Analista da Ideia fala sobre “voto útil” dos eleitores de Ciro a Lula no 1° turno

Cafezinho com Wanderley Guilherme

Wanderley Guilherme: O que fazer com a Rede Globo de Comunicações?

Hoje, Dia Internacional da Democratização da Mídia, o professor Wanderley Guilherme dos Santos nos presenteia com mais um belo artigo sobre o poder do monopólio da comunicação para a manutenção do déficit democrático no Brasil. Para Wanderley, “como está é que não pode ficar. Ou não haverá democracia estável no país”. Leia abaixo na íntegra. O que […]

18 de outubro de 2016 : 12h43

Ex-vereador do PT preso na Lava Jato é na verdade antipetista raivoso

Ao noticiar a prisão de Alexandre Correa de Oliveira Romano, o Globo e a Globo apresentaram o sujeito apenas como “ex-vereador do PT”. Só que a história verdadeira não é essa.

13 de agosto de 2015 : 11h36

Os black blocs sem máscara, por Wanderley Guilherme

Mascarados e sem máscara, ou desmascarados, são contra tudo que está aí.

31 de outubro de 2013 : 07h00

A democracia e os black blocs

No artigo desta semana, o professor Wanderley Guilherme discorre sobre o dilema enfrentado pelos governos para lidar com as depredações causadas pelos “black blocs e assemelhados”.

24 de outubro de 2013 : 04h09

Longa vida à Constituição de 88!

O professor saúda a nossa Constituição, o livro que guarda o espírito democrático de nossa jovem República que alguns, arrogantemente, já consideram velha...

17 de outubro de 2013 : 01h07

Marina empurrou o PSB para a direita

Wanderley Guilherme voltou mais afiado que nunca.

10 de outubro de 2013 : 15h25

A grande encruzilhada do Brasil

Wanderley: "Estes setembro e outubro darão o primeiro grande passo em direção à disputa presidencial de 2014".

11 de setembro de 2013 : 13h33

Wanderley: Julgamento do mensalão tem de ser revisto

A Globo não escapou da análise do professor.

05 de setembro de 2013 : 11h01

O mensalão foi o sorriso de Monalisa do STF

O professor Wanderley Guilherme publica mais um artigo demolidor.

15 de agosto de 2013 : 15h05

O imperfeito republicanismo brasileiro

Wanderley Guilherme nos lembra, mais uma vez, que a cidadania é uma estrada de mão dupla. Temos que cobrar nossos direitos, mas sobretudo cobrar de nós mesmos os deveres.   Cafezinho com Wanderley O BRASIL COMO REPÚBLICA IMPERFEITA Wanderley Guilherme dos Santos, cientista político O Brasil é um país republicano, em parte. Em parte ainda […]

08 de agosto de 2013 : 14h36

Wanderley: Não existe milagre!

Em seu artigo da semana, o professor Wanderley Guilherme dos Santos explica porque a luta contra a corrupção jamais irá adiante enquanto a humanidade continuar parindo pecadores. E enfatiza que o problema essencial da corrupção está nos corruptores.

02 de agosto de 2013 : 15h27

Armadilhas conservadoras estão sendo montadas!

O professor Wanderley Guilherme dos Santos alerta que o açodamento legislativo está fazendo com que algumas perigosas armadilhas antidemocráticas estejam sendo armadas.

18 de julho de 2013 : 06h00

Wanderley Guilherme: O ódio ganhou as ruas

Cafezinho com Wanderley Os discursos de ódio foram às ruas Wanderley Guilherme dos Santos Os Discursos de Ódio designam insultos contra indivíduos e grupos com o objetivo de provocar o ódio contra eles, e eventual violência, simplesmente porque são quem são. Referem-se às discriminações contra raças, religiões, etnias, gêneros e preferências sexuais. No Ocidente, têm […]

09 de julho de 2013 : 05h30

A esquerda espantada e os privilégios para classe média

Com uma esquerda que debanda ou adere ao primeiro berro selvagem da direita, não surpreende que as instituições representativas, Legislativo e Executivo, respondam um tanto como baratas tontas. Por Wanderley Guilherme.

04 de julho de 2013 : 21h54

As vitórias da direita radical, por Wanderley Guilherme

O professor Wanderley explica porque a direita radical obteve vitórias importantes com as turbulências. Ficam para os seminários acadêmicos os debates sobre a transformação do extraordinário movimento de solidariedade contra a brutalidade policial em palavras de ordem hostis à democracia.

27 de junho de 2013 : 05h30

Wanderley pede que governo jogue mais duro com empresariado

O cientista político Wanderley Guilherme dos Santos questiona as facilidades que o governo tem dado, sistematicamente ao empresariado nacional. Não há contrapartida visível.

13 de junho de 2013 : 14h41

O humor de hiena do jornalismo brasileiro

Wanderley Guilherme faz uma crítica duríssima ao jornalismo de catástrofe conduzido pela principal empresa de mídia no país, um jornalismo que não esconde a satisfação com cada fato negativo que encontra, mesmo que para isso tenha que distorcer a realidade para pintá-los, aos fatos, como piores que o são.

06 de junho de 2013 : 05h30

As revoluções simultâneas de Dilma Rousseff

Santos vai na contramão de todas as análises pessimistas e identifica no presente uma série de transformações em curso, muitas das quais silenciosas, mas todas profundas e reais.

30 de maio de 2013 : 05h30

Um governo sitiado

Wanderley Guilherme denuncia a proliferação de organizações sem autenticidade democrática ou popular, que juntamente com uma imprensa adversativa e adversária, tem conseguido bloquear obras e ações do governo.

23 de maio de 2013 : 05h34
Novo Presidente da PETROBRAS defende preços altos Cadê o churrasco do povo, Bolsonaro? Preço explodiu! Conservadores? A atual juventude brasileira O Indulto sem Graça de Bolsonaro Os Principais Eleitores de Lula Os Principais Eleitores de Ciro Gomes Os Principais Eleitores de Bolsonaro Janela Partidária 2022: Quem ganhou, quem perdeu? Caro? Gasolina, Gás e Diesel: A atual política de preços da Petrobrás As Maiores Enchentes do Brasil