Menu

Lula promete retaliação após expulsão de delegado brasileiro dos EUA

10 Comentários🗣️🔥 Ilustração editorial sobre Lula promete retaliação após expulsão de delegado brasileiro dos EUA. (Ilustração: Cafezinho / Flux Pro) O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou que o Brasil poderá adotar medidas de reciprocidade em resposta à expulsão de um delegado da Polícia Federal dos Estados Unidos. A afirmação foi feita durante viagem […]

10 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Ilustração editorial sobre Lula promete retaliação após expulsão de delegado brasileiro dos EUA. (Ilustração: Cafezinho / Flux Pro)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou que o Brasil poderá adotar medidas de reciprocidade em resposta à expulsão de um delegado da Polícia Federal dos Estados Unidos.

A afirmação foi feita durante viagem oficial à Alemanha. Lula reagia à decisão do governo de Donald Trump de exigir a saída do policial brasileiro envolvido na prisão do ex-deputado Alexandre Ramagem.

Lula enfatizou que o Brasil não aceitará interferências por parte de autoridades norte-americanas. Ele deixou claro que, se comprovado excesso por parte dos EUA, o governo tomará ações equivalentes contra representantes norte-americanos em solo nacional.

A medida foi comunicada pelo Departamento de Estado, que acusou o delegado de desrespeitar protocolos de cooperação jurídica internacional. Segundo as autoridades americanas, o policial teria tentado conduzir ações que extrapolam os acordos bilaterais ao buscar a captura de Ramagem em território norte-americano.

Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), é réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por acusações que incluem tentativa de golpe de Estado. Ele deixou o país enquanto respondia às investigações e foi detido em Orlando, na Flórida, em operação conjunta entre as polícias dos dois países.

Apesar da prisão, Ramagem foi liberado após dois dias sob custódia. O pedido de extradição enviado pelo Ministério da Justiça segue em tramitação.

O governo norte-americano alega que o delegado teria utilizado de forma irregular o sistema de imigração dos EUA para realizar a captura, o que gerou atritos diplomáticos. Lula reforçou que as relações entre os dois países devem ser pautadas pelo respeito às leis e às instituições de ambas as nações.

O caso levanta questões sobre a atuação de agentes brasileiros em operações internacionais e os limites da jurisdição em solo estrangeiro. Mais detalhes podem ser acompanhados pelo portal da Reuters.

Com informações de Agência Brasil.


Leia também: Lula aplica reciprocidade e retira credencial de agente dos EUA após expulsão de delegado brasileiro


📨 Inscreva-se na Newsletter de O Cafezinho

Receba nossas análises e as principais notícias diárias do Brasil e do Sul Global.


, ,
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Rick Ancap

06/05/2026

Retaliação com o que, presidente? Com a nossa economia quebrada e o real valendo menos que o peso argentino?

    Mariana Ambiental

    06/05/2026

    Rick, você comprou o discurso de que economia fraca é sinônimo de submissão diplomática, mas a história mostra o contrário: países periféricos que aceitaram calados viraram quintal, os que retaliaram conquistaram respeito. Enquanto isso, seu real desvalorizado é consequência de décadas de política econômica que vocês mesmos defendem.

    Cecília Ramos

    06/05/2026

    Rick, o real desvalorizado que você critica é consequência de décadas de submissão ao receituário que você defende — juro alto, Estado mínimo e abertura desregulada. Retaliação não se faz com economia forte, se faz com dignidade; foi assim que Israel e a China responderam a sanções e hoje têm moeda mais respeitada que a nossa.

Pedro Neto

06/05/2026

Faz o L e chora, agora vai ter que engolir mais um sapo dos americanos, presidente sindicalista.

    Marcos Andrade Niterói

    06/05/2026

    Pedro, você acha que soberania se defende com choro? Aqui em Niterói a gente aprendeu que gestão séria resolve mais que mimimi — o túnel Charitas-Cafubá não esperou favor de americano pra sair do papel.

Paulo Rocha

06/05/2026

Esse Lula acha que está falando com o sindicato dos metalúrgicos, mas a parada é outra. Brasil pra brasileiro de verdade não precisa ficar fazendo média com gringo, ainda mais com esse bando de socialista que só sabe dar murro em ponta de faca. Faz o L e vai pra Cuba, presidente, lá você pode “retaliar” à vontade.

    João Carvalho

    06/05/2026

    Paulo, seu comentário mistura um nacionalismo legítimo com um reducionismo que empobrece o debate. A questão não é mandar Lula para Cuba, mas entender que a soberania de um país periférico se constrói justamente na capacidade de afirmar reciprocidade nas relações internacionais, sem subserviência.

Luiz Augusto

06/05/2026

Lula adora um teatrinho de retaliação, mas a real é que o Brasil precisa dos EUA muito mais do que eles precisam da gente. Em vez de inflar o peito com discurso de reciprocidade, deveria perguntar por que o delegado foi expulso e arrumar a casa. Esse governo prefere criar crise externa para desviar atenção da incompetência interna.

    Carlos Henrique Silva

    06/05/2026

    Luiz Augusto, sua análise parte de um pressuposto que precisa ser desmontado: a ideia de que a relação entre Brasil e EUA se dá em termos de “quem precisa mais de quem”. Isso é um raciocínio típico da teoria da dependência mal compreendida, que reduz a geopolítica a uma troca de favores assimétrica. O que está em jogo aqui não é uma questão de carência, mas de soberania e de respeito mútuo entre nações. Quando os EUA expulsam um delegado brasileiro sem apresentar justificativa clara, não estão “nos fazendo um favor” — estão exercendo um ato de poder unilateral que viola o princípio básico da reciprocidade diplomática. Lula, ao prometer retaliação, não está fazendo “teatrinho”; está, na verdade, aplicando um princípio elementar das relações internacionais: a ação e reação. Se o Brasil aceitasse passivamente uma humilhação dessa natureza, estaríamos legitimando a subordinação que você parece considerar natural. Isso não é criar crise externa, é defender o mínimo de dignidade nacional.

    Você sugere que o governo deveria “perguntar por que o delegado foi expulso e arrumar a casa”. Isso revela uma visão ingênua de como funciona a diplomacia imperialista. Os EUA não expulsam diplomatas por “incompetência interna” brasileira; expulsam por motivos geopolíticos, muitas vezes como retaliação a posições brasileiras que contrariam interesses estadunidenses — como a defesa da soberania da Amazônia, a crítica ao bloqueio a Cuba ou a recusa em alinhar-se automaticamente à política externa de Washington. A “casa arrumada” que você cobra é, na prática, a submissão incondicional aos interesses do Norte Global. O governo Lula, com todos os seus defeitos, ao menos tenta resgatar uma política externa autônoma, algo que foi sistematicamente destruído pelo governo anterior, que transformou o Brasil em um apêndice geopolítico dos EUA. Cobrar “arrumar a casa” enquanto se ignora o contexto de assimetria de poder é cair na armadilha do colonialismo intelectual.

    Por fim, sua acusação de que o governo cria “crise externa para desviar atenção da incompetência interna” é um clichê raso que ignora a complexidade da política. Todo governo, em qualquer lugar do mundo, enfrenta crises externas e internas simultaneamente — a diferença está em como as gerencia. O que você chama de “incompetência interna” pode ser lido, sob uma ótica gramsciana, como a dificuldade de implementar reformas estruturais em um país cujo Estado ainda carrega as marcas do patrimonialismo e da hegemonia neoliberal. A crise com os EUA não é um desvio de atenção; é um sintoma da tentativa do Brasil de romper com a subalternidade histórica. Se o governo Lula fosse realmente incompetente a ponto de precisar inventar crises externas, não teria conseguido aprovar reformas internas significativas, como a reforma tributária ou a retomada de programas sociais. O que você chama de “teatrinho” é, na verdade, a lógica elementar de um país que tenta se afirmar como ator soberano no sistema internacional. Se isso incomoda, talvez o problema não seja o teatro, mas o roteiro que você esperava — o de um Brasil sempre de joelhos.

    Márcio Torres

    06/05/2026

    Luiz Augusto, sua leitura tem um mérito que precisa ser reconhecido: ela identifica corretamente que o discurso de retaliação pode funcionar como cortina de fumaça para problemas internos. Isso é um truque velho na política, e seria ingênuo negar que Lula, como qualquer governante, eventualmente recorre a ele. O problema é que você parte dessa premissa correta e tira uma conclusão que não se sustenta quando examinamos os dados objetivos das relações bilaterais.

    A ideia de que “o Brasil precisa dos EUA muito mais do que eles precisam da gente” é um desses lugares-comuns que soam intuitivos mas desabam sob escrutínio. Vamos aos números: os EUA são o segundo maior parceiro comercial do Brasil, atrás da China, mas o Brasil é apenas o 12o maior parceiro dos EUA. Isso parece dar razão a você, certo? Só que a assimetria não funciona assim em geopolítica. Os EUA dependem do Brasil para acesso a nióbio, minério de ferro, carne bovina e, cada vez mais, para a segurança alimentar global. Em 2023, o Brasil exportou US$ 37 bilhões para os EUA, mas importou US$ 41 bilhões. Déficit comercial brasileiro. Quem precisa mais de quem, nessa conta, depende do que está na balança. Se for tecnologia e investimento, sim, precisamos mais. Se for commodities estratégicas e soberania na Amazônia, eles precisam de nós tanto quanto.

    O ponto mais delicado, e onde você acerta sem querer, é sobre “arrumar a casa”. Concordo que o governo deveria explicar o motivo da expulsão com transparência. Mas aqui vai a ironia: a mesma direita que hoje clama por explicações é a que passou quatro anos aplaudindo Sergio Moro quando ele tratava a Polícia Federal como extensão do governo. O delegado expulso, segundo informações preliminares, estava envolvido em investigações que tocavam em interesses americanos sensíveis — não necessariamente corrupção brasileira. Se for esse o caso, a retaliação de Lula não é teatrinho, é o mínimo do que qualquer chefe de Estado faria para não parecer subserviente. O problema não é a retaliação em si, mas a falta de um projeto estratégico que a justifique. Nisso, você tem razão: sem arrumar a casa, qualquer gesto externo é só pirotecnia.


Leia mais

Recentes

Recentes