Menu

Incerteza do PSB eleva tensão antes das convenções partidárias

O jogo de alianças eleitorais permanece imprevisível. O PSB, ciente de que o seu apoio pode ser o fiel da balança, continua determinado a praticar a estratégia do máximo tensionamento, sinalizando para um lado e para outro. Não se pode negar que é uma estratégia inteligente, porque eleva o preço do partido, e ele não […]

66 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
O inimigo comum a ser batido.

O jogo de alianças eleitorais permanece imprevisível.

O PSB, ciente de que o seu apoio pode ser o fiel da balança, continua determinado a praticar a estratégia do máximo tensionamento, sinalizando para um lado e para outro.

Não se pode negar que é uma estratégia inteligente, porque eleva o preço do partido, e ele não perde nada com isso.

Ciro Gomes esteve em Recife ontem para conversar com Paulo Câmara, governador do estado, para tentar quebrar-lhe a resistência do PSB local em apoiá-lo.

Gleisi Hoffmann esteve com mesmo Câmara hoje, tentando convencê-lo a se aliar ao PT, e conseguiu fazê–lo declarar apoio a Lula. Trecho de matéria publicada há pouco no Estadão:

RECIFE – O governador de Pernambuco e vice-presidente nacional do PSB, Paulo Câmara, declarou nesta quinta-feira, 12, que apoiará a candidatura do ex-presidente Lula, condenado e preso pela Operação Lava Jato, mesmo que o PT tenha candidatura própria ao governo do Estado. O apoio ao petista foi declarado após um café da manhã de Câmara com a presidente nacional do PT, Gleisi Roffmann, no Palácio do Campo das Princesas.

A posição de Câmara era esperada. O governador precisa do eleitor lulista para se reeleger. Como Lula corre o risco de ter seu registro cassado, ele poderá dizer ao eleitor que “apoiou Lula até o fim”.

O PSB age como uma noiva cobiçada, que recebe os pretendentes e os trata de maneira imparcial, com objetivo de aumentar a oferta do dote.

Interessa, portanto, à legenda, plantar notinhas na imprensa que acentuem o grau de incerteza. O PSB precisa do mistério.

Reproduzo trecho de nota publicada no Painel da Folha de hoje:

Michel Temer e PT tentam demover o centrão de apoiar Ciro Gomes

Alvo comum Ciro Gomes (PDT) conseguiu o improvável: colocou Michel Temer e o PT militando por uma mesma causa. O flerte de partidos do centrão com o pedetista levou o presidente a se engajar pessoalmente na tentativa de demover siglas como o PP e o DEM de embarcarem na candidatura do presidenciável que o chama de “quadrilheiro”. O PT fez o mesmo. Procurou dirigentes do Progressistas, do PSB e do PR para falar contra uma aliança com Ciro. Resultado: o movimento na direção dele refluiu.

Por mim Temer falou sobre o assunto com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), cacique do DEM. Ele ainda mandou seus ministros avisarem aos aliados que, para o Planalto, “qualquer um, menos Ciro”.

Autopreservação Os petistas estiveram com o presidente do PP, Ciro Nogueira, com o PSB e com Valdemar Costa Neto, mandachuva do PR. Sem Lula, temem que Ciro colha votos no eleitorado do PT, prejudicando o plano B da sigla.

Saída pela direita Nesta quarta (11), Valdemar recebeu uma procissão de políticos em Brasília. Esteve com Cid Gomes, irmão e articulador de Ciro, com dirigentes do Podemos, partido de Álvaro Dias, e com Jaques Wagner, do PT.

Saída pela direita 2 O cacique do PR deixou os interlocutores com a impressão de que tende mesmo a fechar com Jair Bolsonaro (PSL). Ele chegou a dizer a integrantes de seu partido que a ascensão de conservadores é uma tendência mundial e que com Bolsonaro tem mais chances de ampliar a bancada no Rio e em SP.

Voltei O ataque especulativo a Ciro Gomes gerou dividendos para Geraldo Alckmin, o presidenciável do PSDB. A cúpula do DEM voltou a piscar para ele, assim como a do PP.

Pela culatra A ala do DEM que é pró-Alckmin disseminou a tese de que não se deve minimizar a capacidade de Lula de transferir votos para um petista, o que minaria as chances de Ciro crescer no Nordeste.

Verdade ou não, a nota acima está circulando muito, e não me parece que seja politicamente positivo, para o PT, aparecer ao lado de Michel Temer, tentando minar a candidatura Ciro Gomes.

De qualquer forma, tudo isso parece pura intriga. São informações sem fonte, sem confirmação, sem vídeos ou aspas a corroborá-las. O campo democrático, tanto do lado de Ciro Gomes, como do lado petista, deve tomar muito cuidado para não cair nas armadilhas montadas pela direita midiática para dividir os progressistas.

Todos os partidos que não tem candidato, e que discutem o apoio a um outro partido, estão fazendo o mesmo jogo: tensionando o máximo, até o limite das convenções partidárias, para elevar o seu preço político. Ou seja, toda a movimentação do “centrão” em torno de Ciro Gomes pode ser para elevar o preço de apoio a Alckmin, assim como o jogo duro do PSB pode ser para tentar arrancar, do PDT, maior espaço num eventual governo Ciro Gomes.

Pelo jeito, os brasileiros terão de conviver com esse jogo de intrigas até a primeira semana de agosto, quando se encerra o prazo para as convenções.

O maior beneficiado dessas intrigas, do ponto-de-vista simbólico, tem sido Ciro Gomes. Aparecer, na coluna política de maior circulação nacional, como inimigo principal de Michel Temer, é um elogio importante.

Um dos editores do Intercept no Brasil, Andrew Fishman, entendeu exatamente assim:

As supostas movimentações petistas contra Ciro, por sua vez, ajudam a empurrar o eleitorado não-petista, em especial na classe média, no sul e sudeste, onde a legenda acumula uma rejeição muito alta, em sua direção.

O tensionamento deve aumentar nos próximos dias, assim como as intrigas, em função da proximidade das convenções partidárias que definirão os apoios e alianças entre os partidos.

Ao campo democrático, o que interessa, sobretudo, é que os interesses golpistas, representados por Bolsonaro, Marina e Alckmin, não saiam chancelados pelas urnas.

Com isso, espera-se que os inevitáveis atritos dentro da esquerda não fujam ao controle, de maneira a não atrapalhar a necessária aliança, no primeiro ou segundo turno, contra o golpismo e o fascismo que continuam a avançar.

A diversidade do campo democrático é sua maior força. Ciro tem feito incursões interessantes no centro político, conquistando setores perdidos pelo PT, ao passo que o PT resiste, de maneira impressionante, às investidas midiático-jurídicas contra a legenda. Juntos, somam forças para derrotar o inimigo comum: Bolsonaro.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Thiago Melo Teixeira

13/07/2018 - 15h55

Centrão … não sei quem inventou esse termo, só pode ter sido o Noblat, Merval, Fernando Mitri … é DIREITÃO. Centrão o cassete.

Fábio Ribeiro

13/07/2018 - 12h23

Miguel, saiu outra pesquisa da XP, aguardo ansioso sua análise sempre séria e importante.

Luis Campinas

13/07/2018 - 11h21

Não me parece legal Miguel, fazer uma correlação entre os movimentos do Temer com o do PT. O PT na verdade não cumpre bem a metáfora criada por Ciro e repetida por muitos, de ser o escorpião a ser afogado. Poderia até usar contra o PT a tal de ingenuidade republicana, tudo bem, mas essa aí do inseto não! Não definitivamente, o PT segundo todas as pesquisas, é de longe, de muito longe aliás, a grande agremiação a aglutinar o campo de esquerda. Tem capilaridade, tem movimentos sociais, sindicatos e tudo mais, bem mais do que todas as outras juntas. Não acho isso bom, gostaria que fosse até diversa a coisa mas…Natural portanto que tenha seu candidato e sua estratégia. Sabe, Lula e seu PT, que o nordeste com ele está, e talvez boa parte do norte e Minas, aliás votaram nele (Dilma) contra o filho da terra Aécio. Colocar na parede o PSB de Pernambuco, como faz é correto, até porque fidelidade ideológica não é de muito tempo o prato preferido deles, não só no sudeste mas surpreendentemente também na terra amada Pernambuco. E cá pra nós, com a trucada, mesmo com Marina o governador fica com ele. Por falar em PSB de muito não é um partido de esquerda, conta sim com figuras importantes que são identificadas com esse campo no nordeste, menos em Pernambuco. Participaram ativamente do golpe e da construção desse divisão do Brasil que temos hoje, inclusive com a entrega do nosso patrimônio. Ciro cometeu ao menos um erro grave ao menosprezar o PT e em especial Lula. Chamar Lula de “deus”, Dilma de incompetente, PT de escorpião e essa mania de se “amar demais” deixa claro que seja, como diz Lula, um bom, um excelente quadro, só que lhe falta humildade, mansidão, bom tempero de líder e um excesso de vaidade. E agora, com essa de todo mundo bater num desembargador porque a Lula deu um HB e Ciro continuar com esta besteira de que Lula não é preso político, de defender a Lavajato sendo que a operação toda é montada na quebra da legalidade, dá a Ciro o que de credibilidade? O cara tá impedido de dar entrevistas porque não pode abria a boca é o que? E nessa estratégia como Ciro irá ao segundo turno? Será necessário de duas uma: ou que o candidato de Lula não vá, até porque se for Lula, levará no primeiro, ou então pegar boa parte do eleitorado que hoje é Bolsonaro. Olha, mais um discurso chinfrim de Ciro foi dar a entender que Lula é o responsável pela divisão do Brasil. Agora dividido tá, e só cabe um de cada lado. Se quiser ocupar o outro lado, pode deixar ao menos Temer de fora, afinal depois que tudo falou dele, mas terá que pegar consigo tudo do golpe, senão a conta não fecha!

    Ferreti

    13/07/2018 - 11h57

    O PT tem tudo isso ai que você citou por causa de Lula. Com Lula fora da disputa, é debandada geral. Cada qual querendo se firmar como o novo líder da esquerda.

    Jonas

    13/07/2018 - 13h16

    Esse foi um dos erros decorrentes de Ciro que apontei por causa do imbróglio de domingo, quando Ciro teve mais uma chance de errar e a aproveitou.
    Não dá pra ser o representante da esquerda se não tiver confiança de toda esquerda. É simples.
    Queira ou não Ciro, ciristas e isentões essa não é uma eleição de centro, só os pólos bem definidos têm chance de vencer.
    O muro, ou os cacos dele, não é um bom lugar de estar.

      Jonas

      13/07/2018 - 13h17

      *recorrentes

    Sandro

    13/07/2018 - 14h03

    Mas é o mesmo modus operandi!!!

alberto Lima

13/07/2018 - 09h09

Vamos sem PT mesmo e acabou-se!
Eles que lambam suas feridas e soltem o Lula.
#Ciro2018

    Quero-quero

    13/07/2018 - 10h28

    Lula livre! Lula ou nada! A cobra vai fumar!

      Ferreti

      13/07/2018 - 11h58

      Quando? Não seria hoje com a mega manifestação que não aconteceu?
      Vai ver que você ainda acredita que a Fifa vai virar a mesa e boar o Brasil na final.

      Alan Cepile

      13/07/2018 - 12h34

      Lula Livre e Ciro 2018.

João do Grão

13/07/2018 - 08h29

Finalmente, o DEM vai apoiar o Alckmin ou o Ciro Gomes?

PARECE QUE OS DOIS

Alckmin diz que estará junto com DEM

O pré-candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, diz estar trabalhando para compor uma aliança com DEM, partido que se aproxima de Ciro Gomes (PDT); com 7% das intenções de voto no último Datafolha e bem atrás de seus principais adversários, Alckmin usou a expressão “virar de ponta cabeça” para definir o que espera que aconteça com as pesquisas eleitorais.

https://www.brasil247.com/pt/247/brasil/361609/Alckmin-diz-que-estar%C3%A1-junto-com-DEM.htm

João

13/07/2018 - 06h49

As contradições da candidatura Ciro Gomes

1 – CIRO GOMES: TEMER PRATICA CRIME ELEITORAL

O presidenciável Ciro Gomes disse que Temer praticou crime eleitoral ao ameaçar retirar os cargos do PP no governo caso o partido decida apoiar sua candidatura: “na medida em que o presidente da República, que a mim não surpreende, fala em cargo versus voto e apoio eleitoral, partidário, me parece que é absolutamente um crime eleitoral praticado à luz do dia, o que sendo o Temer não me surpreende nada”, disse Ciro durante evento do PDT, em Fortaleza

https://www.brasil247.com/pt/247/brasil/361612/Ciro-Gomes-Temer-pratica-crime-eleitoral.htm

2 – Centrão pede para Ciro moderar críticas a Temer

– Dirigentes de partidos do centrão próximos a Ciro Gomes (PDT) pediram ao pré-candidato que modere as críticas dirigidas a Temer; Ciro já chamou o emedebista de quadrilheiro e disse que quer vê-lo preso; essa agressividade deixa siglas como o PP, com quatro cargos no primeiro escalão, em situação difícil; centristas não esperam que Ciro se cale, mas querem que ele debata no ‘campo da política’

https://www.brasil247.com/pt/247/brasil/361610/Centr%C3%A3o-pede-para-Ciro-moderar-cr%C3%ADticas-a-Temer.htm

Na próxima vez o DEM vai exigir que Ciro Gomes bata uma foto ao lado do Temer. Alguém duvida que ele vá atender ao pedido?

    Alan Cepile

    14/07/2018 - 11h47

    brasil247 é uma verdadeira máquina de fake news, não presta pra nada!

rodrigo silva

12/07/2018 - 22h43

antipaneleiro, mas isso é muito pouco, quase nada! Lembrando que defendi Dilma com unhas e dentes em 2014. Sei que muitos atacam o Ciro, mas o que ele defende são bandeiras da esquerda antes e depois do golpe de 64. Isso não é novo…auditoria da dívida, reforma tributária, política econômica desenvolvimentista. Evidentemente que com as experiências mal-sucedidas de FHC e o PT na macroeconomia, no médio prazo, esse projeto está muito mais maduro hoje. O que lamento e acho que o PT deixou escapar, na elevada popularidade do partido no poder, foi não fazer uma reforma institucional profunda sequer. Nem uma reforma tributária “próxima” dos países mais desenvolvidos, ou seja, tirar o peso do Estado da classe trabalhadora e da classe média e pesar a conta nos ombros do capital financeiro, que só especula e concentra e não produz nada. Só essa reforma já seria um grande salto: maior poder de consumo, mais empregos, sanidade fiscal das contas públicas e, por consequência, maior…bem maior seria o investimento público nas diferentes áreas.

    Dio

    12/07/2018 - 22h56

    Se vc observar a conjuntura da época, vai saber q isso não era prioridade pra ninguém. Talvez pra esquerda burguesa e só.

    Alan Cepile

    13/07/2018 - 06h40

    O PT não ataca Ciro, o PT ataca qualquer um que ouse aparecer no campo da esquerda mais que ele próprio. O que é o PSOL senão um produto desse mesmo egocentrismo infantil que está na natureza do PT?

      rodrigo silva

      13/07/2018 - 10h03

      Com certeza, Alan! Foi uma decepção para muitos setores quando o PT abandonou as pautas centrais da esquerda e adotou uma política econômica conservadora, embora tenha ampliado as políticas compensatórias. Enquanto o ciclo virtuoso das commodities estava em alta, foi tudo bem. Quando os preços começaram a despencar, a verdade veio à tona e o governo não tinha mais como sustentar. Se ousasse peitar nossa elite rentista e nossa elite da burocracia junto com apoio povo, que já era unanimidade no governo Lula, com certeza avançaríamos nas reformas e teríamos uma regulação do capital em função do bem-estar social, tornando nosso modelo econômico mais justo e próspero.

      Luis Campinas

      13/07/2018 - 11h34

      Não estás correto! Muita gente do PT apoiou num certo momento uma união com Ciro. Ocorre que o PT tem estratégia própria. Ciro fala muito, mas distorce ao seu interesse. Nem tudo que fala que é mal no PT é verdade, assim como nem tudo é bom. Ocorre que quem é Ciro senão um nome respeitado? Isto basta para que seja bancado pelo PT porque se Ciro desde havia muito chama Lula de “deus”, defende a Lavajato, chama Dilma de incompetente, e outras mais. Aliás, a dialética existe. O PT que surgiu lá atrás no final da década de 80 não é o mesmo de hoje, assim como Ciro de lá era outro. O fato e´que só vão dois, caso Lula não dispute. Um será muito provavelmente indicado por Lula o outro por enquanto é Bolsonaro. Caso Lula seja impedido mesmo de disputar e indique um candidato, de onde surgirão os votos de Ciro, da esquerda ou da direita? Os movimentos de Ciro dão uma ideia. Vai precisar de quase todos os golpistas para tirar Bolsonaro da disputa. Complicado não acha?

        rodrigo silva

        13/07/2018 - 15h53

        Companheiro, concordo com vc! O PT e o Ciro mudaram, como tudo muda através da experiência política, no sentido de concretizar o sonho e superar as contradições e erros de avaliação. Tb vejo que Ciro fala além do necessário, mas firma seu compromisso de “quebrar ou ser quebrado” com posições claras de projeto de país. Vamos fazer o seguinte: vc perdoa o Ciro pela língua solta, e eu perdoo a Dilma por sua decisão em 2015, depois que muita gente lutou por ela nas eleições de 2014, em uma luta simbólica entre a Esquerda contra Neoliberalismo, a batalha entre Trabalho vs Capital; após eleita, nomeou como Ministro da Fazenda o banqueiro do Bradesco Joaquim Levy e seguiu boa parte das diretrizes econômicas dos lobistas da FIESP para recuperar a economia.

        Alan Cepile

        14/07/2018 - 11h51

        Os votos do Ciro vem, boa parte, dos petistas mais atentos que já disseram (via pesquisas) que majoritariamente votarão no Ciro.

        Inclusive 4% (quase 6 milhões de petistas) acredite, votarão na direita, alckmin ou bolsonaro.

Stalingrado Lula da Silva

12/07/2018 - 22h15

A cruzada de Miguel pró Ciro Jeirissati, realmente deixou o Cafezinho estranho, muito estranho.
#HaddadNoGovernoLulaNoPoder

    Brasileiro da Silva

    12/07/2018 - 22h26

    Gostei da sua hashtag. Foi a piada do ano. Vc é hilário. Parabéns.

      Alan Cepile

      13/07/2018 - 06h42

      Curioso, os que reclamam estão sempre aqui acompanhando tudo do cafezinho…

    Josa

    13/07/2018 - 08h33

    Não é mais cafezinho ,sim puxadinho do comitê de Cyro jerssate

      Alan Cepile

      13/07/2018 - 12h39

      Assim como o Brasil247 virou um puxadinho da campanha do PT, a diferença é que lá eles expulsam e bloqueiam quem não pensa como eles, qualquer semelhança com a ditadura NÃO É mera coincidência.

      Aqui vc desce o pau no Ciro e ninguém te bane.

    Fabio

    13/07/2018 - 08h55

    Concordo, o Cafezinho ficou estranho demais.

    Sandro

    13/07/2018 - 14h05

    Sobe no palanque com Renan “depois do golpe” e pensam que têm moral pra apontar o dedo a quem quer que seja !

Nilson Moura Messias

12/07/2018 - 21h51

O cafezinho estranho? Está frio a muito tempo. Os Petistas e os eleitores lulistas estão se lixando para as intrigas do cafezinho, imagine da “falha” de São Paulo

Gustavo Corrêa

12/07/2018 - 21h20

O candidato do PDT só tem olhos para a aliança com o DEM e o centrão, ignora Lula -a ponto de soltar uma nota sobre os episódios do último domingo sem sequer esboçar a defesa do ex-presidente- e dá sinais de adesão ao programa neoliberal, tanto que ignorou solenemente a notícia da concretização da venda da Embraer. Sinceramente tudo isso é dor de cotovelo! É LULA ou quem o partido indicar!

    Brasileiro da Silva

    12/07/2018 - 21h25

    Vc reclamou quando, o Lula em 2002 se aproximou do mercado? Vc criticou a “Carta aos Brasileiros”? Vc reclamou da aproximação com o PMDB? Vc deixou de votar no PT quando viu que o vice era do PMDB?

      JOAO BATISTA

      13/07/2018 - 00h29

      Carta aos Banqueiros!!!

        Alan Cepile

        13/07/2018 - 06h45

        “Faça o que eu falo, não faça o que eu faço”

        No caso, o que eu fiz, mas só eu PT podia, os outros não!

      Sandro

      13/07/2018 - 14h06

      Claro que nao reclamou, mas pensa que tem moral pra julgar as alianças alheias.

Jandui Tupinambás

12/07/2018 - 20h49

Reportagem estranha….

A manchete deveria destacar o apoio do governador de PE apesar do PT com candidatura própria praticamente empatado com Câmara e não uma manchete “supositória”.

Dá corda e destaque às futricas da Folha pois à ele interessa. E depois, usando o que o golpe mais sabe usar, vomita uma discurso hipócrita e débil: “cuidado para não cair nas armadilhas montadas pela direita midiática para dividir os progressistas”. Paciência pouca é bobagem….

Comecei a sacar porque boa parte dos comentários por aqui começaram a se parecer com os comentários do G1….

É triste, mas esta prática nazista está atraindo esses acéfalos para cá.

    Brasileiro da Silva

    12/07/2018 - 21h00

    Ao ler seu comentário, tive que te dar razão. Os acéfalos que nem vc estão sendo atraídos para cá.

      Alan Cepile

      13/07/2018 - 06h48

      “cuidado para não cair nas armadilhas montadas pela direita midiática para dividir os progressistas”

      Vc vai ter a coragem de dizer que isso não existe só pq vc queria que O Cafezinho apoiasse Lula, é isso??

      Francamente….

        Jandui Tupinambás

        13/07/2018 - 07h53

        Desculpe, mas não vou desenhar.

        Sua resposta também confirma minha tese.

        Os comentaristas tico-teco se espalham por aqui igual os gremlins!

          Alan Cepile

          13/07/2018 - 12h43

          Quanta choradeira descontrolada rs

      Jandui Tupinambás

      13/07/2018 - 07h49

      A carapuça serviu direitinho!

      E a resposta ignóbil apenas confirma minha tese.

      Bom dia, Sr. sem nome!!

      Francisco

      13/07/2018 - 15h29

      Miguel, que raio de encostos gosmentos são esses, como esse batráquio menor em expelir besteiras que ora piso, que arrastam-se pelo cafezinho a fazerem barulho em tango de um lamento hipócrita ou desinformado, só?
      Desencostas dos, senão, sei não, o cafezinho esfria, gela e ninguém mais da jeito sequer de voltar a ficar morno.

        JOAO BATISTA

        13/07/2018 - 16h15

        Você está propondo censura?

          Alan Cepile

          14/07/2018 - 11h53

          Se querem censura fiquem com o brasil247…

Ferreti

12/07/2018 - 20h24

Esquece, Miguel. Lula não vai indicar um vice na chapa de Ciro e nem apoiá-lo.
Lula não quer sombra na esquerda e se Ciro for para o segundo turno, Lula vai mandar a petezada votar no adversário, seja quem for. Bolsonaro ou Alckimin.

Lula tem pavor em aparecer outro líder na esquerda. Por isso ele elegeu Dilma, que nunca teve luz própria. A missão dela era esquentar a cadeira para a volta de Lula em 2014. Só que a búlgara se rebelou e concorreu à reeleição. Com isso afundou Lula.

Luis Campinas

12/07/2018 - 19h36

Tá ficando meio estranho ” O cafezinho”.

Marcelo M

12/07/2018 - 19h35

Lendo os comentários aqui, dá a impressão de que estou vendo as “opiniões” dos internautas do G1. Acho que o público do Cafezinho está mudando.

    Ultra Mario

    12/07/2018 - 19h53

    Com isso você quer dizer que não é mais um “echo chamber” petista?

    JC

    12/07/2018 - 20h42

    Depois que o Miguel começou a dar espaço ao Ciro como opção da esquerda, alguns leitores tradicionais não gostaram muito porque seria uma via fora do PT, o que muitos não admitem em hipótese alguma.
    Esses embates atraíram trolls do bolsonaro e gente que entrou na piração dos caras do duplo expresso e passaram a atacar o Miguel. É uma mistura de diversionismo com mal aporrinhação que o republicanismo do cafezinho prefere deixar que se vão pelo cansaço. É só ignorar…

      Alan Cepile

      13/07/2018 - 06h51

      São os novos “esquerdistas” (mal) influenciados pelo Brasil247, Duplo Expresso e GGN, fazer o que?

      Luis Campinas

      13/07/2018 - 10h40

      Concordo em quase tudo que você disse, em especial o meu respeito com o Miguel, só que penso que ele deve ter cuidado.

    Nilson Moura Messias

    12/07/2018 - 21h53

    É o que dar forçar barra para o cavalo de Troia dos americanos. Ciro Gomes.

    JC

    12/07/2018 - 22h00

    Leu o comentário do Nilson Moura?? É disso que eu tô falando…

      JOAO BATISTA

      13/07/2018 - 00h31

      Ele é Bolsominion.

Ediverte

12/07/2018 - 17h16

PT se comporta como sempre, defendendo seus interesses!
E o Brasil?
Se esta estratégia eleger bonsoasno? PT acha q vamos escrever?
+De 13 anos no poder!
Suas soluções para nossos problemas apareceram agora? + 4 anos e vão fazer oq não fizeram quando tínhamos força?
É apostar no cais!
Acho q PT se comporta como inimigo do Brasil, para eleger Dep Sen e gov, estao apostando nosso futuro!
Sou filiado ao PT, mas é um lixo de partido!
#ciro2018
Abraços Miguel!

    Fábio Ribeiro

    12/07/2018 - 21h18

    EDIVERTE, SE É UM LIXO DE PARTIDO DESFILIE, O QUE VOCÊ FAZ FILIADO AO PARTIDO ATÉ AGORA, SUJEITO?

      Alan Cepile

      13/07/2018 - 06h57

      “Sou filiado ao PT, mas é um lixo de partido!”

      COMENTÁRIO ESTRANHO HEIM……… Cheiro de bolsominion no ar…

        Nostradamus

        13/07/2018 - 09h34

        São os tempos da insanidade e do caos! Do Homo Imbecilis nos tempos do Cólera. Que se alastra por toda a nação. Sucumbida na morna dormência e demência. Pior… já maquinam ficar tudo como está após a tão esperada eleição… E a conta é alta em números de mortos, famintos, drogados, suicídas, falências, privatizações, entrega mendicante de um lugar ao sol vampiresca! O mundo como representação dantesca do inferno cotidiano cvom a bandeira estadunidence diariamente ao fundo do jornal nacional! Os juízes já resolvem as diferenças na bala, a procuradora dorme na casa do vampiro, a suprema conspira com empresários… Cada notícia grotesca é a garantia da sensação de que o circo não vai acabar e o pão de trigo será garantido com as reservas em dólar!!! Nenhuma palavra chula e irada choca mais, nenhuma raiva traduzida na imprensa deixa de ter seus comentários nos mínimos detalhes! Dir-se-á de um verdadeiro cu do avesso Deleuseano! Uma verdadeira tara histérica freudiana, o ápice da elogiada loucura de Erasmo. Não há uma família sequer na nação que não tenha sido vítima de violência. Moro impera como touro, como símbolo fálico dos impotentes. Cada juíza é macho, cada político um poço de omissão, cada padre um suspeito de pedofilia, cada feirante um larápio, cada empresa uma guerrilha para não pagar impostos! Para tudo se tem uma opinião crítica e já iniciou a fase da perseguição aos padres comunistas. Prepara-se numa barbearia de marca, uma franquica, uma grande produção de bigodinhos hitlerianos e vem acompanhado uma varinha francoiana de bater bas botas. É um fim esquisito e doloroso que nunca termina. Há quem ainda discuta seriamente, passando, desta feita o maior atestado de burrice segundo os comentaristas dos blogs! Proíbe-se a rinha de galos. Prende-se quem amarra um cachorro. Linchamentos de ladrões de galinhas amarrados em postes. Filhos roubam a aposentadoria dos pais velhinhos. Os meninos espetam os olhos dos professores com garfos. O deputado come o dinheiro da merenda. E assim segue esse vale de lágrimas…Quantos meninos mortos meu Deus! Meu Deus! Meu Deus!

    Sandro

    13/07/2018 - 14h08

    Disse tudo. É exatamente isso que eu penso do PT, mesmo depois de ter votado no partido minha vida toda. PT pra mim morreu!!! Só pensam na sua hegemonia e o país que se exploda!

Ultra Mario

12/07/2018 - 16h53

Natural. A natureza do PT é a natureza de escorpião. Vai afundar e levar o resto da esquerda junto.

Engraçado que ano passado gritavam aos 4 ventos que a esquerda deveria se unir. Bastou terem sua hegemonia ameaçada pro discurso mudar.

    Sandro

    13/07/2018 - 14h10

    Triste, mas verdade! Me da uma tristeza danada ver que o PT se transformou numa antro de sectários e fanáticos, que estão colocando tudo a perder, apenas por não darem o braço a torcer e quererem o poder a qq custo.

Alan Cepile

12/07/2018 - 16h06

A direita liberal golpista só teme um nome, Ciro Gomes.

JOAO BATISTA

12/07/2018 - 14h56

O cenário vai se alterar, diariamente, com esses partidos que existem meramente pelo fundo eleitoral e pelas negociatas que lhes rendem as votações no congresso fazendo movimentos pendulares buscando conciliar a melhor proposta à maior possibilidade de êxito nesse investimento, até a data limite para solicitação de registro de candidaturas e coligações.
Pesquisas terão alguma capacidade de influenciar os caciques desses partidos, mas o que definirá será o cachê, quanto renderá, no balcão, seu apoio à causa democrática, ao esforço pela melhoria de vida de seus dirigentes.
Parece claro hoje que Lula não obterá registro para sua candidatura e que pretende arrastar essa corrente até 17/09, quando será substituído por seu laranja.
Definido o quadro, a disputa no primeiro turno, sem Lula, começará com Bolsonaro quase garantido no segundo e com chances de levar já no primeiro, com a outra vaga disputada entre um petista, Ciro e Alckmin, com Marina correndo por fora. Se Lula mantiver a capacidade de transferir votos, como fez com a ex-presidente, o petista disputará com o capitão. Neste caso, não vejo razão para Ciro apoiar quem quer que seja, pois é certo que não teria reciprocidade dos vermelhos num eventual segundo turno com o meganha, e muito menos no futuro, além de queimar o capital político adquirido em 2018 junto aos que votaram nele por não quererem nenhum dos dois, e Ciro ainda terá outras oportunidades pela frente, após a tragédia que será uma gestão marcada pela divisão do país, continuando o que petistas e tucanos vêm fazendo desse 1994, para deleite das legendas de aluguel, que elegem, como parasitas, bancadas numerosas nos palanques mais fortes, sem desgaste e sem compromisso com qualquer causa, programa ou projeto.
O compromisso de Ciro, o mais preparado pessoal, profissional e politicamente para reunir esforços da esquerda à direita, é com o Brasil e a população que merece e precisa da presença do Estado, os pobres.
Por tudo isso, a hora de unir as candidaturas progressistas é no primeiro turno, em que é possível livrarem-se desses parasitas que adoecem o processo democrático, sugam recursos públicos e mantêm o atual sistema eleitoral em que sobrevivem porque são os maiores beneficiários.
Cabe a Lula a grandeza desse passo, pois é ele a maior liderança. Uma chapa que reúna as candidaturas de centro-esquerda permitiria disputar e vencer a eleição para a presidência, até mesmo no primeiro turno, além de fazer maioria no senado e pelo menos 200 deputados, livrando o país desses parasitas e tendo base congressual para as reformas política, previdenciária, tributária, rever as doações e maldades dos golpistas, além da inadiável reforma dos meios de comunicação.
Mas, sinceramente, creio que a mesquinharia da miudeza política, o varejo baixo, os interesses localizados e corporativos de gente que, como os parasitas citados, vi bem da desgraça alheia, além do personalismo egoísta e ególatra prosseguirá com a demagogia do nós contra eles, fazendo vítimas e retardando a emancipação e a soberania de nossa sociedade.

Flavio

12/07/2018 - 13h25

O Lula tem uma única bala para cravar no coração do golpe. Disso dependerá o resto da vida dele, se na cadeia ou em liberdade. Ou seja, não pode errar.

Alguém imagina o Haddad subindo a rampa do Planalto em janeiro de 2019 contra JF, MPF, PF, Congresso, TCU, Globo, FIESP, MBL, vários Governadores, CIA, NSA… juntos e alinhados para não o deixarem governar ?

Pois é. Daqui algumas semanas veremos a real dimensão do animal político chamado Lula. Depois de colocar duas vezes no poder uma incompetente de marca maior, vamos ver o que ele nos providenciará desta vez.

    Jader Martins

    12/07/2018 - 16h39

    O indicado por Lula será Celso Amorim!!!!!!!

      Oblivion

      12/07/2018 - 19h57

      Caro Jader, em minha opinião o Celso Amorim é uma pessoa muito competente, que liderou de forma magistral o MRE que, pro bem do Brasil, deveria estar sempre participando do executivo nacional ou, no mínimo, sendo membro do parlamento. Porém, também acredito que para o bem do Brasil, o pt tem que perceber que os vermes se proliferam para impedir a candidatura do Lula. Pelo pouco que entendo, para presidir um país não basta ser honesto e estar teoricamente preparado tecnicamente para a função (veja a Dilma que foi golpeada por um bando de bandidos), tem que ser político profissional experiente, que no caso do pt acho que entre os possíveis presidenciáveis somente o Wagner se encaixaria. Mesmo acreditando que o Haddad, o Celso Amorim, o Mercadante, o Suplicy, entre outros, são políticos muito comprometidos com o povo brasileiro e com a soberania nacional. O detalhe é que há outro fator importante aí, por mais que seja absurdo, é o ódio irracional que a mídia tradicional plantou na cabeça da classe média burra e analfabeta política. E o trágico é que esse pessoal está presente em toda sociedade, inclusive em praticamente todas as instituições públicas, como um câncer. Eles, julgam sempre com a balança viciada (acredito que até de forma inconsciente) e ser ptista é motivo para convicção de corrupção, assim saem para a rua com slogans como “somos todos cunha”; “a culpa não é minha eu votei no, você sabe quem”; colocam adesivos criminosos no carro (aqueles da tomada de combustível – Dilma); seguem como bons macaquinhos adestrados para a rua com a camiseta da cbf quando o boner manda, etc. O detalhe é que agora, quando milhões são encontrados em malas e apartamentos; que a gasolina não para de subir; que eles “estão mantendo isso, viu!”; que o Brasil é desprestigiado, humilhado e marginalizado internacionalmente; os macaquinhos adestrados ficam em casa bem quietinhos, mas não se iludam, eles estão bem vivos, e vocês os viram no último final de semana quando se comentou de uma possível soltura do Lula.
      Encerrando, caro Jader, o pt deveria pensar no bem do país e apoiar o candidato progressista mais bem preparado no momento, e que necessariamente não seja do pt (pra mim, sem dúvidas, o ideal seria Ciro Gomes). E que se empenhe a instruir melhor sua população. Afinal, muitas coisas foram realizadas muito bem nos governos ptistas (houve muitos erros, é verdade – mas duvido o governo que não teve e que não terá), porém, por exemplo, tem gente que acha que saiu da miséria simplesmente por obra de Deus, como se a política não influenciasse no bem-estar-social do país (estariam agora desempregados por obra de Deus também? Ou na verdade é por conta da política neoliberal que a elite financeira tupiniquim nos vende como algo moderno e de primeiro mundo?).

    antipaneleiro

    12/07/2018 - 18h16

    Uma “incompetente” que tentaram derrubar em 2011, em 2013 e só conseguiram em 2016 e que entrará para a história do brasil por ter dado direitos trabalhistas aos “trabalhadores domésticos”. Tem muito “esquerdista” com menos de 1/3 da biografia de Dilma se achando gênio político!


Leia mais

Recentes

Recentes