Menu

Lula diz que Haddad está em “estágio probatório”

No Estadão ‘Haddad está em estágio probatório’, diz Gleisi, em recado de ex-presidente Presidente do PT afirma que Lula é o candidato nas eleições 2018, mas que ex-prefeito de São Paulo pode se ‘fortalecer’ como substituto na chapa Ricardo Galhardo, O Estado de S.Paulo 07 Agosto 2018 | 05h00 Na manhã desta segunda-feira, 6, ao […]

4 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

No Estadão

‘Haddad está em estágio probatório’, diz Gleisi, em recado de ex-presidente

Presidente do PT afirma que Lula é o candidato nas eleições 2018, mas que ex-prefeito de São Paulo pode se ‘fortalecer’ como substituto na chapa

Ricardo Galhardo, O Estado de S.Paulo

07 Agosto 2018 | 05h00

Na manhã desta segunda-feira, 6, ao receber o primeiro relato sobre a indicação de Fernando Haddad para o posto de vice na chapa do PT nas eleições 2018 e a aliança com o PCdoB, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado e preso na Operação Lava Jato, pediu à presidente do partido, senadora Gleisi Hoffmann, que espalhasse o aviso: “O candidato sou eu”.

Em entrevista ao Estado, Gleisi disse que, na condição de vice, Haddad terá a tarefa de representar o ex-presidente, mas negou que o partido tenha posto em prática o “plano B”. Segundo ela, a escolha de Haddad como substituto de Lula caso o ex-presidente seja impedido de concorrer vai depender da forma como o ex-prefeito se comportará até o desfecho do caso na Justiça Eleitoral. De acordo com a senadora, Lula disse que Haddad está em “estágio probatório”.

A sra. esteve com Lula hoje (segunda-feira, 6). Qual foi o teor da conversa?

Fui fazer um relato do que tinha acontecido, reafirmar para ele a nossa estratégia, dizer que foi bem recebida a coligação com o PCdoB, a composição dele com Hadad e Manuela (d’Ávila). E que nosso desafio agora é fazer uma boa campanha, popularizar nossas propostas e ser os representantes dele nas ruas.

O que ele respondeu?

Que ficou muito satisfeito com o resultado, que não precisava ser de forma tão apressada e do jeito que foi por conta da diminuição do prazo. Ficou feliz de o PCdoB e Manuela terem aceitado e que neste momento foi importante ter o Haddad. Mas deixou claro: “O candidato sou eu”.

A escolha de Haddad como vice não passa a impressão de que ele está sendo preparado para ser o substituto de Lula?

Nós não trabalhamos com a hipótese de “plano B”. Trabalhamos com a candidatura do ex-presidente Lula e com a disposição de irmos com ela até as últimas consequências, entendendo que, se a jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral for respeitada, Lula será candidato. Mas nós precisamos, na ausência dele, até ter essa definição, de alguém que vocalize. Tanto que o ex-presidente deixou claro: “Avise lá que o candidato sou eu, viu? O Haddad está em estágio probatório (risos)”.

O novo entendimento do TSE quanto ao prazo para escolha do vice não é mais um sinal de que a Justiça Eleitoral não vai permitir que Lula seja candidato?

É mais um obstáculo que eles tentam colocar. Acho que eles vão colocando obstáculos para ver se a gente desiste. Mas nós somos teimosos.

Mas existe a possibilidade concreta de Lula ser impedido. Haddad é um bom nome?

Não acreditamos nessa hipótese, mas, se acontecer, vamos discutir qual é a saída e fazer isso inclusive com os partidos que estão na coligação.

Essa posição atual de Haddad, como vice, com muita exposição, o fortalece como possível substituto de Lula?

Pode fortalecer. Vai depender muito de como ele vai se colocar nas questões e o que ele vai significar no processo enquanto representante do ex-presidente Lula. Por isso acho que Lula brincou que ele está em “estágio probatório”.

Haddad é um “vice-tampão”?

Não diria um “vice-tampão”. Haddad é um vice, mas temos um compromisso com o PCdoB de que, tão logo sejam resolvidas as questões judiciais que envolvem o ex-presidente, o PCdoB assume a vice. Haddad está cumprindo um papel de ser o vice neste momento para vocalizar o ex-presidente no dia a dia da campanha, ele é um representante do Lula.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

ari

08/08/2018 - 12h12

Infelizmente o blog fechou a caixa de comentários na matéria sobre a Kátia Abreu. Minha resposta é para o dono do blog, pedindo desculpa aos leitores para comentar outro tema neste espaço
Não, não confundo latifúndio com agronegócio, inclusive porque o agronegócio engloba a agricultura familiar, esta sim, geradora de empregos e produtora de alimentos.
Além de todos os danos causados pelo latifúndio – escravização e morte de milhões de negros e índios, envenenamento do solo, etc, etc – o setor mantem no congresso uma bancada extremamente conservadora que, nos últimos anos votou sistematicamente contra todas as ações afirmativas em favor dos excluídos e abandonados. No governo golpista, suas iniciativas são aterradoras, como a última, de quase liberar totalmente os agrotóxicos e e paralelamente colocar limites na produção de alimento saudável. Essa bancada, junto com a da bíblia e da bala, pode paralisar qualquer governo
Como se não bastasse, dos duzentos e tantos bilhões emprestados a juros baixos (baixos a nível de Brasil), creio que nem 50% vão de fato para a agroindústria (isto não é um chute no escuro, embora não possa afirmar os dados com precisão)
De forma alguma eu confundiria Kátia Abreu com a Ana do Relho, mas sua atuação (da Kátia) à frente a CNA mostra bem o que é espírito de classe, a ponto de o senador Requião chamá-la, em certa ocasião, de histérica. Particularmente decepcionou-me profundamente a Dilma convocá-la para o ministério da agricultura, o que se deveu mais provavelmente à amizade entre as duas. Mas isto é outra história
Perdoe-me, Miguel, mas pelo jeito você é que não conhece o que é o latifúndio e os danos por ele causados ao país ao longo de toda a nossa história. Certamente não é POP
Em tempo: sou pequeno produtor rural no sertão norte baiano

Alan Cepile

08/08/2018 - 12h04

Estagiário, chapa triplex, sem comentários….

Capanema

08/08/2018 - 10h38

Virou estagiário…

Jochann Daniel

07/08/2018 - 22h34

Se 40.000.000
de brasileiros
virem este vídeo
a Verdade
se descortinará,
o povo vai ver
como foi feito
de idiota
pelos nossos inimigos.
Pressionará
para que
Lula seja solto,
e Haddad.
não seja necessário
Quem sabe??
Repassando
VEJA O VÍDEO.
Clique em
https://www.youtube.com/watch?v=I2TEtQgpgD0&t=2s
Mantenha a calma……


Leia mais

Recentes

Recentes