Menu
, ,

Ibope confirma força de Freixo na classe média

O Ibope divulgou os detalhes da pesquisa recente que fez para as eleições municipais no Rio de Janeiro. É o dado mais recente e completo que temos sobre o assunto.

4 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

O Ibope divulgou os detalhes da pesquisa recente que fez para as eleições municipais no Rio de Janeiro. É o dado mais recente e completo que temos sobre o assunto. O resultado básico já conhecemos: Paes tem 49% das intenções de voto, contra 8% do segundo lugar, ocupado por Marcelo Freixo. O papo de que o resultado indica segundo turno é besteira, pois temos 17% de brancos ou nulos e 14% de indecisos, e bastaria ao prefeito 2% desse contingente para assegurar a vitória em 7 de outubro. Os dados revelam, portanto, uma vitória relativamente folgada de Paes no primeiro turno. Claro que isso pode mudar daqui pra frente. Freixo dependerá exclusivamente do trabalho nas redes sociais, já que tem apenas 1,3 minuto de TV. Rodrigo Maia poderá crescer um pouco, pois terá alguns minutos de horário eleitoral gratuito. Por outro lado, Paes virá com um poderoso trator midiático, com 16 minutos de tempo de TV, o que deverá obviamente contar a seu favor.

Selecionamos algumas tabelas e comentamos em seguida. Clique para ampliá-las.

Fatores que chamaram minha atenção nessa tabela:

  1. O voto jovem está bem definido, com poucos indecisos, de maneira que todos os candidatos tem aí sua maior votação: Paes, com 55%; Freixo, com 12% e Rodrigo Maia, com 8%. Aliás, a tentativa de Maia de obter o voto jovem acabou se revelando duplamente equivocada. Dividiu os votos de uma juventude com tendência oposicionista e Marcelo Freixo, em virtude do apelo de seu vice, Marcelo Yuca, e do apoio de atores globais, tirou de Maia todo o eleitorado de perfil jovem e frequentador de redes sociais.
  2. Na segmentação por instrução, a diferença entre Paes e Freixo cai consideravelmente entre os que possuem ensino superior. Nesta faixa, Paes tem 37%, Freixo 19%; Rodrigo Maia, porém, tem irrelevantes 2%.

Continue a ler no blog Rio Política.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Sonia Vincente

08/08/2012 - 16h24

O RioPolítica tá muito bom, Miguel. Parabéns!

Heleninha

08/08/2012 - 16h24

Vou votar no Freixo, mas concordo que seu maior desafio é deixar de ser um candidato apenas da classe média.

Eduardo S.

08/08/2012 - 16h23

Campeão das análises eleitorais!

Helena Vargas

08/08/2012 - 16h22

Muito interessante!


Leia mais

Recentes

Recentes