Menu

O caixa 2 de Serra: precisava de tudo isso para descobrir?

Na Folha de hoje, mais uma delação futurística da Lava Jato. Segundo a reportagem, os executivos da Odebrecht disseram aos procuradores que José Serra recebeu R$ 23 milhões de caixa 2. A delação ainda não foi assinada, mas já foi devidamente vazada à imprensa, como de praxe. Há tempos que a Lava Jato vaza as […]

23 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Na Folha de hoje, mais uma delação futurística da Lava Jato.

Segundo a reportagem, os executivos da Odebrecht disseram aos procuradores que José Serra recebeu R$ 23 milhões de caixa 2.

A delação ainda não foi assinada, mas já foi devidamente vazada à imprensa, como de praxe.

Há tempos que a Lava Jato vaza as delações antes mesmo delas existirem oficialmente.

Pela lei da delação premiada, tanto aqui como nos Estados Unidos, o vazamento deveria ser suficiente para anulá-la, até porque permite que o réu destrua provas, mas isso não vem ao caso, pois o objetivo principal é o tribunal da mídia.

José Serra é um tucano velho e decadente: um cordeiro gordo perfeito para um sacrificiozinho político temporário.

A matéria vem com infográficos, coisa rara em se tratando de material negativo aos tucanos.

Os executivos prometeram entregar recibos dos depósitos feitos em bancos no exterior. A ver.

Quando disputou as eleições em 2010, o Congresso em Foco apurou que o tucano era o recordista, entre os candidatos, de processos na justiça: tinha 17 processos, todos por improbidade administrativa. Mais um menos um. Que diferença faz?

O que me deixa intrigado, com a Lava Jato e com a mídia, porém, é o seguinte.

Precisava quase destruir a Odebrecht e todas as grandes da engenharia nacional, prender o Marcelo por mais de um ano (e condená-lo a 19 anos de regime fechado), provocar demissão de centenas de milhares de famílias, criar um clima de golpe de estado, para descobrir que José Serra fez caixa 2 em 2010?

O Amaury Ribeiro escreveu um livro, Privataria Tucana, onde não quebrou sigilo de ninguém, não torturou ninguém com prisão preventiva, não destruiu nenhuma empresa, nem prejudicou um único trabalhador, não gastou um centavo de verba pública, e, no entanto, descobriu muito mais podres sobre Serra do que a Lava Jato!

A Folha e a grande mídia em geral desprezaram o conteúdo apresentado no livro do Amaury, apesar dele trazer provas abundantes de tudo que dizia, e agora dão destaque, com direito a infográfico, a uma delação ainda não assinada, que não traz, por enquanto, prova nenhuma?

A reportagem mostra os métodos da Lava Jato:

ScreenHunter_259 Aug. 07 04.12

Casos que interessam aos procuradores…

A Lava Jato está na fase “pega tucano”, ou seja, naquele momento em que disfarça suas intenções.

Algumas reportagens-denúncias sobre o PSDB, nada que provoque grandes reviravoltas…

Afinal, algum tesoureiro tucano foi preso? A sede do PSDB foi invadida pela Polícia Federal?

Esse dinheiro de campanha era para pagar marketeiros: algum foi preso?

A filha de Serra também será perseguida pela Lava Jato?

Voltando ao livro do Amaury, o leitor, a mídia e os procuradores descobrirão que a fortuna da família Serra não é feita de canoas de alumínio num sítio de amigo.

A minha teoria sobre o golpe, é bom lembrar, para eu mesmo não me perder nessa rede de intrigas e conspirações, é que ele foi costurado pelas castas burocráticas e mídia. Os políticos aproveitaram o vácuo criado e o ocuparam. Mas o golpe foi feito para isso mesmo, para que exatamente esses mesmos políticos ocupassem o vácuo.

O MPF e as castas em geral, fazem questão de manter os políticos bem conscientes de que eles, mesmo tendo ocupado o vácuo, são apenas representantes dos interesses das castas, da mídia e dos patrocinadores da mídia.

O poder real está em mãos das castas judiciais e da mídia, cuja arma principal agora é a Lava Jato, que é uma espécie de ensaio de Estado de Exceção, uma “pausa democrática”, um cão raivoso vigiado de perto por seus donos.

Há um embate surdo dentro do golpe. As gravações de Sergio Machado revelaram isso muito bem. Os políticos que assumiram o Planalto conspiram agora para ampliarem sua autonomia.

O “barbarismo”, o radicalismo neoliberal, que vemos no governo Temer, é tão grande porque são as únicas ações que agradam à grande mídia e aos representantes do setor privado que também conspiraram pelo golpe. Os interinos tentam, desesperadamente, agradar aos patrocinadores do golpe visando ganhar um pouco de crédito e autonomia para brincarem de governo.

Aparentemente, a Lava Jato finge seguir o moralismo fanático descrito na máxima latina fiat iustitia pereat mundus. Faça-se justiça ainda que o mundo pereça.

Mas é mentira. Quer dizer, no que toca à economia brasileira e à democracia, é verdade, e com apoio da mídia. Miriam Leitão escrevia nas suas colunas: não importa o prejuízo a ser provocado na economia, a Lava Jato tinha de seguir em frente.

Claro, havia um cálculo: uma economia em dificuldades era condição fundamental para se criar a atmosfera de golpe.

O fanatismo moral da Lava Jato, porém, sempre foi uma máscara.

Quando, numa das fases da Lava Jato, as investigações se aproximaram de uma offshore usada pela Globo e outros grupos para fazerem seus negócios no Brasil, Sergio Moro e a força tarefa recuaram imediatamente, soltaram os detidos e voltaram aos pedalinhos de Lula.

O jogo é simples. Vou repetir alguns argumentos do post anterior. A votação final do impeachment se aproxima. Caso a insatisfação social com Temer e a rejeição ao impeachment cresçam além do controle, a Lava Jato precisará lançar alguns factoides especialmente fortes nas duas próximas semanas.

Ou seja, a Lava Jato terá que prender, naquele método da prisão preventiva perpétua, às vésperas da votação, alguns petistas graúdos: um Edinho Silva, por exemplo, seria uma vítima perfeita, porque geraria a manchete: tesoureiro da campanha de Dilma é preso.

Pronto: clima de intimidação, perplexidade, golpe. Os senadores indecisos ficam assustados, porque farejam no ar o clima de linchamento midiático ao PT e intuem que, senão aderirem à onda, serão eles mesmos agredidos.

A prisão de Lula pode ficar para depois do golpe consumado, caso haja clima… Agora já se criou duas frentes promissoras de ataque: a própria Lava Jato e o MPF do Distrito Federal.

A Lava Jato precisa, contudo, fazer um movimento calculado. Antes de encetar novo violento ataque ao PT, é de bom tom distribuir uma denúncia forte contra um tucano. É como comprar créditos.

Denuncia-se um tucano, nada mortal, como movimento preparatório para mais um grande ataque judicial-midiático ao PT.

A Globo, vê-se logo, por seu tamanho, riqueza e arrogância, tem enorme dificuldade para entender e seguir as sutilezas desse jogo, mas vem aprendendo rápido e, sobretudo, é a proprietária da conta bancária de longe a mais polpuda dentre os barões de mídia e pode comprar, portanto, através de consultorias, a inteligência que seus diretores e donos não possuem.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

JOHN J.

09/08/2016 - 14h35

Como Funciona a JUSTIÇA no “BRAZIL”:
Bandidos de Toga: https://www.youtube.com/watch?v=wHKIErwmG-4
Pó Santo Do Brazil: https://www.youtube.com/watch?v=6cCTG6SzijY
Policial denuncia político e aparece morto: https://www.youtube.com/watch?v=bdzCgv2MG3Y

adelson lima

08/08/2016 - 08h47

Agoro compreendo o aumento ao poder judiciario. Deve ser um trabalhao arduo e pesado manter a corja livre solapando o país. Realmente eficientes.

JOHN J.

07/08/2016 - 22h16

ONDE ESTÁ O INVESTIGATIVO JUIZ MORO?
SERÁ QUE ELE É INVESTIGATIVO OU SÓ É VINGATIVO, PARA PROTEGER SEUS COLEGAS DE PARTIDO, OS TUCANOS DA QUADRILHA TUCANALHA?
QUANTOS DELAÇÕES DOS CORRUPTOS E BANDIDOS TUCANOS SERÃO NECESSÁRIAS PARA ELE COMECE A SE MEXER E INVESTIGUE PELOS MENOS UM POUCO ESSA QUADRILHA TUCANALHA QUE ASSOLA O BRASIL DESDE 1995?
SR MORO, TU ESTÁS DEMORANDO, SEM TROCADILHO. MOROU?

Wladimir

07/08/2016 - 16h38

Destruir a Odebrecht para pegar o Serra???
Vai pegar o Serra, pegou a Dilma, o Lula, os tesoureiros do PT, pegou o PMDB, Temer, Cunha…
Ah esqueci, contra o PT as delacoes sao mentiras, contra os demais sao fatos…

    Ulisses Silveira

    07/08/2016 - 19h37

    Não precisa de delação sem investigações ou provas. É só ler a Privataria Tucana! Aí estão as provas contra a família Serra. Foi isto que o Miguel escreveu! Alias, você já leu?

      Wladimir

      09/08/2016 - 10h56

      Eu quero é mais que o Serra va em cana. E podem levar o Aecio junto. Mais que tudo, quero que o Lula, e todos os criminosos do PT, PMDB, etc também sejam presos.
      Meu lema é simples. VIVA O MORO!!!!!

    WILSON

    07/08/2016 - 21h55

    Vc com certeza não leu o artigo acima. Em nenhum momento é dito que delações contra os “demais” são fatos. Delação não prova nada, o que prova são documentos, e contra o Serra existe um livro recheado de documentos, contra o Lula, existe a teoria do “domínio do fato”!

      Octavio Filho

      07/08/2016 - 22h14

      Este aí, é mais um daqueles que “nunca votaram” no PSDB. O Aécio teve milhões de votos em branco. Wilson, ele leu! Ele só não sabe interpretar. Coisa de coxinha!!!!

      Wladimir

      09/08/2016 - 10h53

      Longe de defender Serra. Tem mais que se estrepar pelo Cx2.
      Mas deixa de ser leviano.. Contra Lula tem um MENSALÃO, um PETROLÃO, uma ELETROBRAS, uma SETE BRASIL, um BNDES, conluio com empreiteiras, palestras falsas, sitio, triplex, Lulinha… todos delataram apresentaram provas.
      Sem dizer que contra Lula pesa já haver assumindo ter feito Cx 2 no passado, reincide no crime, ainda tem 3 tesoureiros do partido dele preso, outros lideres do partido dele preso, e ex-ministros de sua base aliada indo no mesmo caminho. Isso não domínio do fato” isso são fatos.

Jotacepinto

07/08/2016 - 16h27

Prezado Miguel, infelizmente, sua análise parece perfeita; tudo se encaixa com os fatos que temos presenciado. Também não acredito que a denúncia evolua para enquadrar ninguém; é um lance para dar o recado aos ratos lambuzados de que a justiça seletiva e covarde, apoiada pela porca mídia, vai selecionar seus alvos conforme esses ratos dançarem. É a parte mais perversa do golpe; o que fazer quando não se pode contar com a justiça? Esta não é uma pergunta retórica.

José Ricardo Romero

07/08/2016 - 16h00

A melhor análise sobre o golpe no Brasil. É claro que a corrupção não passa de uma cortina de fumaça cujo objetivo é se apoderar das riquezas do Brasil e tornar o pais novamente colonizado pelo capitalismo. Os brasileirinhos tolinhos e moralistinhas sobem na ponta dos tamancos em pânico cada vez que ouvem falar em corrupção. Pois é exatamente este comportamento estereotipado do povo que o golpe escolheu como retórica para disseminar sua ilusão de aceitabilidade.

Messias Franca de Macedo

07/08/2016 - 14h32

Verônica (S)erra – e ex sócia de outra Verônica, a [Verônica] Dantas irmã do *banqueiro bandido e condenado – porém, “solto, todo solto”! *Daniel Dantas dos criminosos habeas corpus – e notívagos – da “suprema mediocridade militante” ‘gilMAU DANTAS mendes’ (DEMo-PSDBosta/MT)

Por ínclito e intimorato jornalista e escritor Amaury Ribeiro Jr.

https://www.youtube.com/watch?v=5t3zuoEOPvE

João Luiz Brandão Costa

07/08/2016 - 13h32

Advinha quem está rindo? Geraldinho Merendão, Blablarina, Aecim, e, por fim, Meirelles…Será que o Moro… não, não quero nem imaginar tanto maquiavelismo. Ele não é nada florentino. .

ricardoaraxa

07/08/2016 - 12h55

Esperaram as olimpiadas começarem,pra soltarem as bombas contra o serra.Esse cara é muito forte.Acho que o Brasíl merecia uma cpi,só pra investigar o serra.

    cousinelizabeth

    07/08/2016 - 13h12

    Nem precisa de CPI. Muito antes da Privataria Tucana, que traz evidências inquestionáveis como bem lembra o articulista, Serra já era o rei da maracutaia nos anos 80, como deputado e como secretário. Quem acompanhou sabe que sua experiência não é recente. Foi assim que cavou seu caminho até a candidatura de 2010. Só não é comparável a Cunha porque não tem o seu “talento” para “fazer amizades e cativar pessoas”, digamos. Seu estilo é mais parecido ao do Gilmar, grosso e pesado. É estúpido ao extremo nas relações sociais. E viva o novo “chanceler” brasileiro. Cruz credo!!!

Rogério Maestri

07/08/2016 - 11h51

Está muito elaborada toda esta teoria da conspiração.
Prender Edinho ou qualquer outro do PT não comove mais ninguém, porém a desestruturação da direita que esta delação provoca é imensa, pois começa o efeito de puxar o rabo de um dos macacos que está em cima da árvore, cai um mas colo ele está segurando no rabo de mais dois eles vem junto e daí por diante.
Para dar a notícia, ao meu modo de ver, escolheu-se o período do início das Olimpíadas simplesmente para que ela passasse despercebida da grande população, e se olharem com cuidado verão que a rede Globo até às 11 horas do dia 07/08 não tinha noticiado nada.
O problema é que mexeram com o cara errado, o Norberto Odebrecht não vai deixar barato a sua queda e ele sabe de onde veio tudo, logo entregará todo o esquema do PSDB com os recibos e tudo, ficará muito difícil esconder isto tudo.

    migueldorosario

    07/08/2016 - 12h16

    Não acho tão elaborada assim. É o que eles fazem vem fazendo desde o inicio. No momento, precisavam de uma delação à direita, para neutralizar as acusações de partidarismo. Mas não desestrutura a direita coisa nenhuma, visto que a direita está justamente no comando do MPF e do Judiciário: é o partido das castas burocráticas, junto ao partido da mídia, que está no poder.

      cousinelizabeth

      07/08/2016 - 13h15

      Concordo que não desestrutura a direita, infelizmente. Mas também acho difícil que tenha o mesmo poder de fogo contra a esquerda, tamanho o desgaste dos métodos “republicamos” de Moro e do resto do Judiciário. Está cada vez mais aparente o partidarismo, jogam apenas para inglês ver. No caso, a ONU e os advogados de Direitos Humanos que defendem Lula. Mas não vai colar.

CIANOTON_PACE

07/08/2016 - 11h33

#AbaixoOGolpe! #QueHorasElaVolta? #Lula2018! Ainda que saibamos que esses vazamentos são para dar aparência de isenção da farsa-tarefa, acho que é sempre bom ver na mídia golpista um fdp como o Serra, o Temer ou o Anestesia como vidraça. Talvez, e somente talvez, alguns senadores reflitam; mesmo aqueles que já receberam o pagamento pelo primeiro tempo do jogo, ainda podem preservar um pouco da dignidade e manter a parte do butim que lhe coube; afinal, são todos fdp corruptos, mas votando certo, eles se resguardam de serem partícipes do desastre que seriam mais de 2 anos com o Temer.

ari

07/08/2016 - 09h12

Além dos aspectos ligados à boa e velha luta de classes, é sempre bom lembrar que todo esse movimento contra Lula, Dilma e o PT explora por demais o tema da ética, a virtude preferida da classe média (prefiro “pequena burguesia”), como bem o fazia a UDN e o Jânio. A pequena burguesia, por sua vez, faz questão de ser massa de manobra dos grupos dominantes não percebendo que estão trabalhando contra seus próprios interesses.
Infelizmente muita gente confunde formação escola com consciência política. Conversando com uma pessoa de SP da área de comunicações, explorada até o limite de suas resistência, ela dizia que iria votar no Alkmin por não ter outras opções. E assim o mundo continua gierando!

    Octavio Filho

    07/08/2016 - 10h40

    Talvez isto seja explicado pelo conceito de múltiplas inteligências!

Mônica

07/08/2016 - 08h58

Triste, mas real. Toda a encenação promovida pela lava jato tem apenas um alvo: restituir o poder às elites deste país. Para isso, teve que promover um golpe de estado, que para a população em geral será apenas a confirmação do impeachment, tudo dentro da lei e das regras democráticas.
Quantas vezes Aécio foi citado e continua por aí, depois, claro, de descansar sua figura na mídia estrategicamente?
O problema mesmo parecem ser o sítio e o apartamento que não são do Lula, o barquinho de alumínio e os pedalinhos comprados para os netos.
Ao PT cabe a culpa de com o tal presidencialismo de coalizão ter povoado as estatais com uma corja de bandidos. Apesar dos grandes avanços e conquistas sociais, é isso que restará nas mentes dos analfabetos políticos: a roubalheira que tomou conta do país, como se isso não ocorresse desde sempre. Um exemplo é São Paulo, Estado do qual faço parte, tão subtraído pelo desvio descarado e sistemático de verba pública, operado há anos pelo governo tucano, do rodoanel à merenda escolar. E qual é a população que sai às ruas em peso para protestar contra a corrupção petista? Pois é…

O Internauta do Amor

07/08/2016 - 08h11

É um crime sem tamanho esses vazamentos -embora pra uns a mídia permaneça FAVORECIDAMENTE calada ao passo que para seus inimigos,esses petralhas sonhadores que não rezam a cartilha da privatização,ela fique divulgando ininterruptamente que o primo do primo do vizinho daquele petista foi visto a uma légua de distância falando em PORCINA -quero dizer propina!


Leia mais

Recentes

Recentes