Mudança de ventos | O Cafezinho

O Cafezinho

segunda-feira

27

março 2017

21

COMENTÁRIOS

Mudança de ventos

Escrito por , Postado em Pedro Breier, Política, Redação



(Av. Paulista nas últimas manifestações da esquerda e da direita)

Por Pedro Breier, colunista do Cafezinho

“Política é como nuvem. Você olha e ela está de um jeito. Olha de novo e ela já mudou”.

Esta frase é de Magalhães Pinto, político mineiro que apoiou o golpe de 1964. Apesar de ter se tornado um clichê na política nacional – e de ter sido cunhada por um golpista -, os últimos acontecimentos políticos atestam a sua veracidade.

Depois de realizar fortes manifestações de rua, derrubar a presidenta eleita e passar a ter controle total sobre o executivo e o legislativo (mídia e judiciário são os redutos da direita por excelência – não por acaso, os poderes não sujeitos ao voto popular), estava difícil vislumbrar qualquer empecilho, ao menos no curto prazo, à hegemonia conservadora no Brasil.

Pois o dia 15 de março, quando trabalhadores de diversas categorias pararam e fizeram grandes atos contra a reforma da previdência por todo o Brasil, parece ter sido um ponto de inflexão.

A forte adesão aos atos e o apoio da população à pauta do combate à reforma da previdência surpreendeu a todos, inclusive à própria esquerda.

A resposta do governo Temer foi a aprovação, na Câmara, do projeto que libera a terceirização para todas as atividades de uma empresa. O objetivo foi também testar a força da base do governo para a votação da reforma da previdência.

Parece ter sido um glorioso (duplo) tiro no pé.

O governo mostrou fraqueza ao alcançar apenas 231 votos na votação, 77 votos aquém do necessário para aprovar uma emenda à constituição, como terá que fazer na questão da previdência.

Além disso, irritou ainda mais os trabalhadores. 31 de março, próxima sexta, será mais um dia de atos contra os ataques do governo Temer. A data é uma preparação para o dia 28 de abril, quando haverá um novo dia de paralisação nacional, conforme decidido hoje em reunião das centrais sindicais.

A insana reforma da previdência de Temer é como uma injeção de adrenalina que vai tirando a população do torpor no qual está imersa por obra da grande mídia.

Os congressistas sofrem pressão das suas bases. As centrais sindicais sofrem pressão das bases dos sindicatos para que seja convocada uma greve geral.

O retumbante fracasso das manifestações convocadas por MBL, Vem Pra Rua e congêneres, ontem, é mais um indício de que os ventos da política brasileira estão mudando de direção.

Guilherme Boulos explicou, na última sexta-feira, em palestra realizada no 8º congresso do sindicato dos servidores do judiciário federal de São Paulo (Sintrajud), por que é possível derrotar a reforma da previdência no Congresso.

Michel Temer não tem perspectiva alguma de concorrer na eleição de 2018. Por isso mesmo não tem nenhum freio na hora de aplicar a sua agenda de ataques às trabalhadoras e trabalhadores.

Os deputados, ao contrário, têm sempre a próxima eleição no horizonte. Quanto mais atrasado o cronograma (a votação já foi adiada do fim de março para o fim de abril), mais complicado fica para o governo convencê-los a aprovar algo tão profundamente impopular como a reforma.

A conjuntura nunca esteve tão desfavorável para o consórcio golpista.

Pedro Breier

Pedro Breier

Pedro Breier, colunista d'O Cafezinho, é formado em direito mas gosta mesmo é de jornalismo (e de AC/DC). Nasceu no Rio Grande do Sul e hoje vive em São Paulo.
Pedro Breier

segunda-feira

27

março 2017

21

COMENTÁRIOS

Se você fizer login como assinante do Cafezinho ou usando sua rede social, o comentário será aprovado automaticamente.

21 Comentários em "Mudança de ventos"

Avise-me quando
avatar
Visitante

Rosalete Baldessarini eu descobri, ele é anticorrupção e não da narcóticos kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Visitante

Otários!

Visitante

os coxinhas tão virando mortadela!

Visitante

Vamos intensificar…Não devemos parar…Vamos mostrar, divulgar,convencer,…Aqueles próximos de nós; até a vitória em 2018…..LULA…

Atreio
Visitante

o golpe ja babou. ninguem mais vai quere estar na foto ao lado de gopista
as mumias canalhas e corruptas estão derretendo devido ao sol q lhes ilumina parcialmente…e els lutam pra voltar as sombras.

sem crime, sem impeachemnt! (cadÊ carminha? vai arregar? quer “dar aula” ela…quem será q vai quere aprender sua covardia?)

bravos permanecem ao lado dos justos, aos canalhas restaram os covardes.
pra corrigir erros, reDILMA-se!

Laudio
Visitante
O seu post é tendencioso a partidos populista que apagou os desejos das classes menos favorecidas que é a grande massa eleitoral e manteve um partido e seus agregados no governo por mais de 12 anos, afundando o país oferecendo migalhas eleitoreira. Agora o governo está tomando as medidas impopulares, já que ele não tem interesse em ser candidato (como você disse) necessário para tirar o país do buraco que os governos covardes e interesseiros não o fizeram. Outra coisa que você deveria fazer é estudar mais a história da intervenção de 1964 e para de fazer Ctrl + C.… Read more »
Atreio
Visitante

laerte?
kinzinho?
holliday on ice?

se liga filhão.
vai ler a obra prima do filho da leitao…ou então os maringondos de fogo
ou quem sabe quer er mimimiSHELL mesmo…vai la.
leia mais, covnerse com mais pessoas de origesn diferentes a sua.
tente ser amado hj.
bj!
desejo melhroas

Visitante

Ou Parlamento, ou Manifestódromo!!!
Não achamos o dinheiro no lixo!!!
ABAIXO OS TRÊS PODRES PODERES!!!
Cafezinho, adere:
LULA ACLAMADO PRESIDENTE JÁ!
MONOCRÁTICO REPUBLICANO VITALÍCIO!
TCHAU PICARETAS!

Visitante

Os que foram são os que Jamais votaram no PT…. os amantes do Dória…. esses aí continuarão sendo os Fascistas de sempre, não contam.

Visitante

Como Moro irá contra seu love???O amor é lindo!

Visitante

desculpa gente, mas isso não quer dizer refluxo de coxinha não, quer dizer que o povo teve preguiça (falta de pauta mesmo). É bom nao ter esperança falsa nessa altura do campeonato.

Visitante

Coxinhas arrependidos..kkk

Sérgio Rodrigues
Visitante

Nossa causa é justa. Sem tréguas, avante até a derrota total dos golpistas!…

Evaldo Munaretto
Visitante

Mesmo que gradualmente, a sociedade brasileira vai percebendo os males que estão sendo implementados por esse governo golpista. Nem mesmo a ação manipuladora do pig está conseguindo parar esse salutar processo de conscientização. Precisamos recuperar a democracia.

C.Poivre
Visitante

Gosto de ver as reportagens antigolpe, como aquela da Oi, da record. De vez em quando há notícias veladas e comentários contra este governo que aí está. Tem também o Kennedy Alencar no sbt, que sempre faz bons comentários, com algumas exceções, todos pautados numa política, digamos, boa política. E, na gazeta, tem o Bob Fernandes. Dá pra contar no dedo. Mas tem gente nossa por lá, no PIG. Nas demais não salva ninguém mesmo.

marco
Visitante

Pois como eu acho que o centro da sedição esta no JUDICIÁRIO, com o suporte do MINISTÉRIO PÚBLICO, e a tibieza até aqui demonstrada pela maioria da população,que continua suas vidinhas,como sempre foram,salvo algumas poucas manifestações massivas, e notadamente da PEQUENA BURGUESIA, fiel aliada dos burgueses,seja para o que for ,vejo se agigantar um outro golpe dentro do golpe,que consiste numa eleição indireta,cujo personagem principal,é o sr.Mendes,grande comandante da propaganda da DIREITA que aceita qualquer coisa,para impedir a volta AO GOVERNO, das forças que até então vinham comandando O GOVERNO NO BRASIL.Quanto ao PODER,isso são outros quinhentos.

Visitante

Tudo é lindo pros partidários mas mexe no bolso ai a coisa muda é fato.

H. Mello
Visitante

Tem que fazer esses protestos coincidir com o dia da parada gay, futebol nos estádios e carnaval.

Visitante

Ciro Gomes vai receber PF “à bala”
Qual tipo? Goma , esctasy, ou d pólvora?

Visitante
Visitante

Anderson Dias

wpDiscuz