Análise em vídeo das manifestações do 2 de outubro e as vaias a Ciro

Uma observação tributária

Por Miguel do Rosário

18 de novembro de 2012 : 10h19

Em sua coluna de hoje, que menciona alguns problemas persistentes da América Latina, Clovis Rossi escreve o seguinte:

A tributação [na América Latina], por exemplo, “é baixa para proporcionar serviços públicos de qualidade, que atendam à demanda social”, como diz Ángel Gurría, secretário-geral da OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico), o clubão dos países desenvolvidos, do qual o Brasil só não é parte porque não quer.

Os impostos, na região, pularam de 14% para 19% do Produto Interno Bruto, entre 1990 e 2010, em grande medida pelo que ocorreu no Brasil. Ainda assim, é uma porcentagem baixa, se comparada aos 34% da média da OCDE. Mas, atenção, aqui o Brasil não entra na foto geral: tanto ele como a Argentina arrecadam basicamente os 34% dos países ricos.

Pena que não ofereçam serviços públicos do nível dos países desenvolvidos. Só cabe uma conclusão: dinheiro existe, falta empregá-lo de maneira correta.

A conclusão de Rossi é medíocre, do ponto-de-vista, matemático. Um clichêzinho básico, apenas pra manter a fama de mau. Ele poderia, por exemplo, andar um pouco e visitar a redação do jornal colega Estadão, que publicou há pouco matéria (coisa raríssima na imprensa brasileira) sobre a arrecadação fiscal per capita, onde se revela que a arrecadação fiscal per capita no Brasil corresponde a um terço do valor obtido nos países ricos.

Considerando a carga tributária (…), o Estado brasileiro arrecadou naquele ano US$ 3.797 em impostos por habitante. Já os governos dos países do G-7 obtiveram US$ 11.811 para gastar com cada morador, mais que o triplo do verificado no Brasil.

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

5 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Érico Cordeiro (@ricocordeiro)

19 de novembro de 2012 às 14h04

Uma observação tributária – http://t.co/GlPoQY3p

Responder

@pbretas

18 de novembro de 2012 às 10h30

Uma observação tributária – http://t.co/t0xoX8Wc

Responder

ANA (@anabellbar)

18 de novembro de 2012 às 10h25

Uma observação tributária – http://t.co/2MYBXmUf via @migueldorosario

Responder

migueldorosario (@migueldorosario)

18 de novembro de 2012 às 10h19

Clovis Rossi e o clichê sobre a carga tributária brasileira http://t.co/SejYaK4X

Responder

migueldorosario (@migueldorosario)

18 de novembro de 2012 às 10h19

Uma observação tributária http://t.co/jdPbzrvV

Responder

Deixe um comentário