Hoje, Dia Internacional da Democratização da Mídia, o professor Wanderley Guilherme dos Santos nos presenteia com mais um belo artigo sobre o poder do monopólio da comunicação para a manutenção do déficit democrático no Brasil. Para Wanderley, “como está é que não pode ficar. Ou não haverá democracia estável no país”. Leia abaixo na íntegra. O que […]
Ao noticiar a prisão de Alexandre Correa de Oliveira Romano, o Globo e a Globo apresentaram o sujeito apenas como “ex-vereador do PT”. Só que a história verdadeira não é essa.
Mascarados e sem máscara, ou desmascarados, são contra tudo que está aí.
No artigo desta semana, o professor Wanderley Guilherme discorre sobre o dilema enfrentado pelos governos para lidar com as depredações causadas pelos “black blocs e assemelhados”.
O professor saúda a nossa Constituição, o livro que guarda o espírito democrático de nossa jovem República que alguns, arrogantemente, já consideram velha...
Wanderley Guilherme voltou mais afiado que nunca.
Wanderley: "Estes setembro e outubro darão o primeiro grande passo em direção à disputa presidencial de 2014".
A Globo não escapou da análise do professor.
O professor Wanderley Guilherme publica mais um artigo demolidor.
Wanderley Guilherme nos lembra, mais uma vez, que a cidadania é uma estrada de mão dupla. Temos que cobrar nossos direitos, mas sobretudo cobrar de nós mesmos os deveres. Cafezinho com Wanderley O BRASIL COMO REPÚBLICA IMPERFEITA Wanderley Guilherme dos Santos, cientista político O Brasil é um país republicano, em parte. Em parte ainda […]
Em seu artigo da semana, o professor Wanderley Guilherme dos Santos explica porque a luta contra a corrupção jamais irá adiante enquanto a humanidade continuar parindo pecadores. E enfatiza que o problema essencial da corrupção está nos corruptores.
O professor Wanderley Guilherme dos Santos alerta que o açodamento legislativo está fazendo com que algumas perigosas armadilhas antidemocráticas estejam sendo armadas.
Cafezinho com Wanderley Os discursos de ódio foram às ruas Wanderley Guilherme dos Santos Os Discursos de Ódio designam insultos contra indivíduos e grupos com o objetivo de provocar o ódio contra eles, e eventual violência, simplesmente porque são quem são. Referem-se às discriminações contra raças, religiões, etnias, gêneros e preferências sexuais. No Ocidente, têm […]
Com uma esquerda que debanda ou adere ao primeiro berro selvagem da direita, não surpreende que as instituições representativas, Legislativo e Executivo, respondam um tanto como baratas tontas. Por Wanderley Guilherme.
O professor Wanderley explica porque a direita radical obteve vitórias importantes com as turbulências. Ficam para os seminários acadêmicos os debates sobre a transformação do extraordinário movimento de solidariedade contra a brutalidade policial em palavras de ordem hostis à democracia.
O cientista político Wanderley Guilherme dos Santos questiona as facilidades que o governo tem dado, sistematicamente ao empresariado nacional. Não há contrapartida visível.
Wanderley Guilherme faz uma crítica duríssima ao jornalismo de catástrofe conduzido pela principal empresa de mídia no país, um jornalismo que não esconde a satisfação com cada fato negativo que encontra, mesmo que para isso tenha que distorcer a realidade para pintá-los, aos fatos, como piores que o são.
Santos vai na contramão de todas as análises pessimistas e identifica no presente uma série de transformações em curso, muitas das quais silenciosas, mas todas profundas e reais.
Wanderley Guilherme denuncia a proliferação de organizações sem autenticidade democrática ou popular, que juntamente com uma imprensa adversativa e adversária, tem conseguido bloquear obras e ações do governo.