Menu
,

O besteirol antichavista do Globo

Hoje eu me deparei com a seguinte notinha editorial enfiada, qual uma cobra, no meio da página 6 do Globo.  Você está distraído, lendo um jornal, e lá vem uma serpente chavista (ou melhor, anti-chavista) morder seu pé.    A nota é uma extraordinária síntese de estupidez. Pode ser lida no sentido inverso. Quando a […]

12 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Hoje eu me deparei com a seguinte notinha editorial enfiada, qual uma cobra, no meio da página 6 do Globo.  Você está distraído, lendo um jornal, e lá vem uma serpente chavista (ou melhor, anti-chavista) morder seu pé. 

 

ScreenHunter_2899 Nov. 07 12.42

A nota é uma extraordinária síntese de estupidez. Pode ser lida no sentido inverso. Quando a ideologia condiciona ações de jornalismo, surgem excentricidades.

Em primeiro lugar, empresário não é trouxa. Ninguém vai vender à Venezuela porque o Planalto pediu ou estimulou. Vendem para ganhar dinheiro. E estão ganhando. Muito. As exportações brasileiras para a Venezuela cresceram tanto, que nem vou botar o percentual aqui porque vai soar irreal.  Vamos aos números absolutos. O Brasil exportava menos de 800 milhões de dólares para a Venezuela em 2002. Em 2012, exportou quase US$ 10 bilhões.

Quem é mesmo que está deixando a “ideologia” falar mais alto aqui?

Sobre o aumento das dívidas da Venezuela para com exportadores brasileiros, creio que este salto nas vendas esclarece tudo, não? Antes, a Venezuela não devia nada ao Brasil porque também não comprava quase nada. Só quem fica me devendo é quem compra meus produtos.

Tem que cobrar, pressionar, para sair logo o pagamento, mas é óbvio que a Venezuela vai pagar, até para continuar comprando.

ScreenHunter_2880 Nov. 07 10.30

E tem mais.

A notinha diz que que a Venezuela “quebrou”. Como é que é? Vocês sabem qual o país que possui as maiores reservas de petróleo do mundo?

Sim, a Venezuela.

Segundo matéria publicada na revista Exame, em junho deste ano, a Venezuela tinha quase 300 bilhões de barris em reservas provadas, em 2012. Para você ter uma ideia, o nosso maior campo do pré-sal, Libra, arrematada há algumas semanas por um consórcio liderado pela Petrobrás, tem de 8 a 15 bilhões de barris.

*

As 20 maiores reservas de petróleo do mundo

As reservas globais de petróleo provadas atingiram 1.668,9 bilhões de barris no final de 2012, quantidade suficiente para garantir exatos 52 anos e 9 meses de produção mundial de energia. Os dados são da edição 2013 do relatório estatístico anual da BP, documento de referência para o setor. Segundo o estudo, ao longo da última década, as reservas globais de petróleo cresceram 26%. Os países da Opep continuam a dominar o ranking, controlando 72,6% das reservas mundiais.

Atualmente, o Brasil ocupa a 15ª colocação do ranking. Levando em conta as estimativas conservadoras, que apontam que o pré-sal possui reservas da ordem de pelo menos 60 bilhões de barris de petróleo, o país tem chances de entrar para a lista das 10 maiores potências petrólíferas até 2030, ultrapassando Estados Unidos e Líbia.

1º – Venezuela

Participação mundial: 17,8%
Reservas provadas em 2012: 297.6 bilhões de barris
Reservas provadas em 2002: 77.3 bilhões de barris
Crescimento em 10 anos: 285%

Falar que a Venezuela quebrou, sabendo que tem a maior reserva de petróleo do planeta é sinal de que a “ideologia” já comeu o cérebro dos editorialistas do Globo.

Chavez-Lula1-400x253

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Jose Mesias

08/11/2013 - 04h31

Não é possível como certos países não vivem de produzir nada importam quase tudo! Só acho esse argumento de que a direita impede isso meio anos 70! Se o governo quisesse garantia meios de produção local e segurança as mercadoria do exterior que chegam ao país! afinal eles não tem um armamento pesado de guerra do exercito!

Jose Silva

08/11/2013 - 00h13

dá uma olhada nessa aqui: http://youtu.be/5xrbk6ceM_M

Jose Mesias

07/11/2013 - 20h51

Obs: petróleo só gera valor quando ele é extraído! que adiante ter 9 trilhões de reservas se nem papel higiênico esse pais tem muito menos um setor de petróleo desenvolvido?

Jose Mesias

07/11/2013 - 20h39

Ok eu nunca gostei da globo mas um pais que nem papel higiênico tem e que cria ministério da felicidade e do papai noel quem pode levar a sério?

Luiz

07/11/2013 - 18h26

A Globo malha a Venezuela e Chaves por que este botou pra quebrar com o monopólio da mídia, que estava concentrada em 95% em seu pais.
Quando teremos algo semelhante por aqui ?

Marcos Pecci

07/11/2013 - 16h33

mentirada global que pega um monte de imbecis lobotomizados que papagueiam e ruminam sem gastar um neoronio ( por não ter nenhum, é claro)!

Américo Jurca

07/11/2013 - 16h03

É mesmo, meu caro??? Tem enorme quantidade de reservas provadas mas está em séria crise econômica que pode bem acabar retirando o poder das mãos dos chavistas.
Os números em favor do Maduro , em apoio da população, não são bons hoje.
É melhor vocês não misturarem Lula com Chávez, não em compromisso com uma mudança social efetiva.A proximidade dele com Lula se baseava tanto na salada ideológico chavista como , o mais importante, em necessidade de apoio.
Chávez estava com Lula , mas chamava Fernando Henrique de “Mi maestro”.
Portanto,ainda que houvesse muitos defeitos em Chávez(que certamente não suplantavam suas qualidades),melhor não misturar a “esquerda da direita” brasileira, o Lula, com a Venezuela.

    Miguel do Rosário

    07/11/2013 - 14h24

    Americo, a questão não é essa. Maduro pode perder eleição, o petróleo continua lá. A Venezuela pode estar até numa crise, mas quebrada, não está. Ao contrário, foi um dos países que mais cresceu nos últimos anos.

Rabotchiaia Drugina

07/11/2013 - 15h57

o que podemos fazer, realmente, pra acabar com a globo? tah difícil.

Marcelo Chiabai Bento

07/11/2013 - 15h40

Pedro de Sá

Doriva Ferreira

07/11/2013 - 15h30

afinal essa merda dessas organizações GLOBO ta do de quem?com certeza e sempre esteve dela própria…ha ha ha ha ha …..

Marco Espirito Santo

07/11/2013 - 15h23

De fato, não dá para aguentar o besteirol da Globo e seus coxinhas. A ignorância é até desculpável quando se falta informação, agora um veículo de informação ser ignorante é demais.


Leia mais

Recentes

Recentes