Menu

Deputados do PDT e PSB votaram à favor do voto impresso

A votação da PEC do voto impresso que aconteceu no Plenário da Câmara na noite desta terça-feira, 10, não contou apenas com os votos favoráveis da base governista de Jair Bolsonaro. O Planalto obteve 229 favoráveis ante 218 contra e como era necessário 308 votos favoráveis para levar ao Senado, a medida foi arquivada. Apesar […]

7 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Os deputados federais Pompeo de Mattos (PDT-RS) e Júlio Delgado (PSB-MG). Fotos: Agência Câmara.

A votação da PEC do voto impresso que aconteceu no Plenário da Câmara na noite desta terça-feira, 10, não contou apenas com os votos favoráveis da base governista de Jair Bolsonaro. O Planalto obteve 229 favoráveis ante 218 contra e como era necessário 308 votos favoráveis para levar ao Senado, a medida foi arquivada.

Apesar de terem orientado seus deputados a votarem contra a proposta da deputada bolsonarista Bia Kicis (PSL-DF), duas das maiores legendas de oposição, PDT e PSB, registraram votos favoráveis a proposta que foi defendida diuturnamente por Jair Bolsonaro, incluindo discursos golpistas, acusações sem provas e ataques pessoais contra o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luís Roberto Barroso.

No PDT, cerca de seis deputados votaram com o governo. São eles: Jesus Sérgio (PDT-AC), Alex Santana (PDT-BA), Subtenente Gonzaga (PDT-MG), Silvia Cristina (PDT-RO), Marlon Santos e Pompeo de Mattos, ambos deputados pelo PDT do Rio Grande do Sul.

Em abril deste ano, Mattos chegou a participar de uma campanha virtual pelo voto impresso junto com parlamentares bolsonaristas. A campanha foi feita no Facebook da deputada Caroline de Toni (PSL-SC).

Imagem: Divulgação/Caroline de Toni (PSL-SC)

Já no PSB, votaram favoráveis a proposta os deputados Ted Conti (PSB-ES), Emidinho Madeira (PSB-MG), Júlio Delgado (PSB-MG), Luciano Ducci (PSB-PR), Mauro Nazif (PSB-RO), Heitor Schuch (PSB-RS), Liziane Bayer (PSB-RS), Rodrigo Coelho (PSB-SC), Jefferson Campos (PSB-SP), Ricardo Silva (PSB-SP) e Rosana Valle (PSB-SP).

Em maio deste ano, o presidente Nacional do PDT, Carlos Lupi, chegou a divulgar um vídeo nas redes sociais onde defendia o “voto impresso auditável”. Na sua fala, Lupi afirmou que “sem a impressão do voto, não há possibilidade de recontagem. Sem a recontagem, a fraude impera”.

Entre os socialistas, o presidente Nacional do PSB, Carlos Siqueira, também chegou a se posicionar favorável ao voto impresso, mas devido aos delírios golpistas de Bolsonaro, a posição do núcleo do PSB mudou.

Apoie o Cafezinho

Gabriel Barbosa

Jornalista cearense com pós-graduação em Comunicação e Marketing Político. Atualmente, é Diretor do Cafezinho. Teve passagens pelo Grupo de Comunicação 'O Povo', RedeTV! e BandNews FM do Ceará. Instagram: @_gabrielbrb

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

nelson

11/08/2021 - 12h56

pdt e psb são puxadinho dos bozootários e direita lixo.

Francisco*

11/08/2021 - 12h39

A história, implacavelmente eterna com sua memória, registra no fatídico ‘Domingão da Vergonha com Ustra, ‘Deus’ e a Família’, em 17 de abril de 2016, 367 votos favoráveis ao golpeachment e 146 desfavoráveis ou seja, 26 votos a menos que os 172 necessários para então barrar o golpe parlamentar, tendo o PSB colaborado para o golpe com 29 votos entre os 32 deputados da bancada, o PDT com 6 votos entre os 18 da bancada, o Cidadania (PPS) com 8 entre os 8 da bancada e a Rede com 2 entre os 4 da bancada, totalizando 45 votos a favor do golpeachment que nos levou até Bolsonaro e a crise permanente até hoje, prometendo piorar amanhã.

Portanto nada de novo no front ‘progressista-trabalhista’, candidato a atual a vaga de representante da Terceira Via, a via do acostamento onde sempre estiveram e continuam, no ano da graça de 2021, como disciplinados coadjuvantes da classe dominante, ao darem ao proto-ditador, exatamente no dia da encouraçada ‘flotilha da fumaça’ empesteando o ar de Brasília, 11 dos 31 votos do PSB, 6 dos 25 votos do PDT e 3 dos 8 votos do Cidadania (o único deputado da Rede votou não), totalizando 20 votos dados ao proto-ditador para conturbar a eleição de 22.

E vamos, que vamos, “Pátria Armada [e desalmada] Brasil”.

    Tiago

    11/08/2021 - 22h14

    Pois é, Francisco. Por isso que fiquei triste quando o Freixo foi para o PSB. Não acreditei. O partido que se aliou à casa grande e ajudou a derrubar a presidenta Dilma, que foi eleita democraticamente.

ARY BOREL DE AGUIAR NETO

11/08/2021 - 12h19

Sem surpresas!
O trabalhismo brasileiro foi-se com o saudoso Brisola!

Rony Lopes Lunguinho

11/08/2021 - 10h52

Faltou dizer que o PDT já debate o voto impresso deste que o Brizola é vivo que não tem nada haver as intenções do Bolsonaro.
Faltou dizer que parte destes deputados estão provavelmente se saída do partido.

Alexandre Neres

11/08/2021 - 10h52

Pastor Alex Santana tá em todas. Pompeu de Mattos tá de brincadeira.

Já no PSB, Júlio Delgado e Luciano Ducci além deste absurdo, juntamente com Orlando Silva (PCdoB), também votaram a favor do distritão na comissão.

Parece que tá cheio de bolsonarista enrustido!

Eu achei muito voto a favor de uma tese esdrúxula. Um tiranete vai conseguindo a pouco e pouco plantar sua teoria conspiratória de que perdeu a eleição por que foi roubado. Será que vai dar o golpe das latas velhas? Tudo é possível numa república de banana!

Bandoleiro Cansado

11/08/2021 - 10h46

Brizola teria votado a favor.


Leia mais

Recentes

Recentes