Menu

Para aplicar um programa antipovo, Temer aposta na repressão contra os que enfrentam o golpe

Foto: Mauro Donato, repórter do DCM, após ser agredido pela PM em SP, na última quinta-feira. Crédito: Jornalistas Livres Por Leonardo Miazzo, editor do Cafezinho O golpe de Estado em marcha no Brasil, como O Cafezinho explica há muito tempo, não visa uma simples substituição no Palácio do Planalto. A tentativa de derrubar a presidenta […]

9 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Foto: Mauro Donato, repórter do DCM, após ser agredido pela PM em SP, na última quinta-feira. Crédito: Jornalistas Livres

Por Leonardo Miazzo, editor do Cafezinho

O golpe de Estado em marcha no Brasil, como O Cafezinho explica há muito tempo, não visa uma simples substituição no Palácio do Planalto. A tentativa de derrubar a presidenta Dilma Rousseff tem o objetivo de aplicar, por meio ilegítimo, o programa derrotado nas urnas em 2014. Para isso, é necessário destruir por inteiro o PT, principal representante da esquerda no Brasil, e suas principais figuras, especialmente Lula – aquele que causa arrepios na oposição de direita quando fala sobre a possibilidade de concorrer às eleições em 2018. Prender Lula – e Dilma – seria a cartada final daqueles que não têm voto para chegar ao poder.

O governo Temer emergirá cercado pela desconfiança e pela insatisfação da esmagadora maioria dos brasileiros – sua popularidade está no chão, enquanto a da presidenta cresce. Afinal de contas, muitos daqueles que gritavam feito fantoches “Fora, Dilma” começam, enfim, a perceber o tamanho do buraco em que Temer colocará o País. Primeiro, a desvinculação de receitas que, hoje, devem obrigatoriamente ser investidas em áreas como Saúde e Educação. A seguir, a tentativa de institucionalizar a terceirização sem limites e impor um dos piores ataques da História ao conjunto da classe trabalhadora. Depois, atacar na carne e sem piedade os principais programas sociais desenvolvidos ao longo dos últimos 13 anos, especialmente o Bolsa Família (com a exclusão de quase 36 milhões de pessoas de sua cobertura), o Pronatec (intenso corte no universo de pessoas beneficiadas), e o Minha Casa, Minha Vida (recrudescer duramente as condições para obter financiamento).

Além disso, para acariciar os que sentem saudade dos tempos da privataria tucana, Temer já garantiu que irá “privatizar tudo o que for possível”, especialmente na área de infraestrutura. Com um governo tão conservador – aliado ao mais reacionário Congresso dos últimos tempos -, devem seguir adiante perigosos projetos, como restrições ainda maiores à realização de abortos e ataques aos negros e LGBTs.

Com um pacote tão difícil de ser digerido, soa ridícula a afirmação de Temer de que o seu governo “unirá o Brasil”. As mobilizações contra o golpe e todos esses retrocessos vêm aumentando consideravelmente nos últimos meses, o que demonstra que a ilegítima gestão não terá paz nem por um dia. E é justamente por isso que os golpistas se articulam para legitimar uma violenta repressão contra os movimentos sociais, estudantis e todos os trabalhadores que lutam em defesa da democracia e das grandes reivindicações populares. Vamos aos fatos:

  • Temer dialogou com o deputado federal Marcos Montes (PSD-MG). Em pauta, a proposta de recorrer às Forças Armadas “para mediar conflitos por terras no Brasil”. Em termos mais claros, colocar o Exército na rua para reprimir a atuação dos movimentos de luta por terra e moradia, em especial o MST;
  • Com o particular esforço do fantasma Eduardo Cunha, avançam as tentativas de criar uma CPI para investigar a UNE, entidade que tem cumprido um brilhante papel na luta contra o golpe. A repressão ao movimento estudantil e à juventude como um todo será um dos eixos da política do governo Temer;
  • A asfixia contra blogs e sites progressistas – aqueles que lutam diariamente contra a supremacia da narrativa da mídia golpista e monopolista.
  • E um fato particularmente assustador: Alexandre de Moraes, o comandante da Polícia Militar mais violenta do Brasil, deve ser o Ministro da Justiça de Temer.

Este último ponto merece ser aprofundado. Em sua gestão à frente da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, Alexandre de Moraes transformou uma PM violenta em uma máquina de extermínio sob as asas da “legalidade”. As imagens da repressão contra professores, estudantes secundaristas, mulheres e todos os movimentos de luta rodam o Brasil e chocam a todos. Além disso, o secretário segue incapaz de justificar acontecimentos tenebrosos, como a chacina em Carapicuíba, no ano passado, na qual jovens foram assassinados sob circunstâncias absolutamente suspeitas.

Ninja_CPS

Foto: Mídia NINJA

A provável escolha de Moraes por Temer é realmente o que parece ser: a institucionalização da repressão, da violência “legítima”, dos ataques às liberdades democráticas do povo brasileiro. O novo governo, para obter êxito na aplicação de seu programa antipovo, precisa contar com todo o aparato repressivo em seu máximo potencial. Para amarrar tudo isso, os golpistas serão agraciados com a complacência da grande imprensa, que há muito batalha para criminalizar a esquerda brasileira e todos os seus movimentos de luta.

Para derrotar todo esse conjunto de atrocidades, é preciso manter a onda de mobilizações de rua e disputar, nas redes e em todos os locais possíveis, a construção de uma nova narrativa, a contrapor a mídia monopolista e suas mentiras. Se o golpe de fato se concretizar, nascerá um período de graves turbulências e violentos ataques a todos os brasileiros; ao mesmo tempo, cabe a cada um de nós a tarefa de resistir. Resistência: essa é a palavra de ordem. Resistência contra Temer, Cunha (cujo fantasma ainda assombrará o País por muito tempo), Moro, STF, Janot (e toda a Justiça seletiva), Moraes e todos aqueles que tentarão impor, na base da força, o que os brasileiros combateram democraticamente nos últimos 13 anos.

Resistência!

 

 

 

 

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Vinicius Alonso

09/05/2016 - 07h42

Quem causa baderna, tumulto, impede o direito de ir e vir das pessoas merece ser PRESP. Toda repressão do mundo para essas pessoas

Sérgio Silveira

09/05/2016 - 01h29

Por incrível que pareça, Dilma estará de volta ao poder, pelos meios legais, mais cedo do que sonha a oposição/pig/EUA

    Vinicius Alonso

    09/05/2016 - 07h41

    Kkkkkkkk ai você acordou..

    Gilson do Rosário Viana

    09/05/2016 - 08h41

    NÃO INTENDI, MAS SE ELA VOLTAR, E SE O PSDB E O PMDB QUISER O GOVERNO NA PRÓXIMA ELEIÇÃO, DEIXEM QUE O POVO TIRE A DILMA E COLOQUE O TEMER OU AÉCIO ISSO SIM É DEMOCRACIA

Dario Bordin Lenci

08/05/2016 - 19h18

Lendo o texto acima notei que a coisa vai ficar muiiitoo feia para quem era governo até agora né? Mais em compensação vai melhorar para quem não suportava mais essa porcaria de governinho portanto
TCHAU ? QUERIDA KKK

Maria Thereza G. de Freitas

08/05/2016 - 19h17

quero ver se o Exército vai gostar de desempenhar esse papel de “puliça”.

Eliza

08/05/2016 - 17h28

Já desliguei Márcia. Não se isto TV aberta. Não assisto nenhum programa da globo, não acesso g1. E nao compro produtos que a patrocinam. Resistir é quebrar a globo. E participo de todas as mamifestações. Não podemos permitir que essa canalhada assuma o País. Resistir Resistir Resistir????

    Vitor Sorenzi

    08/05/2016 - 22h04

    #QueimaGlobo

Márcia Paracholli

08/05/2016 - 16h41

A primeira etapa da “Resistência” é desligar a REDE GLOBO. O resto a gente já sabe.


Leia mais

Recentes

Recentes