O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços registrou superávit de US$ 10,5 bilhões na balança comercial em abril. O resultado representa crescimento de 37,5% ante o saldo positivo de US$ 7,7 bilhões obtido no mesmo mês de 2025.
As exportações alcançaram US$ 34,1 bilhões, alta de 14,3% na comparação com os US$ 29,9 bilhões exportados em abril de 2025. As importações totalizaram US$ 23,6 bilhões, elevação de 6,2% frente aos US$ 22,2 bilhões do ano anterior.
A corrente de comércio atingiu US$ 57,7 bilhões e avançou 10,8% na base anual. Os números foram sistematizados em reportagem do portal Metrópoles.
As exportações para os Estados Unidos caíram 11,3% durante o mês. O recuo ocorre em meio às tensões comerciais intensificadas pelo tarifaço imposto por Donald Trump ao país.
Trump agravou as disputas bilaterais com a medida unilateral. Algumas categorias de produtos obtiveram isenções tarifárias após rodadas de negociação entre as partes.
As importações oriundas dos Estados Unidos recuaram 18,1% e somaram US$ 3,1 bilhões no período. O resultado geral positivo demonstra que o avanço das vendas para outros mercados compensou amplamente a retração no eixo bilateral com os norte-americanos.
Leia também: Balança comercial brasileira registra superávit de US$ 6,4 bilhões em março de 2026
📨 Inscreva-se na Newsletter de O Cafezinho
Receba nossas análises e as principais notícias diárias do Brasil e do Sul Global.


Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!