Menu

Dívida brasileira cairá em 2012

O Banco Central divulgou há poucos dias um relatório estatístico completo sobre o balanço de pagamentos do Brasil, com projeções para todo ano de 2012.

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

[s2If !current_user_can(access_s2member_level1) OR current_user_can(access_s2member_level1)]

O Banco Central divulgou há poucos dias um relatório estatístico completo sobre o balanço de pagamentos do Brasil, com projeções para todo ano de 2012. São números baseados em entrevistas com agentes de mercado e sobretudo em estudos dos próprios técnicos da instituição.

Eu separei alguns números numa tabela, para vocês terem uma ideia de como nossa economia vai iniciar o ano de 2013.  A mídia fica só falando em PIB, PIB, PIB, e urubuzando, e jamais constrói um panorama geral. Não adianta o PIB aumentar muito, por exemplo, e subir o desemprego, a dívida do país e a inflação. Quando se compara a variação do PIB com outros países, é preciso ver esses pontos.

[/s2If]
[s2If !current_user_can(access_s2member_level1)]
Para continuar a ler, você precisa fazer seu login como assinante (no alto à direita). Confira aqui como assinar o blog O Cafezinho.[/s2If]

[s2If current_user_can(access_s2member_level1)]

 

Eu gostaria de ressaltar os seguintes itens:

  1. O serviço da dívida total em relação ao PIB cairá para 11,75% em 2012, contra 12,01% em 2011.
  2. O serviço da dívida (quanto o país gasta com juros da dívida) cairá para 2,04% em 2012, contra 2,12 em 2011 e 2,16% em 2010.
  3. As reservas internacionais, na relação com a dívida total, sobem para um percentual de 126%. Ou seja, as reservas correspondem a 126% da dívida total. O Brasil é cada vez um credor maior.
  4. As reservas internacionais do Brasil atingirão US$ 374 bilhões ao fim de 2012, contra US$ 352 em 2011, aumento de 6%.
  5. O pagamento de juros da dívida caiu 4,6% em 2012. O Brasil está gastando menos com juros.

 

[/s2If]

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes