Analista da Ideia fala sobre “voto útil” dos eleitores de Ciro a Lula no 1° turno

PT e PSDB dominam disputas em grandes cidades

Por Miguel do Rosário

10 de agosto de 2012 : 08h46

PT e PSDB dominam disputas em grandes cidades

De Fernando Rodrigues, em seu blog

Hegemonia de petistas e tucanos aparece nas primeiras pesquisas
No segundo pelotão estão PMDB, PSB e PDT; já o DEM encolhe
Quer ler todas as pesquisas disponíveis? Está tudo aqui

O PT e o PSDB têm o maior número de candidatos competitivos nas grandes cidades brasileiras segundo as primeiras pesquisas eleitorais registradas nessas localidades.

Uma compilação exclusiva do Blog feita para o UOL mostra que tucanos e petistas tendem a aumentar sua hegemonia em grandes centros urbanos, reforçando uma tendência que começou a ser registrada nos 90.

Foram consideradas aqui as 23 capitais e as 39 cidades grandes para as quais já há pesquisas eleitorais recentes à disposição. Cidades grande, no caso, são as que têm mais de 200 mil eleitores –onde podem ser realizados segundos turnos quando nenhum candidato obtiver, pelo menos, 50% mais 1 dos votos válidos.

Nesse universo de 62 municípios relevantes, o PT tem expressivos 26 candidatos competitivos. O PSDB aparece em seguida, com 25.

Para efeito desse cálculo, candidatos competitivos são os que estão colocados em 1º lugar nas pesquisas atuais ou os que estão em 2º lugar e com chances reais ir ao segundo turno.

O PT e o PSDB já são, desde o ano 2000, os partidos que mais têm prefeitos nesse grupo de 62 grandes cidades. É vital para ter sucesso nas eleições de 2014 para governador e para presidente da República estar bem posicionado nos centros urbanos. A tabela a seguir mostra a evolução desde 1996 e o quadro atual:

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

Nenhum comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »


Deixe um comentário

Novo Presidente da PETROBRAS defende preços altos Cadê o churrasco do povo, Bolsonaro? Preço explodiu! Conservadores? A atual juventude brasileira O Indulto sem Graça de Bolsonaro Os Principais Eleitores de Lula Os Principais Eleitores de Ciro Gomes Os Principais Eleitores de Bolsonaro Janela Partidária 2022: Quem ganhou, quem perdeu? Caro? Gasolina, Gás e Diesel: A atual política de preços da Petrobrás As Maiores Enchentes do Brasil