Fundador do Instituto Ideia vê chance de Lula vencer no 1° turno

Marcelo Freixo ganha apoio de Chico Buarque

Por Miguel do Rosário

25 de maio de 2012 : 14h45

Observatório Eleitoral 25/05/12

O deputado estadual Marcelo Freixo, candidato a prefeito da cidade do Rio de Janeiro, ganhou um apoio importante: Chico Buarque prometeu inclusive aparecer na TV pedindo voto.

A última pesquisa Ibope, divulgada em janeiro, apontava o seguinte quadro para a sucessão de Eduardo Paes (PMDB) à prefeitura do Rio de Janeiro:

Vale observar que Crivella já saiu da disputa, ao assumir o Ministério da Pesca. Aliás, esse fator escapou aos colunistas dos jornalões, que só tinham São Paulo na cabeça. A nomeação de Crivella mexeu sobretudo com a disputa carioca.

Na minha opinião, Freixo pode surpreender, embora o favoritismo de Eduardo Paes, que contará com apoio de Lula, Dilma e Sérgio Cabral, seja quase imbatível.

*

De forma geral, o PSB e o PT estão conseguindo, à muito custo, aparar as arestas que os separam em várias cidades. Em São Paulo, tudo caminha para que o PSB apóie Fernando Haddad, mas o PSB está vendendo caro o apoio, exigindo contrapartida em outras capitais. O PT deve apoiar o PSB em Belo Horizonte, cujo prefeito, Marcio Lacerda, disputa a reeleição.

Em Recife, o PT Nacional anulou a prévia que dava vitória ao atual prefeito, João Costa, com isso beneficiando Maurício Rands, que também disputa a mesma vaga. Rands é secretário de Relações Institucionais do governo de Pernambuco, cujo titular é Eduardo Campos, presidente nacional do PSB. Campos quer Rands como candidato a prefeitura de Recife. O petista João da Costa, pelo jeito, não é muito popular na cidade, embora o PT o seja.

O PT vetou ainda a candidatura própria do partido em Mossoró, Rio Grande do Norte, para apoiar a candidata socialista local, Larissa Rosado.

No Ceará,  governado por Cid Gomes, irmão de Ciro Gomes, Lula também está costurando uma aliança sólida entre os dois partidos.

Lula, e a cúpula do PT, decerto estão pensando desde já em solidificar uma aliança com o PSB visando um ambiente mais favorável em 2014, para reeleição de Dilma.

 

 

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

Nenhum comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »


Deixe um comentário

O Xadrez para Governador do Ceará Lula ou Bolsonaro podem vencer no 1º turno? O Xadrez para Governador de Santa Catarina