Diretas-Já de FHC é discurso de mentirinha, pra enganar trouxas, diz analista do Estadão | O Cafezinho

O Cafezinho

segunda-feira

19

junho 2017

30

COMENTÁRIOS

Diretas-Já de FHC é discurso de mentirinha, pra enganar trouxas, diz analista do Estadão

Escrito por , Postado em Redação



Em sua coluna de hoje, o colunista José Roberto Toledo faz uma denúncia muito grave, embora disfarçada por seu estilo discreto: a Diretas Já defendida por FHC e de alguns tucanos, sob a capa de eleições gerais antecipadas, é uma grande farsa.

FHC sabe que a antecipação das eleições de 2018, envolvendo todos os governadores e parlamentares, é politicamente inviável. Até porque não teria apoio sequer de seus parlamentares e governadores. E apenas por isso FHC a defende: ela ajuda a quebrar um pouco a imagem, do PSDB, de partido aliado do governo Temer, a manter um mínimo de vínculo com a opinião pública, esmagadoramente favorável a novas eleições.

E se, por acaso, a crise continuar se aprofundando e a única saída realmente for novas eleições, diz Toledo, o PSDB poderá alegar que ele também a apoiou.

No entanto, é o que está implícito no texto de Toledo, o PSDB não encetará nenhuma energia real na construção de um consenso em favor de novas eleições.

Ou seja, é um discurso de mentirinha. Para enganar os trouxas.

Toledo considera, todavia, que nenhum grande partido, incluindo o PT, está interessado, realmente, em eleições antes de 2018.

Pode até ser. Não sei o desejo “secreto” do PT. Mas o fato é que partido dos trabalhadores está, na prática, investindo tempo e energia na defesa de eleições, e seus simpatizantes, militantes, eleitores ou ex-eleitores de esquerda, estão se mobilizando com muita força por eleições diretas.

Não se pode dizer nada parecido da “base social” do PSDB, cujo núcleo hoje é o eleitor que batia panelas para Dilma e participou das manifestações do impeachment. Esse setor social está pendurado exclusivamente na interminável novela da Lava Jato, cujo roteiro é escrito dentro do Projac.

Além disso, quando se olha para os candidatos dos respectivos partidos, PT e PSDB, as pesquisas indicam que o primeiro tem um candidato forte e o segundo, não.

O título do texto de Toledo, porém, e sua comparação – um tanto forçada – com as eleições na França, não tem nada ver com seu próprio raciocínio.

As eleições francesas dão oportunidade para muitas reflexões, e não necessariamente ruins para a esquerda, apesar da derrota histórica do partido socialista.

O aspecto positivo das eleições francesas é que ela prova a capacidade do eleitor contemporâneo de surpreender os partidos tradicionais e criar, quase de um dia para outro, uma nova força política.

O vai e vem da política francesa acontece a sua revolução de 1789: é típico da cultura francesa o pêndulo entre esquerda e direita, frequentemente de maneira radical.

A novidade, de qualquer forma, não foi tanto a derrota do partido socialista, que era esperada em virtude do desgaste político de vários anos de hegemonia no Executivo e Legislativo, somado à perda de todo contato com a juventude e com a classe trabalhadora, a novidade das eleições legislativas francesas foi o recuo além do esperado da extrema-direita.

O movimento França Insumbissa, encabeçado por Melenchon, que teve uma boa votação no primeiro turno das eleições presidenciais, apesar do desempenho pífio nas eleições legislativas, consolidou-se como principal força de esquerda no país, após empatar, em número de votos, com o famigerado Le Pen. Com uma diferença óbvia: enquanto Le Pen não tem apoio de nenhum economista sério, nenhum intelectual importante, nenhum artista, e suas manifestações populares são pequenas e envergonhadas, a França Insubmissa tem apoio de vários economistas, vários intelectuais e tem ficado a frente de manifestações cada vez maiores, com grande número de jovens, convergindo com uma revolta cada vez maior da classe trabalhadora francesa. Se o governo Macro não entregar melhorias econômicas substanciais, ele terá dificuldades crescentes de se opor às forças das ruas.

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário

Editor em Cafezinho
Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.
Miguel do Rosário

segunda-feira

19

junho 2017

30

COMENTÁRIOS

Se você fizer login como assinante do Cafezinho ou usando sua rede social, o comentário será aprovado automaticamente.

30 Comentários em "Diretas-Já de FHC é discurso de mentirinha, pra enganar trouxas, diz analista do Estadão"

Avise-me quando
avatar
Cesar volpe
Visitante

Conheço jose roberto faz tempo um colunista petista de merda.lambe saco do lula fica escrevendo bobagem pra tirar o foco do lula .a unica coisa q o fhc fez foi criar o plano real melhor cousa q aconteceu nesse lixo de pais de nos ultimos cem anos.uma vez em são bernardo no abc um amigo meu viu o ze roberto balançando o pau do lula depois q ele acabou de mijar.

oscar
Visitante

um pmdbista comunista?
cesar volpe eres um pmdbosta!

Cristina
Visitante

E vc com certeza e um chupa do FHC kkkkkkkkkkkkk

Regina Maria de Souza
Visitante

Se o Estadão disse, talvez não seja tanta mentirinha assim.

Visitante

Estaria em curso a reedição de 1984?…..

Visitante

O que FHC diz não se escreve. Ele calado é um poeta. Sempre foi amigo do Lula e fingem ser adversários.

Antonio Moda Francisco Jr
Visitante

Só posso te dizer uma coisa, já me iludi muito com este partido que você está defendendo hoje . E só posso te dizer uma única frase, um cidadão que foi pedir apoio ao Maluf para mim chega.

Visitante

Não consegui ler graças ao banner mal educado sobre o conteúdo :(

Visitante

Atenção! Amigos que assistiram a Globo nos últimos dias (eu não tenho estomago) notaram que a malévola está puxando o saco dos evangelicos. Tem coisa por ai!

Luiz Fernando
Visitante

Verdade bem lembrado.
Será por que ?

Tabuleiro geopolítico
Visitante

Os partidos progressistas jamais deveriam fazer acordos com o PSDB e nem com os outros subsidiários desta legenda, porque são essencialmente comprometidos com os interesses neoliberais de desconstrução nacional. Basta ver o resultado atual da ingenuidade do PT em ter sido “amiguinho” do PMDB e não ter apurados as abomináveis privatizações dos setores estratégicos do país durantes os anos 1990 achando que com isso ia conquistar o apoio dos liberais . O projeto de colonização do século XXI está em curso para enquadrar os países periféricos à nova ordem para América Latina.

Visitante
A ‘Globo-Joesley’ quer arrancar Temer de lá para emplacar o mais rápido possível um capacho do Grande Capital mais devoto e menos indigesto pra seguir com o golpe. Engana-se (e muito) quem acha que eles contam com os paneleiros de verde-amarelo. A Globo conta mesmo é com as ruas enfeitadas da alegria que só seus seguidores mais liberais – leia-se da Rede e do PSOL-que tem em comum, além da “agenda sexy”, o antipetismo corrente nas veias, sabem fazer. Para isso, tá valendo até aquela guinada em seu seriado para sensibilizar essa gente bronzeada que faz reunião semanal com todo… Read more »
Visitante

Novidade

GABRIEL
Visitante
TÁ NA CARA. POLÍTICA VERDADEIRA E VOLTADA PRA O POVO QUEM FAZ E FAZ AINDA É OS PARTIDOS DE TENDÊNCIAS SOCIALISTAS. PORQUE SEU PUBLICO ALVO É EXATAMENTE OS MAIS PRECISADOS. O PARTIDO DOS TRABALHADORES, ATRAVÉS DE LULA E DILMA, MOSTROU ISSO NITIDAMENTE. O POVO FOI O GRANDE FAVORECIDO NESSE PROJETO PETISTA DE DISTRIBUIÇÃO DE RENDA. TODOS, DO MAIS POBRE AO MAIS RICO, SAÍRAM GANHANDO. OS PARTIDOS DE TENDÊNCIAS NEO LIBERAIS SÓ VISÃO O LUCRO COMO SE O SER HUMANO FOSSE UMA MÁQUINA. DEIXANDO O SOCIAL EM ULTIMA POSIÇÃO. CAUSANDO COM SUAS MEDIDAS ANTE DEMOCRÁTICA E ANTE REPUBLICANAS ESTRAGOS EM TODOS… Read more »
Astrogildo Beraldo
Visitante

Ahahshahahshshshkkkkk

Visitante

Também acho,aí tem coisa!!!!

Joao
Visitante

Vejo o currículo do autor depois observo o tipo de propaganda que no blog , e me perguntou qual a credibilidade deste cidadão , mostra que qualquer um pode escrever qualquer. Esteira que tem um outro grupo de inocentes que acreditam em qualquer coisa , se para manter seu blog se sujeita a qualquer tipo de propaganda ,nota-se o caráter ,

Luiz Fernando
Visitante

Se você está escrevendo isso é por que algo lhe icomodo no texto dele.
E quando algo incomoda alguém é por que em alguma parte a verdade.

Luiz Fernando
Visitante

Verdade bem lembrado.
Será por que ?

Visitante

Óbvio!!!

Fábio Lima
Visitante

Os únicos enganados pelo diretas-já de FHC foram os lobotomizados esquerdopatas !

Visitante

Porra se o PT se unir a esse partido pelas diretas. TÔ FORA PRA SEMPRE

Visitante

Farsa ou verdade, Estadão não quer diretas. Quer que o ladrão continue presidente saqueando o pais.

Visitante
Visitante

👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾

Visitante

Fora temer! Fora golpistas! Eleicoes gerais e diretas ja ou anulacao do impeachment comprado e fraudulento!

Visitante

Logo vi.

Visitante

Nenhuma novidade; esse é o PSDB golpista!

carlos
Visitante

Esse é o PSDB do compadrio, da mistura entre público e privado e a falácia desse vendilhao da pátria e o rapito do estado, só um exemplo o que o PSDB propõe é a inexistência do estado.

Visitante

Com certeza!

wpDiscuz