Menu

Alckmin: apenas um estado ainda não aderiu ao subsídio do diesel

0 Comentários🗣️🔥 Nesta segunda-feira (13 de abril de 2026), em declaração à imprensa, o vice-presidente Geraldo Alckmin afirmou que apenas uma das 27 unidades da Federação ainda não aderiu à proposta do governo federal de subsídio ao diesel importado. A medida, que integra o pacote para conter a alta dos combustíveis, terá o custo dividido […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagem gerada por IA pelo Flux Pro (fal.ai), a partir de prompt do Cafezinho. 14/04/2026 01:03

Nesta segunda-feira (13 de abril de 2026), em declaração à imprensa, o vice-presidente Geraldo Alckmin afirmou que apenas uma das 27 unidades da Federação ainda não aderiu à proposta do governo federal de subsídio ao diesel importado. A medida, que integra o pacote para conter a alta dos combustíveis, terá o custo dividido igualmente entre a União e os estados que aceitaram o acordo.

Alckmin não especificou qual estado ainda não aderiu ao programa. “Vinte e seis estados já aderiram. De repente, a gente chega à unanimidade, aos 27”, declarou. Há duas semanas, o vice-presidente havia indicado que os estados do Rio de Janeiro e de Rondônia sinalizaram que não iriam aderir à proposta de subsídio.

“O governo tirou o PIS Cofins do diesel, colocou um subsídio federal no diesel e convidou os estados para também participar. Não obrigou ninguém. Os estados reduzem 0,32 centavos o ICMS e o governo federal, para quem reduzir 0,32, coloca uma redução de mais 0,32, dá um subsídio. Então, a população ganha 0,64 centavos por litro durante 2 meses”, explicou.

O vice-presidente projetou ainda que, com a construção de novas refinarias, o país deverá atingir a autossuficiência na produção de diesel em cerca de cinco anos. Alckmin citou um estudo da Petrobras que indica a possibilidade de zerar a importação do combustível com a finalização das obras, ressaltando que, embora essa seja a meta, ainda não é a realidade atual.

Fonte: Agência Brasil.

, ,
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes