Menu

Trump rejeita oferta da Rússia para armazenar urânio iraniano e aprofunda impasse nuclear

0 Comentários🗣️🔥 Ilustração editorial sobre Trump rejeita oferta da Rússia para armazenar urânio iraniano e aprofunda impasse nuclear. (Ilustração: Cafezinho / Wan 2.6) O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que não aceitaria a custódia do urânio altamente enriquecido do Irã pela Rússia ou China. A declaração foi feita a jornalistas na Casa Branca […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Ilustração editorial sobre Trump rejeita oferta da Rússia para armazenar urânio iraniano e aprofunda impasse nuclear. (Ilustração: Cafezinho / Wan 2.6)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que não aceitaria a custódia do urânio altamente enriquecido do Irã pela Rússia ou China. A declaração foi feita a jornalistas na Casa Branca e reforça o bloqueio às negociações sobre o programa nuclear iraniano.

A resposta de Trump, direta e sem rodeios, foi dada quando questionado sobre a possibilidade de Moscou ou Pequim receberem o material nuclear iraniano em um eventual acordo. A posição contraria as propostas apresentadas por diplomatas russos na ONU e pela Rosatom, que em abril se dispôs a auxiliar na transferência do urânio enriquecido.

O embaixador da Rússia na ONU, Vassily Nebenzia, confirmou que o país está preparado para armazenar o material nuclear iraniano caso Teerã solicite. Segundo o portal Sputnik, o urânio enriquecido permanece como o principal entrave nas conversações entre Washington e Teerã.

A recusa de Trump em considerar a participação russa ou chinesa na custódia do urânio demonstra a insistência dos EUA em manter o controle ocidental sobre os mecanismos de verificação nuclear. A Rosatom já havia sinalizado, em abril, sua capacidade técnica e disposição política para operar a transferência, apresentando uma alternativa viável fora do eixo EUA-União Europeia.

No início de maio, Trump reconheceu que os negociadores iranianos consideram apenas os Estados Unidos e a China aptos a remover o material nuclear do Irã. Ao vetar também Pequim, Washington reduz ainda mais as opções diplomáticas para evitar uma nova escalada militar no Oriente Médio.


Leia também: O alerta da Rússia a Donald Trump


📨 Inscreva-se na Newsletter de O Cafezinho

Receba nossas análises e as principais notícias diárias do Brasil e do Sul Global.

, ,
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes