Ombudsman da Folha confessa o conluio criminoso entre Janot e mídia golpista - O Cafezinho

O Cafezinho

domingo

19

março 2017

44

COMENTÁRIOS

Ombudsman da Folha confessa o conluio criminoso entre Janot e mídia golpista

Escrito por , Postado em Redação



(Um dos donos da Globo dá as diretrizes do golpe para Gilmar Mendes, presidente do TSE e dono do STF)

Quis custodiet ipsos custodes?

Quem vigia os vigilantes?

Como diria o Lenio Streck, isso é incrível, ou melhor, crível.

Pindorama se tornou uma espécie de faroeste sem lei, onde tudo é possível.

A lei de delação premiada já é, por si mesma, uma farsa. Importaram uma lei dos Estados Unidos, esquecendo que, lá, procurador é nomeado e demitido pelo governo.

Entretanto, para cúmulo do absurdo, o Ministério Público e o Judiciário não respeitam a própria Lei da delação premiada, que é torcida e retorcida a seu bel prazer.

E agora mais essa: o procurador geral da república, que deveria ser o modelo de todo o Ministério Público, deu entrevista “em off” para a imprensa golpista e tucana, vazando a sua Listinha.

Foi tudo uma armação entre delinquentes, para controlar a narrativa. E deu certo. A ombusdman da Folha observa que, no dia seguinte ao vazamento, os jornalões vieram todos com a mesma manchete.

Ela esqueceu de dizer que isso não é novidade. É o modus operandi da mídia desde que se iniciaram as conspirações midiático-judiciais, lá no mensalão.

A imprensa brasileira é a verdadeira organização criminosa que corrói a democracia brasileira.

Reproduzo abaixo um post do Tijolaço que resume bem o assunto.

***

Ombudsman reconhece que PGR faz coletiva “em off” para quebrar sigilo

Por Fernando Brito, no Tijolaço

Antes tarde do que nunca.

A ombudswoman da Folha, Paula Cesarino Costa, informa aos leitores que a Procuradoria Geral da Repíblica organizou uma espécie de “coletiva off the records” para fornecer alguns dos nomes brindados com pedidos de investigação feitos ao Supremo Tribunal Federal após as delações da Odebrecht.

Como a lei e a decisão que homologou as delações determinam que elas corram em sigilo até que virem um processo, está-se diante de um “crime oficial” de violação de sigilo profissional, previsto no artigo 154 do Código Penal.

Art. 154 – Revelar alguém, sem justa causa, segredo, de que tem ciência em razão de função, ministério, ofício ou profissão, e cuja revelação possa produzir dano a outrem:
Pena – detenção, de três meses a um ano, ou multa.

Parágrafo único – Somente se procede mediante representação.

Portanto, espera-se que os senhores que reclamam de terem seus nomes divulgados sem motivos usem a confissão da Folha e representem, de imediato, ao Dr. Rodrigo Janot, para que este proceda criminalmente contra seus colegas.

Ou, quem sabe, contra si mesmo.

Veja parte do que Paula diz em sua coluna dominical:

Na terça (14), o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou ao Supremo Tribunal Federal 83 pedidos de abertura de inquérito.

Oficialmente, por meio de nota, a Procuradoria-Geral informou: “Não é possível divulgar detalhes sobre os termos de depoimentos, inquéritos e demais peças enviadas ao STF por estarem em segredo de Justiça”. Rodrigo Janot pediu ao relator do caso no STF, ministro Edson Fachin, a retirada do sigilo de parte desse material, considerando a necessidade “de promover transparência e garantir o interesse público”. Fachin ainda decidirá sobre tal pedido.

A surpresa foi a constatação de que a cobertura dos principais órgãos de comunicação _ impressos, televisivos e eletrônicos_ trazia versões inacreditavelmente harmoniosas umas com as outras. Um jato de água fria em quem acredita na independência da imprensa.

Das dezenas de envolvidos na investigação, vazaram para os jornalistas os mesmos 16 nomes de políticos _ cinco ministros do atual governo, os presidentes da Câmara e do Senado, cinco senadores, dois ex-presidentes e dois ex-ministros. Eles estavam nas manchetes dos telejornais, das rádios, dos portais de internet e nas páginas da Folha e dos seus concorrentes _”O Estado de S. Paulo”, “O Globo” e “Valor”.

Por que tanta coincidência? A ombudsman apurou que a divulgação da chamada segunda lista de Janot se deu por meio do que, no mundo jornalístico, se convencionou chamar de “entrevista coletiva em off”.

Em geral, a informação em “off”, aquela que determinada fonte passa ao jornalista com o gravador desligado e com proteção de anonimato, não se coaduna com a formalidade de uma entrevista coletiva _para a qual os jornalistas são convocados protocolarmente a ouvir determinada autoridade.

Após receberem a garantia de que não seriam identificados, representantes do Ministério Público Federal se reuniram com jornalistas, em conjunto, para passar informações sobre os pedidos de inquérito, sob segredo, baseados nas delações de executivos da Odebrecht.

A lei que regula a delação premiada prevê sigilo do seu conteúdo até a apresentação da denúncia.

No dia seguinte, a corrida jornalística por notícia voltou ao normal, com vários veículos obtendo informações exclusivas de partes não divulgadas dos inquéritos sob sigilo.

Foi publicado que mais um ministro, quatro senadores e cinco deputados estão entre os que tiveram pedidos de inquérito apresentados pelo procurador e não haviam sido antes mencionados. Depois se soube que pelo menos dez governadores, cinco deles identificados, são mencionados no processo.

Qual o sentido de se deixar conhecer só alguns dos envolvidos? Qual a estratégia dos procuradores, parte interessada do processo, ao divulgar uns e omitir outros? Por que não liberar, por exemplo, os que estão nos pedidos de arquivamento?

Para o leitor, resulta em história contada pela metade. Informação passada a conta-gotas tira o entendimento do todo e levanta a desconfiança de manipulação.

O resultado desse tipo de acordo subterrâneo é que o jornalista se submete a critérios não claros da fonte, que fornecerá as informações que tiver, quiser ou puder. O repórter concorda em parar de fazer perguntas em determinado momento.

Não foi a primeira vez, porém, que tal procedimento ocorreu. A prática já se repetiu no Palácio do Planalto, no Congresso e até no STF.

Tudo isso resulta numa desconfortável uniformidade de narrativa jornalística, que exala tom oficial.

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário

Editor em Cafezinho
Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.
Miguel do Rosário

domingo

19

março 2017

44

COMENTÁRIOS

Favor seja cuidadoso com as palavras. Em alguns casos, haverá moderação. Seja paciente.

44 Comentários em "Ombudsman da Folha confessa o conluio criminoso entre Janot e mídia golpista"

Avise-me quando
avatar
Juca Pindorama
Visitante

Vivemos um estado de exeção,ditadura disfarçada que não respeita direitos constitucionais e legais,exemplifico:diz a lei que após duas intimações para comparecer á policia ou ministério público não atendidas responde o intimado por crime de desobediência e aí sim condução coercitiva,qualquer coisa diferente disso é arbitrariedade e abuso ,tenho dito

Isabe alonso
Visitante

Tem que tirar o sigilo da lista das delaçoes. Se tirar essa fofoca de bastidor acaba. Por que tem sigilo?. A sociedade precisa saber quem sao os corruptos. Todos.

Odilon de Mattos Filho
Visitante
O Poder Judiciário, MPF e a PF se transformaram em instituições partidárias e políticas. Cada dia que passa fica mais claro o envolvimento dessas instituições no golpe que tem a missão de inviabilizar o retorno da esquerda no poder e entregar o resto de nossas riquezas aos EUA e outros países. E o mais duro de tudo isso é saber que o PT no governo colaborou, de certa forma, com essa situação ao se afastar dos movimentos sociais, de suas bases, de não ter convocado uma Assembleia Constituinte exclusive para realizar as reformas políticas, tributária e do Poder Judiciário e… Read more »
Visitante

Orgulho se ser midiota? Kkkkk

Visitante

Fernando Vidal, não sei não, Fernando! O que eu sei, é o quanto ou qual percentual que esse país gasta com tanta corrupção! É ainda tem gente que acha pouco. Cadeia pra todos os corruptos!!!

Luiz Cunha
Visitante

Como diz o Macaco Simão : – “Se gradear vira zoológico, se murar vira presídio, se cobrir com lona vira circo, se botar lanterna vermelha vira puteiro e se der a descarga não sobra ninguém”.

Essa corja transformou o país em num enorme Rendezvouz, com direito a suruba, como disse o profeta surubalista ” Romero Essa Porra Jucá “, e tudo com o acordão com o supremo e tudo.

José pereira
Visitante

Agora falta a operação STF podre.

Visitante

e lá vai o Brasil descendo a ladeira

Visitante

Para um procurador geral da união , assinar um golpe de estado, tem de estar junto com tudo que é de errado. O Janot está em conluio com todos os corruptos, judiciário e mídia. É corrupto

Visitante

Bando de ladrões detona o país e tem gente que culpa a mídia, não foi a mídia que quebrou, o Brasil,. Foi o grupo enorme de bandidos. Escondidos dentro de partidos políticos muito diversificados roubando tudo que podia, e se acusando ente si só para confundir o povão. E tem gente que fica aí defendendo este vagabundos, ou são muito desinformados ou são muito fáceis de serem enganados.

Visitante

Você não sabe de quanto foi o aumento da verba publicitária para a grande mídia corporativa?

Visitante

Tá.

Visitante

Quem quebrou o país foi o judiciário , o Janot, o STF e a mídia. Sem a mídia eles não conseguiriam. A mídia foi paga.

Domenico
Visitante

A pergunta e a seguinte: o que adianta sabermos de tudo isso? Quem vai fazer respeitar a lei? Qu vai representar contra a PGR ? MPF e toda essa mafia? Estamos núm mato sem saida .

Visitante

Jornalismo brasileiro, só tem embusteiro !!!!!!!

Visitante

Quadrilheiros canalhas golpistas! E seus seguidores escroques!

Visitante

A mortadela agora anda estragada

Visitante
Mídia “golpista” …. kkkkkkkk. Que piada !!! Enquanto apoiava as CANALHICES do PT e sua corja, NÃO ERA GOLPISTA. Lembrando que ocorreram perdão de dívidas fiscais da ordem dos bilhões para essa, agora chamada de MÍDIA GOLPISTA (não defendendo que seja íntegra, apenas se vende para que paga mais). Esse jogo de todos vocês é uma CANALHICE das maiores, todos se dão bem no final e um fica culpando o outro. VOCÊS têm muito a ver com a mídia: SÃO ATORES, dos melhores. Procuram enganar o país com esse joguinho de oposição, de “golpe”, de “crise”. Com isso , vão… Read more »
Visitante

Jackie Alboledo Espero que você não tenha sido “formada” na “pátria educadora” do PT. Se foi, tá explicado.

Visitante
Jackie Alboledo Jackie, creio que vc está com um sério problema de interpretação de texto. Sem querer ofender, qual a sua escolaridade? As SEMENTES antecedem os FRUTOS, ou não é essa ordem? Estamos colhendo algo que foi plantado no passado. Quem governou o país nos últimos 13 anos? Quem escolheu o vice que aí está? Creio que vc ainda não se deu conta de que: ELES SÃO TODOS ATORES, CÚMPLICES, SÓCIOS, apenas FINGEM SE OPOR; uns preparam o terreno para os outros!!!!!!! No final, todos eles saem ganhando. NÃO FIZ “defesa” de nenhum político na minha fala. Saber interpretar faz… Read more »
Anônimo
Visitante

Mesmo quando o PT era governo,nunca a midia os apoiou. Nisso voce nào tem razão em falar.Por que sempre fui muito critica em relaçào a isso,sempre digo ,que é preciso ler os livros para saber o que tem pros de traz dos livros e a mesma coisa é com as notícias.precisamos correr a traz da verdade e hoje isso,cada dia fica mais raro.

Visitante

Vc tá perdendo tudo, CLT , aposentadoria e ainda defende os bandidos? Não tá vendo que tá todo mundo sendo solto, os bandidos estão em Brasília? Então tá recebendo para postar

Luis Campinas
Visitante
Todos se lembram das camisetas dos sequestradores? Então Lula não poderia errar porque já tinha disputado e perdido e sim porque existiram as camisetas. E para ficarmos só nas instituições tirando a Globo disso, porque existiu uma ação penal inventada. Porque existiu um delegado da PF substituto que fez alterar o resultado das proporcionais de 2006 e levou a presidência para segundo turno. Porque Youssef foi transferido nas vésperas da eleição de 2014 para produzir o tal boato de tentativa e ou assassinato pelo PT. As instituições brasileiras que não dependem do voto, nunca foram confiáveis. Sempre serviram a direita… Read more »
Visitante

Tu é Midiota…kkk

Visitante

É um verme!

Visitante

Da Folha, é comuna.

Anônimo
Visitante

Do rindo dessa Desculpa esfarrapada!!! Nem tu acredita!!!

Luiz Carlos P. Oliveira
Visitante

Esse tal ROGÉRIO CARVALHO deve se considerar um DEMOCRATA. O que acham? Típico comentário de quem foi midiotizado e idiotizado. Infelizmente a burrice é uma das poucas coisas que não tem cura. Vai morrer burro, coitado.

Visitante

Em outros tempos eram motivos de anulação dos processos, como no caso do Daniel Dantas. Abriram-se as exceções na lava jato, juntamente com tantas outras. Não duvido que em função dos últimos delatados, o regramento volte ao leito do CPP e CPC, de onde nunca deveria ter saído.

Visitante

O TITANIC, NEO COLÔNIA , ESTÁ VAZANDO ÁGUA SALGADA , A TRIPULAÇÃO DOS PORÕES O TRANSATLÂNTICO , JÁ ESTÃO SE AFOGANDO NOS MARES DE DENÚNCIAS , QUE ESTE MAREMOTO IRA LEVAR DE RODÃO TODA A NAÇÃO? OS TUBARÕES VÃO TER CARNE ÓTIMA E PODRE PRA SE FASTÍAREM ?? PMDB, PSDB E DEM ETC… E TAL..

Visitante
golpistas sim! e a queles que duvida, do golpe continuado pela mídia são alienados! imbecis! Significado de Alienado adj. 1. Referente ao indivíduo que está deslocado ou afastado do mundo real; absorto ou estranho: aquele tipo está completamente alienado do mundo; 2. Diz-se do objeto, propriedade ou privilégio que foi alvo de alienação; que foi transferido, cedido ou vendido: o terreno foi alienado à família em questão; n.m. 3. Pessoa que é afetada por doença mental; que é desvairado ou tresloucado; demente, louco ou insano: o filho é alienado mental.;Significado de Imbecil adj.m. e adj.f. 1. Diz-se de algo ou… Read more »
Visitante

Me contem o que não sei…Parece notícia velha…

C.Poivre
Visitante
Jane Voisin
Visitante

Investigação e punição para os golpistas de todos os poderes: os três oficiais da República e os oficiosos do capital – mídia PIG e capitalistas selvagens que, para obter lucro$$$ indevidos, vendem a mãe, a pátria, matam inocentes com exploração, venenos e todo tipo de perversidade!

Visitante

Não, pois eu, literalmente sai da merda quando votava no PT e em seus candidatos!

Visitante

Para os golpistas

C.Poivre
Visitante

A globo não “dá diretrizes” para o Beiçola, dá ordens, que são cumpridas religiosamente para proteger intere$$e$ mútuos.

http://www.ocafezinho.com/2016/12/14/beicola-e-os-cambalacheiros-de-toga/

Visitante

Tu és uma besta

Visitante

Admitir meter a mão na merda, no mínimo é idiotice.

Visitante

Dupla mafiosa.

Visitante

Isso é uma vergonha

Rogerio carvalho
Visitante

M í d I a G o L p i s t a! Esse discurso já era bem engraçado a época do impeachment, mas agora está ficando ridículo, apesar das boas risadas que ainda dou com essa palhaçada toda! Eu sou GOLPISTA por demais, e me orgulho muito disso!!!

wpDiscuz