Menu

Michel Temer e a Rede Globo – a maravilhosa fábrica de ciladas

Foto: Mídia NINJA Por Bajonas Teixeira de Brito Junior, colunista do Cafezinho Vivemos nesses últimos dias a aceleração da indústria do boato para apressar a votação no Senado antes da desmoralização completa do governo Temer. Alguns senadores já começaram a dar sinais de impaciência, se isso é indignação verdadeira ou só uma pressão oportunista para […]

32 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Foto: Mídia NINJA

Por Bajonas Teixeira de Brito Junior, colunista do Cafezinho

Vivemos nesses últimos dias a aceleração da indústria do boato para apressar a votação no Senado antes da desmoralização completa do governo Temer. Alguns senadores já começaram a dar sinais de impaciência, se isso é indignação verdadeira ou só uma pressão oportunista para descolar um agrado, ainda não está claro. Mas, para evitar um final infeliz, planta-se nas redes um frisson artificial, uma espécie de linchamento digital de Dilma, exatamente como se fez com Lula algum tempo atrás. Toda essa aceleração é ditada por Temer e pela Rede Globo.

No caso de Lula, quando foi nomeado para o ministério, a Globo mobilizou num instante o lacaio FHC que, durante um evento de agências de seguro, talvez ligadas a grandes bancos, em São Paulo, usou todos os adjetivos para avacalhar a imagem de Lula. Foi a senha para que outros, como Gilmar Mendes, viessem à ribalta cuspir também seus impropérios. Para alcançar o efeito desejado, FHC desceu fundo no vocabulário mais ofensivo, recuperando expressões que eram usados durante a Ditadura, quando se dizia que Lula era analfabeto:

“Tem que ter cabeça nova, não é só ser político, é preciso conhecimento. Conhecimento é fundamental. Você não pode dirigir esse país sendo analfabeto. Não dá”.

Sentindo-se respaldado, e livre para voar, Gilmar Mendes quis apontar crime tipificado no Código Penal, ou seja, coisa de bandido comum, na nomeação de Lula:

“O que ressai é a impressão de que pode ter ocorrido mesmo não um crime de responsabilidade, mas um crime do código penal, que é o crime de falsidade, a possibilidade de que pode ter havido de fato a declaração falsa de posse do presidente Lula”.

Veja-se que, como um tique nervoso, ou um gesto compulsivo de um psicopata, as acusações dirigidas a Lula e Dilma, têm sempre em mira produzir um desgaste que deve rebaixar e execrar. Ou seja, é uma tara de depredar a imagem e o valor.

Nesses últimos dias, com o andamento do golpe começando a engasgar, com a natureza decrépita do governo Temer se fazendo visível, e o grau de corrosão interna do seu plantel de ministros começando a assustar, Temer usa a batuta de maestro para, como se diz em música, passar ao presto, senão ao prestíssimo, ou seja, à maior velocidade. Começa então o jogo do linchamento público para instilar ódio na opinião pública. O portal do G1 passou os últimos dias, em frenética exposição de manchetes que serviam a esse martírio humilhante da imagem de Dilma.

O jornal O Globo, da sexta-feira, plantou a mentira estapafúrdia, pelas mãos de Merval Pereira, sobre gastos pessoais de Dilma com dinheiro da Petrobras, coisa tão ridícula que pouco foi levada a sério. Nem era para ser, porque o que interessava era apenas degradar a imagem, nada além disso:
Merval Globo_Esquema Petrobras pagou despesas pessoais

 

Esta maquinação de O Globo tinha o objetivo de condensar-se com outra, que vinha desde a quinta-feira sendo esquentada, que era o “corte de comida” (veja o nível) para o Palácio Alvorada. No UOL, a matéria apareceu assim hoje:

Imagem home UOL_04 de junho

O conteúdo da matéria sobre o caso, deixa claro seu caráter de manobra vulgar engendrada para produzir o efeito de aniquilação moral:

“Sem pão… só água Dilma Rousseff e auxiliares ficaram os últimos dias sem dinheiro para comprar comida para o Alvorada. O chamado ‘cartão de suprimento” foi cortado pela equipe de Temer na quarta (1º).  (…) O Planalto informou na noite de sexta que Dilma já estava liberada para compras.”
Ontem (04/05) o cerco foi mantido o dia inteiro no G1, batendo nas mesmas teclas, e buscando o mesmo efeito:

Globo Dilma reage

A lógica da operação não é difícil de perceber. Transformar Dilma numa espécie de vilã em fim de novela, naquele momento em que a máscara cai e a casa cai também. “A fonte secou, a antiga fartura chegou ao fim, as benesses vão sendo retiradas uma a uma. A vilã sofre.” É esse mais ou menos o recado passado a uma opinião pública idiotizada. Na home do UOL:

Dois boatos em um Dilma

O conteúdo propriamente dessas denúncias não merece sequer a mínima atenção. São supostos fatos, situações que humilham e inferiorizam, ou seja, o mais puro e cristalino assédio moral, que é mobilizado para desestabilizar a imagem na opinião pública e, fazendo isso, aumentar a sede de sangue dos lobos no Senado.

O que surpreende nisso tudo é que Dilma tenha uma assessoria tão pedestre, tão míope, que ao invés de transformar isso em piada, se afoba em responder, ou seja, em fazer marola. Isso causa uma certa depressão. Ao ver a qualidade desse tipo de reação, infelizmente, fica fácil entender porque Dilma chegou ao beco em que está.

A única lição importante de tudo isso é que o golpe, hoje, está atemorizado e temendo pela própria sorte. Não existe governo na história que, recém empossado, tenha adentrado no brejo da corrupção de forma tão veloz. Esse verme corrói o ministério de Temer de forma tão íntima que os enfermos vão caindo um a um. Com 14 dias úteis de governo, foram duas baixas. Um terceiro já está com febre alta. Como os antigos tuberculosos assintomáticos, os ministros, num dia estão saudáveis e serelepes, no outro, abotoam o paletó.

Antes que toda a turma tenha que ir para uma estação de repouso, como o jovem tuberculoso Hans Castorp, do romance a Montanha mágica, de Thomas Mann, ou, quem sabe, para uma temporada em instituição mais fechada, como o senhor Franz Biberkopf, em Berlim Alexanderplatz de Alfred Döblin, o recomendável é passar sebo nas canelas e correr contra o relógio.

Caso a assessoria de Dilma, modere a sua estultice, talvez o golpe venha a se perder numa das derrapagens das encruzilhadas quando o espaço, pela pressão do tempo, se torna muito propício a acidentes de percurso.

Bajonas Teixeira de Brito Júnior – doutor em filosofia, UFRJ, autor dos livros Lógica do disparate, Método e delírio e Lógica dos fantasmas, e professor do departamento de comunicação social da UFES.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Maria Do Carmo Quevedo

10/06/2016 - 14h28

Globo apoia o neoliberalismo americano e inglês que quebrou a Europa …KKK Prefiro o populismo do PT até morrer. GLobo que se mude p Miami

Henry Barão Von Eduard

08/06/2016 - 23h23

Hahahaha…a culpa é da Globo ????
Hahahahahahahaha..comedias !!
Esse site ” mama ” nas tetinhas.

Helvecio De Oliveira Perícias

08/06/2016 - 22h17

tv americana…

Helvecio De Oliveira Perícias

08/06/2016 - 22h16

tranquilo…não vejo mais essa emissora…só a tv brasil

Fábio José Vieira

06/06/2016 - 11h50

TUDO QUE VEM DA GLOBO, DO GLOBO, O POVO JÁ SABE: Mentiras, Boicotes, Blefes, incitações, instigações, confundi, faz confundir, são negativistas em tudo que diz respeito ao Brasil. NÃO TÊM COMPROMISSO COM A VERDADE DOS FATOS ! #TEMEReGLOBOunidosNoGolpe !

Octavio Filho

06/06/2016 - 10h39

Não respondam aos coxinhas. Eles são corruptos, pois apoiam corruptos, como são os políticos do PSDB. Eles estão apavorados, pois o Brasil inteiro está sendo informado que os políticos que eles (os coxinhas) defendem são MUITO corruptos.

Serginho .

06/06/2016 - 08h51

Ta recebendo quanto esse blog pra ficar falando bem do governo corrupto?

Henry Barão Von Eduard

06/06/2016 - 07h24

Petista só destila odio, basta ser contrario a essa corja de ladroes…Vaccari , J Dirceu, Delubio, Renato Duque, e mais umas dezenas de PTistas PRESOS , 190 bilhoes de prejuizo ao Brasil, 12 milhoes de desempregados e voces arruaçeiros dos infernos com esses discursinho que não ofende ninguem, de golpe….hahahaha…o PT ACABOU, Game Over. É patetico ver aquela turminha Lindinho, F BEZERRA, Gleisi, Grazziotin, H Costa ali, choramingando e gritando como favelados…aqui lemos a msma coisa..so gente desqualificada, destilando odio….choraaaaaaaaaaaaaaaaaa…FORA PT, estamos livres de voces !!!!!

    Julio Semblano Junior

    06/06/2016 - 07h29

    Pt destila ódio, leia seu comentário, midiota

      Henry Barão Von Eduard

      06/06/2016 - 07h31

      FORA PT, PARTIDO DE LADROES !!!!

        Marcvs Antonivs

        06/06/2016 - 08h37

        Vc tem razão. Impossível medir o ódio que tenho de facistas como você. Deveriam ter o mesmo fim que teve Benito Mussolini e Hitler.

        Alexandre Meira

        06/06/2016 - 08h37

        Acima, reação clara de qd o cara percebe que foi manipulado pela mídia, e que seu “combate a corrupcao ta sendo ridicularizado pelo mundo. Famoso TPJ: Tensão pós Jucá.

        Helvecio De Oliveira Perícias

        08/06/2016 - 22h18

        e temer, aecio e os ministros notaveis

    jose antonio silva

    06/06/2016 - 10h45

    Ainda não estám livres não seu apoiador de bandidos , fica sabendo que sua turma roubam mas que qualquer favela do mundo.

    Cesar Saldanha

    06/06/2016 - 12h01

    E veio aqui só pra destilar seu ódio, vá descansar e esqueça o PT, se fosse tudo verdade o que você disse aqui não haveria necessidade de descarrilhar esses impropérios. A verdade é que você tem medo do óbvio e do que vai acontecer em breve. Por isso continua atacando, simplesmente por medo do fantasma que assombra a sua mente insana.

Luciano Prado Prado

05/06/2016 - 23h50

A grande imprensa brasileira, por seus soldadinhos, prova diariamente que pratica bandidagem impunemente e confiante de que o Judiciário não a importunará.

Fabiana

05/06/2016 - 22h23

O que é preciso para anular esta concessão ?

    Henry Barão Von Eduard

    06/06/2016 - 07h24

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Helena

05/06/2016 - 22h15

Temer mostra todo dia que é um calhorda sem escrúpulos mas está blindado pela Rede Golpe!

    Fabiana

    05/06/2016 - 22h21

    Isso é por que ainda é um provisório, imagine se ficar.

      Mary Simonette

      06/06/2016 - 11h41

      Temer é apenas o soldadinho da globolixo que logo após atender a suas ordens será descartado, como aconteceu com Collor. Mas e o Brasil como será o Brasil após o golpe? Sinto muito informá-los mas voltaremos no tempo antes de Jetúlio Vargas quando trabalhávamos feito cães para sustentar uma elite que nem brasileira é, sem direitos, com misérias, com muito mais violência e sem nenhuma riqueza que possa levantar o país pois todas as nossas chances de desenvolvimento e crescimento da nossa economia serâ entregue para eles, EUA os cabeças do golpe.

CARLOS C

05/06/2016 - 22h08

Eu não acredito que este país vá ter em seu futuro qualquer possibilidade de concertação democrática. Com as forças políticas que assaltaram o poder não existe a mínima condição de se buscar uma alternativa negociada. A única forma de termos de fato uma democracia plena é em primeiro lugar remover as organizações globo do lugar que hoje ocupa, isto só será possível com uma Lei de Meios de Comunicação, mas para isso, deverá haver uma profunda mudança na forma como se faz política neste país. Esta mudança precisa ocorrer na medida em que a população perceba que ela é que têm que se tornar o ator principal, delegar o poder através do voto e acompanhar a rotina daqueles que se tornaram escolhidos por ele. Sem a consciência política incutida na população, sempre teremos mais, do mesmo tipo de situação que ocorre agora, é a estória do cachorro correndo atrás do próprio rabo, um retrocesso constante e cíclico, nos colocando amargamente na condição de sub desenvolvimento.

    Mary Simonette

    06/06/2016 - 11h54

    Concordo com você, mas para isso acontecer o povo precisará aprender a votar. Colocar políticos independentes que façam parte do povo e não esses que representam os meios de comunicação, dos bancos, dos agricultores, das religiões ou dos militares. O PSDB e o DEM já provaram durante o governo de FHC que são traidores da Pátria e que só governam para inriquecer através das PRIVATIZAÇÕES mas o povo continua votando neles. A Globo e a mídia já demonstraram as suas crueldades quando participaram e apoiaram o golpe de 64 onde várias pessoas inocentes foram assassinadas, mas o povo continua dando ibope para essa emissora.
    Creio que se depender dos políticos será difícil regulamentar os meios de comunicação, pois eles apoiam quem dar mais.
    Não tem jeito ou o povo toma conta desse país e expulsa esses traidores do nosso país ou continuaremos a ter golpes fabricados por essas emissoras de TV, jornais e mídia.

      CARLOS C

      06/06/2016 - 12h07

      Investir em educação de qualidade este é o caminho, formar cidadãos e não simples consumidores. A solução para resolvermos o déficit de cidadania e patriotismo é grande, deveríamos pensar seriamente em formas de afastar pessoas desta mídia que lava cérebros, ela contamina a todos.

Mônica

05/06/2016 - 21h22

A patifaria de Michel Temer e da sua protetora midiática, a Rede Globo, é algo para lá de absurdo. O desmonte efetuado pelo governo provisório, como se fosse definitivo, de cortes dos programas sociais, a pretensão de abertura do pré-sal, o sequestro da EBC, por ora revertido, assim como a extinção do MinC, tudo isso é de um descaramento inacreditável.
A queda de três ministros e de possivelmente mais dois nesta semana, a secretária que também deve cair esta semana, enfim, a ocupação dos ministérios por velhos, brancos e ricos, atolados em denúncias de corrupção, sem nenhuma reação popular à altura, com a população acordando muito lentamente dessa letargia é ainda mais inacreditável que as manobras do governo golpista.
Cortar o avião da FAB e os suprimentos do palácio da alvorada é, além da representação pura da baixeza do vice decorativo e usurpador, um acinte à constituição, pois Dilma é ainda presidenta, mesmo que afastada.
A correria para acelerar o processo de impeachment é a demonstração clara de que o governo está TEMEROSO de que a população acorde.
Não é possível que o povo só responda aos comandos da Rede Globo,por isso todos às ruas na sexta-feira contra esse governo ilegítimo!

Silvia Eugênia Galli

05/06/2016 - 21h14

Estapafurdia é sua filosofia deixe de bajofas senhor doutor Brito Junior!!!!

Silvia Eugênia Galli

05/06/2016 - 21h11

Sr. Brito, errou de perspectiva, Dilma fez uma alegoria, disse:”não sei que meus cabelos tem a ver com a Petrobrás” ( risos) … Como referência a lenda do Barão de Muchausen que diz ter se salvando do pântano puxando-se por seus próprios cabelos. O barão nesse caso é Merval Pereira, o mentiroso!!!

    Fabiana

    05/06/2016 - 22h18

    O “povão” não atinge esta compreensão, infelizmente.

Marivane

05/06/2016 - 20h11

Isto pode ser positivo, mais gente vai se levantar.

Arnaldo Mangabeira

05/06/2016 - 19h47

O que eu estou vendo é que a esquerda progressista tá com dificuldade de criar estratégias para boicotar essas ações perversas que como esse artigo mostra muito bem, tem uma lógica. Nas ruas, nos blogs a gente tá bem, muita coisa acontecendo, mas o PT no topo está mostrando que ficou pra trás na história. Não sei quem “comanda” mas tinha que sentar pessoas assim, que pensam, toda semana, como esse autor, o Miguel, e vários outros fazer um fórum, sei lá. Está faltando desmontar as ciladas, descobrir como a gente pode fazer isso.

    nadja

    06/06/2016 - 10h35

    Não é criar estratégias, é que estamos em uma sinuca de bico

maralucyneto

05/06/2016 - 19h18

É isso mesmo, uma tremenda fábrica de mentiras que quer tomar a sociedade e coloca Dilma como carta fora do baralho. Hoje vi no Yahoo essa tarde e também esse instante a noite a mesma jogada para humilhar.


Leia mais

Recentes

Recentes