evitar o retorno ao endividamento.

Equipes técnicas avaliam a limitação do Custo Efetivo Total (CET) nas operações, com foco na redução das taxas de juros. Fontes do setor financeiro indicam que as renegociações serão oferecidas com juros de 1,99% ao mês, em contraste com a Selic atual de 14,5% ao ano.

A taxa básica de juros, definida pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, serve como referência para o controle da inflação e impacta diretamente o custo do crédito no país.

O FGTS atuará como garantia nas operações, permitindo que trabalhadores utilizem até 20% do saldo disponível para quitar dívidas com juros elevados, como as de cartão de crédito. Além disso, o fundo poderá funcionar como garantia em operações com instituições financeiras, facilitando a oferta de taxas menores e integrando o crédito consignado privado.

Diferentemente da primeira fase do programa, que utilizou garantias do Tesouro Nacional, o governo busca sustentabilidade fiscal no Desenrola 2.0. O secretário do Tesouro Nacional, Daniel Leal, destacou a necessidade de evitar impactos fiscais diretos no Fundo Garantidor de Operações.

Detalhes operacionais, como limites de uso do FGTS e regras para diferentes modalidades de dívida, ainda estão em discussão. A adesão de bancos e fintechs ao programa também segue em negociação, em um cenário de rigidez fiscal e expectativa de alívio para as famílias de menor renda.

Leia mais sobre o assunto na metropoles.com.


Leia também: Lula lança Desenrola Brasil 2.0: juros de 1,99% e bloqueio de apostas online por 12 meses


📨 Inscreva-se na Newsletter de O Cafezinho

Receba nossas análises e as principais notícias diárias do Brasil e do Sul Global.


Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Karina Libertária

03/05/2026

Luan, vc ta certissimo. FGTS é dinheiro suado de quem trabalha e paga imposto, não esmola pra caloteiro. Aqui em Miami a gente aprende que se vc não paga suas contas, vai pro credit score negativo e se vira. Esse povo que defende Desenrola é o mesmo que acha que o Brasil vai virar uma Venezuela. Vergonha alheia ver o governo usando o fundo do trabalhador pra fazer marketing.

Luciana Santos

03/05/2026

Pois é, mais uma vez vão usar o FGTS pra apagar incêndio. Enquanto isso, a inflação come o poder de compra e ninguém fala em gerar emprego de verdade. Promessa todo governo faz, mas na hora do aperto quem paga a conta é sempre o mesmo.

Cláudio Ribeiro

03/05/2026

O debate aqui reproduz uma dicotomia empobrecedora entre “meu dinheiro” e “caloteiro”, como se o FGTS fosse uma poupança individual isolada das contradições do capitalismo financeiro. O que o Desenrola 2.0 revela, na verdade, é a falência do modelo de crédito predatório que transforma o trabalhador em devedor crônico para sustentar a lucratividade dos bancos. Enquanto não enfrentarmos a lógica da financeirização da vida, qualquer programa de renegociação será apenas um paliativo que transfere o custo do sistema para o próprio trabalhador.

Rick Ancap

03/05/2026

Luan, cala boca e vai estudar, FGTS é dinheiro confiscado do trabalhador e o governo dando pra caloteiro, enquanto isso o mercado livre ia resolver tudo com juros reais e sem essa palhaçada de estado.

Jeferson da Silva

03/05/2026

Pessoal, o FGTS é do trabalhador sim, mas também serve pra amparar a gente em momentos de aperto. Já vi muito colega de fábrica se afundar em dívida de cartão de crédito com juros de 400% ao ano porque perdeu o emprego ou teve um problema de saúde. Se o governo usar o fundo pra renegociar com juro de 1,99% e tirar o nome da gente do SPC, é melhor do que deixar o banco comer o salário do mês inteiro. O Adalberto e o Luan aí tão defendendo banqueiro sem saber, como sempre.

Luan Silva

03/05/2026

Mais um “presente” do Lula com o dinheiro suado do trabalhador. FGTS é meu, não é pra bancar caloteiro não. Vai pra Cuba, seu bosta!

Evelyn Olavo

03/05/2026

O Caio aí acha que é sociólogo, mas mal deve ter lido um livro de economia básica. FGTS é dinheiro do trabalhador, sim, mas usaram isso pra salvar banco em 2015 e ninguém chamou de comunismo. O problema é que o pobre sempre paga a conta no final, com juros ou sem juros.

Caio Vieira

03/05/2026

Caro Adalberto, permita-me oferecer uma perspectiva sociológica que transcende a dicotomia rasa entre “meu dinheiro” e “caloteiro”. A noção de propriedade que você invoca é, em si, uma construção histórica e jurídica que jamais existiu em estado puro. O FGTS, longe de ser um pecúlio individual intocável, opera como um fundo de solidariedade intergeracional, cujo desenho original – herança do período getulista – sempre pressupôs uma função social: proteger o trabalhador demitido sem justa causa e, agora, servir de lastro para políticas anticíclicas. Negar essa dimensão coletiva é ignorar que o capitalismo periférico brasileiro sempre exigiu mecanismos de compensação para as assimetrias estruturais do mercado de trabalho.

A discussão sobre juros, tão bem pontuada pelo João Martins e pela Alice T., revela a hegemonia de uma racionalidade financeira que naturaliza a usura bancária enquanto patologiza qualquer intervenção estatal. Quando o rotativo do cartão de crédito alcança 400% ao ano, estamos diante de um verdadeiro confisco às avessas – uma transferência de renda dos devedores para o rentismo bancário, legitimada por uma ideologia que trata o endividamento como falha moral individual. O Desenrola 2.0, com seus 1,99% ao mês, não é esmola; é a tentativa de reverter, ainda que parcialmente, essa lógica predatória que Gramsci chamaria de “hegemonia do capital financeiro”.

A crítica da Mariana Costa sobre a faca de dois gumes é pertinente e merece aprofundamento. De fato, hipotecar o FGTS como garantia pode criar uma nova camada de vulnerabilidade para quem já está na corda bamba. No entanto, é preciso contextualizar: o trabalhador que recorre a esse expediente geralmente já esgotou todas as outras alternativas – inclusive o saque-aniversário, que o mercado transformou em antecipação de crédito consignado disfarçado. O problema não está no uso do fundo, mas na ausência de uma regulação mais robusta que impeça a financeirização predatória do salário.

Por fim, uma observação metodológica: a dicotomia entre “quem pagou” e “quem deve” oculta a natureza sistêmica do endividamento. Estudos do Ipea e da PNAD Contínua mostram que 70% das famílias endividadas no Brasil ganham até dois salários mínimos. Não se trata de uma escolha individual, mas de um fenômeno estrutural, agravado pela inflação de alimentos, pelo desemprego e pela ausência de uma política de crédito popular. O Desenrola 2.0, com todas as suas contradições, ao menos reconhece que o problema é coletivo e exige respostas igualmente coletivas – algo que o liberalismo de mercado, com sua obsessão por responsabilização individual, jamais conseguirá oferecer.

Mariana Costa

03/05/2026

O Adalberto exagerou no tom, mas a Alice tem um ponto forte: enquanto o rotativo do cartão de crédito joga os juros nas alturas, qualquer medida que tire o pobre do sufoco é bem-vinda. O problema é que usar FGTS como garantia vira uma faca de dois gumes — alivia agora, mas compromete a segurança financeira lá na frente. Será que não dava pra atacar a causa, que são esses juros abusivos, em vez de só remediar com o dinheiro do trabalhador?

Adalberto Livre

03/05/2026

AH, CLARO, MAIS UM PROGRAMA DO LULA PRA GENTE PAGAR A CONTA DOS OUTROS. FGTS É MEU DINHEIRO, NÃO É PRA RENEGOCIAR DÍVIDA DE CALOTEIRO NÃO. ESSE DESENROLA É PIOR QUE O COMUNISMO!

Alice T.

03/05/2026

João Martins, a matemática que você citou é real, mas falta um dado nessa conta: o pobre endividado não tá deixando o FGTS render 3% porque ele já sacou até o último centavo pra sobreviver. Enquanto isso, banco cobra 400% ao ano no rotativo e ninguém chama de confisco. O problema não é o Desenrola, é o sistema que transforma trabalhador em refém do crédito podre desde sempre.

João Martins

03/05/2026

Olha, vou ser sincero: toda vez que anunciam “Desenrola”, “Refis”, “Renegociação” com dinheiro do FGTS, eu já pego a calculadora. O problema não é ideológico — é matemático. O FGTS rende 3% ao ano mais TR, que hoje está perto de zero. Isso significa que o trabalhador que deixa o dinheiro lá perde poder de compra todo santo dia para a inflação. Agora, usar esse fundo que já é mal remunerado para pagar dívida com juro de 1,99% ao mês (que dá uns 26,7% ao ano) não é exatamente um grande negócio. É trocar um problema por outro: você reduz a dívida agora, mas esvazia a poupança forçada que poderia servir para entrada da casa própria ou para uma emergência real. O governo está tratando o sintoma, não a causa.

A discussão nos comentários aqui embaixo mostra um racha clássico. A Marina e o Carlos têm um ponto legítimo sobre o “prêmio ao inadimplente” — de fato, o sistema atual pune quem paga em dia com juros altos e depois dá desconto para quem atrasou. Mas a Ana Karine também acerta quando lembra que o endividamento das famílias brasileiras não é fruto de irresponsabilidade individual pura e simples. Os dados do BC mostram que a renda real do trabalhador está estagnada há uma década, enquanto o custo do crédito no Brasil é um dos mais altos do planeta. O spread bancário médio gira em torno de 30 pontos percentuais. Isso não é “gastar demais”, é o sistema financeiro operando como um oligopólio que cobra o que quer.

O que me incomoda de verdade é a falta de transparência nos números. Até agora, não vi nenhum estudo de impacto fiscal desse Desenrola 2.0. Quanto o governo vai deixar de arrecadar com o perdão de multas e juros? Quanto o FGTS vai desembolsar efetivamente? E, mais importante: qual a taxa de reincidência dos participantes do Desenrola 1? Se for alta — como sugerem alguns levantamentos do Serasa —, estamos apenas empurrando o problema com a barriga. Sem educação financeira estrutural, sem reforma no crédito consignado e sem limitação real dos juros rotativos do cartão, isso vira um ciclo vicioso.

Resumindo: não sou contra renegociação de dívidas. Em situações de choque econômico (pandemia, desemprego), faz sentido. Mas usar o FGTS como muleta recorrente é perigoso. O trabalhador que paga as contas em dia não precisa de prêmio moral — precisa de juros mais baixos e de um mercado de crédito que não trate todo mundo como potencial caloteiro. Enquanto isso não vier, programas como esse são remédio que não cura a doença.

Carlos Mendes

03/05/2026

João Carlos, você tocou no ponto central: o trabalhador que paga as contas em dia é tratado como otário nesse país. Enquanto isso, o governo usa o FGTS — que já é um confisco disfarçado de poupança forçada — para bancar a festa dos caloteiros. Cadê o desconto pra quem nunca devia nada?

    Ana Karine Xavante

    03/05/2026

    Carlos, eu entendo a frustração de quem se sente punido por ter feito “tudo certo”. É um sentimento legítimo, e a esquerda erra quando trata essa queixa como mero ressentimento de classe média. Mas preciso discordar da premissa de que o FGTS é “confisco” e de que o problema é “bancar caloteiros”. Vamos desmontar isso com calma, porque o debate precisa sair do lugar-comum do “otário vs. caloteiro”.

    Primeiro, o FGTS nunca foi uma poupança voluntária. Ele é um salário diferido que o Estado retém do trabalhador para financiar políticas públicas — habitação, saneamento, infraestrutura. O dinheiro não é “seu” no sentido liberal clássico; ele é um fundo coletivo gerido com finalidade social. Quando o governo permite usar parte desse fundo para renegociar dívidas, não está “confiscando” nada: está realocando um recurso que já é, por natureza, um instrumento de intervenção estatal na economia. Se você acha isso errado, a briga não é com o Desenrola, é com a própria existência do FGTS desde 1966.

    Segundo, a dicotomia “quem paga em dia vs. caloteiro” esconde a estrutura real do endividamento no Brasil. Não se trata de irresponsabilidade moral individual. O trabalhador que se endivida não é um aproveitador; é alguém que, diante de um salário que não cobre o custo de vida, recorre ao crédito rotativo do cartão ou ao cheque especial com juros de 400% ao ano. A dívida não nasce do “gastar mais do que ganha” num vácuo ético — ela nasce de um sistema em que o aluguel come 40% da renda, o preço do arroz dispara e o transporte público engole o que sobra. O “otário” que nunca devia nada muitas vezes é quem teve a sorte de não ser demitido, não ter um parente doente ou não morar numa área alagável. A linha entre “responsável” e “endividado” é muito mais fina do que o discurso meritocrático admite.

    Por fim, a pergunta “cadê o desconto pra quem nunca devia?” tem resposta, mas não é a que você espera. O desconto já existe: é não pagar juros abusivos. Quem nunca se endividou não precisa do Desenrola porque não foi capturado pela armadilha do crédito predatório. A política não premia a “virtude” porque a virtude, nesse caso, é não ter caído numa cilada que o sistema financeiro desenhou para todo mundo. O que deveria indignar não é o pobre ter chance de respirar, é o fato de que, sem o Desenrola, milhões continuariam reféns de taxas que beiram a usura — enquanto os bancos batem recorde de lucro. O “otário” de verdade é quem acredita que o problema são os outros se livrando de dívidas, e não os juros que transformam qualquer imprevisto em sentença de pobreza eterna.

João Carlos Silva

03/05/2026

Pois é, mais uma vez vão usar o FGTS pra resolver BO de dívida. Mas ninguém pergunta: e quem nunca atrasou conta, pagou tudo certinho, vai ter algum benefício também? Parece que só quem se enrola ganha desconto. O trabalhador que honra os compromissos fica sempre de fora.

Marina Costa

03/05/2026

Mais uma vez o governo brincando com o dinheiro suado do trabalhador que honra seus compromissos. O FGTS é uma reserva sagrada para momentos de necessidade, não um fundo para bancar irresponsabilidade financeira de quem gasta mais do que ganha. Enquanto isso, a família que se esforça para viver dentro do orçamento continua sendo penalizada com juros altos e inflação descontrolada. O que o Brasil precisa é de educação financeira e moral, não de mais incentivo ao endividamento.

    Marcos Andrade Niterói

    03/05/2026

    Marina, seu discurso de “reserva sagrada” ignora que o FGTS já é usado há décadas para financiar habitação e infraestrutura que beneficiam justamente quem mais precisa. O problema não é o pobre se endividar, é o sistema financeiro lucrar com juros abusivos enquanto o Estado tenta oferecer uma saída minimamente digna.

Ricardo Menezes

03/05/2026

Mais uma palhaçada com o dinheiro suado de quem trabalha. O FGTS é do trabalhador, não um caixa dois pra governo populista maquiar desastre fiscal. Enquanto isso, quem é responsável paga juro de agiota no cheque especial e o Estado continua sugando até o último centavo do contribuinte que produz.

    Letícia Fernandes

    03/05/2026

    Ricardo, há uma ironia tão profunda no seu comentário que quase me comove — você denuncia o “Estado sugando o contribuinte que produz” ao mesmo tempo em que defende, sem perceber, a mais perversa das engrenagens do capitalismo financeiro brasileiro. O FGTS nunca foi, repito com todas as letras, uma poupança do trabalhador. É um fundo de acumulação forçada, criado em 1966 pela ditadura civil-militar, que obriga o empregado a depositar 8% do salário num fundo que rende menos que a inflação histórica, enquanto o sistema financeiro usa esse lastro barato para financiar obras públicas e rolar dívida da União a juros subsidiados. Você chama de “palhaçada” o governo usar esse dinheiro para renegociar dívidas de quem está superendividado; eu chamo de cinismo a indignação seletiva que só aparece quando o pobre respira, mas nunca quando o banco lucra 30% ao ano com juros rotativos.

    O seu grito de “quem é responsável paga juro de agiota no cheque especial” é uma verdade que você mesmo não consegue levar até as últimas consequências. Quem é “responsável” nesse sistema? O trabalhador que, sem acesso a crédito barato, recorre ao cheque especial com juros de 300% ao ano? Ou o banco que, amparado por uma taxa Selic real das mais altas do mundo, transforma o endividamento das famílias no seu principal produto? O Desenrola não é “maquiagem fiscal”, é um paliativo dentro de uma estrutura que produz endividamento em massa. A verdadeira maquiagem é acreditar que o problema se resolve com moralismo individual — “se você fosse responsável, não estaria devendo” — quando a realidade objetiva mostra que 70% das famílias brasileiras estão endividadas não por irresponsabilidade, mas porque o custo de vida supera o salário mínimo em qualquer cálculo minimamente honesto.

    Você fala em “caixa dois pra governo populista” como se o Estado fosse um ente abstrato que suga o contribuinte por pura maldade. O Estado brasileiro, Ricardo, é a expressão política da correlação de forças entre classes. Quando o governo usa FGTS para abater dívida de quem deve, ele está, ainda que de forma insuficiente e contraditória, tentando conter uma crise social que o próprio modelo econômico gerou. O “populismo” que você critica é, na verdade, a tentativa desesperada de amortecer as contradições de um capitalismo periférico que, desde a redemocratização, nunca conseguiu oferecer ao trabalhador nem emprego estável nem salário digno. Enquanto isso, os mesmos bancos que chamam de “responsáveis” os clientes que pagam juros de agiota são os maiores financiadores de títulos públicos, lucrando com a dívida que você diz odiar.

    No fundo, sua indignação é legítima — o trabalhador que “paga as contas em dia” realmente é penalizado. Mas o erro é dirigir essa raiva para o programa que tenta, com todas as limitações, aliviar o sufoco de quem já está no vermelho, em vez de questionar por que o sistema financeiro pode cobrar 1,99% ao mês no Desenrola enquanto o cheque especial custa 12% ao mês. A pergunta que você deveria fazer não é “por que o governo está usando meu FGTS?”, mas “por que meu FGTS, que é meu, rende menos que a poupança e ainda é usado como lastro para o mercado?” A resposta, meu caro, é que o capitalismo brasileiro não precisa da sua consciência; precisa do seu suor, do seu FGTS e da sua revolta mal direcionada.

João Silva

03/05/2026

A Marta já disse quase tudo, mas vale reforçar: o problema não é o pobre renegociar dívida com o próprio dinheiro, é a estrutura que transforma o FGTS num banco privado do trabalhador enquanto os bancos continuam lucrando com juros que seriam usura em qualquer país civilizado. Enquanto não enfrentarmos a concentração bancária e a lógica do rentismo, vamos continuar tratando sintoma com aspirina.

Marcos Conservador

03/05/2026

Mais uma engenharia financeira pra maquiar a realidade. O FGTS é do trabalhador que cumpre com suas obrigações, não fundo de aval pra irresponsabilidade fiscal. Enquanto isso, o brasileiro que paga as contas em dia continua sendo penalizado com juros altos e inflação.

    Marta

    03/05/2026

    Marcos, meu filho, senta aqui que a tia Marta vai te dar uma aula de história econômica, porque pelo visto você só aprendeu a repetir bordão de coach de internet. Primeiro, você fala em “irresponsabilidade fiscal” como se o Brasil tivesse descoberto o que é gastar mal ontem. O FGTS foi criado em 1966 pelos militares, num período em que o trabalhador não tinha estabilidade nenhuma — o fundo era um mecanismo de indenização forçada, não uma poupança bonitinha. O dinheiro do FGTS sempre foi usado pelo governo para financiar habitação, saneamento e infraestrutura a juros subsidiados. Sempre. Desde a ditadura. Então, quando Lula propõe usar uma parte desse dinheiro para renegociar dívidas de quem está negativado, ele não está inventando a roda — está apenas desviando o fluxo do “cassino bancário”, como bem colocou o João Carvalho ali em cima, para aliviar a vida de quem mais precisa.

    Segundo, você reclama que “o brasileiro que paga as contas em dia continua sendo penalizado com juros altos e inflação”. Meu anjo, você acha mesmo que isso é culpa do Desenrola? A taxa básica de juros do Brasil está em 13,75% ao ano porque o Banco Central independente, que você tanto aplaude, acha que combater inflação com juro alto é a única ferramenta. O Desenrola 2.0 é uma tentativa de, na margem, furar esse cerco dos bancos que cobram 400% ao ano no rotativo do cartão. Se o trabalhador que cumpre as obrigações está sendo penalizado, a briga não é com o pobre endividado — é com o sistema financeiro que lucra com spread escorchante. Você está confundindo o alvo, menino. O inimigo não é o vizinho que perdeu o emprego e não conseguiu pagar o carnê; o inimigo é o banco que cobra juro de agiota e o mercado financeiro que transforma dívida em lucro.

    Terceiro, você fala em “maquiar a realidade”. Pois eu vou te contar qual é a realidade real: o Brasil tem 70 milhões de pessoas negativadas. Setenta milhões. Isso não é irresponsabilidade individual, é consequência de um modelo econômico que precarizou o trabalho, arrochou salários e deixou o povo sem rede de proteção. O Desenrola não é perfeito, mas é um paliativo necessário. Enquanto isso, o mercado financeiro continua pagando juros reais positivos para quem tem dinheiro aplicado, enquanto o trabalhador paga a conta. Você, que se diz conservador, deveria conservar o que? O privilégio de quem já está no azul? Ou a dignidade de quem está no vermelho? Porque, pelo seu discurso, parece que você acha que pobre só merece castigo. Lula está tentando dar uma chance. Se você não gosta, sugiro que pare de reclamar e comece a sugerir algo que não seja “deixar o povo se virar”.

Carlos Henrique Silva

03/05/2026

João Carvalho tocou no ponto nevrálgico com uma precisão que merece ser destacada. O FGTS nunca foi, nem de longe, uma “poupança voluntária” do trabalhador — é um mecanismo de acumulação forçada que historicamente serviu ao sistema financeiro como lastro barato para financiar infraestrutura e, de quebra, engordar os lucros dos bancos. Dito isso, a crítica ao Desenrola 2.0 não pode se resumir a um “menos pior” conformista. O que estamos vendo é o Estado novamente operando como bombeiro de um incêndio que ele mesmo ajudou a atiçar: a financeirização do consumo, a ausência de controle sobre o spread bancário e a renda do trabalho transformada em garantia de empréstimo.

O problema de fundo é estrutural. O governo Lula, ao lançar um programa que usa FGTS como colateral para renegociação a juros de 1,99% ao mês, está administrando a crise do endividamento sem enfrentar suas causas reais. Por que o spread bancário brasileiro é um dos maiores do mundo? Por que os bancos privados continuam lucrando bilhões enquanto as famílias se afogam em dívidas de cartão de crédito com juros que beiram 400% ao ano? Um programa sério de renegociação deveria vir acompanhado de regulação efetiva do crédito, limitação legal dos juros e, principalmente, uma política de valorização real do salário mínimo que desse ao trabalhador condições de honrar seus compromissos sem recorrer a esse tipo de “socorro” que, no fim, só aprofunda a dependência do sistema financeiro.

A discussão sobre o “mérito” do endividamento, que aparece na fala do Célio e do Carlos Rocha, é um clássico discurso de culpabilização da vítima que ignora a realidade concreta da classe trabalhadora. Não se trata de “irresponsabilidade individual” quando a inflação corrói o poder de compra, o desemprego estrutural persiste e o salário mínimo, mesmo com os reajustes recentes, ainda está longe de cobrir o custo de vida real em cidades como São Paulo. O endividamento das famílias brasileiras é um fenômeno sistêmico, não uma escolha moral. O trabalhador não se endivida porque “gasta demais”, mas porque o custo de vida é alto demais para o que ganha. Usar o FGTS como muleta para esse problema é como tratar um câncer com analgésico.

E tem mais um ponto que a Cecília Ramos insinuou e que precisa ser aprofundado: 1,99% ao mês é juro de agiotagem com verniz de política pública. Em qualquer país com um mínimo de regulação financeira, juro real ao consumidor não passa de 1% ao mês. Aqui, o governo anuncia 1,99% como se fosse um feito heroico. Isso revela o quanto a correlação de forças no Brasil é desfavorável ao trabalhador: o Estado negocia com os bancos como se eles fossem parceiros, e não agentes de um sistema extrativista que drena a renda nacional. Enquanto a esquerda não pautar com força a estatização de pelo menos um grande banco de varejo ou a criação de um sistema público de crédito com juros reais baixos, programas como o Desenrola serão sempre paliativos que maquiam a estrutura de exploração. O FGTS é do trabalhador, sim, e deveria ser usado para construir moradia digna, financiar educação e gerar emprego — não para pagar a conta de um sistema bancário que nunca perde.

Carlos Rocha

03/05/2026

O Celio foi cirúrgico. FGTS é patrimônio do trabalhador que honra seus compromissos, não muleta pra quem não sabe fazer conta. Enquanto isso, o governo transforma poupança forçada em cabide de empréstimo e chama de política social. O nome disso não é Desenrola, é confisco disfarçado de bondade.

    João Carvalho

    03/05/2026

    Carlos, sua leitura ignora que o FGTS nunca foi poupança voluntária, mas um mecanismo de transferência forçada de renda do trabalhador para o sistema financeiro — usar parte dele para reduzir juros abusivos, por mais imperfeito que seja, ao menos desvia o fluxo do cassino bancário para o cidadão endividado.

Sofia García

03/05/2026

gente, 1,99% ao mês é tipo o glow up que ninguém pediu kkkkk FGTS não é cofrinho de banco, é do trabalhador! desenrola 2.0 ou enrola 2.0? 🤡

Celio Fazendeiro

03/05/2026

Mais um presente pro vagabundo que não sabe se controlar e gasta o que não tem. FGTS é dinheiro do trabalhador sério, não pra bancar irresponsável. Enquanto isso, o agro produz e paga a conta desse circo.

Cecília Ramos

03/05/2026

Gente, a Ana e a Clarice já dissecaram o absurdo: 1,99% ao mês não é juro justo, é agiotagem com selo do governo. E usar FGTS, que é pra proteger o trabalhador na demissão, como garantia de banco é uma covardia social. Cadê o Estado que combate o spread bancário de verdade em vez de maquiar alívio?

Clarice Historiadora

03/05/2026

Maria Silva, a senhora tocou no ponto central: 1,99% ao mês é juro de cartão de crédito, não de programa social. Enquanto isso, o spread bancário brasileiro beira os 30% ao ano, maior do mundo, e o governo acha que resolver com FGTS é progresso. Na sociologia financeira, isso se chama captura do Estado pelo rentismo: o trabalhador paga duas vezes, com o salário e com o fundo de garantia.

Maria Silva

03/05/2026

Ana Souza, a senhora foi certeira: 1,99% ao mês é juro de agiota disfarçado de bondade. O povo acha que tá ganhando um presente, mas tão é usando o FGTS suado do trabalhador como garantia pra banco não perder dinheiro. Esse governo acha que a gente nasceu ontem, mas boi velho não aprende passo novo.

Ana Souza

03/05/2026

A Fernanda levantou o ponto mais objetivo aqui: 1,99% ao mês é 26,7% ao ano, e isso não é juro baixo em lugar nenhum do mundo civilizado. O governo está usando o FGTS do trabalhador como garantia para dar um desconto que, na prática, ainda é caro. Se a ideia é realmente desenrolar o país, por que não atacar o spread bancário de frente em vez de empurrar o custo para o fundo de garantia de quem já está apertado?

Eduardo Nogueira

03/05/2026

Clotilde, a senhora ainda acredita em Papai Noel? FGTS é dinheiro suado do trabalhador, não cofrinho de político pra limpar nome de vagabundo que fez dívida de iFood. Esse juro de 1,99% é só isca pra trouxa, daqui a pouco tão taxando até o pix do pãozinho. Brasil de Lula é isso: quebra o trabalhador e chama de “alívio”.

    João Carlos da Silva

    03/05/2026

    Eduardo, sua indignação com o uso do FGTS é legítima e eu a compartilho, mas reduzir o endividado a vagabundo é exatamente o discurso que o sistema financeiro adora: fragmenta a classe trabalhadora em merecedores e não merecedores, enquanto os bancos embolsam spreads de 30% ao ano sem qualquer regulação efetiva. O problema não é o iFood, é um modelo que transforma direito social em moeda de troca eleitoral.

Clotilde Pátria

03/05/2026

Gente, pelo amor de Deus, vão usar o FGTS do trabalhador que já ganha miséria pra limpar nome de quem gastou demais? Isso é roubo descarado! E esse juro de 1,99% é só pra disfarçar que vão quebrar o país de vez. Amanhã mesmo vão taxar até o ar que a gente respira, podem anotar!

    Julia Andrade

    03/05/2026

    Clotilde, sua indignação com o uso do FGTS é compreensível e toca num ponto nevrálgico: o FGTS é, de fato, um salário diferido do trabalhador, um colchão de emergência que deveria ser intocável para políticas de habitação e momentos de desemprego. Mas acho que precisamos tensionar essa ideia de “gastou demais” como se o endividamento fosse sempre uma escolha individual desregrada. A realidade concreta de quem vive na base da pirâmide social brasileira é que o salário mínimo não cobre o custo real de reprodução da vida há décadas. A dívida não nasce do consumismo fútil na maioria dos casos, mas da necessidade de fechar o mês entre o aluguel, o transporte e a comida. Quando a inflação corrói o poder de compra e o rotativo do cartão cobra 400% ao ano, a dívida vira uma armadilha estrutural, não um deslize moral. Individualizar isso como “gastou demais” é ignorar que o sistema financeiro lucra precisamente com a vulnerabilidade de quem não tem margem para imprevistos.

    Sobre o juro de 1,99% ao mês, concordo com a Fernanda ali em cima: isso ainda é caro, 26,7% ao ano não é juro de alívio, é juro de mercado disfarçado de política pública. Mas comparar esse programa com a lógica de “quebrar o país” me parece um salto retórico que não se sustenta. O que quebra o país não é um programa de renegociação de dívidas que usa recursos do FGTS de forma voluntária e controlada — o que quebra o país é o custo do serviço da dívida pública que paga juros estratosféricos para o rentismo, é o orçamento secreto que o governo anterior deixou como herança, é a renúncia fiscal bilionária para o agronegócio sem contrapartida social. O Desenrola 2.0 é um band-aid num sistema hemorrágico, concordo plenamente, mas chamar de “roubo descarado” e “taxar o ar” é fazer o jogo do pânico moral que sempre beneficia quem não quer nenhuma intervenção estatal, deixando o mercado financeiro livre para continuar cobrando 15% ao mês no rotativo.

    O que me incomoda de verdade nesse tipo de reação é o apagamento da dimensão de classe e raça do endividamento. Quem mais deve no Brasil é a população preta e periférica, que nunca teve acesso a crédito barato, que não tem conta em banco com limite especial digno, que recorre ao agiota ou ao cartão de crédito parcelado para comprar um fogão. Usar o FGTS para limpar o nome dessas pessoas não é um favor, é uma reparação mínima num sistema que sempre lucrou com a exclusão financeira delas. Se a crítica é que o governo deveria atacar o spread bancário em vez de usar o FGTS, ótimo, isso é uma pauta legítima. Mas reduzir tudo a “vão quebrar o país” e “taxar o ar” é um alarmismo que esvazia o debate e impede que a gente discuta o que realmente importa: por que no Brasil o crédito é tão caro, por que o trabalhador precisa se endividar para sobreviver, e por que a solução nunca é taxar os bancos, mas sempre mexer no dinheiro do pobre?

Fernanda Oliveira

03/05/2026

A discussão tá boa, mas acho que todo mundo está ignorando o elefante na sala: 1,99% ao mês ainda é 26,7% ao ano. Isso não é juro baixo, é juro de cartão de crédito disfarçado de alívio. O governo poderia ter ido atrás dos bancos para reduzir o spread bancário de verdade, mas prefere fazer programa eleitoreiro com o FGTS do trabalhador que nem consegue pagar as contas. Enquanto isso, os bancos batem recorde de lucro.

Lucas Pinto

03/05/2026

Carlos Meirelles, seu comentário reproduz exatamente a moralidade pequeno-burguesa que o capitalismo financeiro adora: individualizar o endividamento como falha de caráter enquanto o sistema produz dívida em escala industrial. O FGTS não é “reserva do empregado pra momentos reais de aperto” — é um mecanismo de poupança forçada que o Estado usa há décadas para financiar infraestrutura, habitação e, agora, saneamento do crédito podre. O trabalhador nunca teve controle real sobre esse dinheiro; ele só pode sacar em situações muito específicas definidas por lei. Se o governo decide usar parte desse montante para evitar que milhões de pessoas entrem no SPC e percam acesso a crédito básico, isso não é “muleta de caloteiro”, é gestão macroeconômica de massa falida.

A discussão sobre os 1,99% ao mês revela algo mais profundo. Renato Professor e Ana Costa já apontaram a comparação com o rotativo de 15% ao mês, mas o problema não é de taxa, é de arquitetura financeira. O Desenrola 2.0 é um paliativo dentro da mesma lógica que produz o endividamento: crédito predatório, juros compostos e um sistema bancário que opera como cassino regulado. Enquanto não houver controle de spreads bancários, taxação de lucros extraordinários do setor financeiro e um limite legal para juros reais — algo que nem Lula nem Bolsonaro fizeram —, esses programas serão apenas a ambulância na beira do precipício. O governo trata sintoma, não causa.

E sobre a crítica de que o programa “pega dinheiro suado do trabalhador”: é preciso lembrar que o FGTS é alimentado pelo próprio trabalhador e pelo empregador, mas sua gestão é estatal. Se o Estado pode usar esse fundo para financiar habitação popular a juros subsidiados, por que não pode usá-lo para tirar gente do ciclo da usura bancária? A diferença é que a casa própria é um ativo visível; a libertação do rotativo do cartão de crédito é um alívio invisível, mas igualmente real. O que me incomoda é o moralismo seletivo: ninguém reclama quando o FGTS financia obra de empreiteira que doou campanha, mas quando vai limpar o nome do trabalhador endividado, aí vira “esmola para caloteiro”.

No fundo, o Desenrola 2.0 é uma medida de contenção de danos dentro de um modelo que precisa ser superado. Não é reforma estrutural, é curativo em ferida aberta. O debate sério deveria ser: por que o Brasil permite que cartão de crédito cobre 450% ao ano? Por que o spread bancário brasileiro é um dos maiores do mundo? Enquanto isso não for enfrentado, vamos ficar nesse pingue-pongue entre programas de renegociação e discursos moralistas que culpam a vítima. Gramsci diria que essa é a hegemonia do capital financeiro operando: fazer com que o endividado se sinta culpado, e não o banco que cobra juros de agiota com selo do Banco Central.

Ana Costa

03/05/2026

Pessoal, acho que o ponto central aqui é que 1,99% ao mês ainda é caro para um programa que usa dinheiro do FGTS, mas comparar com os 15% do rotativo do cartão de crédito, como o Renato fez, mostra que o problema é sistêmico. O governo anterior também não atacou a raiz dos juros altos, e agora usam o fundo do trabalhador como paliativo. Cadê uma reforma no crédito consignado ou no rotativo que realmente mude as regras do jogo, independente de quem está no poder?

Carlos Meirelles

03/05/2026

Mais um programa que pega o dinheiro suado do trabalhador que nem consegue pagar as contas e usa pra limpar o nome de quem gastou mais do que podia. FGTS não é poupança do governo, é reserva do empregado pra momentos reais de aperto, não pra virar muleta de caloteiro. Enquanto isso, o país segue sem reforma fiscal séria e com gasto público crescendo como se não houvesse amanhã.

    Augusto Silva

    03/05/2026

    Carlos, você reclama de gasto público enquanto ignora que o rombo de 2022 foi de R$ 400 bilhões com o orçamento secreto e a PEC dos Precatórios — e o Desenrola, com juro de 1,99% ao mês, custa menos que a isenção de PIS/Cofins que o Bolsonaro deu para o agronegócio sem contrapartida. FGTS é reserva do trabalhador, sim, e usá-lo para escapar de um juro de 450% ao ano (o rotativo que você não critica) é menos agiotagem do que deixar o sujeito virar refém do crédito consignado.

Pedro Neto

03/05/2026

1,99% ao mês é juro de agiota, isso sim. FGTS é meu, não é pra bancar caloteiro não. Faz o L.

    Marina Silva

    03/05/2026

    Pedro, juro de agiota é 10% ao mês na quebrada, não 1,99% com teu próprio dinheiro saindo do teu bolso pra pagar tua dívida — mas se prefere chamar o Bolsonaro de volta pra te ensinar o que é agiotagem, faz o L de ladrão mesmo.

    Renato Professor

    03/05/2026

    Pedro, você chama 1,99% ao mês de “juro de agiota”, mas o rotativo do cartão no governo anterior chegou a 450% ao ano, o que dá mais de 15% ao mês — aí era capitalismo de verdade, ou só agiotagem com CNPJ? E sobre o FGTS ser seu: exatamente, é seu dinheiro saindo do seu bolso pra pagar sua própria dívida com juro menor que a inflação, não para bancar caloteiro alheio — a não ser que você prefira continuar pagando 450% ao ano pro mercado financeiro, aí sim é “faz o L” de otário.

    Mariana Ambiental

    03/05/2026

    Pedro, você acha que 1,99% ao mês é agiotagem, mas o agronegócio que você defende financia trator a juro de 30% ao ano e chama de “mercado”. FGTS é seu sim, e usá-lo pra sair do rotativo a 450% ao ano é menos agiotagem do que deixar o trabalhador se afogar enquanto o banco lucra.

Paulo Rocha

03/05/2026

Mais um descalabro desse governo. Usar o FGTS, que é do trabalhador, pra maquiar calote de quem não honra compromisso. Juro de 1,99% ao mês é piada, isso só vai empurrar a inflação pra frente. Brasil pra brasileiro que trabalha e paga as contas em dia, não pra essa turma que vive de esmola eleitoreira. Faz o L e vai pra Cuba se quiser ver esse tipo de “solução” dar certo.

    Bia Carioca

    03/05/2026

    Paulo, você acha que juro baixo é “descalabro” e “comunismo”, mas o rotativo a 450% ao ano no governo do seu mito era capitalismo de verdade? FGTS é do trabalhador sim, e usá-lo pra renegociar dívida com juro menor que a inflação é justiça social — não esmola. Quem vive de “esmola eleitoreira” é banco que lucra com superendividamento, não o povo que precisa de transporte pra chegar no trampo.

Zé do Povo

03/05/2026

1,99% AO MÊS É MENOS QUE A INFLAÇÃO, ISSO É COMUNISMO PURO! TÃO USANDO MEU FGTS PRA DAR DINHEIRO PRO POVO QUE VOTOU NO 13, FAZ O L! 😡

    Maura Santos

    03/05/2026

    Zé, comunismo pra você é juro baixo? Então o que foi o rotativo a 450% no governo do seu mito, capitalismo de verdade? Relaxa que seu FGTS não vai pra ninguém, vai pagar sua própria dívida — a não ser que você prefira o apagão de novo.

Tonho Patriota

03/05/2026

1,99% AO MÊS É MENOS QUE A INFLAÇÃO, ISSO É COMUNISMO PURO! TÃO USANDO MEU FGTS PRA DAR DINHEIRO PRO POVO QUE VOTOU NO 13, FAZ O L!

    Luisa Teens

    03/05/2026

    Tonho, seu FGTS é dinheiro suado do trabalhador, não herança do seu coach bolsonarista — sai da bolha e vê se a inflação come teu salário igual come o meu! #ForaBolsonaro

    Cristina Rocha

    03/05/2026

    Tonho, seu comentário é tão revelador quanto preocupante. Você chama de “comunismo puro” uma taxa de juros de 1,99% ao mês — que, como você mesmo notou, está abaixo da inflação — mas parece não perceber a contradição elementar do seu próprio raciocínio. Se o governo está emprestando dinheiro a juros reais negativos, isso não é comunismo, é o Estado tentando conter os estragos de um sistema financeiro que, nos últimos anos, transformou o crédito rotativo em máquina de moer salário. O verdadeiro absurdo não é o Desenrola, são os 450% ao ano que os bancos cobram no cartão de crédito. Isso sim é expropriação, e é feita com a bênção do mercado que você defende.

    Você reclama que estão usando “seu” FGTS para dar dinheiro ao povo que votou no 13. Mas vamos aos fatos: o FGTS não é sua poupança pessoal, é um fundo de indenização trabalhista criado pela ditadura militar em 1966 como substituto da estabilidade no emprego. O dinheiro é do trabalhador, sim, mas ele só pode sacar em situações muito específicas — e o governo está propondo justamente que esse recurso, que já fica parado rendendo menos que a inflação, seja usado para quitar dívidas que sufocam a classe trabalhadora. Qual é a lógica de manter o FGTS intocável enquanto o trabalhador paga 26,8% ao ano num empréstimo consignado? Isso não é proteção ao seu patrimônio, é condenar o devedor a um ciclo perpétuo de endividamento.

    E essa história de que é “comunismo puro” porque o governo está intervindo na economia me faz pensar que você nunca leu nem a primeira página de O Capital. O que o Desenrola faz é uma política keynesiana clássica: injetar liquidez, reduzir o custo do crédito e tentar evitar um colapso do consumo das famílias. Se isso fosse comunismo, os EUA teriam virado a URSS em 2008, quando o governo Bush salvou o Citigroup e o Bank of America com trilhões de dólares. Ou quando o Federal Reserve baixou os juros a zero. O que você chama de comunismo é, na verdade, o Estado burguês tentando salvar o capitalismo de si mesmo — porque um trabalhador endividado não consome, não produz e, no limite, quebra o sistema que você tanto venera.

    Por fim, Tonho, seu “Faz o L” é um espantalho raso. O problema não é o Lula, o PT ou o 13. O problema é que você internalizou a lógica do credor a ponto de achar que juro baixo é agressão ao seu bolso. O sistema financeiro agradece: enquanto você defende a “pureza” do FGTS intocável, os bancos continuam lucrando com o superendividamento de quem ganha um salário mínimo. Seu discurso não é patriota, é servo do capital financeiro. Pense nisso antes de repetir o mantra do coach.

Rodrigo RedPill

03/05/2026

Mais um programa pra ensinar o brasileiro a não quebrar? 1,99% ao mês ainda é agiotagem disfarçada de política pública, mas o povo adora migalha. Enquanto isso, quem estudou educação financeira e investe em cripto tá rindo à toa, sem dever nada pra banco nem pra governo. FGTS é dinheiro do trabalhador sim, mas se o cara não tem disciplina pra pagar as contas, melhor deixar lá rendendo do que torrar em juro de cartão.

    Mariana Alves

    03/05/2026

    Rodrigo, seu comentário cristaliza com perfeição o mito liberal da “educação financeira” como salvação individual num sistema que é estruturalmente predatório. Você reduz o endividamento a uma questão de “disciplina”, como se o trabalhador brasileiro estivesse imerso numa escolha racional entre pagar o cartão ou investir em criptomoedas. Essa análise ignora a materialidade da vida da classe trabalhadora: o juro do rotativo não é um acidente de percurso, é o mecanismo central de transferência de renda dos mais pobres para o sistema financeiro. Enquanto você celebra o “estudo” como fuga individual, esquece que a taxa básica de juros no Brasil é uma das mais altas do mundo não por acaso, mas porque o capital financeiro capturou o Estado e drena o orçamento público via pagamento de dívida. O FGTS, por sua vez, não é uma poupança voluntária: é um fundo compulsório que rende míseros 3% ao ano, enquanto a inflação corrói o poder de compra. Dizer que o trabalhador “deveria deixar lá rendendo” é desconhecer que o FGTS, nas mãos do sistema bancário, financia justamente os mesmos bancos que cobram 400% ao ano no rotativo. É um ciclo perverso: o trabalhador financia o próprio algoz.

    A narrativa de que “quem estuda educação financeira e investe em cripto está rindo à toa” é um delírio meritocrático que desconsidera a assimetria de informações e de acesso ao crédito. O trabalhador que recorre ao rotativo não o faz por ignorância, mas por necessidade imediata de sobrevivência num país onde o salário mínimo não cobre as despesas básicas. A “educação financeira” vendida por coaches e influencers de cripto é, em grande parte, um discurso de responsabilização da vítima que naturaliza a usura bancária. Se o sujeito ganha 1.500 reais por mês e precisa pagar um aluguel de 800, a “disciplina” não resolve o problema estrutural de renda. O Desenrola 2.0, com todos os seus limites, ao menos reconhece que o endividamento é uma questão coletiva, não uma falha moral individual. O que você chama de “migalha” é, para milhões de brasileiros, a única tábua de salvação num oceano de juros abusivos.

    Por fim, sua defesa do FGTS como “poupança sagrada” que não deve ser tocada ignora a função social desse fundo. O FGTS foi criado para proteger o trabalhador demitido sem justa causa, mas também para financiar políticas de habitação e saneamento. Usá-lo para renegociar dívidas que estão corroendo a dignidade de quem não consegue nem comprar comida é, sim, uma aplicação legítima do dinheiro do trabalhador. O problema não é o uso do FGTS, é o fato de que o sistema bancário continua lucrando bilhões enquanto a população se afoga. Enquanto a esquerda e a direita se digladiam sobre “migalhas”, os bancos seguem rindo à toa — e não com cripto, mas com o dinheiro público e o suor de quem trabalha. Sua crítica, ao focar no indivíduo que “não tem disciplina”, desvia o olhar do verdadeiro problema: um Estado capturado pelo rentismo que transforma o direito à moradia, à alimentação e à saúde em mercadoria.

    Márcio Torres

    03/05/2026

    Rodrigo, seu comentário é um primor de lógica circular. Você começa chamando 1,99% ao mês de agiotagem disfarçada — e com razão, porque 26,8% ao ano realmente é um absurdo em qualquer economia civilizada. Mas aí você inverte o argumento e culpa o trabalhador por não ter disciplina, enquanto celebra o investidor em cripto que supostamente escapou do sistema. Ora, se o juro é agiotagem, o problema não é o programa que tenta reduzi-lo, é o sistema bancário que define o patamar de 400% ao ano no rotativo e 26% no parcelado como norma. Você está confundindo a causa com a tentativa de mitigação do efeito. O Desenrola 2.0 não é um curso de educação financeira; é um torniquete num ferimento aberto. O que você propõe, na prática, é que o Estado ignore a hemorragia e espere que o paciente aprenda a fazer curativo sozinho enquanto os bancos seguem lucrando com a infecção.

    A sua defesa da educação financeira como panaceia ignora a assimetria de poder mais elementar do mercado de crédito brasileiro. O trabalhador que recorre ao rotativo não está ali por falta de planilha de Excel ou por não ter ouvido falar de Bitcoin. Ele está ali porque o salário não cobre o mês, porque o imprevisto aconteceu, porque o sistema bancário desenhou o cartão de crédito exatamente para capturar quem não tem liquidez. O FGTS, ao contrário do que você sugere, não é um fundo de investimento comparável a criptomoedas. É um mecanismo de poupança forçada com rentabilidade real negativa na maioria dos anos. Deixar o dinheiro lá rendendo, como você diz, significa perder poder de compra de forma garantida. Usá-lo para quitar uma dívida com juro real de 26% ao ano é, matematicamente, a decisão mais racional possível — não um ato de indisciplina.

    E aqui vai o ponto central que você parece ignorar: o mito do indivíduo que estuda educação financeira e investe em cripto não é um retrato da realidade brasileira, é uma fantasia de autoajuda para quem já tem capital. A maioria dos endividados não tem poupança, não tem reserva, não tem acesso a ativos de risco. O que eles têm é um contrato de trabalho que deposita 8% do salário num fundo estatal com baixa liquidez. O governo está propondo usar esse dinheiro para reduzir o custo de uma dívida que, se não for paga, vira execução judicial, penhora de salário e exclusão do mercado formal de crédito. Chamar isso de migalha ou populismo é não entender que, para quem ganha um salário mínimo, 1,99% ao mês é a diferença entre continuar pagando a conta de luz e ter o nome sujo por cinco anos.

    Por fim, a ironia do seu discurso é que ele reproduz exatamente a lógica que mantém o sistema predatório de pé. Ao deslocar a responsabilidade do desenho do produto financeiro para o comportamento individual, você absolve os bancos que cobram 400% ao ano no rotativo e transforma o FGTS — um dinheiro que já é do trabalhador — em instrumento de punição moral. Se o programa é imperfeito, critique os termos, a taxa, a abrangência. Mas reduzir a discussão a um suposto descontrole fiscal ou a uma suposta falta de disciplina é fazer o jogo de quem lucra com a ignorância alheia. O trabalhador não precisa de um coach financeiro; precisa de um sistema de crédito que não seja desenhado para quebrá-lo.

    João Augusto

    03/05/2026

    Rodrigo, seu raciocínio repõe a velha fantasia burguesa de que o pobre endividado é um mau gestor doméstico, quando na verdade o rotativo a 450% ao ano é o verdadeiro dispositivo de expropriação — o FGTS, nesse contexto, funciona como uma pequena correção de rota num sistema desenhado para extrair renda do trabalho, não como lição de moral. Você fala em “disciplina” como se o trabalhador escolhesse livremente entre pagar o aluguel ou quitar o cartão, ignorando que a dívida é a forma contemporânea do salário indireto que o capital financeiro exige.

Major Ricardo Silva

03/05/2026

Mais um circo armado com o dinheiro suado de quem trabalha. FGTS não é brinquedo pra governo populista maquiar desastre fiscal. Enquanto isso, a segurança pública vai pro brejo e a família tradicional paga a conta. Cadê o corte de gasto, cadê o respeito com o contribuinte?

    Cecília Silva

    03/05/2026

    Major, o senhor fala em respeito ao contribuinte, mas a família tradicional quebrada pelo juro do cartão não tem segurança pública que pague a conta. Enquanto isso, o banco continua lucrando e o trabalhador virando escravo do rotativo — isso sim é desrespeito com quem rala.

Helton Barros

03/05/2026

Sargento Bruno, o senhor está coberto de razão. O FGTS é o suor do trabalhador que nunca comprou casa, e agora vão torrar ele pra maquiar a incompetência fiscal desse governo. Enquanto isso, a família tradicional se fode com juros nas alturas e a bandeira do Brasil virando pano de chão. Cadê o Desenrola pra baixar imposto e gerar emprego de verdade?

    Lucas Andrade

    03/05/2026

    Helton, você desloca a raiva do sistema bancário que lucra 400% no rotativo para um programa que tenta conter essa sangria. A tal “família tradicional” já está refém do juro composto há décadas, não de um governo que mexe no FGTS.

Sargento Bruno

03/05/2026

Mais uma cortina de fumaça desse governo! Usar o FGTS, que é o suor do trabalhador, para pagar dívida de irresponsável fiscal é piada. Enquanto isso, a inflação corrói o poder de compra e a segurança jurídica vai pro beleléu. Cadê o respeito com quem poupou a vida inteira?

    Mariana Santos

    03/05/2026

    Sargento, o FGTS é um fundo do trabalhador, sim, mas o que adianta ter um dinheiro parado rendendo 3% ao ano enquanto a inflação come 6% e o juro do rotativo do cartão chega a 400%? A proposta não é premiar irresponsabilidade, é evitar que o trabalhador vire refém de banco e perca tudo.

    João Batista

    03/05/2026

    Sargento Bruno, o irmão defende o FGTS como se fosse poupança sagrada, mas esquece que o profeta Amós já denunciava: “Vendem o justo por prata e o pobre por um par de sandálias” (Amós 2:6). Enquanto o banco cobra 400% no rotativo, o trabalhador vira escravo do juro — usar o próprio suor pra se libertar da usura é justiça, não cortina de fumaça.


Leia mais

Recentes

Recentes