Menu

Lula ensina ao governo como responder a mídia

Publico sobre este assunto com um pouco de atraso, mas queria deixar registrado isso, porque eu li a coluna da Miriam Leitão da terça-feira e também fiquei irritado com a interpretação mau caráter, metida a espertinha, que a jornalista tentou dar a uma frase de Lula. É incrível o ódio dessa gente à Lula. Faz […]

9 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Publico sobre este assunto com um pouco de atraso, mas queria deixar registrado isso, porque eu li a coluna da Miriam Leitão da terça-feira e também fiquei irritado com a interpretação mau caráter, metida a espertinha, que a jornalista tentou dar a uma frase de Lula.

É incrível o ódio dessa gente à Lula. Faz com que percam a estribeiras e falem qualquer coisa. O pior é que essas torções vão se repetindo, ad infinitum. Um colunista fala uma mentira, outro o repercute, e assim vai. Não há nenhum compromisso com a verdade, apenas com o interesse político.

Ora, achar que Lula faria um ataque à instituição da escola, à educação em si, é muita imbecilidade, para quem acredita, ou uma extraordinária desonestidade intelectual.

Uma coisa é certa. Mais uma vez vimos que educação não se aprende apenas na escola. Interpretar corretamente a fala de uma pessoa, de uma liderança política, requer uma integridade jornalística que, pelo jeito, não é mais uma virtude admirada em algumas redações.

Por fim, a presidenta Dilma e o governo em geral deveriam seguir o modelo do Instituto Lula e responder a cada ataque similar que sofrerem na grande mídia. Já que a Secom injeta bilhões nessa mídia, é porque entende que ela é importante, e se entende que ela é importante deveria entender que suas mentiras devem ser rebatidas prontamente.

*

Da Assessoria de Imprensa do Instituto Lula.

Nesta terça-feira (17), a jornalista Míriam Leitão da TV Globo, do jornal O Globo, da Globonews, da CBN e do portal G1 escreveu em sua coluna que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria, em sua fala de sexta-feira (13), reduzido a importância da educação e do estudo. É importante esclarecer que isso não é verdade e que a jornalista deturpou a fala do ex-presidente com uma interpretação incorreta. A frase de Lula foi: “comeram demais, estudaram demais e perderam a educação”, claramente dizendo que anos de estudo não significam, necessariamente, bons modos e respeito, visto que muitas pessoas com recursos se comportaram de forma desrespeitosa e mal-educada ao xingarem a presidenta na abertura da Copa.

O governo Lula investiu mais em educação do que qualquer gestão anterior. O orçamento do Ministério mais que triplicou: passou de 33 bilhões de reais em 2002 para 104 bilhões de reais em 2013. Lula e seu vice, José Alencar, os dois sem diploma universitário, foram o presidente e o vice-presidente que mais criaram universidades no Brasil: 14 novas universidades. Nos últimos 11 anos, o número de estudantes universitários no Brasil dobrou, subindo de 3,5 milhões em 2003, para mais de 7 milhões em 2013. E o programa Prouni permitiu que 1,5 milhão de jovens sem condições financeiras pudessem estudar e obter um diploma.

8660243783_4645e85016_b

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Braz Castro

19/06/2014 - 16h40

A Miriam Leitão reza pela cartilho Global… faz parte da legião de eunucos em defesa do harém de beneces da família Marinho.

Andreia Negreiros

18/06/2014 - 22h59

Lula sabe muito

Alfredo

18/06/2014 - 19h48

Cara Esther, Interessante seu comentário sobre aqueles que não querem se informar. Tenho 3 cursos superiores, sendo um em faculdade federal e possuo uma diferente opinião. Antes que questionem, sou classe média, sempre fui. Estou aqui neste mundo há tempo suficiente para ter acompanhado a trajetória do PT. Ví avanços em diversas áreas, mas também ví negociatas claras para manter o poder. Ví, durante o governo FHC, o PT votar contra reformas importantes somente para ser contra. E foi contra o Brasil em diversos momentos. Ví malversação todas as vezes que falamos de dinheiro público, mas ainda não tinha visto tão claramente o que o PT quer fazer conosco. Uma Cubanização com cerceamento de direitos. O decreto presidencial que cria os conselhos populares ( o mesmo tipo que levou a União Soviética a anos de repressão – Sovietes ). Eu não quero viver em Cuba. Quero sim, uma reforma política, diminuição dos gastos públicos que sustentem uma diminuição dos impostos, uma reforma das leis do trabalho com flexibilização para aqueles que ganham mais de R$ 3000,00/mês, para dar ao país a produtividade que ele perdeu. Isso e muito mais…
Leia mais e estude mais.

    Miguel do Rosário

    19/06/2014 - 11h55

    Que mané cubanização. Que mané União Soviética! A União Soviética não era uma democracia constitucional, como é o Brasil. O decreto presidencial amplia a democracia, ou seja, nos afasta da União Soviética e de Cuba.

    Edir

    19/06/2014 - 14h26

    Alfredo, quem está perseguindo os que criticam , é o Aécio. No comeco do ano mandou prender um jornalista que tinha um blog que falava a verdade dos demandos de MG . Agora recentemente mandou a policia do Rio fazer uma varredura nas casas de 8 pessoas , levando tudo que tem relacäo com a internet, e voce vem falar de cubanizacäo ? Tenha dó nem ? assim näo dá !!!!

Iracema Leal

18/06/2014 - 16h01

Merval e Mirian Leitão já acusaram o golpe!

Miguel do Rosário

18/06/2014 - 12h38

Amigo, a qualidade vai melhorar profundamente também. Dê um tempo para que as gerações do Prouni, do Reuni, das cotas, e das centenas de milhares que receberam bolsas para estudarem no exterior, amadureçam.

Esther Rapoport

18/06/2014 - 15h18

Fui ler a coluna da Miriam, coisa que normalmente nao faço porque nao gosto de me irritar, e li os comentarios. Agora, uma pessoa que escreve : Nome: J.f. de Pinedo Kasper – 17/6/2014 – 18:15
Pelo contrário, quem estudou mais e conhece o Brasil, sabe, melhor do que os mal informados, o que o PT deixará ao país, neste 12 anos: pibinho, inflação que não baixa, menor oferta de empregos, a maior taxa de juros do planeta, educação medíocre, caos na saúde e na segurança. E, para piorar ainda mais, muita, mas muita corrupção! Isto é o PT…

Em qual galaxia vive esse Kasper ? ele esta lendo o jornal do seculo passado sem perceber que FHC nao é mais o presidente?? Fica evidente que quem nao quer se informar, nao se informa, nao adianta a gente tentar …


Leia mais

Recentes

Recentes