Menu

Finlandesa HMD integra IA indiana em smartphone para conquistar mercado local

0 Comentários🗣️🔥 Imagem promocional mostra um homem e três smartphones da HMD em diferentes cores. (Foto: techcrunch.com) A fabricante finlandesa de telefones HMD lançou seu primeiro smartphone, o Vibe 2 5G, que vem com o assistente de IA indiano Indus pré-instalado. Ambas as empresas anunciaram inicialmente a parceria durante a Cúpula de IA da Índia […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagem promocional mostra um homem e três smartphones da HMD em diferentes cores. (Foto: techcrunch.com)

A fabricante finlandesa de telefones HMD lançou seu primeiro smartphone, o Vibe 2 5G, que vem com o assistente de IA indiano Indus pré-instalado. Ambas as empresas anunciaram inicialmente a parceria durante a Cúpula de IA da Índia realizada em Nova Delhi.

O aplicativo Indus é alimentado pelo modelo de 105 bilhões de parâmetros treinado localmente pela Sarvam, uma empresa indiana de IA. O aplicativo suporta 22 línguas indianas e a troca de código no meio de frases, permitindo misturar fluidamente idiomas durante conversas.

Esta parceria representa um campo de testes potencial para ambas as empresas avaliarem a demanda por um chatbot focado na Índia. Com esta iniciativa, a HMD busca expandir sua presença em um dos mercados de smartphones mais competitivos do mundo.

“Com esta parceria, o primeiro objetivo é levar o aplicativo Indus aos consumidores”, disse Ravi Kunwar, CEO e vice-presidente da HMD para Índia e APAC, em entrevista ao TechCrunch. “Depois que eles começarem a usá-lo, passaremos para a segunda fase, focando em aumentar a tração e a fidelidade”.

O Vibe 2 5G é um smartphone intermediário com Android, bateria de 6.000mAh e preço de ₹10.999 (cerca de US$ 114). Kunwar acrescentou que os dispositivos da linha Vibe também receberão o chatbot, e a empresa espera lançar um telefone básico com integração da Sarvam AI nos próximos meses.

Essa integração em telefones básicos pode se tornar mais significativa para ambas as empresas. A HMD detinha 4% do mercado de telefones básicos da Índia em 2025, mas sua participação no mercado de smartphones era insignificante.

Embora estejam nos primeiros dias do Indus, os números de download refletem isso. O aplicativo foi baixado 293.000 vezes na Índia em todas as plataformas, de acordo com o Appfigures. Por comparação, o ChatGPT foi baixado 43,9 milhões de vezes no país.

Embora haja uma grande diferença, a estratégia por trás do acordo da HMD pode ser mais importante que os números iniciais. Empacotar um assistente de IA regional com hardware acessível é uma das jogadas de distribuição mais diretas disponíveis em um mercado tão grande e linguisticamente diverso como a Índia.

Sarvam tem sido uma das startups de IA mais proeminentes da Índia. Além do lançamento do aplicativo Indus, a empresa focou em parcerias corporativas, especialmente para soluções baseadas em voz. Ela está no caminho para se tornar uma das startups de IA mais financiadas do país.

Leia mais sobre o assunto na techcrunch.com.


📨 Inscreva-se na Newsletter de O Cafezinho

Receba nossas análises e as principais notícias diárias do Brasil e do Sul Global.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes