Menu

Um drink no inferno!

  A eleição de Eduardo Cunha para a presidência da Câmara dos Deputados, pelo período de dois anos, convenceu-me de uma necessidade urgente. Sejamos estoicos. O estoicismo significa, a grosso modo, aceitar as derrotas, os sofrimentos, os obstáculos, como inerentes à natureza e que devem ser, portanto, suportados com um espírito tranquilo e um coração […]

88 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Q8az (1)


 

A eleição de Eduardo Cunha para a presidência da Câmara dos Deputados, pelo período de dois anos, convenceu-me de uma necessidade urgente.

Sejamos estoicos.

O estoicismo significa, a grosso modo, aceitar as derrotas, os sofrimentos, os obstáculos, como inerentes à natureza e que devem ser, portanto, suportados com um espírito tranquilo e um coração firme.

É algo que venho pensando há tempos, mesmo antes da vitória de Cunha, que aliás eu já dava como certa desde que entrevistei aqui o Fabiano Santos, cientista político, cujos estudos e pesquisas sobre a Câmara já sinalizavam folgada liderança do pemedebista.

Diante do fato consumado, não nos resta outra saída a não ser tentarmos nos consolar com algum tipo de certeza tola, tipo: o mundo não vai acabar, ou que até no inferno será permitido beber um último drink.

Além disso, é preciso admitir que há uma justiça poética na lavada que o PT levou na Câmara.

Quem não sabe jogar bola, perde o jogo.

Toda vitória, quando merecida, tem uma certa beleza. Até mesmo quando o vencedor é o vilão.

A incompetência política de Dilma, do governo e do próprio PT, tem sido, para usar um vocabulário querido à presidenta, es-tar-re-ce-do-ra.

E limpemos logo a mesa de uma falácia: não é questão de apoiar ou não o governo, de apoiar ou não Dilma. De ser ou não governista.

Há anos que sou perseguido por esse estigma: governista, chapa-branca, etc!

É preciso muita fleuma para suportar anos este tipo de acusação, mesmo quando o governo apenas nos massacra politicamente.

Sim, nos massacra, porque não produz um fato político, mínimo que seja, de apoio à comunicação alternativa.

Não se trata de cortar a publicidade oficial paga à TV Globo.

Trata-se de política.

Por exemplo, Dilma poderia aparecer na TV e dizer, com todas as letras, que a informação é um insumo fundamental da democracia, e que os brasileiros precisam ser plurais em relação às suas fontes de informação, citando, de maneira genérica, as redes sociais e os blogs.

Nem disso o governo é capaz.

Não, eles não têm coragem sequer de abordar o tema do pluralismo na mídia.

Apenas a grande imprensa é mencionada.

E não adianta agendar “encontros” ou “entrevistas”, com blogueiros, sindicalistas e MPL, de quatro em quatro anos, apenas para constar.

É preciso ações concretas.

O ambiente econômico, então, é totalmente envenenado para a comunicação alternativa. Ninguém propõe nada que ajude blogs, sites e jornais alternativos a sobreviverem.

Nada disso, que se dane todo mundo. No máximo, um bannerzinho aqui ou lá para um blog bem comportado.

Enquanto isso, a imprensa corporativa, criada com leite estatal desde a sua nascença, cujos donos se tornaram bilionários através de todo o tipo de favor político, a começar pelo apoio a um golpe de Estado e a subsequente sustentação da ditadura, enquanto isso esta imprensa faz pose de crítica ao poder!

Ano passado, fez-se 50 anos de golpe e o governo, liderado por gente perseguida pela ditadura, não fez nenhum movimento para denunciar a participação da imprensa.

Ninguém aproveitou o momento para denunciar que o golpe foi dado não apenas com apoio da imprensa, da mesma imprensa de hoje, mas principalmente por causa do apoio da imprensa, que desempenhou um papel fundamental na derrubada de Jango.

Um certo grupo da imprensa familiar não apenas participou, como líder, da conspiração que levou ao golpe, ela usou a ditadura para destruir seus concorrentes e emergir, na democracia, como um poder político e financeiro terrível, um verdadeiro Leviatã.

Sabendo que estas empresas mamaram no Estado desde a sua nascença, e o fazem até hoje, os colunistas da grande imprensa ainda tem a cara de pau de citar Millor Fernandes, dizendo que “imprensa é oposição”.

Ora, a máxima de Millôr só vale se for aplicada também ao poder econômico, às corporações, ao imperialismo!

Se o jornalista quer tirar onda de oposição, então tem de ser oposição ao governo e à mídia!

Em caso contrário, é apenas um hipócrita!

Ou então, o que é o mais comum, a máxima de Millôr se torna um desses sofismas idiotas que jornalistas semicultos usam para justificarem o seu sabugismo patronal.

Entretanto, independente das críticas que faço à Dilma, ao governo e ao PT, entendo perfeitamente que este governo é o mais próximo que chegamos de um governo democrático e popular.

De fato, a comparação com o Syriza, na Grécia, e o Podemos, na Espanha, têm de ser feitas com prudência, porque as circunstâncias são absolutamente distintas. Diria mesmo, opostas. Lá, há um desgaste da direita, após anos de cortes sociais e desemprego.

Aqui no Brasil, há um sentimento oposto: nossas elites estão cansadas de anos de aumento dos programas sociais, elevação dos salários e desemprego baixo.

O desemprego muito baixo às vezes dá a sensação, para o empregador, de ser um problema, porque ele tem dificuldade para contratar mão-de-obra, e perde uma arma poderosa para aumentar a produtividade de seu funcionário: o terror do desemprego.

O governo e o PT, por sua vez, também sofrem de cansaço.

Milhares de petistas se agarram a seus empreguinhos com sofreguidão, confiando que a providência divina lhes garantirá mais alguns anos de estabilidade: afinal, não ajudaram os pobres?

Para que inventar algo novo? Não vamos nos arriscar! Quem sabe se ficarmos bem quietinhos, eles não nos deixam em paz?

Ao mesmo tempo, o PT não parece disposto a se abrir para a sociedade.

Ao contrário, o partido parece se fechar cada vez mais.

Dias atrás, li num blog uma entrevista com o secretário de comunicação do PT, José Américo. A manchete do post dizia que “o PT vai procurar ser mais agressivo na comunicação”.

Américo, então, fala sobre as decisões do partido: “mudar o layout do site, e ampliar a atuação da agência PT”.

É uma estupidez atrás da outra.

Comunicação jamais pode ser “agressiva”. Tem de ser sedutora, agradável. E não pode ser partidária ou panfletária. Quer dizer, até pode ser, mas com muita leveza e criatividade. Com certeza, porém, não é publicando conteúdo na Agência PT, que se vai conquistar a opinião pública.

A Agência PT tem de existir, assim como agências para cada partido e cada instituição.

Mas é preciso investir sobretudo na sociedade civil.

O PSDB ainda tem força porque suas ideias e críticas são publicadas na mídia “independente”, e não no site do partido.

Os estoicos entendiam que não se podia julgar ninguém por aquilo que ele tinha dito, mas somente por seu comportamento.

É assim que devemos julgar partidos e governo.

Os méritos dos governos Lula e Dilma são as ações, as obras, a melhoria da vida do povo, e não os discursos de suas lideranças.

Quando o assunto é comunicação, a mesma fórmula deve ser aplicada, mas aí temos uma situação inversa.

O governo e PT sempre falaram em favor da comunicação plural, e nunca fizeram nada na prática.

O PT gasta milhões e milhões fazendo reuniões em hoteis cinco estrelas, imprimindo cartilhas em papel couché, mas não solta um centavo, por exemplo, para criar oficinas ou cursos regulares de internet e ativismo político nas grandes cidades.

Não investe um centavo na formação de novas lideranças.

Não investe um centavo em juventude – falo de investimento maciço, para fora do partido.

E quando a gente pensa que pode surgir algo novo, vem o Marcelo Freixo, do PSOL, e, diante de centenas de jovens bem alimentados da zona sul carioca, repete, cheio de orgulho, um discurso idiota e antipobre:

“Ninguém aqui recebeu lanchinho!”

Como se houvesse alguma coisa de errado em dar um maldito lanchinho a um jovem da periferia que queira participar de um evento político!

O problema da política brasileira é justamente esse: uma gigantesca muquiranagem.

Até no Afeganistão, o país mais pobre do mundo, os talibãs investiam mais na formação política de novos quadros.

Aqui, nada.

Enfim, voltamos de onde nunca saímos, ao inferno da nossa política: ditadura, inflação, neoliberalismo, privataria, mensalão, petrolão, Eduardo Cunha.

Crise após crise.

Sobreviveremos?

Não sei.

Provavelmente sim.

Se sobrevivemos à ditadura, à super-inflação, a Collor, ao neoliberalismo, à privataria, à farsa judicial do mensalão, talvez tenhamos desenvolvido a capacidade de resistir a tudo.

É lógico, por exemplo, que a Lava Jato se tornou mais um complô midiático-judicial.

Há um escândalo verdadeiro de corrupção, uma investigação que poderia dar resultados concretos na luta contra os desvios, mas há também um complô.

Sempre há um complô.

Creio até que é uma tendência natural. Uma dessas doenças crônicas da democracia. No caso do Brasil, é quase uma lei. As classes abastadas, sempre que perdem uma eleição, se vingam através de complôs midiáticos-judiciais, que eles controlam porque promotores, juízes e donos de jornal pertencem ao mesmo estamento social.

No Brasil, porém, a concentração da mídia e o poder decorrente desta concentração, fazem esses complôs adquirirem a magnitude de um golpe político.

É um golpe atrás do outro, construídos diariamente, através de todo o tipo de intrigas, mentiras, insinuações, charges, manchetes, etc.

Há um esforço contínuo, diuturno, de produzir uma atmosfera irrespirável de crise, de instabilidade.

O que nos faz pensar se não é mais interessante para a mídia – esse monstro de raízes antropológicas complexas, que o povo, sábio, chama simplesmente de PIG – se não é mais interessante para a mídia, dizíamos, que tenhamos um governo petista fraco, ferido, manco, mas que permita à mídia posar de oposição irredutível. De crítica ao poder!

Talvez seja melhor do que um governo tucano, onde a nossa mídia se veria na situação constrangedora de ter de denunciar de vez em quando – nem que fosse apenas para constar, como fazia na era tucana.

Denúncias bem escritas, apuradas pelos mais talentosos repórteres investigativos, mas que nunca mereciam editoriais furiosos nem tinham continuidade.

Era abafadas com prudência, paulatinamente.

Ah, a imprensa livre e independente e crítica ao poder!

Os seus donos são a família mais rica do país? Shiiii, silêncio! Isso ninguém pode saber. Não há, nunca houve, em nenhum dos milhares de tentáculos do “PIG”, nenhuma reportagem sobre a riqueza nababesca da família Marinho.

Essa é uma informação subversiva, marginal, bandida.

Somente os “mensaleiros” e seus amigos falam mal da mídia, não é?

Bem, na verdade, não.

Em junho de 2013, milhões de jovens entoavam… bem deixa pra lá. Já repeti isso mil vezes. Todo mundo sabe o refrão que os jovens cantavam, rimando “verdade é dura” com ditadura.

Isso não tem mais importância. Quer dizer, até tem, mas não agora.

O momento é deles, da oposição conservadora. Eles sabem que não são bons de eleição. A sua especialidade são os complôs, e o petrolão oferece outra maravilhosa oportunidade.

Mais importante que um impeachment é a sombra do impeachment.

O mais importante eles já estão fazendo: enlamear a política. Transformar o debate democrático numa gritaria histérica e policialesca.

O judiciário e o MP entram no jogo, até porque também são chantageados quando não o fazem.

Comunicação é política. Política é comunicação. Nunca isso foi tão claro.

E o governo será derrotado, na opinião pública, na mídia, no parlamento e nas barras dos tribunais, enquanto não assumir o protagonismo da batalha da comunicação.

Enfim, o que fazer?

Não é mistério, e repetimos pela milésima vez:

1) investir em banda larga, maciçamente, numa banda larga barata e poderosa;

2) criar um sistema de financiamento republicano, democrático, generoso do jornalismo e cultura digitais não-corporativos;

3) investir na formação de novas lideranças;

4) abrir cursos populares de crítica midiática;

5) investir em comunicação pública, independente e de qualidade.

Mas é preciso agir, com firmeza, altivez e urgência!

É isso ou se conformar com um processo humilhante e miserável de derrota política.

Quatro anos de degradação e tortura psicológica!

Dilma, por sua vez, terá de escolher: ou faz a batalha de comunicação por bem, de maneira assertiva, usando os instrumentos de governo que o eleitor lhe proporcionou; ou fará por mal, tentando se defender de acusações, intrigas e complôs que a oposição midiática diuturnamente prepara contra ela.

Não há saída. É lutar ou lutar.

É perder lutando ou perder sem fazer nada, covardemente.

Quem luta, afinal, sempre corre um risco: vencer.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Gustavo Horta

16/05/2016 - 17h52

Ai, ai, ai, ai, ai, se você é um dos “Cunha”, se é um coxinha GOLPISTA, nem leia. Nada do que publico é dirigido a você.

EM QUALQUER PAÍS DO MUNDO OS POLÍTICOS PROTEGERIAM A NAÇÃO CONTRA OS ESPIÕES, CONTRA PAÍSES INIMIGOS.

AQUI NO BRASIL, O ESPIÃO DENUNCIADO PELOS PRÓPRIOS ESTADUNIDENSES SE TORNA PRESIDENTE GOLPISTA DA REPÚBLICA.

E HÁ GENTE DO POVO QUE AINDA APLAUDE!!

ACREDITE SE QUISER ………

“Esta noite, no nono círculo do inferno, vão se abrir as portas da esfera antenora, aquela em que padecem por toda a eternidade os traidores da pátria. Rios congelados e cascatas de fogo e sangue vão receber os golpistas brasileiros de 2016.

Perdei toda a esperança, vós que entrais.”

Bem vindos ao inferno.

>> https://gustavohorta.wordpress.com/2016/05/12/chegamos-ao-inferno-bem-vindos/

Sergio Santos

08/02/2015 - 11h19

Ótima matéria. Infelizmente, o governo decidiu ignorar completamente a sociedade que o elegeu e a Presidenta deixa a mídia monopolista deitar e rolar com suas mentiras e notícias falsas, incompletas e insinuantes; além de “não notícias” (não tinha como a Presidenta não saber”; “o governo devia saber”; etc.). E nós, seus eleitores, ficamos à mercê de todo esse complô golpista, sem nenhuma manifestação do governo que dê sustentação a uma tentativa de defesa. Que a Presidenta acorde e convoque uma declaração em cadeia nacional denunciando as mentiras da mídia e os malfeitos do Judiciário, MPF e PF. E por que o Zé Cardozo ainda está ministro?

surreal

06/02/2015 - 11h42

O POVO QUER SABER… SE NÃO QUEREM OU NÃO PODEM CHEGAR NOS VERDADEIROS MAFIOSOS TUCANALHAS, CORRUPTOS SECULARES E NA MÍDIA MÁFIA ANTI-NACIONAL, VERDADEIROS LESA PÁTRIA, QUALQUER OPERAÇÃO DA PF CONTRA A CORRUPÇÃO SERÁ APENAS OPERAÇÃO POLÍTICA DESTRUIDORA DE NOSSO POVO, PORQUE DESSA FORMA A JUSTIÇA CONTINUARÁ SENDO UMA BALANÇA MUITO DESEQUILIBRADA. O POVO QUER SABER… E OS MAFIOSOS CORRUPTOS TUCANALHAS SOLTOS??? SOLTOS DE INÚMERAS CPIS. ATÉ QUANDO??? ATÉ QUANDO OS CORRUPTOS TUCANALHAS VÃO CONTINUAR SENDO BLINDADOS PELOS JUÍZES E MÍDIA CÚMPLICE MERCENÁRIA??? O POVO QUER SABER. ATÉ QUANDO??? OU ATÉ QUANTO??? OU MUITAS EMPRESAS, POLÍTICOS E O POVO BRASILEIRO VÃO PAGAR AS PENAS, MENOS O LÍDER DAS CORRUPÇÕES: O PSDB E SEUS PROTEGIDOS? E ATÉ QUANDO A MÍDIA ENTREGUISTA VAI TRAIR O BRASIL E CONTINUAR IMPUNE???

Luís CPPrudente

05/02/2015 - 17h13

Dilma, corra o risco de vencer!

Acabe com a Bolsa PIG.

Envie ao Congresso um projeto de lei de taxar as grandes fortunas.

Envie ao Congresso Nacional a proposta de Ley de medios.

Envie ao Congresso nacional a proposta de uma nova CPMF.

Ocupe com frequência mensal a Rede Nacional Obrigatória de Rádio e Televisão (por ser concessão pública é um dever dos concessionários ceder espaço).

Gervásio

05/02/2015 - 05h54

O PT neste jogo estava desfalcado e vai ficar para sempre desfalcado se não fizer uma reforma interna profunda, tipo uma refundação da qual despostem novas lideranças com alma forte e sangue nos olhos. mSe Genoino fosse ainda deputado, o Cunha nem ousaria se candidatar. A Câmara estaria num nível superior, mesmo com a mídia puxando o nível para baixo.

Miguel do Rosário

04/02/2015 - 20h39

O PT é governo, meu chapa. Tem que dançar conforme a música. Fracasso mesmo é quem perde quatro vezes seguida…

Adelson Lima

04/02/2015 - 18h23

Há pelo menos 20 anos venho afirmando que a Blobo só perdia para a igreja catolica. Comecço a pensar que agora está páreo duro.

Messias Franca de Macedo

04/02/2015 - 15h39

UM PROGRAMETE CRIMINOSO
Carlos Lacerda vive!
… Após emitir uma breve, digamos, ‘abobrinha açucarada’, o *Alexandre Garcia “das organizações **soNEGAdoras Globo” desferiu:
“Bom, agora vamos às notícias ruins!
Rumores acerca de mudanças na diretoria da Petrobras, ao invés de fazer despencar o valor das ações desta empresa petrolífera na BOVESPA, resultaram numa valorização de 15% destes papéis!”
“Cuma”?!
[E tome-lhe acusações de que grande parte da roubalheira na Petrobras desembocou enquanto doações oficiais ao PT!
Exortou – e desafiou – o TSE no sentido de uma tomada de posição deste órgão!]
Ainda não satisfeito em sua sanha golpista indefectível e inesgotável, arrematou o libelo revisitando o episódio “dos dólares na cueca”, utilizando-se de requintes de obscenidade:
“Baixe as calças!”
Teria o policial federal ordenado ao assessor do deputado irmão do José Genoino!
O intento covarde: atacar a suposta indicação do deputado José Guimarães para a liderança do PT na Câmara dos Deputados!
E associar o MENTIRÃO ao “petrolão”!

    Messias Franca de Macedo

    04/02/2015 - 15h39

    UM PROGRAMETE CRIMINOSO
    *O Alexandre Garcia é um [reles] ex porta da voz da ditadura militar no Brasil!
    Todas as manhãs este ‘jornalista amigo dos patrões barões da grande MÉRDIA nativa’ difunde seus comentários matinais a todos os rincões desse ‘Brasilzão do Meu Deus’ através da ondas potentes do rádio!
    É o [agourento e pernóstico] ‘Mau Dia Brasil’ do rádio!
    Um programete eminentemente fascigolpista!
    E incitador [seletivo] do ódio!
    Conspiração descarada contra os governos trabalhistas, democráticos e nacionalistas!
    Um programete canalha e covarde!
    **organizações Globo soNEGAdoras das verdades – e dos impostos!

Celso Daniel – PT matou

04/02/2015 - 15h16

Ser petralha é:

É o cara que se escandaliza com Bolsonaro, mas não vê problema algum em Graça Foster, em Dilma, em Lula.

É o cidadão que se preocupa com os centavos da passagem de ônibus, mas ignora os milhões da Petrobras.

É a moça que defende o aborto, mas considera a palmada um crime hediondo.

É aquele que odeia os judeus e quer a destruição do Estado de Israel, mas faz campanha contra o racismo e xinga os adversários de nazistas.

É aquele que acusa Bolsonaro de ser apologista do estupro, mas ignora o professor que defendeu o estupro de Rachel Sheherazade.

É aquele que chama empresário de sonegador, mas aceita a maquiagem fiscal da Dilma.

É aquele que protesta quando morre um traficante, mas festeja quando morre um policial militar.

É aquele que não se importa em destruir a vida do adversário, se isso for importante para a causa.

É aquele que passa a odiar sua cidade quando a maioria não vota em sua candidata.

É aquele que chama o caso Celso Daniel de “crime comum”

É aquele que usa a expressão “ação penal 470” para se referir ao mensalão.

É aquele que prega a estatização do financiamento eleitoral.

É aquele que usa a palavra “estadunidense”.

É aquele que tem uma grande simpatia pelos nanicos da linha auxiliar do PT.

É aquele que não vê nada

É aquele que não vê nada demais no fato de o PIB per capita da Coreia do Sul ser de 32 mil dólares e o da Coreia do Norte, de 1.800 dólares. Afinal, a Coreia comunista é mais igualitária.

É aquele que apoia o movimento gay, mas também apoia o regime cubano, que já fez campos de concentração para homossexuais.

É aquele que acredita em governo grátis, mesmo quando o País trabalha até maio só para pagar impostos.

É aquele que odeia a censura, mas quer o controle social da mídia.

É aquele que faz tudo para acabar com a família e a igreja, pois sabe que elas são os principais focos de resistência ao poder do Estado e dos movimentos sociais.

No fundo ele sabe que o país está sendo saqueado, exaurido, violentado – mas diz que o problema é o Bolsonaro.

É aquele que nunca perdoa.

    Miguel do Rosário

    04/02/2015 - 20h38

    Jênio!

tielo

04/02/2015 - 11h42

So lamento que a qualidade da informação que chega a este povo,seja de qualidade muito duvidosa,tanto a que vem da grande mídia,como a que vem da pequena mídia,de quem é situação, ou de quem é oposição. São raras as fontes de informação realmente isentas e livres, e posso te garantir que nem a Globo,nem o Cafezinho fazem parte destas raras exceções.

tielo

04/02/2015 - 11h07

O verdadeiro poder está nas mãos do povo brasileiro,que apesar de tudo,tem a sua liberdade de escolha garantida

tielo

04/02/2015 - 11h04

Miguel, se a Globo,e toda a mídia que vc acusa de golpista,tivesse realmente todo esse poder,o PT não estaria no poder pelo quarto mandato consecutivo

elisa

04/02/2015 - 10h37

Eu não sou estoica, porque, se fosse, teria acreditado na derrota da Dilma nas eleições, o que muita gente acreditava que aconteceria e não aconteceu. Enquanto há jogo acredito na possibilidade de virada, me recuso a entregar um jogo que ainda não está perdido.

Elly Feitosa

04/02/2015 - 12h29

Texto perfeito! Paulo Novaes

surreal

04/02/2015 - 09h01

A mídia máfia anti-nacional é tão poderosa na dissonância cognitiva que até os brogueiros estão entrando no jogo de entrega.

Antonio Ilo

03/02/2015 - 21h21

Grande Miguel do Rosário! Assino em baixo em tudo o que você escreveu, mas continuo achando que o PT é ainda o melhor para o Brasil. É preciso haver reação do Governo e do PT aos ataques diuturnos da direita desse país. Democratizar os meios de comunicação, investir na banda larga barata e potente, fortalecer as redes sociais, blogs, etc., ou seja, se comunicar e fazer o povo se comunicar seria a solução.

Jose Agostinho Malta Neves

03/02/2015 - 18h57

Muito boa a tua avaliação Miguel. Mais uma vez ! Pena a Dilma não ler.
Mas “água mole em pedra dura, tanto bate que até fura” .
Esperemos… e rezemos !

Almir

03/02/2015 - 17h35

“Chávez fez. Evo fez. Correia fez. Cristina fez. Mujica fez.”

É verdade, fizeram mesmo a regulação das mídias. Mas para isso contavam e ainda contam com sólidas bancadas de esquerda formando maioria nos respectivos parlamentos. Aqui no Brasil somando as bancadas do PT, PCdoB e mais alguns desgarrados de outras legendas, não dá 100 deputados (menos de 20% das 513 cadeiras) e 16 senadores (também menos de 20% das 81 cadeiras). A Lei de Mídias, como toda lei, precisa ser discutida e aprovada no Congresso. Se o nosso Congresso – com a atual composição – não aceita sequer discutir, imagine aprovar uma lei dessa. Resumindo: o cara vota nos bolsonaros, eduardos cunhas e agripinos da vida, depois vem aqui dizer que Lula e/ou Dilma não fazem a regulação da mídia por que não querem.

    Vitor

    04/02/2015 - 08h12

    Bom dia Almir! Acho q a questão aqui é outra… As principais críticas q vejo não são em relação ao Governo / PT não aprovar a regulação da mídia (acho q a grande maioria entende q depende do congresso tb), mas de nem avançar nas discussões sobre isso! Caramba, eles ainda fazem o contrário e contribuem (MUITO) para a concentração por meio dos repasses governamentais…
    O q irrita é q eles tem medo da mídia! Chame a população, aponte as contradições e manipulações, explique o projeto… Pra mim deveriam esquecer qq regulação de conteúdo (q na minha opinião deveriam ser mínimas) e focar apenas na econômica, é muito mais palatável!
    Quem tem q fazer pressão no congresso é a população (deixem o ônus de vetar com os parlamentares)…. O q o Governo precisa fazer é trazer o assunto pro centro do debate de forma estruturada, não apenas fazer videozinho! Na minha opinião é isso q é cobrado!

Alexis

03/02/2015 - 17h17

Já que o Miguel aponta “incompetência política de Dilma, do governo e do próprio PT”, deveria ou poderia fundar um partido e apresentar as soluções. Só não vale dizer depois que é mais difícil ou diferente do que ele imaginava; e concluir também que é muito mais fácil dar opiniões do que realizar, diante de uma conjuntura tão complexa e atrasada como a brasileira.

    Fábio Lima

    03/02/2015 - 19h38

    E cadê competência para esse sujeito fundar algum partido? Nem pra síndico de condomínio esse sujeito ganha eleição. Esses blogueiros são todos engenheiros de obra feita!

De Falco

03/02/2015 - 13h14

Tenho uma boa e uma má notícia: A boa é que a Graça Foster está fora da Petrobras.
A má é que Dilma incumbiu ao tucano LEVYBERAL a tarefa de indicar o futuro presidente da Petrobras… É c___a atrás de c___a…

https://br.noticias.yahoo.com/gra%C3%A7a-foster-n%C3%A3o-%C3%A9-mais-presidente-da-petrobras-135350376.html

    Vitor

    03/02/2015 - 14h06

    Não é de hoje que Levy manda mais nesse Governo que qualquer outro…

tielo

03/02/2015 - 13h09

Miguelito, um texto tão longo,e tanta indignação,por conta da eleição do Cunha,o que me diz então da eleição do Calheiros,corrupto confesso,que já renunciou uma vez para não ser cassado,e que hoje presta relevantes serviços ao planalto

Gerson

03/02/2015 - 12h49

Em algum blog, talvez aqui mesmo no Cafezinho, alguém já escreveu que para ganhar uma batalha tem que declarar guerra antes. O governo não me parece que esta com disposição para declarar guerra contra o PIG.

Rodrigo Lima de Castro

03/02/2015 - 14h28

Começou o golpe para o Impeachment da Dilma. Sérgio Moro, Venina Velosa, Youssef, Figueiredo Bastos, e caterva. Beto Richa que governa o Paraná em Curitiba onde também reina o rei juiz do Brasil Sérgio Moro planeja um golpe. Cunha está eleito o PT tem minoria na Câmara. Yves Granda na folha diz que há fundamento para o pedido de Impeachment, apenas o pedido e fraco, mas e que tal se em paralelo surgir um movimento como as jornadas de junho? Teremos com certeza um Impeachment a moda paraguaia. Observem o que o ocorrem no Paraná, os protestos e greves que estão começando hoje. Beto Richa faz tudo para que ela ocorra…basta ele reprimi-lá vilentamente com fez o Alkimim em São Paulo. Lembrando que em Curitiba é o QG da Lava-jato.

Rodrigo Lima de Castro

03/02/2015 - 14h28

Começou o golpe para o Impeachment da Dilma. Sérgio Moro, Venina Velosa, Youssef, Figueiredo Bastos, e caterva. Beto Richa que governa o Paraná em Curitiba onde também reina o rei juiz do Brasil Sérgio Moro planeja um golpe. Cunha está eleito o PT tem minoria na Câmara. Yves Granda na folha diz que há fundamento para o pedido de Impeachment, apenas o pedido e fraco, mas e que tal se em paralelo surgir um movimento como as jornadas de junho? Teremos com certeza um Impeachment a moda paraguaia. Observem o que o ocorrem no Paraná, os protestos e greves que estão começando hoje. Beto Richa faz tudo para que ela ocorra…basta ele reprimi-lá vilentamente com fez o Alkimim em São Paulo. Lembrando que em Curitiba é o QG da Lava-jato.

Marcos Souza

03/02/2015 - 11h08

Casa de ferreiro, espeto de pau. O sujeito mal consegue manter de pé o próprio blog, mal consegue sobreviver do próprio ofício, mas tem soluções brilhantes para melhorar a comunicação do governo. O blogueiro poderia pegar a própria expertise em reformular a comunicação alheia e aplicá-la ao próprio blog, né!

    Enrico

    03/02/2015 - 12h23

    E você poderia ser um pouco menos babaca, né?

      Gerson

      03/02/2015 - 12h59

      Impossível ele te atender Enrico…

      Vitor

      03/02/2015 - 14h08

      O cara é tão idiota, que acha o Miguel incompetente pra tocar o blog, mas é leitor assíduo… Vai entender!

        Marcos Souza

        03/02/2015 - 15h13

        Vitor, eu não acho o Miguel incompetente. Ele apenas tem o tamanho que a competência lhe permite, ou seja, ele não tem tamanho, como profissional, para aconselhar Presidentes, ministros, presidentes de estatais, marqueteiros,etc., etc. O máximo que a competência dele permite é aconselhar alguém que pretenda criar um “bloguinho”, e assim mesmo se o sujeito o fizer por hobby, pois se desejar viver confortavelmente com a renda do “bloguinho”, aí deverá procurar outro conselheiro!

          Vitor

          03/02/2015 - 15h58

          Marcos, mas então seria melhor vc apontar os erros ou contradições nas opiniões do Miguel em relação à comunicação da Petro, Governo, etc…
          Eu o acho bem coerente nesse assunto, apesar de divergir dele em diversos outros pontos.
          Enfim, rebata as ideias e coloque argumentos contrários… Atacar a pessoa não leva a nada! Um abraço!

      Marcos Souza

      03/02/2015 - 15h06

      Poderia, seu eu fosse petista, mas como não sou……..

        Gerson S.

        04/02/2015 - 09h51

        Zumbis da direita te atacando Miguel?
        Está incomodando os teleguiados, ou os mercenários?
        Só mostra que está correto em suas críticas ao governo e à oposição, Miguel.

          Marcos Souza

          04/02/2015 - 19h54

          Estou só me divertindo, observando o contorcionismo dos blogueiros sabujos e dos petralhas. O Miguel não incomoda ninguém, coitado.Ele só nos diverte!

          Miguel do Rosário

          04/02/2015 - 20h37

          Obrigado. Divertir é um dom.

Leici

03/02/2015 - 11h04

Tem-se que trabalhar com esse congresso que aí está, com Eduardo Cunha como presidente e tudo. Mas quando esses ditos “representantes do povo” vão realmente trabalhar pelo povo e não em causa própria? Aumentar os próprios salários e conseguir mais privilégios tem sido a prioridade da maioria dos eleitos.

Otalice Cavalcante

03/02/2015 - 10h55

Gostaria de ver a lista dos que votaram nele…

    Vitor

    03/02/2015 - 12h54

    Não existe, é votação secreta…

    Marcos Souza

    03/02/2015 - 15h18

    Pra quê? Vai deixar de liberar as emendas parlamentares deles? Vai negar-lhes cargo na máquina estatal? kkkkk. O máximo que você, como babaca e simples mortal que é , é é pegar seu votinho dar a um candidato que votou no governo!

reginaldo

03/02/2015 - 08h05

Dê uma lida neste artigo:
http://cinegnose.blogspot.com.br/2015/01/conteudismo-doenca-infantil-da.html

André Pieroni

03/02/2015 - 09h23

Todos nós sofremos esse tipo de pressão quando afirmamos que que votamos no PT: “Você é louco? Você votou na Dilma?” aí eu retruco: “Você é louco? Você votou no Aécio e no Alckmin?”

Mônica L. Dos Santos

03/02/2015 - 09h11

Cafezinho,sua crônica,como sempre,direta,realista…agora por favor,utilizar um foto com alto teor machista para ilustrar este excelente texto,você poderia evitar,não?

    Cosme Henrique

    03/02/2015 - 09h09

    Creio que seja a foto do filme. Só isso…

    Ricardo G. Ramos

    03/02/2015 - 12h59

    Se é pra mulher aparecer, concordo com o Café: “Por exemplo, Dilma poderia aparecer na TV e dizer, com todas as letras, que a informação é um insumo fundamental da democracia, e que os brasileiros precisam ser plurais em relação às suas fontes de informação, citando, de maneira genérica, as redes sociais e os blogs.” – See more at: https://www.ocafezinho.com/2015/02/02/um-drink-no-inferno/#sthash.KgrksPo0.dpuf

    vinícius

    03/02/2015 - 11h29

    Mônica, a imagem é pesada, mas é ilustrativa da sessão de posse do deputados.
    Alguns colegas que estavam lá dentro retrataram exatamente isso.

    O Cafezinho

    03/02/2015 - 14h23

    é a cena do filme um drink no inferno

Laura

03/02/2015 - 06h38

A Dilma só cede. Levy ( Levy, vejam bem!)já está procurando um substituto para Graça Foster. Nunca ví alguém tão SUBMISSO.

Leo Oliveira

03/02/2015 - 05h01

Base aliada? Aliada de quem?

O governo deu ministérios importantes ao PP, PR, PTB e PSD por quê?

Nem o Cunha acreditava que a vitória seria tão fácil e humilhante para o governo, que sequer conseguiu o segundo turno.

Que perdesse na disputa direta com o PMDB, que teria o voto maciço da oposição, mas do jeito que foi só mostrou a incompetência da articulação política governista em conquistar apoio, que se resumiu a minguados votos.

136. De quem esses votos? Do PT, PCdoB, alguns do PDT, PSD. A isso se resume os aliados.

Com esses aliados que a Dilma vai poder contar nos próximos anos; anos de ajustes, que o governo precisa rezar para dar certo.

Muitos falam que a eleição do Cunha traria o risco do impeachment. Mas por que a direita iria derrubar um governo fraco e que não incomoda? Getúlio foi levado ao suicídio porque incomodava; Jango caiu porque incomodava a plutocracia; até o Collor caiu porque começou a ficar muito incômodo.

Esse governo está como a direita adora, controla as massas, sindicatos, pois foram esses que o elegeu, ao mesmo tempo que faz tudo que os conservadores querem.

Então o risco da Dilma ser apeada é bastante pequeno.

No entanto, nunca se sabe o que se passa na cabeça do Cunha, então é mais recomendável a presidente não viajar tanto. Vai que…

“Declaro vaga a Presidência da República.”

giovana

03/02/2015 - 01h26

Golpe à paraguaia à caminho. Eduardo Cunha será o articulador quem viver verá.

Marcelo Greco

03/02/2015 - 00h13

De toda essa tragédia pode sair algo interessante: o novo presidente da Câmara, que sempre atuou nas sombras, agora será obrigado a agir à luz dos holofotes. Diariamente será exposto por suas ações, juntamente com seus associados. Por mais que seja blindado pela mídia comercial, os fatos não poderão ser mascarados pelas versões. Outro aspecto interessante é que essa mídia ao agir como partido político, se tornou alvo de sua própria difamação, perdendo muito (ou o pouco que ainda resta) de sua credibilidade. Ou seja, se não há ação política que presta para a midia comercial, ao atuar politicamente, significa também que a mídia comercial não presta.

Sei que a Presidenta admira os textos do Miguel e se pudesse deixar uma mensagem a ser lida dira para nossa Dama não se angustiar. O medo é a raiz de todos os males e o que tiver que acontecer, que aconteça. Processo de impedimento ou sombra de impedimento, chantagem, só terão efeito se puderem paralisar o alvo. É muito poético falar em ser estóico agora, aliás gosto mais da conotação de inabalável diante da desgraça e determinado em propósitos, mas acredito que o momento seja de agir com estratégia e determinação para atingir os objetivos. Deixemos o conformismo para os brilhantes artistas de alma sensível. A janela de oportunidade que se abre agora, por pouco tempo, é de articulação e contra-ataque. Ficar parada significa morrer de inanição no inverno gelado que se aproxima.

Osvaldo

02/02/2015 - 23h59

Sejamos justos: Dilma foi criação do presidente Lula, que afrontou a todo o PT no melhor estilo “Vão ter que engolir!”. Logo, em sua primeira eleição, a criatura não obteria sozinha votos suficientes nem para vereadora. Está ai a raiz de todos os males. Falta MÉRITO!!! Somente governa atrás da mesa de seu gabinete, procrastina as decisões mais importantes e todo o Brasil se reduz a relatórios técnicos e reuniões improdutivas. Conclusão: Se quisermos encontrar O culpado por essa situação, basta apenas identificarmos o Criador da obra.

Edilberto Pires

02/02/2015 - 23h51

Bem pessoal ou o Cara é bamba ou vai dançar – aguardemos os próximos passos. Vai se dar mal e muito. Pelos demais outros parece são muito melhores. Quem aguenta?

tiago carneiro

02/02/2015 - 23h43

Acho que a presidenta não tem internet….

Denise Vírgula

03/02/2015 - 01h14

Grande Miguel Do Rosario! Obrigada pela análise estoica.

Maria

02/02/2015 - 22h56

Depois desse texto não preciso ler mais nada na vida. Valeu Miguel. Bom seria se a presidenta lesse também.

Rafa Bruza Wacked

03/02/2015 - 00h53

MIguel, coloquei na página um comentário com certo grau de pessimismo e queria me retratar. Se de um lado nossa política desperta profundo asco, de outro ela conta com elementos que possuem nobres intenções e que são fundamentais para o avanço do país. Apesar de o conservadorismo ser implacável e estar sempre presente, não podemos desenimar!!! Pelo contrário… momentos políticos como o atual exigem mais de nós, progressistas. E ao invés de cair na melancolia, amargando a vitória de pessoas com péssimos métodos e intenções, devemos continuar em nosso trabalho, orientando, esclarecendo e indicando um caminho (postura que, aliás, vc bem desepenhou no texto), de forma que a sociedade, a nossa sociedade, ainda tenha um norte para se guiar. Sejamos fortes, portanto. E continuemos com nossos valores e princípios na vitória ou na derrota, na saúde ou na doença. Abraços.

Rafa Bruza Wacked

03/02/2015 - 00h53

MIguel, coloquei na página um comentário com certo grau de pessimismo e queria me retratar. Se de um lado nossa política desperta profundo asco, de outro ela conta com elementos que possuem nobres intenções e que são fundamentais para o avanço do país. Apesar de o conservadorismo ser implacável e estar sempre presente, não podemos desenimar!!! Pelo contrário… momentos políticos como o atual exigem mais de nós, progressistas. E ao invés de cair na melancolia, amargando a vitória de pessoas com péssimos métodos e intenções, devemos continuar em nosso trabalho, orientando, esclarecendo e indicando um caminho (postura que, aliás, vc bem desepenhou no texto), de forma que a sociedade, a nossa sociedade, ainda tenha um norte para se guiar. Sejamos fortes, portanto. E continuemos com nossos valores e princípios na vitória ou na derrota, na saúde ou na doença. Abraços.

    Carlos Adonias

    02/02/2015 - 23h14

    É isso, meu caro. O que não tem remédio remediado está.

Arestides Fronza

02/02/2015 - 22h50

Mais uma dose aqui na mesa 22 por favor garçon

Newton Aulas História

03/02/2015 - 00h03

Aplaudo a análise do Miguel do Rosário. O texto é tão importante e interessante que, de fato, fiquei na dúvida de a qual parte merce mais destaque, tantos são os pontos instigantes que traz para a análise! Recomendadíssimo!!!

Sandra Francesca de Almeida

02/02/2015 - 23h56

É isso aí, meu caro. Não podemos renunciar a uma crítica dura e contundente, mas absolutamente necessária. Repetí-la à exaustão e manter a esperança de que alguém, minimamente de bom senso, a escute e tome providências, antes que seja tarde demais.

Bruno Lizandra

02/02/2015 - 23h49

Pessoal, não podemos desistir nunca. Miguel Do Rosario, junte-se aos demais blogueiros e forcem cada vez mais a barra. Sem vcs só haveria trevas.

Allan Pinheiro

02/02/2015 - 23h45

E a do Renan Calheiros no Senado?

José Henrique Cerqueira Mariani

02/02/2015 - 22h49

Mudando de assunto, que mulher deliciosa. Me fez sentir vivo

Vixe

02/02/2015 - 20h49

Estes caras foram eleitos pelo povo.
Toda e qualquer ação que tomarem, redundará no lombo do próprio povo.
Se o povo gosta de sofrer, fazer o que?

Sta. Catarina

02/02/2015 - 20h48

De fato é frustrante para quem diariamente busca alguma informação positiva deste segundo mandato. É só bucha. É incompreensível como o governo trata seus eleitores e o país num momento de pressão midiática tão forte. A operação Lava-Jato, para mim, não levará a nada. A imprensa tradicional estende deliberadamente as investigações para minar o governo diariamente nos jornais e TV. CADÊ OS HOMENS E MULHERES DE PULSO FIRME NESTE GOVERNO?

Theófilo Rodrigues

02/02/2015 - 22h26

“Podemos” da Espanha.

    O Cafezinho

    02/02/2015 - 22h45

    valeu, Theo. Já corrigi isso no primeiro minuto.

Douglas Tanganelli

02/02/2015 - 22h24

Muito bom Miguel! Agradeço.

Miguel Do Rosario

02/02/2015 - 22h22

Certo, Nilton! Isso também! Se passarem a valorizar mais a comunicação não corporativa (tipo blogs), será meio caminho andado para isso acontecer.

Marcílio Braz

02/02/2015 - 22h18

Hora de inverter a mão, criar um caminho que nos leve de volta à força e esperança, vamos falar mais que a boca, desmentir, esclarecer, ir prá rua, manifestar nossa indignação com essa enganação que virou nosso Judiciário, Legislativo e tudo mais.

Lino Ferreira

02/02/2015 - 20h18

Miguel, Podemos é partido da Espanha e não da Itália.
abraço

    Miguel do Rosário

    02/02/2015 - 20h23

    Tinha corrigido antes de ver seu comentário! Mas valeu pelo aviso!

Nilton Pinho

02/02/2015 - 22h17

o país só vai melhorar quando as pessoas ditas progressistas e revolucionárias começarem a gastar um trocado comprando obras de arte pra alimentarem suas vidas e seu intelecto..

Marcílio Braz

02/02/2015 - 22h11

Miguel Do Rosario Só estou querendo dizer que podemos muito mais que ela. Ela é progressista mais está amarrada. Nós temos a mobilização. Vamos fazer a nossa parte.

Rodrigo Bastos

02/02/2015 - 22h07

Excelente texto!!!! Quem manda no Brasil é o PMDB e eles são o lixo dos lixos…

Maite Suzuki

02/02/2015 - 22h00

Kkkkkkkk,bota iferno nisso kkkk agora é esperar que esse capeta morra,,,o cara era pra ta preso,cheio d processos nas costas,um ladrao,safado,crente cinico,hipocrita,desde a quadrilha de PC farias,isso é uma cobra venenosa que so se elege pelos votos dos FDP dos evanjegues,eles que enfiaram esse ladrao no congresso

    Paulo Antonio Bondan

    03/02/2015 - 23h44

    ganhou com 236 votos e até pouco tempo atras era aliado dos outros ladrões que me diz?

    Paulo Antonio Bondan

    03/02/2015 - 23h44

    ganhou com 236 votos e até pouco tempo atras era aliado dos outros ladrões que me diz?

    Maite Suzuki

    04/02/2015 - 00h06

    Os evanjegues do RJ elegeram esse lixo,alias evanjegue so elege lixo mesmo o povinho sem noçao,

    Maite Suzuki

    04/02/2015 - 00h08

    Paulo antonio eu nao tenho q t dizer nada,va se informar ,como eu,mas esquece a veja e o globo,aquilo la virou um partido politico

Miguel Do Rosario

02/02/2015 - 21h59

“encontro”… dilma se contra com todo mundo: com sindicalistas, MPL, mtst, mas se não faz nada, não adianta nada.

Marcílio Braz

02/02/2015 - 21h58

Pelo q sei aconteceu encontro(s) com blogueiros.

Sonia Bastos

02/02/2015 - 21h54

pronto [suspiro]. compartilho.


Leia mais

Recentes

Recentes