Menu

Globo tenta dar golpe em sindicato de jornalistas do Rio

  Todo ou quase todo sindicato tem oposição. Isso é normal. Eventualmente, uma diretoria sindical é flagrada em alguma prática administrativa ou etica questionável, e perde o mandato. Mas derrubar uma diretoria sindical por questões políticas, e com ajuda da Globo, isso me parece um atropelamento da democracia. Sabemos que todo golpe busca se legitimar […]

15 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

sindicato-dos-jornalistas


 

Todo ou quase todo sindicato tem oposição. Isso é normal. Eventualmente, uma diretoria sindical é flagrada em alguma prática administrativa ou etica questionável, e perde o mandato. Mas derrubar uma diretoria sindical por questões políticas, e com ajuda da Globo, isso me parece um atropelamento da democracia.

Sabemos que todo golpe busca se legitimar juridicamente. Castelo Branco, o primeiro ditador do regime militar pós-64 foi “eleito” indiretamente por um Congresso Nacional emasculado.

Golpe é uma figura de linguagem, portanto, que significa tomada de poder através da força.

É o que estão tentando fazer no Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio de Janeiro, presidido pela valente Paula Mairán.

A administração e a ética da diretoria são impecáveis e inatacáveis.

A atuação propriamente sindical também é exemplar. Foi o sindicato no Rio que, em menos tempo, mais conseguiu vitórias concretas em termos de ganhos salariais e direitos trabalhistas nas redações cariocas.

Após as grandes manifestações que ocorrem desde o ano passado, com muita frequência, no Rio de Janeiro, a entidade tem sido uma das vozes mais presentes na denúncia de agressão contra jornalistas, sobretudo por parte do poder público.

Além disso, a gestão atual abriu as portas para os movimentos sociais populares da cidade, num gesto democrático que se coaduna brilhantemente com o exercício do jornalismo.

Se a Globo e seus profissionais querem emplacar outra diretoria, que esperem a próxima eleição e trabalhem para vencê-la.

Abaixo, o texto do Barão de Itararé RJ, do qual eu faço parte, divulgado hoje, que faz uma defesa democrática do Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio de Janeiro.

*

Carta aberta à esquerda carioca

A luta pela democratização dos meios de comunicação, que constitui trilho irremovível de atuação do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, não se resume apenas à implementação de determinadas políticas públicas. Nossa luta passa também pela construção e defesa cotidiana de entidades do setor que sejam solidamente democráticas, transparentes e populares.

Neste sentido, o Barão de Itararé faz um alerta ao conjunto das forças democráticas e populares do Rio de Janeiro. O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro, uma das poucas entidades que mantém uma postura sempre firme de diálogo e solidariedade com os movimentos sociais atuantes em nossa cidade, corre o risco iminente de sofrer um golpe.

Como é sabido, a ação vem sendo orquestrada de dentro das redações da mídia corporativa. Em 29 de julho surgiu o primeiro sinal: matéria com grande espaço no jornal O Globo abriu as portas para a mobilização de um abaixo-assinado pela destituição da atual diretoria do sindicato. O argumento central da acusação é o de que o sindicato estaria contra os interesses dos jornalistas ao dar espaço para os movimentos sociais em sua sede.

O Barão de Itararé posiciona-se ao lado da democracia e conclama o conjunto de movimentos sociais e organizações da sociedade civil a defenderem o Sindicato dos Jornalistas desse golpe comandado por patrões contra trabalhadores. Se estão insatisfeitos com a atuação da atual direção, o que é politicamente legítimo, então que disputem as eleições nas urnas. Golpe, não!

Barão de Itararé RJ,

Rio de Janeiro, 5 de agosto de 2014.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Ricardo G. Ramos

06/08/2014 - 16h09

Há 3 anos, coloquei as faixas na janela da sala do apto. onde moro em Santa Teresa, Rio. Rua sem saída, tem um Centro Cultural – Parque das Ruínas – e um museu federal, o Chácara do Céu. Valem a pena uma visita.

sergio

06/08/2014 - 02h27

Só esta que faltava, depois que a Globo resolveu seguir a Veja(lixo) no “maior escândalo da Terra” sobre a CPI da Petrobrás.

enganado

06/08/2014 - 00h44

Gostaria de ver o nome de todos os jornalistas da Globo que assinaram o abaixo-assinado em favor de uma mudança no Sindicato. Duvido que não contem ao nomes dos famosos jornalistas-apátridas: waack, leitão, monfort, sardenberg, neubarth, bonner, …, além daqueles que não passam de papagaios que transmitem as notícias. Será que vão também se fantasiarem de preto, igual fizeram meia dúzias de pseudo-artistas que para pediram aumento de salários foram fazer bonito para os Marinhos, degradando o PT. Vamos aguardar para ver quais serão as novas ordens que virão de Washington para calar o Sindicato.

Icléa Alves Simões

06/08/2014 - 03h42

Já tá apelando!…

C.Acácio

05/08/2014 - 23h57

… e se os sindicatos imprimissem em suas publicações a mensagem de alerta aos sindicalizados … ” Como manter seus empregos em caso de vitória do Aécio “.

Renato Vilela Borges

06/08/2014 - 01h16

Globo, esse adora um golpe!

Joao Geraldo Souza

06/08/2014 - 01h02

a globo ja chegou a esse ponto?fazer açoes politicas no varejo?isso e otimo pois demonstra decadencia.

Isabel Cristina Candido

05/08/2014 - 23h00

sim Alexandre, essa matéria é uma fraude !

Silvano

05/08/2014 - 18h56

Onde tem globo no meio, tem maracutaia, roubo, desvio e tudo que existe em matéria de falcatrua.

Vitor

05/08/2014 - 18h05

Não sou muito fã de sindicato… A maioria que tive a oportunidade de conhecer melhor tinha uma agenda própria e interesses dos sindicalistas que suplantavam os interesses dos trabalhadores… Mas a Globo… Dispensa comentários!

O Cafezinho

05/08/2014 - 20h47

sim, alexandre, essa matéria é uma fraude

O Cafezinho

05/08/2014 - 20h47

sim, alexandre, essa matéria é uma fraude

Alexandre Gerhardt

05/08/2014 - 20h04

fraude!

Ricardo G. Ramos

05/08/2014 - 20h04

Lili Batisa

05/08/2014 - 19h52

Se a globo da golpe ate em presidente da republica, quanto mais em sindicato!


Leia mais

Recentes

Recentes