Menu

Novo porta-voz de Dilma é um poltergeist!

Enfim, a presidenta acordou para a urgência de um porta-voz que externe a opinião do governo. E quem é o escolhido pela presidenta para assumir tão importante função na república? A resposta está em matéria divulgada amplamente pelos portais, a começar pelo UOL. “Cálculo de perda da estatal enfurece Dilma Rousseff A presidente Dilma ficou, […]

72 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

poltergeist_remake


Enfim, a presidenta acordou para a urgência de um porta-voz que externe a opinião do governo.

E quem é o escolhido pela presidenta para assumir tão importante função na república?

A resposta está em matéria divulgada amplamente pelos portais, a começar pelo UOL.

Cálculo de perda da estatal enfurece Dilma Rousseff

A presidente Dilma ficou, segundo assessores, “enfurecida” com o cálculo feito por consultorias independentes indicando a necessidade de dar uma baixa de R$ 88,6 bilhões em ativos da estatal.”

O porta-voz de Dilma é, portanto, uma pessoa chamada “assessores”.

Entretanto, não se sabe porque razão, o seu sobrenome e seu rosto permanecem ocultos. Só fala por enigmas e charadas, e apenas alguns felizardos da grande imprensa tem acesso a ele.

Desculpem-me a ironia destrambelhada, mas não vi outra maneira de comentar o que me parece um fato científico.

Um filósofo muito antigo dizia que a natureza repudia o vácuo. Outros pensadores mais recentes falaram algo parecido sobre o poder.

Pois bem, ao se recusar a ter um porta-voz, um relações públicas, um secretário de imprensa visível, Dilma deixou que estes surgissem como espectros fantasmagóricos.

O porta-voz de Dilma é um poltergeist!

São os “assessores do Planalto”, também chamados de “figuras próximas à Dilma”, ou “pessoas ligadas ao governo”, e por aí vai.

Esses fantasmas sempre existirão. São as “fontes da Casa Branca”, mas não podem substituir a comunicação assertiva e direta do governo e da presidenta, através da qual eles – governo e presidenta – pautam a mídia e estabelecem uma relação política digna com a opinião pública. A mesma coisa vale para a Petrobrás, que é um governo à parte.

Não vou comentar a burrada da Graça Foster, ao mais uma vez dar carne às hienas, fornecendo a manchete que a grande mídia pediu a Deus. Fernando Brito e Nassif já o fizeram.

É um case a ser estudado.

Quiçá a maior estupidez de marketing negativo em décadas.

Graça Foster, ao divulgar os R$ 88 bilhões, um número maluco que mistura variação cambial, queda no preço da matéria-prima, oscilação na bolsa e perdas com corrupção (estas equivalentes, na verdade, a um percentual mínimo), permitiu a proliferação, mundo a fora, de capas como essas: capa correiodaba


B8gwemwIgAAg9-M


Errar é humano.

Mas não é a primeira vez que Graça comete esse tipo de… equívoco, para usar um termo delicado.

Numa das incontáveis CPIs que mídia e oposição criam toda semana sobre a Petrobrás, Graça Foster, ao falar sobre Pasadena, disse que se tratava de um “mau negócio”. A declaração virou manchetes iguais para todos os jornalões.

Antes disso, Dilma também tinha contribuído para a crise, ao se referir negativamente a Pasadena, cuja compra, declarou, teria sido baseada num “parecer técnica e juridicamente falho”.

Ora, ninguém compra uma refinaria com base em parecer jurídico, e sim pensando estrategicamente. Antes da descoberta do pré-sal, os planos de expansão da Petrobrás incluíam a sua internacionalização via refinarias. Foi o que fez.

Se Paulo Roberto levou propina, isso é outra história.

Rolou corrupção no sistema de metrôs e trens de São Paulo, e isso não quer dizer que eles não deveriam ter sido construídos.

Petroleiras russas, chinesas, venezuelanas, sauditas, compram refinarias mundo à fora, e não o fazem baseadas em parecer técnico, mas na necessidade estratégica de seus países.

Tanto Dilma como Graça parecem não entender que a comunicação, no mundo de hoje (e talvez no passado também) constitui uma dimensão essencial para enfrentar seus adversários.

O governo e a Petrobrás são entidades políticas, atacadas diariamente por razões políticas.

Nem vou demonizar os adversários da Petrobrás. Eles correm atrás de seus interesses econômicos. É da natureza do lobo correr atrás do cordeiro. Mas Dilma não pode continuar agindo com tanta ingenuidade. Não pode continuar falando à nação através de fantasmagóricos “assessores”, por uma razão óbvia. A fala desses assessores é facilmente manipulável.

Aliás, é sempre manipulada. Além disso, é antidemocrático, porque somente os repórteres da grande mídia tem acesso a eles.

Ou seja, a tática dá à mídia uma posição duplamente privilegiada, o que não é democrático nem republicano: 1) a mídia tem acesso a uma informação mais completa, que ela filtra, divulgando só o que lhe interessa, da forma que a interessa e quando a interessa. 2) só ela tem acesso à informação, o que lhe confere poder e um trunfo político.

Com um ou mais porta-vozes trabalhando diariamente, todos os brasileiros teriam acesso à opinião e posição do governo, sobre todos os assuntos, em relação a todas as intermináveis polêmicas que fazem da nossa vida política uma crise eterna. Um porta-voz, ou secretário de imprensa ativo, permitiria, além disso, ao governo, praticar a comunicação. E só se aprende na prática.

Vê-se claramente que, em virtude da falta de uma estratégia de comunicação, as cordas vocais do governo estão se atrofiando. O governo, ao invés de estar aprimorando técnicas de comunicação, está andando para trás, está se infantilizando.

Está desaprendendo a falar.

Uma das características do poder, segundo análise pioneira presente no clássico The Federalist, é o “encrouchment”, um termo sem tradução exata para o português, mas que significa a tendência a crescer sobre o outro, a invadir o espaço do outro. É uma tendência biológica de qualquer instituição política. O poder dessa instituição cresce até o limite imposto por outro poder. Os poderes tendem a se chocarem, a se limitarem uns aos outros. Isso faz parte da doutrina democrática.

Entretanto, se o governo não se posiciona politicamente, os outros poderes crescem para cima dele.

Em que país do mundo, um ministro de corte suprema tem mais presença na mídia do que o presidente da república?

O Brasil.

Gilmar Mendes dá mais entrevistas, assume mais posições políticas, que a Dilma.

E olha que, segundo a Constituição, o código da magistratura, o manual de ética do STF, etc, é vetado ao juiz exercer atividade político-partidária.

A mesma coisa vale para delegados e promotores, e todos fazem política na maior cara de pau.

Já vimos que Dilma não gosta de falar.

Visivelmente, ela não se sente à vontade. Só que aí a coisa piora, porque ela perde a prática, atrofia as cordas vocais, perde o traquejo, e quando tem, obrigatoriamente, de falar, para cumprir um protocolo, não faz direito. E aí passa a gostar cada vez menos.

É que nem jogar sinuca. Se você fica muito tempo sem jogar, desaprende, fica ruim de taco, e aí, quando vai jogar, não consegue mais encaçapar nenhuma bola, e passa a não gostar mais de jogar.

Dilma precisa entender que o seu cargo é de natureza essencialmente política, em função da visibilidade oferecida pelo sufrágio universal, pela campanha, pela própria característica do regime presidencialista.

O seu rosto e sua voz oferecem segurança a milhões de brasileiros. É uma lógica política primária. Não por outra razão, tantos governos espalhavam fotos e estátuas da liderança por toda a parte, visando assegurar estabilidade política.

A figura do presidente da república é um dos principais trunfos políticos do governo – na comunicação. Nossa democracia não precisa espalhar fotos e estátuas de Dilma.

Mas custava ela falar regularmente à nação?

Custava ela transformar o Café com a Presidenta num programinha semanal de TV na EBC, divulgado simultaneamente pelas redes sociais?

A mesma coisa vale para o presidente da Petrobrás. Tem de falar regularmente à nação.

Os blogs da Petrobrás e do Planalto bem que podiam passar por uma recauchutada no visual, por um banho de loja!

Que tal o governo e Petrobrás disponibilizarem alguns aplicativos para smartphones?

Quando os blogueiros entrevistaram Graça Foster, no primeiro semestre do ano passado, a primeira coisa que ela disse, ao entrar na sala, para nossa perplexidade, foi que “não era muito de internet”, que ainda era da geração do impresso. E fez o gesto de folhear uma revista com as mãos (o que para mim foi quase um insulto).

Pois é, Graça, está na hora de começar a mudar.

Até porque,  e isso já tem algumas décadas, a oscilação das cotações do petróleo e da Petrobras nas bolsas não chega ao conhecimento dos operadores via nenhum papel impresso…

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Roberto

03/02/2015 - 11h23

Concordo plenamente com suas palavras Miguel, mas “peraí”: Onde está o restante do Partido?? Será possível que ninguém fala isso a ela? Tem gente boa pra responder a isso tudo: Ciro Gomes, Jaques Wagner, Gabrielli, gente que sabe responder à altura.

Marcus

02/02/2015 - 18h46

isso é mais uma evidencia do equivoco do presidente Lula ao escolher Dilma para sucede-lo. politicamente ela é fraquíssima, hesita e agora parece temer o pig. definitivamente não está à altura do cargo. está mais pra coração banana que valente…

Marcos Souza

02/02/2015 - 14h59

Difíceis para a governANTA!

Miguel do Rosário

02/02/2015 - 13h31

Sempre foi difícil.

Vitor

02/02/2015 - 10h42

Não é só a comunicação do Governo que é ruim, a política tb… Vai ser duro aguentar o Eduardo Cunha por 2 anos…

    Miguel do Rosário

    02/02/2015 - 13h30

    Sim, mas comunicação e política é a mesma coisa.

Fabio

02/02/2015 - 08h35

Socorro, o governo Dilma está afundando

Marcus Vinicius

01/02/2015 - 23h29

Este sistema, bater e perder ou apanhar e ganhar está dando certo.
Pra que correr risco do comigo ninguém pode ?

Elza

01/02/2015 - 18h20

Comentário no Blog Tijolaço: Quem não comunica se trumbica!!! A Dilma não tem o direito de se dar esse desleixo!!! Ela está pondo tudo a perder para o PT !!!
Também penso isso:Nossa você disse tudo, o nome da comunicação do governo é desleixo, o roteiro do Impeachment está a todo vapor e a mulher escondida, só sabemos dela que esta fazendo a dieta de Ravena. Dilma deixa de ser desleixada com a comunicação do governo que não é seu mas do povo brasileiro. Dilma sua desleixada, Acorda Menina ( já que ela considera comunicação fazer omelete no programa da “Colar de Tomate”). Hoje “Dilma Desleixada” será o primeiro passo para o Impeachment e posterior prisão de Lula e Dilma Desleixada, ah sim PT na ilegalidade.Que revolta Meu Deus, Devolve meu voto Dilma Desleixada!!!

Anônimo

01/02/2015 - 18h17

Comentário de um leitor no Blog Tijolaço :Quem não comunica se trumbica!!! A Dilma não tem o direito de se dar esse desleixo!!! Ela está pondo tudo a perder para o PT !!!
Resposta minha: Nossa você disse tudo, o nome da comunicação do governo é desleixo, o roteiro do Impeachment está a todo vapor e a mulher escondida, só sabemos dela que esta fazendo a dieta de Ravena. Dilma deixa de ser desleixada com a comunicação do governo que não é seu mas do povo brasileiro. Dilma sua desleixada, Acorda Menina ( já que ela considera comunicação fazer omelete no programa da “Colar de Tomate”). Hoje “Dilma Desleixada” será o primeiro passo (derrota fragorosa na eleição do Presidente da Câmara), para o Impeachment e posterior prisão de Lula e Dilma Desleixada, ah sim PT na ilegalidade, que revolta com esta mulher, devolve meu voto Dilma Desleixada!!!

Renata

01/02/2015 - 13h20

Não é autoilusão o que estou vendo acontecer nos blogs em determinadas matérias. Crítica sobre crítica, está atraindo um outro tipo de comentário, aconteceu isso na sua matéria sobre a dificuldade de fala da Dilma e numa recente do Nassif, onde muitos comentários são fascistas. As críticas são procedentes mas estão repetitivas e creio que dando ibope aos blogs porque realmente representam insatisfações, ao mesmo tempo que atraem outro tipo de leitor. As coisas estão difíceis, o governo está dando espaço para muitas críticas, mas ainda acho melhor com Dilma que com Aécio e quando penso na trajetória do Brasil nos últimos anos, não tenho dúvida nenhuma. Jogo do pig: estamos nos esfacelando como base de apoio de um governo progressista x neoliberal.

giovana

01/02/2015 - 02h23

Parece que o governo Dilma gosta de apanhar do PIG se não reajir vai cair mesmo,podem crer

Euler

31/01/2015 - 22h06

Mais um ótimo texto, Miguel. Destaco aqui a compra da refinaria de Pesadena como estratégia de estado, e a própria Petrobras, com tudo o que ela representa. Infelizmente, o governo está tratando a questão com a lente golpista da mídia mais golpista ainda, ou seja, em forma de matematização financeira. Tudo para eles é prejuízo. Comprou uma refinaria nos EUA, e ainda não conseguiu pagar o investimento feito, é prejuízo. Investiu não sei quantos bilhões na refinaria de Pernambuco, é prejuízo. A Petrobras valia tantos bilhões de dólares antes de uma série de crises e baixas de preços do petróleo e ataques da Globo com seus delatores e juízes de encomenda, e agora vale menos, é prejuízo. Não discutem o que está por trás de todo este esquemão voltado para privatizar a Petrobras, enfraquecer e derrubar o governo Dilma, e detonar as conquistas sociais. Infelizmente, o governo federal tem contribuído com os inimigos do povo brasileiro, por não saber se comunicar melhor, por alimentar os barões da mídia com bilhões para continuarem atacando ao governo federal e ao povo brasileiro; por retomar políticas neoliberais de ajuste fiscal sem dialogar com os movimentos sociais e construir um projeto de governo com os de baixo.

Rubens Severino Batista

31/01/2015 - 19h44

meus parabéns miguel do rosário…. pelo os seus trabalho…..e nos que temos que ajudar o brasil crescer….vamos ajudar há presidenta Dilma e nosso compromisso e de todos os brasileiros……

Rubens Severino Batista

31/01/2015 - 19h35

essa rede globo tem tudo de ruim para os brasileiros…..isso e o canse do BRASIL HÁ MAIOR BANDIDAGEM….

weber

31/01/2015 - 17h14

Quem não se comunica se trumbica!!! Já dizia o Chacrinha

Surreal

31/01/2015 - 13h39

O POVO QUER SABER… SE NÃO QUEREM OU NÃO PODEM CHEGAR NOS VERDADEIROS MAFIOSOS TUCANALHAS, CORRUPTOS SECULARES E NA MÍDIA MÁFIA ANTI-NACIONAL, VERDADEIROS LESA PÁTRIA, QUALQUER OPERAÇÃO DA PF CONTRA A CORRUPÇÃO SERÁ APENAS OPERAÇÃO POLÍTICA DESTRUIDORA DE NOSSO POVO, PORQUE DESSA FORMA A JUSTIÇA CONTINUARÁ SENDO UMA BALANÇA MUITO DESEQUILIBRADA. O POVO QUER SABER… E OS MAFIOSOS CORRUPTOS TUCANALHAS SOLTOS??? SOLTOS DE INÚMERAS CPIS. ATÉ QUANDO??? ATÉ QUANDO OS CORRUPTOS TUCANALHAS VÃO CONTINUAR SENDO BLINDADOS PELOS JUÍZES E MÍDIA CÚMPLICE MERCENÁRIA??? O POVO QUER SABER. ATÉ QUANDO??? OU ATÉ QUANTO??? OU MUITAS EMPRESAS E POLÍTICOS VÃO PAGAR AS PENAS, MENOS O LÍDER DAS CORRUPÇÕES: O PSDB E SEUS PROTEGIDOS? E ATÉ QUANDO A MÍDIA ENTREGUISTA VAI TRAIR O BRASIL E CONTINUAR IMPUNE???

Messias Franca de Macedo

31/01/2015 - 12h57

A FALTA DO PORTA-VOZ!

… Para acabar de matar o DEMoTucano Aécio ‘Never’ que já morreu e “numsabe”!

Ô coitado!

Cortem os restos dos pulsos, canalhas!

Aloprados!

[Quase-]anencéfalos!

Covardes e irresponsáveis!

Lesa-pátria:

A meritocracia!

“Soltos! Todos soltos!”

####################

Brasil galga 2 posições e fica em 5º no ranking mundial de investimentos

31 de janeiro de 2015 | 12:25 Autor: Miguel do Rosário

(…)

http://tijolaco.com.br/blog/?p=24487

Messias Franca de Macedo

31/01/2015 - 12h48

O QUE BERZOINI PODE FAZER DESDE JÁ NAS COMUNICAÇÕES

O Fórum Nacional pela Democratização das Comunicações (FNDC) apresentou essa semana ao ministro Ricardo Berzoini uma “agenda de curto prazo para o Ministério das Comunicações”, que pode ser colocada em prática “desde já”, de acordo com o grupo, baseada nas leis atuais, se houver “vontade política”; executiva do Fórum, que reúne os principais movimentos e organizações defensores da liberdade de expressão e do direito à comunicação no País, foi recebida pelo ministro em Brasília; o marco normativo atualmente em vigor no Brasil “já garante os elementos necessários” para que os desafios “sejam finalmente enfrentados por essa gestão do governo federal. É só querer”, defende o FNDC

31 DE JANEIRO DE 2015 ÀS 11:39

(…)

FONTE: http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/168471/O-que-Berzoini-pode-fazer-desde-j%C3%A1-nas-Comunica%C3%A7%C3%B5es.htm

Messias Franca de Macedo

31/01/2015 - 10h46

… E os filhos do “dotô” Robert(o) Marinho sossegam?!

“Destá”!

#########################

PARA O GLOBO, PETROBRAS DEVE SER TRATADA COMO LIXO

“Na quinta, a agência Moddy’s rebaixou todas as notas de risco da estatal, colocando-a no limiar da perda do ‘grau de investimento’. Abaixo desse nível, os títulos da empresa entram na faixa do ‘junk’, ‘lixo’. Com méritos”, diz editorial deste sábado do jornal O Globo, dos irmãos Marinho; segundo o texto, não foram os ‘entreguistas’ que destruíram a Petrobbras; em outro editorial recente, Globo defendeu a abertura do pré-sal a empresas estrangeiras

31 DE JANEIRO DE 2015 ÀS 08:29

(…)

FONTE: https://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/168459/Para-O-Globo-Petrobras-deve-ser-tratada-como-lixo.htm

Messias Franca de Macedo

31/01/2015 - 10h45

O POVO BRASILEIRO precisa ser mobilizado para sair às ruas!

Urgentemente!

Os derrotados e apátridas continuam apostando todas as fichas [sórdidas!] no ‘golpe jurídico-midiático’ ainda ora em curso!

Senão, vejamos:

##############################

CONTRA LULA E DILMA, VEJA APOSTA EM MAIS DELAÇÕES

Reportagem de capa desta semana prevê que grandes empreiteiros cederão à pressão do juiz Sergio Moro e poderão envolver tanto o ex-presidente Lula como a presidente Dilma Rousseff em novas delações premiadas; uma das confissões esperadas é a da empreiteira baiana OAS, em especial do executivo Ricardo Breghirolli, encarregado de distribuir malas de dinheiro; outra é a da construtora UTC, que poderia descrever como foram feitas doações de campanha em 2014; objetivo dos investigadores, estimulado por Veja, é prisão de Lula e um eventual pedido de impeachment de Dilma

31 DE JANEIRO DE 2015 ÀS 07:50

(…)

FONTE: http://www.brasil247.com/pt/24

    Messias Franca de Macedo

    31/01/2015 - 11h58

    Reportagem de capa desta semana da revista ‘veja’ prevê que grandes empreiteiros cederão à pressão do juiz Sergio Moro e poderão envolver tanto o ex-presidente Lula como a presidente Dilma Rousseff em novas delações premiadas; uma das confissões esperadas é a da empreiteira baiana OAS, em especial do executivo Ricardo Breghirolli, encarregado de distribuir malas de dinheiro…

    LÁ VEM AS PLATIUDES DO MATUTO!

    … Como se as malas de dinheiro distribuídas não tivessem abastecido também as campanhas dos DEMoTucanos!…

    Diga, aí, gilmar mendes!

    “Diga!”

      Messias Franca de Macedo

      31/01/2015 - 12h36

      errata:

      LÁ VEM AS PLATITUDES DO MATUTO!

      PLATITUDES (em vez de ‘PLATIUDES’)

anac

31/01/2015 - 10h39

Dilma está se tornando um verdadeiro enigma. Competente ou totalmente incompetente? Seus erros crassos que estão a comprometer até as conquistas do governo que sucedeu nos levaria a optar pela ultima opção, se FHC que quebrou o páis tres vezes não tivesse completado seus dois mandatos e ainda saído como competente, chamado pelo PiG para opinar sobre o atual governo. Dilma deve FICAR e completar seu mandato, que o Brasil ainda sairá no lucro de não ter sido eleito aécio.

mineiro

31/01/2015 - 10h20

e governo incompetente, nao precisa de ninguem para derrubar o governo nao. ele mesmo se derruba, nunca vi tanta gente incompente e covarde ao mesmo tempo. eles borram nas calças de tanto medo do pig e da elite. nao tem como , um governo medroso e covarde como esse. so para um ex.o lula no começo de seu mandato o 1º o tal de cristovam buarque incompente foi demitido pelo telefone. agora essa pres. nao demite ninguem e todo mundo faz o quer, esse asqueroso nojeno min.da justiça e essa desgraça foster , ja tinha de estar longe do governo.

Cláudio Pereira

31/01/2015 - 05h15

Vocês entenderam tudo errado. Dilma disse “travem a batalha da comunicação”. Travem no sentido de estancar, conter, amputar, deter, cingir, reprimir, abafar, sufocar. TRAVEM A COMUNICAÇÃO. NÃO FALEM NADA!
Diálogo – ou mesmo monólogo – estão proibidos. Como no primeiro mandato.Ela não mundou naaada (e eu votei nela de novo, bobo que sou).

Messias Franca de Macedo

31/01/2015 - 01h43

Por que tanto ódio ao PT? Marx explica tudo

Paulo Metri

publicado em 30 de janeiro de 2015 às 20:32

Nos últimos tempos, têm pessoas, principalmente da classe média, que odeiam com toda alma o PT. Não conseguem pensar com isenção sobre qualquer questão em que este partido esteja envolvido. Reagem emocionalmente, inclusive sem a possibilidade de existir um diálogo construtivo com elas. Não ouvem argumento algum se ele ressaltar um aspecto positivo do PT. Esta reação emocional é, em grande parte, de responsabilidade da mídia tradicional, que é parte integrante do capital. Os transbordantes de ódio nem entendem que são manipulados.
(…)

FONTE: http://www.viomundo.com.br/politica/paulo-metri-o-odio-ao-pt-pelos-seus-meritos.html#comment-877606

Messias Franca de Macedo

31/01/2015 - 01h32

… ‘O golpe jurídico-midiático’ ainda ora em curso substitui o [inédito] “domínio do fato à ‘braZileira'” pela instituição e aplicação da ‘Teoria da Presunção no Direito Legal’!

Direito Legal à ‘braZileira’!

Óbvio!

A [eterna] Casa Grande tem as suas artimanhas!

Direito Legal à ‘braZileira’:

seletividade ‘ultimamundista’ (sic)…

Enquanto a fanfarra toca, eu estou a esperar “os petistas que roubaram a Petrobras começarem a devolver o produto da ladroagem”!

Cumpre saber, apenas, se terão a complacência do “juiz” ‘Sérgio Moro no PSDB [e a esposa advogada também]’ a fornecer-lhe os 10% de comissão do programa ‘Bolsa Ladrão’!

Viva o ‘braZil’!

Mesmo porque, até agora, parte do espólio da Petrobras somente está sendo devolvida pelo mega ‘BANdoleiro’ ‘Albert(o) Yousseff desde os tempos do escândalo do Banestado da bilionária Privataria Tucana’, passando pelos megas empreiteiros e um tal bandido réu confesso que responde pela famigerada alcunha de Paulo Roberto Costa!…

Quanto ao espólio do DEMoTucano Sérgio (Gu)erra, o PIG, o MP, o STF, a ala DEMoTucana da Polícia da Federal produzirão “o milagre do perdão”!

Amém!

    Messias Franca de Macedo

    31/01/2015 - 01h33

    errata:

    Direito Penal – em vez de ‘Direito Legal’!

ricardo silveira

31/01/2015 - 00h44

Esse governo vive na defensiva. É um governo acuado, com medo de tudo. Já deveria ter aprendido, afinal, 12 anos de governo federal não é pouca coisa. É inexplicável. A falta de coragem para enfrentar a mídia e se comunicar adequadamente com a população é inacreditável.

giovana

31/01/2015 - 00h28

governo retraído com medo da mídia e de se esperar uma comunicação tímida que deixe muito a desejar

Marcos Souza

30/01/2015 - 23h19

Eu tento levar a sério os blogueiros progressista, mas definitivamente não dá.Dizer que as perdas por corrupção são mínimas para a PETROBRAS, é definitivamente não ter a mínima noção de senso de ridículo e de como funcionam os esquemas de corrupção. Paulo Roberto Costa aceitou devolver cerca de 70 milhões que recebeu em propinas. Pedro Barusco aceitou devolver 100 milhões. Renato Duque, o indicado por Dirceu, recebeu, em princípio a ninharia de 30 milhões. Netor Cerveró, conforme informações do MP, teria recebido 40 milhões apenas entre 2006 e 2007. Estima-se com foram recebidos cerca de 2 bilhões de reais a título de proprina pelos diretores da estatal. Mas isso, para o Miguel do Rosário, são perdas mínimas. Só que tem mais um detalhe; ninguém recebe 2 bilhões de propina a troco de nada, né? E nenhum empresário é otário de pagar propina a troco de nada, né? Quanto um guarda de trânsito vai aplicar uma multa de mil reais, ele não quer cinco reais de propina para não aplicar a multa. Quando um fiscal do ICMS vai aplicar uma multa um milhão de reais, ele não vai aceitar cem reais para fazer vista grossa. O Sr. Miguel, quando fala em “perdas mínimas com corrupção” faz conta de português e leva em consideração, somente o que os diretores receberam a título de propina; esquecendo-se ( por ingenuidade ou burrice) do superfaturamento da obra/serviço que é a razão de ser da propina. Ou o Sr. Miguel julga que os diretores recebiam os tais 3% a título de quê? De contratar empreiteiras sérias e idôneas que não receberiam bem mais do que seria normal? E as doações feitas por essas empresas aos partidos da base aliada? Também não saíram dos cofres da estatal, na forma de superfaturamento? Menos ingenuidade, Sr Miguel, menos ingenuidade!

    Miguel do Rosário

    31/01/2015 - 00h21

    Não falei que eram mínimas para a petrobrás, e sim que representavam um percentual mínimo em relação ao valor de 88 bilhões.

      Charles Neto

      01/02/2015 - 08h55

      Ah, é ? E de onde você tirou a informação de que as perdas com corrupção são mínimas em relação aos 88 bilhões se só a estimativa de recebimento de propina por parte dos diretores chegam a 2 bilhões? Alguma entidade do laém lhe disse isso? Alguma mãe Dinah? Sim, pois entrevistar alguém da PETROBRAS, do judiciário, da Polícia Federal ou do Ministério Público, você não entrevistou. E os superfaturamento que justificaram os pagamentos de propina, de quanto foram?

Marcos Souza

30/01/2015 - 22h44

Eu tento levar a sério os blogueiros amestrados mas não consigo. Dizer que as perdas com corrupção na PETROBRAS perdas com corrupção (estas equivalentes, na verdade, a um percentual mínimo) – See more at: https://www.ocafezinho.com/2015/01/30/novo-porta-voz-de-dilma-e-um-poltergeist/#sthash.Lx2CNW6Z.dpuf

    Loucos !

    31/01/2015 - 09h14

    Sem contar as perdas por má gestão proposital…. Obras injustificadas, que sequer deveriam desistir… Neste caso 100% é prejuízo PT…. Querem saber como será o Brasil se o PT continuar no poder ??? Vejam a Petrobras…

giovana

30/01/2015 - 22h44

Miguel o governo Dilma esta me decepcionando parece um refém dele mesmo

Samuel Oliveira

30/01/2015 - 23h57

Um dos melhores artigos seus que li.

Messias Franca de Macedo

30/01/2015 - 21h46

… “Assessores”, “fontes”, factóides, BBB, capas escrotas da [escrota] ‘veja’, gavetas escondidas, o ventre da mulher que acabou de parir na porta de uma maternidade imunda – e superlotada, um tal “supremo” que despeja escárnios ao STF e ao povo que o remunera…

“Esses caras estão aí pra nada”, sô?!

“Ai de mim, democracia!”

E o ódio figadal ao PT se avoluma, apesar do ‘volume morto’ da [eterna] oPÓsição ao Brasil!

C.Paoliello

30/01/2015 - 21h20

E tendo o luxo de ter disponível no partido uma pessoa do nível de um Franklin Martins para porta-voz, é incompreensível que a presidenta Dilma insista em ficar muda e caladÉa, ainda mais tendo à sua disposição uma rede nacional de rádio e tv.
Ela devia mirar-se no exemplo da grande presidente argentina Cristina Fernández de Kirchner que dá um show de comunicação, tanto através de um competente porta-voz como através de manifestações que ela própria faz diretamente ao bravíssimo povo argentino. Viva Cristina, a maior mulher-Estadista das Américas em todos os tempos!

Antonio Luiz

30/01/2015 - 20h21

Isso aqui já virou um muro de lamentações sobre o óbvio e futilidades por pessoas desiludidas consigo mesmas que, ao primeiro sinal de dificuldades querem um “judas” para espiar suas fraquezas, espumando “revoluções” pela boca. Incoerência demais. Até mais.

    Miguel do Rosário

    30/01/2015 - 22h08

    Não seja injusto. Criticamos e damos sugestões. O que você quer? Que não apenas Dilma se cale, mas que todos nós nos calemos, num pacto mudo de suicídio político coletivo enquanto a mídia avança?

      Loucos !

      31/01/2015 - 09h41

      Você deveria se ocupar em defender o Brasil. Essa sua ilusão Petista contra a mídia só te leva à tolice. É óbvio que a mídia manipula !!! É óbvio que nem tudo é manipulado !! Você sabe disso não têm fibra moral para reconhecer ! Não é ? Pra que inventar que o PT “ROBA” SE O PT realmente o faz !! A petrobras foi destruída… Não há nada de errado em falar isso ! Ainda que consoante com a mídia !!!

      Aliás !! O preço da gasolina vai subir novamente no Brasil e está caindo no mundo todo sem exceção ! Sabe por que .. Apenas para fazer caixa para cobrir o rombo… Defender a Petrobras é defender o Brasil… Você só defende o partido… Não representa o povo… Continue neste seu mundinho de mídia isso mídia áquilo !

      Um gênio da humanidade já dizia: Uma sábio pode mudar de ideia… Um tolo nunca… Miguelzinho( sem aspas)

Jocilene

30/01/2015 - 18h46

Noossa quanto pessimismo..voces acham que as pessoas votam na Dilma só pelo que a mídia fala? O povo que votou nela pouco se importa com os assessores e vazamentos ou que publicam jornalões..Eles votam na pessoa única de Dilma ou do Lula..todos que eu conheço assistem o lixo da Globo alguns até leram a Veja mas são apaixonados pelo PT,e não tão nem a que dizem se mal deles. vcs colocam muita lenha na fogueira…povo quer saber de obras.O resto é insignificante. Ao invés de meterem o pau na falta de comunicação porque vocês não mandam uma carta pra Dilma? Quando leio os comentários parecem que vocês são especialistas em tudo ou querem saber mais do que a Dilma mais do que os Ministros.Oras eles não são idiotas. Com certeza deve ter alguém experiente para cuidar dos interesses delas e preservar a imagem dela.Porque vocês apenas repetem o que os inimigos fazem falar mal torcer para o Brasil ficar uma M….etc. Sugiro que cada um mande uma carta pra Dilma com esses conselhos..senão ficam iguais aos reaças torcendo contra e desejando sempre o pior.

    Miguel do Rosário

    30/01/2015 - 22h09

    Autoilusao não ajuda.

Yacov

30/01/2015 - 18h36

Uma presidenta que não fala e uma presidenta da Petrobras que só fala merda. Estamos bem …

“O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

Acácio

30/01/2015 - 17h08

Os brasileiros deveriam comprar acões da Petrobrás e não só George Soros.

Paulo Roberto Campos

30/01/2015 - 18h25

Socorro chamem o Franklin Martins.

Washington Francisco Rodrigues

30/01/2015 - 17h44

CIRO GOMES é o nome

    Edson

    30/01/2015 - 17h37

    Assino embaixo.

PEDRO HOLANDA

30/01/2015 - 15h21

Miguel, dá um tempo. Estais malhando em ferro frio. Vai gostar de apanhar assim, bem longe. e ainda dá panos prás mangas. Essa Graça calada é um poetisa.

Leleco

30/01/2015 - 14h54

Trecho de uma conversa com um balconista de uma Loja de materiais elétricos , uns vinte anos de idade :
– Não tem mais jeito , só tem ladrão !
Digo que não é bem assim , que não acredite em tudo que lê ou escuta .
” Se a Dilma fica calada e não se defende , é porque rouba e deixa roubar ” .
Fico pensando em quem pagará a conta de tanto silêncio , tanta negação da politica , tanta falta de comunicação , para as
futuras gerações. Tão óbvio , que não precisa nem desenhar.

Mauro Faé Toresin

30/01/2015 - 16h48

ALGUÉM TIPO CIRO GOMES

Jacques Almeida de Melo

30/01/2015 - 16h29

Na ferida, bem no tumor.

João Vieira

30/01/2015 - 14h26

Pois é, Miguel, até parece burrice, mesmo. E a gente vai perdendo a paciência…

Reinaldo Bordon Carletti

30/01/2015 - 16h24

a dilma está dormindo nesse ponto e também na nomeação urgente de um ministro da justiça

Mauro Faé Toresin

30/01/2015 - 16h19

ELA MESMA DSEE QUE É PARA OS MINISTROS TRAVAREM A BATALHA DA COMUNICAÇÃO, QUE TAL PROFISSIONALIZAR A COISA. COMO ERA MESMO O PORTA VOZ DO COLLOR? HUMBERTO COSTA? LEMBRAM? BATEU LEVOU?

Fernando Moreno

30/01/2015 - 13h55

Sensacional Miguel.
Demos muito nossa cara a tapa para reeleger a Presidenta Dilma. Brigamos muito, literalmente. Os blogueiros progressistas passaram por todo tipo de insultos, para defender o Governo. Não merecíamos uma atitude como essa adotada pela Presidenta. Dá até vontade de parar de defendê-la. Parece que ela ficou com raiva dos seus próprios eleitores. Será que estava querendo, na verdade, perder as eleições? Será que está cansada demais? Deixasse outro concorrer em seu lugar. Está ficando difícil desse jeito.

Meire Souza

30/01/2015 - 15h47

Isso vem sendo discutido desde a vitória nas urnas. O governo calou-se, levou pancada toda hora, continuou calado; agora, quando começa a falar, se trumbica todo. Olha, desse jeito, fica muito complicado! E está do jeito que o tinhoso gosta!

Lulu Pereira

30/01/2015 - 15h42

a nossa presidenta acredita que algum dos seus algozes torturadores se arrependeu? acorda dilma, ouve o cafezinho aí. a gente tá lascado aqui embaixo

Rosa Anello Dos Santos

30/01/2015 - 15h37

Miguel, nem Dilma nem Graça tem o dom da palavra, por isso ambas tinham que já ter um porta voz, mas parece que ambas estão gostando desse jogo que municia a grande imprensa, para que manipulem a opinião pública de acordo com seus interesses. Para que serviu a reunião com os Ministros, para que eles fizessem o contraponto às notícias que não espelham a verdade dos fatos?

Camila Wanderlei

30/01/2015 - 15h32

AFF governo de burros !

Eh Le Gh

30/01/2015 - 15h23

Se não melhorar a comunicação JÁ corre mesmo o risco de cair, do jeito que o Serra disse que vai acontecer.

Sandra Francesca de Almeida

30/01/2015 - 15h17

Não faltam alertas, pedidos e até mesmo súplicas da militância esclarecida para que Dilma acorde para a necessidade de se comunicar diretamente com a população, que seja por meio de um porta-voz competente.
Quanto à Petrobrás, as comunicações de Graça e de seus diretores têm sido um desastre total. Não informam e quando o fazem é de modo absolutamente confuso e ininteligível para a maioria da população. Cara, haja paciência!

Sérgio Vianna

30/01/2015 - 15h12

Excelente texto com ótima análise embutida. Parabéns, Miguel do Rosário!

Fico pensando no meu canto de observador anônimo: – o que passa pela cabeça da Dilma que ela não muda esse comportamento? O que o Miguel repete é um debate antigo, e a realidade já mostrou à Dilma que ela está se maltratando, trabalhando contra ela e seu governo – o que até aí, vá lá, uma autofagia – e leva o povo que a escolheu para presidir o país a um sofrimento desnecessário e sadomasoquista, porque defender Dilma diariamente nas ruas enquanto ela se esfola e se ajoelha diante de adversários cruéis é tarefa para mais do que ingrata, é quase uma estupidez.

Lon Martin Wagner

30/01/2015 - 15h10

A Petrobras foi saqueada pela tucanalha. Quanto ao assunto Porta Voz, Assessoria de Imprensa, Relações Públicas, já há muito tempo é algo muito problemático tanto no Governo Federal e também no Partido dos Trabalhadores, isto vem se arrastando há anos. Lamentavelmente muitas e muitas vezes assistimos péssimos assessores.

    O Cafezinho

    30/01/2015 - 15h23

    pois é, mas tem de criar uma função. treinar gente. profissionalizar.

Takeo Watashiwa Watashiwa

30/01/2015 - 15h05

No governo Lula o porta-voz da República foi o preparadíssimo Prof. André Singer (FFLCH/USP). Qdo a Presidenta Dilma entrou ele saiu e não foi substituído. Até hoje não entendo como um governo com profundos problemas de comunicação não possui sequer um porta-voz ao longo de um mandato inteiro e começa o segundo repetindo e aprofundando o problema!!!!

Jose Silva

30/01/2015 - 15h02

Cara a situação prá ficar feia precisa melhor muito e Dilma fica aí brincando de Poliana.

Rogerio Delamare Ruas

30/01/2015 - 14h56

Levy! Acertei?

    renato

    31/01/2015 - 20h43

    Acho que é a Globo..
    Afinal, os filhos do Marinho foram conversar com
    Dilma, antes da posse.
    Ou não..??
    De lá para cá, acabo-se o clima de vitória nas
    eleições..
    E nós estamos agora perdendo, dia após dia.
    para mim..
    Mulher da Agricultura, aquela.
    Petrobras, todo o dia…incessantemente.
    Retirada de direitos trabalhistas..
    Que pena..


Leia mais

Recentes

Recentes