A Controladoria-Geral do Município do Rio de Janeiro (CGM-Rio) revelou que a Secretaria de Cidadania do Rio, comandada por Otoni de Paula Filho, desconsiderou análises obrigatórias ao contratar o Instituto de Proteção das Garantias Individuais e Assistência Social (IPGIAS). O contrato, no valor de R$ 6 milhões, foi firmado apesar de uma auditoria prévia da Controladoria-Geral da União (CGU) que apontou irregularidades graves na ONG.
O documento da CGM-Rio, enviado à Secretaria de Cidadania, destacou a ausência de análise prévia do histórico da organização, um requisito estabelecido por decreto municipal. A Controladoria solicitou a anulação do contrato e a devolução dos R$ 4 milhões já pagos ao IPGIAS, recursos destinados ao evento Feira da Cidadania e Família nas Favelas.
Segundo o portal Metrópoles, a CGU identificou que o IPGIAS não demonstrou capacidade técnica e operacional para executar projetos financiados por emendas parlamentares. Os planos de trabalho da ONG apresentavam preços acima do mercado, inviabilizando o alcance dos objetivos propostos.
A CGM-Rio também pediu a abertura de um procedimento para apurar a responsabilidade dos agentes públicos envolvidos na contratação. O caso levanta questões sobre a transparência e a integridade nos processos de contratação pública no município carioca.
Leia também: Controladoria do Rio exige anulação de contrato de R$ 6 milhões com ONG que não comprovou capacidade técnica
📨 Inscreva-se na Newsletter de O Cafezinho
Receba nossas análises e as principais notícias diárias do Brasil e do Sul Global.


Paulo Rocha
19/05/2026
Mais um caso de corrupção que a esquerda adora fingir que não vê. Enquanto isso, o PT chora ladrão e o Rio continua afundando nesse mar de bandidagem. Brasil pra brasileiros de bem, não pra essa turma que só sabe sugar o dinheiro do povo. Faz o L e vai pra Cuba, sua cambada!
Roberto Lima
19/05/2026
R$ 6 milhões jogados no lixo com essa ONG suspeita e o contribuinte que pague a conta, né? Enquanto isso, o agronegócio gera riqueza de verdade e o governo só sabe criar cabide de emprego pra amigo corrupto. Esse pessoal da esquerda adora falar em justiça social, mas na prática é só balcão de negócio com dinheiro público.
Célia Carmo
19/05/2026
Agronegócio gera riqueza sim, desmatamento, trabalho escravo e veneno no prato do povo, #LulaLivre
Rubens O Pescador
19/05/2026
Roberto, lá na minha roça a gente aprendeu uma coisa: no tempo do Lula e da Dilma o povo comia carne todo dia e o agro vendia tudo que plantava. Agora o que vejo é ovo e arroz custando olho da cara e o povo passando aperto. Esse tal de gerar riqueza que você fala tá chegando na mesa de quem?