Análise em vídeo das manifestações do 2 de outubro e as vaias a Ciro

Brasil e Venezuela firmam parceria histórica

Por Miguel do Rosário

02 de dezembro de 2011 : 19h36

Deixemos as feras rugirem sozinhas e vamos olhar a vida real, a caravana que passa. A presidente Dilma esteve na Venezuela por esses dias, firmando várias parcerias e dando alguns passos importantes para a integração latino-americana.

Tem uma nova parceria entre Ipea e Pedeveza, pela qual as duas instituições irão cultivar 100 a 200 mil hectares de soja na região do Orinoco, para alimentação de rebanhos e aumento da disponibilidade de proteína animal.

Dilma defendeu a criação do Banco do Sul, e falou muito em ciência e tecnologia e agregação de valor aos produtos.

Mencionou o desejo de Chávez de que os grandes rios que Brasil e Venezuela possuem em comum sejam usados em favor de uma integração física concreta.

Acertaram alguns detalhes da refinaria Abreu e Lima. Depois do pré-sal, a Abreu e Lima perdeu o sentido urgente e estratégico que tinha no início, mas ainda é um empreendimento importante, porque se antes serviria principalmente para o refino do óleo venezuelano, agora também terá a função de industrializar a matéria-prima nacional.

Sobre isso, aliás, a nossa mídia costuma esnobar a participação da Venezuela, omitindo um detalhezinho bobo de seus leitores. As reservas da Venezuela emparelham com as da Arábia Saudita, número 1 do mundo. A Arábica Saudita tem 264 bilhões de barris em reservas; a Venezula, tem 211. O Brasil tem 14…

 

Outra informação interessante é sobre o comércio bilateral entre os dois países. É um dado bem quente, que saiu hoje do forno do Sistema Alice, o banco de dados de comércio exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic).

E abaixo, os vídeos do encontro entre Dilma e Chávez:

Parte 1

Parte 2

Parte

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

1 comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

paulosk partizan

03 de dezembro de 2011 às 11h10

Apesar das suas imensas reservas de petróleo, a Venezuela é o único país das Américas que importa comida.

Responder

Deixe um comentário