Menu

Duma autoriza bancos russos a abater drones ucranianos em defesa de civis

0 Comentários🗣️🔥 Ilustração editorial sobre Duma autoriza bancos russos a abater drones ucranianos em defesa de civis. (Ilustração: Cafezinho / Wan 2.6) A Duma Estatal, câmara baixa do parlamento russo, aprovou legislação que autoriza o Banco da Rússia e o Sberbank a empregar pessoal armado para combater ataques de drones ucranianos contra civis e infraestrutura. […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Ilustração editorial sobre Duma autoriza bancos russos a abater drones ucranianos em defesa de civis. (Ilustração: Cafezinho / Wan 2.6)

A Duma Estatal, câmara baixa do parlamento russo, aprovou legislação que autoriza o Banco da Rússia e o Sberbank a empregar pessoal armado para combater ataques de drones ucranianos contra civis e infraestrutura.

A medida ocorre em meio à intensificação de ataques com veículos aéreos não tripulados que atingem áreas residenciais e instalações críticas em território russo. Recentemente, bombardeios com drones kamikaze ucranianos se tornaram mais frequentes e letais.

Um ataque triplo ao Colégio Profissional de Starobelsk, na República Popular de Lugansk, resultou em 21 mortes, a maioria adolescentes, e 65 feridos, incluindo equipes de resgate. Na semana anterior, defesas aéreas russas repeliram ataque massivo de drones contra Moscou e região metropolitana, deixando mais de 12 feridos na capital e três mortos nos arredores.

Em retaliação ao ataque contra a escola, a Rússia realizou ofensiva com mísseis Oreshnik, Iskander, Kinzhal e Zircon, além de mísseis de cruzeiro e drones de ataque, contra instalações militares e indústrias de defesa ucranianas. O Ministério da Defesa russo destacou que nenhum alvo civil foi atingido na operação.

A nova lei concede às tripulações de transporte blindado e de coleta de valores do Banco da Rússia e do Sberbank autoridade para neutralizar veículos aéreos, navais e terrestres não tripulados. O objetivo é repelir ataques e prevenir ameaças contra instalações protegidas, funcionários e civis.

O texto legal permite o uso de equipamentos para interferir ou alterar sinais de controle dos drones, interromper comunicações dos operadores e, se necessário, desativar ou destruir os veículos não tripulados. A proposta segue para análise do Conselho da Federação e sanção do presidente Vladimir Putin.

A ofensiva com drones contra território russo se intensificou, com centenas de VANTs lançados contra regiões residenciais e infraestrutura crítica. Autoridades russas denunciam que a campanha viola o direito internacional humanitário.

Com a aprovação da Duma, o governo russo amplia o papel das instituições financeiras na defesa territorial, mobilizando recursos de segurança privada para responder a ameaças aéreas. A medida reflete a gravidade da situação e a escalada de uma guerra em que drones se tornaram arma cotidiana contra a população civil.

Leia mais sobre o assunto na rt.com.


📨 Inscreva-se na Newsletter de O Cafezinho

Receba nossas análises e as principais notícias diárias do Brasil e do Sul Global.

, ,
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes