Sentença que libertou Pizzolato cita Laudo 2828 e Inquérito 2474 | O Cafezinho

O Cafezinho

terça-feira

4

novembro 2014

74

COMENTÁRIOS

Sentença que libertou Pizzolato cita Laudo 2828 e Inquérito 2474

Escrito por , Postado em STF



ScreenHunter_04 Nov. 04 18.10


 

 

Alexandre Teixeira, do blog Megacidadania, enviado especial da blogosfera à Itália, obteve a íntegra da sentença da Corte de Apelação de Bolonha, que libertou Pizzolato, publicada abaixo com exclusividade, no Cafezinho.

Os juízes Donatella Di Fiore, presidente da seção, e Marinella De Simone e Danila Indirli, foram bastante prudentes para não produzir um peça que desmoralizasse a instância judicial máxima do Brasil.

O STF pode respirar aliviado, por enquanto.

A sentença da Justiça italiana sobre Pizzolato ainda não derruba a Ação Penal 470, mas abala alguns de seus pilares, ao fazer menção direta a documentos que foram ocultados, ignorados, ou mesmo distorcidos pela acusação e pelo STF.

Admito que exagerei, em posts recentes, quando disse que a ocultação de documentos teria sido determinante para a decisão de soltar o réu. Eu me baseei apenas em matérias de jornais italianos.

O tribunal não aceitou esse ponto da defesa, mas foi por pouco.

trechosentenca


 

Os juízes mencionam a ocultação do Laudo 2828, que foi subtraído do procedimento principal (o inquérito 2245, que depois se tornaria a Ação Penal 470) e jogado para dentro do Inquérito 2474, mantido sob sigilo de justiça.

Entretanto, para salvar a honra do STF brasileiro, o tribunal de Bolonha desconsidera  o fato de Pizzolato só ter tido acesso ao Laudo 2828 após a aceitação da denúncia pelo STF.

Os italianos também não levaram em conta que, sendo um processo extremamente midiatizado, o conhecimento do Laudo 2828 pela opinião pública poderia ter mudado os rumos do julgamento.

A melhor coisa, para Pizzolato, é que a sentença cita o ponto principal do Laudo 2828, realizado pela Polícia Federal a pedido do próprio STF: a não participação do ex-diretor de marketing na movimentação de recursos do Visanet.

O nome de Pizzolato sequer é citado no Laudo, que traz, ao contrário, documentos provando que o responsável pelo Fundo Visanet, na época dos supostos desvios do Visanet, era Leo Batista dos Santos.

ScreenHunter_01 Nov. 04 18.00


 

Só isso é bem mais do que a imprensa brasileira fez em quase dez anos de cobertura do mensalão. Fizeram milhares de infográficos, desenhos interativos, mas jamais mencionaram o Laudo 2828 ou o inquérito 2474.

 

Loading...
Miguel do Rosário

Miguel do Rosário

Editor em Cafezinho
Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.
Miguel do Rosário

terça-feira

4

novembro 2014

74

COMENTÁRIOS

Se você fizer login como assinante do Cafezinho ou usando sua rede social, o comentário será aprovado automaticamente.

74 Comentários em "Sentença que libertou Pizzolato cita Laudo 2828 e Inquérito 2474"

Avise-me quando
avatar
rubens severino batistar
Visitante

eu não entendo qual o motivo de uma maioria dos ministros do supremo tribunal federal não respeitar as leis da constituição federal…isso eh muito grave para o brasil sua carta magna não ser respeitada pelo STF… há final… há nação deve acreditar em quem… se o ministro joaquim brabosa rasgou há constituição brasileira… que exemplo ele tem para da para o povo…..

Paulo Pereira Cezar
Visitante
Estou com a proposta de os blogues de esquerda se unam numa mídia mais profissional, uma tV (não sei como) e um Jornal e comece a mostrar a outra face das notícias, porque a elite está se organizando junto a imprensa profissional para repetir o que fizeram com Jango. Peço falem com a Dilma e inicie um programa de comunicação alternativo. Estratégicos são o Ministro das Comunicações, da Justiça com a Polícia Federal respeitada e não a que favoreceu o PSDB nas eleições com vazamentos, o Ministro da Defesa com os programas de aviação, submarinos e enriquecimento de Uranio e… Read more »
Arlindo
Visitante

Concordo com isso, e mais, a TV Brasil (pública) deveria ter um canal aberto (hoje é só UHF e TV paga) e mais programas jornalísticos no horário nobre com espaço para os blogueiros. Que tal pegar as verbas que vão pra Veja e destiná-las a contratar jornalistas e blogueiros para ela? E fazer uma grande campanha de divulgação da mesma (até nas emissoras concorrentes, que aceitam qualquer propaganda, desde que paga)

Dani
Visitante

Será que os juízes italianos souberam da pérola da Rosinha: Non ho prove, ma la dottrina mi permette di condannare.

Gilson lopes
Visitante

O pior de tudo o devem pensar do judiciário brasileiro lá fora uma turma de incompetentes.

Manu
Visitante
Merdal te chamou de mentiroso Pizzolato Blogs e publicações ligadas ao petismo, seja por interesses financeiros ou por proximidades ideológicas, ou excepcionalmente os dois, andaram espalhando que o que chamam de “grande imprensa” escondeu as verdadeiras razões por que a Corte de Bolonha negou a extradição do mensaleiro Henrique Pizzolato, que fugiu do país e foi preso na Itália. Além das péssimas condições das prisões brasileiras, os juízes italianos teriam aceitado outros dois argumentos da defesa, o que evidenciaria as “anomalias do julgamento da Ação Penal 470”. Os magistrados italianos teriam apontado a falta de duplo grau de jurisdição no… Read more »
Miguel do Rosário
Visitante

Eu li e estou preparando uma resposta. O irônico é que Merval leu a sentença aqui no blog, já que eu fui o único a publicá-la na íntegra.

Oscar Müller
Visitante

Miguel,

andas mal de audiência…

Manu
Visitante
esse merval é um idiota…. Postei no Tijolaço, e peço licença para publicar aqui: 1 Foi libertado após a eleição(carone) 2 Aécio citou os blogs sujos 3 Roger no Sbt citou os blogs sujos 4 Merval, hoje no o globo citou os blogs sujos Primeiro, você só reconhece o inimigo, quando ele realmente incomoda. Segundo, essa gente pode ser tudo, mas amadores não são. Terceiro, os blogs sujos estão dando dor de cabeça para a grande mídia. Quarto, os blogs não acordaram para o real poder que têm, os inimigos sim. Quinto, é hora, com todo respeito, de os blogs… Read more »
maria nadiê rodrigues
Visitante
Pelo andar da carruagem, estamos quase em vias de cantar a música de Chico e Gil: Cale-se. “(…) Cale-se, afasta de mim esse cálice, de vinho tinto de sangue…” Tudo junto e misturado está mostrando uma cara muito feia, em especial nas ruas, quando se vê pedido de Impeachment e volta dos militares, com Bolsonaro no palanque armado, e com arma na cintura, querendo o golpe militar, e Lobão, que é contra a ditadura, mas quer o Impeachment de Dilma. No centro se encontram os tucanos, que promoveram a discriminação,a separação do Brasil, disseminado o ódio entre as massas, embora… Read more »
Vanderlei
Visitante

Ontem 04/11/2014 o Jornal Nacional deu a notícia de forma manipulada. Até quando esta mídia bandida vai brincar de manipular a população?

Sandy
Visitante

Olá Miguel, eu acho que entrou grana nova no pedaço e muitos trolls que haviam se afastado estão de volta e pelo jeito estão ganhando mais do que durante as eleições. Daria tudo para saber a cor deste dinheiro.

José Neto
Visitante

Responde ai Claudio Mané sabidão? Quem renovou o contrato da DNA propaganda? E em qual data foi renovado? Se acertar ganha uma coxinha babaca?

Luiz Boscardin
Visitante

Infelizmente o STJ vai Passar vergonha…..

Luiz Boscardin
Visitante

Infelizmente o STJ vai Passar vergonha…..

Messias Franca de Macedo
Visitante

E aí *Merval Pereira “das organizações (sic) globo **soNEGAdoras”?! “Tá” bom para você?!

*o décimo-segundo “supremo” do stf durante o julgamento do MENTIRÃO!

**das verdades – e dos impostos!

Pausa para rir destas desgraças moribundas e miasmáticas!

Messias Franca de Macedo
Visitante

… Sim, e o que têm para “vazar” (sic) os tais Léo Batista dos Santos e Cláudio Castro de Vasconcelos, ambos ‘bambambãs’ lotados no Departamento de Marketing do Banco do Brasil desde a era FHC, e responsáveis pela liberação de recursos deste mesmo Colegiado?

Bem que os blogueiros ‘sujos’ poderiam fazer uma coletiva com esses dois senhores!

“Soltos, todos dois soltos!”, diria a Magnífica presidente Dilma Rousseff!

Messias Franca de Macedo
Visitante

… Portanto, nós podemos inferir que, no ‘braZil’, a corte suprema é, absolutamente, ÍNFIMA!

O que não deixa de ser um constante e iminente risco à nossa democracia de fachada, nosso republicanismo de araque!

“supremoTF”: aspas monstruosas e letras submicroscópicas!

“Os supremos cheirosos” do stf estão literalmente DESMORALIZADOS perante o mundo civilizado!

Motivos de chacota na Itália!

Na Itália, por enquanto!

Viram, energúmenos estropícios desalmados?!

Messias Franca de Macedo
Visitante

… Está na hora de a Polícia Federal apreender o passaporte imundo para a Miami dos estadunidenses escravagistas do rábula psicopata!…

Está na hora também de a Polícia Federal apreender os passaportes imundos do Robert(o) Gurgel, do Antônio Fernando de Souza, do Gilmar DANTAS et caterva!…

Viva a verdade!

A Verdade Vos Libertará!

Deus é bom! E pelos justos!

Ricardo Matos
Visitante

Parabéns pelo brilhante trabalho, Miguel!

Messias Franca de Macedo
Visitante

… A Revisão Criminal do MENTIRÃO será o PÓ – perdão, ato falho -, será a PÁ de cal nos moribundos fascigolpistas, subversivos, terroristas, antinacionalistas, CORRUPTOS da DIREITONA!…

Tremeis fascigolpistas desalmados!

Ah, calma, a hora de vocês está chegando! Calma!

Messias Franca de Macedo
Visitante

Tremeis fascigolpistas desalmados!

Ah, calma, a hora de vocês está chegando! Calma!

Neria Minette
Visitante

Que ridículo!
Ninguém está defendendo pizzolatto, a justiça italiana é que cagou na cabeça do batmam, lembram?
É o que dá ficar se auto promovendo ao invés de zelar pela boa e justa aplicação da lei.
Capisce????

Neria Minette
Visitante

Que ridículo!
Ninguém está defendendo pizzolatto, a justiça italiana é que cagou na cabeça do batmam, lembram?
É o que dá ficar se auto promovendo ao invés de zelar pela boa e justa aplicação da lei.
Capisce????

Luiz Antonio Barbosa
Visitante

Merval acaba de dizer na Globonews que blogueiros mentem, assevera que a Sentença só diz respeito à questão dos presídios. Por favor traduzam a Sentença.

Artur Cardoso
Visitante

Canonização já!! Sao Pizzolato!!

Artur Cardoso
Visitante

Canonização já!! Sao Pizzolato!!

Flávio Nóbrega
Visitante

Fernanda

Samurai
Visitante
HA HA HA! o governo dos EUA simplesmente “kagou” para esse bando de imbecis e sua petição idiota e ridícula. “Como resposta, a Adida de Imprensa da Embaixada dos EUA em Brasília, Arlissa Reynolds, alegou apenas que a petição “não representa as opiniões do governo”. “A página para petições no site da Casa Branca ‘We the People’ é destinada a cidadãos norte-americanos para terem a sua voz ouvida pelo governo dos Estados Unidos. Qualquer pessoa com 13 anos de idade ou mais pode criar e/ou assinar uma petição sobre uma série de problemas enfrentados pelos EUA. Petições apresentadas nessa página… Read more »
solange
Visitante

O próximo passo será apelar a uma corte internacional e pedir a anulação dessa farsa que foi a Ação Penal 470.

Cesar Nego
Visitante

Interessantíssimo! O Cafezinho agora é advogado de defesa do sr Pizzolato e, pasmem, exalta a justiça italiana em detrimento da brasileira. Vergonha alheia é pouco. Isso sim é síndrome de vira lata.

Luís CPPrudente
Visitante

Sei não, mas o cheiro que você deixou na sua mensagem mostra que você esteve no manifesto golpista na avenida Paulista.

Isto sim é síndrome de vira-lata, pior vira-lata golpista!

Conta outra história interessante, cidadão da classe média paulista e eleitor do PSDB!

carlos
Visitante

Será por isto que o Joaquim Barbosa aposentou antes do tempo????

ana13
Visitante

Siiiiim!
E também porque, fora do stf , ganhando o polpudo salário que nós pagamos a ele, ainda tem a chance de fazer “palestras” a peso de ouro, pagas pelo Itaúúúú
É mole?????

Luís CPPrudente
Visitante

Que coisa feia Cláudio! Admita que você foi um dos manifestantes golpistas que estiveram na avenida Paulista enaltecendo a Ditadura Militar.

Admita também que você é um sicário barato do PIG.

Mauricio
Visitante
Miguel, precisamos urgentemente barrar essa onda conservadora e golpista antes que seja tarde. É preciso denunciar essa cumplicidade da imprensa de vários políticos da dupla psdb/dem. Leia o blog do Noblat, ele praticamente incita seus leitores a levarem adiante essa loucura de golpe e impeachment. A democracia não pode assistir calada deputados armados em passeatas pedindo intervenção militar, petição online para uma intervenção americana, pseudo-celebridades como o ex-jogador Nalbert falar que sente vergonha do Brasil enquanto recebe bolsa do BB. Alguém precisa tomar uma providência URGENTE, sob o perigo de chocarmos o ovo da serpente do fascismo. Isso vai acabar… Read more »
Vitor
Visitante

Caro Miguel, sei que o sangue ainda está quente e a emoção à flor da pele por causa da eleição, mas vai aí uma dica… Seja um pouco mais ponderado em suas análises. Seu blog é importante demais para virar uma Veja de esquerda…
Gostei desse seu post. Continue com suas análises baseadas em FATOS, tente deixar um pouco o emocional de lado! Ganharemos todos, afinal vc é um excelente jornalista! O contra ponto à grande mídia é importante! Virar um espelho dela não vai agregar muita coisa!
Um abraço de quem admira seu trabalho

Miguel do Rosário
Visitante

Deixa de ser babaca. Você fica sabendo de uma novidade através do Cafezinho, que publica exclusivamente um documento, e fala que eu me fodi?

Miguel do Rosário
Visitante

Não entendi. Eu fui emocional neste post?

Vitor
Visitante

Po Miguel, falei que nesse post não… Em outros foi sim! Vc mesmo escreveu isso…

Eduardo Souto Jorge
Visitante

Valeu mesmo Vitor. Acho que um dos defeitos da esquerda e nao ter sangue frio nas horas de pressao.Muitas vezes perdem a serenidade e a razao e partem para a porrada. Eu entendo , e ate , desculpo, pois sou assim. Mas, tem um detalhe, nao sou formador de opiniao , nem tenho blog muito menos sou jornalista .Mas o Miguel tel um saldo enorme de bons servicoes a nossa causa. Mas sempre e hora de melhorar e avaliar. Estou impressionado com o panico que essas manifestacoes realizadas por esses merdinhas da direita estao causando na esquerda.

Honestino
Visitante

Escrevo sob pseudonimo e e-mail alheio. Tenho 63 anos e por atividades consideradas subversivas (nao eram), em 1969 , aos 18 anos, fui parar no doi-codi, por alegaçoes de um sargento nissei, “caseiro” num colegio estadual de sp. La fiquei por 17 meses, pelo menos 400 seçoes de tortura, para falar de algo e de pessoas que jamais conheci.
Portanto , qualquer meia duzia de palhaços pedindo intervençao militar, deve ser pronta e drasticamente combatida e rechaçada

Sandra Pacheco Costa
Visitante

aff…stf, muita publicidade e a dúvida persiste..

marco
Visitante

Que toda a farsa e seus farsantes,partidarizaram para tentar ganhar a eleição na época,assim como fizeram em 2010,com a bolinha de papel,e agora com a capa-panfleto da veja,isto é certo.O resto e COLHER PUPUNHAS!

Odenir Batista
Visitante

AGORA SÓ RESTARÁ CAIXA 2 …

Décio Rangel Júnior
Visitante

Parabéns Miguel! Há alguma possibilidade de haver novo julgamento na OEA pelos demais réus da AP 470 ?

José Silva
Visitante

imprensa bandida

Henrique Moraes
Visitante

Lula não devolveu o terrorista italiano, agora não irão devolver esse ladrão para ser julgado no Brasil

Wilsoleaks Alves
Visitante
Em apenas uma frase você conseguiu reproduzir três pérolas que são primores da essência reacionária. 1) Chamou Cesare Battisti de terrorista. A justiça italiana condenou o ativista de esquerda à revelia e com base em depoimento de um integrante do grupo político da qual fazia parte Battisti. Detalhe: a “testemunha” teria sido agraciada com o benefício da delação premiada onde o sujeito para se livrar de imputação maior delata até a própria mãe. 2) Pizzolato não é ladrão. Não foi com sua anuência que os recursos da Cia Brasileira de Pagamentos foi liberada para a empresa de Marcos Valério e… Read more »
Fabrício Santana Santos
Visitante

Os juízes foram unânimes e aplicaram o conceito do “As Misérias do Processo Penal”, de Francesco Carnelutti, fantástico Filósofo do Direito. Diga-se, a Itália é berço e tem influência direta no Direita Brasileiro: Enrico Tullio Liebman, Giuseppe Chiovenda e o Iluminista Cesare Beccaria, do clássico de bolso e de pulso, “Dos Delitos e das Penas”. E temos de nos contentar com os estudos de Direito Processual Civil do Ministro Fux…

adhemar
Visitante

certo é continuarmos acreditando,que há luz no fim deste julgamento,e depois a corte interamericana confirma a farsa

ricardo silveira
Visitante

Seria bom termos a tradução de toda a fundamentação da sentença da Justiça Italiana, embora sua falta não deslustra o esforço de informar os brasileiros. Parabéns pela cobertura desse fato importantíssimo para todos, certamente o caso mais importante da Justiça brasileira nos últimos anos.

Carlos Alberto Curioso
Visitante

regulamentação da mídia já, estamos no escuro

Cesar Kato
Visitante
Carlos Eduardo
Visitante

O que estão, os advogados, esperando para pedir a revisão deste julgamento?

Visitante

Opa, inquérito 2474. Com os demais, o que pode acontecer apelando para corte internacional?

sergio m pinto
Visitante

Os indiciados pela AP 470 estão esperando o que para interpor uma revisão do julgamento na Corte Interamericana de Direitos Humanos? Cumprir a pena?

Heitor
Visitante

É, mas ontem no Jornal da Band fizeram questão de dizer que a Justiça Italiana estava reagindo ao caso Cesare Battisti.
Outro dia, que a Justiça Italiana não o extraditou por causa das cadeias brasileiras.
Até quando a imprensa brasileiras vai distorcer a verdade?

Auf
Visitante

Agora há pouco o Jornal da Globo News, apresentado pela Ruiva Idiota (Leilane Neubarth), afirmou que o Tribunal da Itália não levou em consideração para negar o pedido de extradição de Pizzolato a ausência de provas e nem o fato de não ter havido o respeito ao duplo grau de jurisidição pelo fato de alguns dos condenados possuírem foro privilegiado. Miguel, o que voce me diz?

Miguel do Rosário
Visitante

O tribunal menciona, mas não levou em consideração. A Globo está certa nessa. Ao menos eles citaram documentos que a mídia brasileira sempre escondeu. E não entraram no mérito da acusação, apenas na forma legal usada pelo STF.

A Corte de Bolonha não quis enfrentar o STF. Não dessa vez. Talvez se entrarem nos méritos, a história seja outra.

Jaide
Visitante

O tribunal italiano não julgou o Pizzolato, mas o pedido de sua extradição. Foram cautelosos na análise da argumentação da defesa. Não contestaram o rito processual seguido pelo STF, alegando, inclusive, que ao réu foi assegurada a defesa. Negaram a extradição em razão das condições carcerárias do Brasil. Mas o libertaram. Poderiam mantê-lo encarcerado na Itália até o desfecho do processo de extradição e mesmo até um novo julgamento naquele país. Qual a razão da soltura? Isso me intriga.

Kaká
Visitante

Eu digo a você: Desligue a Ruiva Idiota e a globo que é o que merecem.

Tião Macalé
Visitante

Auf, (o é teimoso)

Ela mentiu. Aliás, como sempre a Grobo o faz.
Simples assim…

Vitor
Visitante

Tião, caceta, teimoso é o Alf! Hehehe

Visitante

Parabéns Miguel Do Rosario e Alexandre Cesar Costa Teixeira.

Glauco RRuiz
Visitante

foda-se

José Rubens
Visitante

O Globo News disse agora há pouco que o Tribunal de Modena não levou em consideração a ausência de provas e a não obediência ao duplo grau de jurisdição. É verdade isso?

fernando soares
Visitante

Que seja o começo do fim da farsa!!!

Visitante

Aeee o/

Bruno Eloi
Visitante

E a nossa mídia calada.

Nilton Costa
Visitante

A casa do Joaquim Malvadeza só não cai geral por causa do apoio da rede Globo!

wpDiscuz