Mais de 70% dos eleitores já estão decididos sobre o voto presidencial, diz DataFolha

Inflação cai em dezembro, mídia diz o contrário

Por Miguel do Rosário

21 de dezembro de 2011 : 14h18

Outra distorção do dia, que eu já esperava, é em relação à inflação, divulgada ontem pelo IBGE. A inflação de dezembro, em relação ao mês anterior, ficou em 0,56%. Em dezembro de 2010, havia sido de 0,69%. Então caiu, não? Os jornais, no entanto, optaram todos por fazer a comparação apenas com o mês anterior, para poderem dizer que a inflação “acelerou”. O que estaria tudo bem, se pelo menos eles também dessem destaque à queda da inflação nos períodos acumulados.

O mais importante, para não nos deixarmos contaminar por influências sazonais e extraordinárias que pesam nas variações mensais (sobretudo alimento e combustível), é sempre importante fazermos comparações usando os acumulados 12 meses. Aliás, é por isso que o IBGE sempre divulga a inflação acumulada em 12 meses, para que não fiquemos reféns apenas do índice mensal.

Pensando nisso, fiz um gráfico com o índice de inflação, no acumulado de 12 meses, de setembro – quando o número atingiu seu nível mais alto – a dezembro deste ano.

O teto da meta definida pelo Banco Central para a inflação deste ano era de 6,50%. Ou seja, ultrapassamo-la em apenas 0,06%! Fazer disso uma tragédia é positivamente ridículo, ainda mais para um país que já enfrentou inflações anuais superiores a 2.000% na década de 90!

A inflação realmente sofreu um leve pico este ano, pressionada pela queda no desemprego e na explosão do crédito, mas tem caído substancialmente de uns meses para cá.

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

1 comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

baixadacarioca

21 de dezembro de 2011 às 22h10

O PIG… Se não tem desgraça, inventa-se.

Responder

Deixe um comentário

O Xadrez para Governador do Ceará Lula ou Bolsonaro podem vencer no 1º turno? O Xadrez para Governador de Santa Catarina