As forças armadas do Irã executaram ataques diretos contra embarcações militares dos Estados Unidos, em resposta à agressão americana contra um petroleiro iraniano que navegava das águas costeiras de Jask em direção ao Estreito de Ormuz.
O segundo brigadeiro-general Ebrahim Zolfaghari, porta-voz do Quartel-General Central Khatam al-Anbiya, denunciou que as forças americanas violaram um cessar-fogo ao alvejar também outro navio próximo ao porto de Fujairah, nos Emirados Árabes Unidos. Ataques aéreos atingiram ainda áreas civis em Bandar Khamir, Sirik e na Ilha de Qeshm, com a cooperação de países da região.
A resposta iraniana foi imediata: as forças navais e de mísseis da República Islâmica atacaram embarcações militares americanas a leste do Estreito de Ormuz e ao sul do porto de Chabahar. Os ataques infligiram danos significativos aos alvos, segundo o porta-voz.
A operação foi conduzida com rapidez e precisão, resultando no recuo dos navios americanos após sofrerem impactos diretos. Zolfaghari enfatizou que o Irã continuará a responder de forma contundente a qualquer ato de agressão.
A República Islâmica deixou claro que não hesitará em defender sua soberania e seus interesses vitais na região. O Estreito de Ormuz, rota estratégica para o transporte internacional de petróleo, permanece sob atenção central das forças iranianas.
Os detalhes da operação foram divulgados pelo portal Mehr News em cobertura exclusiva do conflito.
Leia também: Irã retalia contra navios dos EUA após ataque a petroleiro no estreito de Ormuz
📨 Inscreva-se na Newsletter de O Cafezinho
Receba nossas análises e as principais notícias diárias do Brasil e do Sul Global.


Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!