Fundador do Instituto Ideia vê chance de Lula vencer no 1° turno

A semana promete fortes emoções

Por Miguel do Rosário

11 de junho de 2012 : 12h42

Ilustração capa: Makoto Saito “Portrait of Laurence (Recognition)

A semana promete fortes emoções, por causa da presença dos governadores Marconi Perillo e Agnelo Queiroz na CPMI do Cachoeira. Há grande expectativa sobre o grau de belicismo dos parlamentares. A tendência é guerra total, o que pode estimular uma disputa por novos vazamentos à imprensa.

Hoje há três matérias pertinentes aos governadores. O Estadão deu destaque de capa a uma notícia requentada sobre o governador do DF, com denúncia referente ao tempo em que ele diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A Folha publicou entrevista com Marconi Perillo, onde o repórter às vezes parece mais interessado em arrancar do governador ataques a Lula do que explicações convincentes sobre sua relação com o esquema mafioso de Carlinhos Cachoeira.

Por fim, o Globo publica reportagem, baseada em áudios obtidos junto à Polícia Federal, nos quais o próprio Cachoeira ordena que o dinheiro da venda da casa que Perillo vendeu seja entregue na sede do governo. Os áudios desmentem a versão de Perillo, de que recebeu o pagamento em cheque.

Semana passada, o depoimento de Walter Paulo, administrador da empresa Mestra, também afirmou que pagou o valor em dinheiro vivo.

Os parlamentares agora querem saber quantos pagamentos foram feitos pela casa de Perillo. Até agora são três: os cheques que Perillo afirma ter recebido; os “pacotinhos” com notas de 50 e 100 de Walter Paulo; e o dinheiro que Cachoeira mandou entregar. Haja pagamento!

*

Ainda no Globo, a coluna de Noblat permanece infensa aos desdobramentos do caso Cachoeira, e desfere o milionésimo ataque contra José Dirceu.

*

Seja como for, o desempenho da CPI calou a boca de todos que a xingaram ou tentaram desqualificá-la. Foi até bom que chamaram também Agnelo, apesar dos indícios de que o esquema Cachoeira agia contra ele, tentando chantageá-lo ou mesmo derrubá-lo, e não em parceria com ele, como acontecia em Goiás. Afinal, à mulher de César não basta ser inocente, tem de parecer inocente, e a CPI tem conseguido atravessar incólume o corredor de fogo a que foi submetida. Chamando governadores da oposição e da situação, promove a imagem de isenção.

Quer dizer, agora se espera que ela continue processando os dados, e investigue a fundo das relações promíscuas entre o Clube Nextel e os meios de comunicação, em especial a revista Veja, que usava os grampos clandestinos fornecidos pelo esquema criminoso de Cachoeira para atacar e chantagear políticos. Essa é a grande expectativa, porque representaria algo como o indiciamento de Rupert Murdoch, na Inglaterra.

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

7 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

alex

12 de junho de 2012 às 01h28

CIRO GOMES: “Serra mandou algemar jornalista do Estadão num poste”

11 de junho de 2012 – 22:01 –

Veja a entrevista:
http://www.youtube.com/watch?v=oBjwNOYX19Q&feature=player_embedded

O vídeo acima foi reprisado ontem à noite na Record News. Trata-se de uma entrevista do ex-ministro da Fazenda Ciro Gomes no programa “Brasil em Discussão”, de Heródoto barbeiro, no último dia 25 de maio.

Na parte final, Ciro revela que José Serra (PSDB) mandou algemar um jornalista num poste porque o profissional fez uma pergunta que não lhe agradou. (Blog do Esmael Morais)

Responder

Yuri

12 de junho de 2012 às 00h10

Já tô emocionado, rs.

Responder

Diógenes

11 de junho de 2012 às 16h00

Parabéns pelo trabalho aqui, Miguelito.

Responder

Helena Vargas

11 de junho de 2012 às 15h37

Amanhã é o dia D para Perillo.

Responder

Anarco Roqueiro

11 de junho de 2012 às 15h36

Estamos no aguardo!

Responder

luizmbarros@hotmail.com

11 de junho de 2012 às 12h53

Mais favorável à esquerda quis dizer.

Responder

luizmbarros@hotmail.com

11 de junho de 2012 às 12h52

Entao veja voce entre eles o Globo ficou mais favoravel?

Responder

Deixe um comentário

O Xadrez para Governador do Ceará Lula ou Bolsonaro podem vencer no 1º turno? O Xadrez para Governador de Santa Catarina